20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizar os recursos: Tux Paint, KWord e a Webcam.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar o tema Dengue para trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: Dengue
Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Ética, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Professor, a Dengue é uma doença que atinge a cada dia um número maior de pessoas. Dessa maneira, é um tema que já faz parte da vivência da maioria dos alunos, sendo necessário ser abordado visando instruir os mesmos sobre: o que é? Como é transmitida? Quais os sintomas? Como podemos prevenir?
Nesse sentido, propomos esse tema, pois além de motivar o interesse das crianças, possibilita a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
Professor para introduzir o tema com seus alunos, nossa sugestão é que você aborde com eles o vídeo musical “Xô dengue, dengue xô, xô...”, disponível no sítio: “Youtube” <http://www.youtube.com/watch?v=wgkIq05psK4>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wgkIq05psK4>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Cante com seus alunos a música, e explore com eles as imagens do Clip.
Você poderá utilizar as seguintes estratégias para explorar a música:
Após explorar com eles a música, proponha uma roda de conversa e realize um diálogo abordando o tema. Veja algumas sugestões de questionamentos:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe: “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.
Neste momento, você poderá realizar uma atividade de escrita espontânea das crianças, solicitando que elas escrevam em uma tira de papel alguma coisa que elas sabem sobre a Dengue.
Para encerrar esse momento, faça a correção coletiva da escrita com as crianças e em seguida, monte um cartaz com elas. Você poderá intitular o cartaz como: “O que sabemos sobre a Dengue”.
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Como se contrai a Dengue? Conhecendo o mosquito Aedes Aegypti
Professor, você irá aprofundar com as crianças conhecimentos sobre a Dengue como: origem da doença, o inseto transmissor e seu ciclo de vida. Para isso nossa sugestão é que assista com seus alunos ao vídeo do “Youtube” “DENGUE: o ciclo de vida do Aedes Aegypti”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DIL5ZKgQ69M>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Youtube – Vídeo: “DENGUE: o ciclo de vida do Aedes Aegypti”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DIL5ZKgQ69M>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Após concluir a apresentação do vídeo com seus alunos, proponha uma atividade de registro. Eles poderão representar “O ciclo de vida do mosquito da Dengue” por meio de desenhos, e ainda escrever em seus desenhos indicando em qual fase está. Como por exemplo: ovo, larva, mosquito adulto.
Caso seus alunos possuam os laptops do Projeto UCA, eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do Tux Paint acessando (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar.
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo os sintomas da Dengue
Nesta aula, você poderá dialogar com seus alunos sobre os sintomas da Dengue, para que na medida em que eles compreenderem os sintomas possam agir com consciência e no caso de infecção com a doença, diagnosticá-la de forma mais rápida, procurando auxílio médico.
Você poderá fazer uma lista com os alunos, sobre os sintomas que eles conhecem da Dengue. Eles poderão utilizar os laptops do Projeto UCA para fazerem a lista de sintoma da Dengue, utilizando o programa KWord acessando (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos). Se preferir imprima a lista feita pelos alunos e oriente-os a colarem em seus cadernos. Mas, se preferir pode anotar na lousa para que eles registrem no caderno de Ciências.
Outra sugestão é convidar um profissional da área da saúde para palestrar sobre o tema explicando-lhes de forma ainda mais interessante, os sintomas da doença. Esta atividade é muito rica, pois possibilita desdobramentos em diversas atividades, tais como:
No sítio Youtube você encontra o vídeo “Turma da Mônica contra a Dengue”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&feature=fvw>. Acesso em 11 de set. 2013. O vídeo retrata alguns sintomas da doença de forma lúdica, e você poderá utilizá-lo como outra fonte de informações.
Fonte: Youtube “Turma da Mônica contra a Dengue”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&feature=fvw> . Acesso em: 11 de set. 2013.
Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa com seus familiares com o objetivo de mapear quantas pessoas das famílias, da turma, já tiveram Dengue e quais sintomas sentiram.
Para tanto, elabore um roteiro de entrevista com seus alunos, aproveitando esse momento para desenvolver com eles habilidades de organizar roteiros de entrevista como sugerido nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Veja uma sugestão de roteiro:
NOME DO ENTREVISTADO:RESPONDA ASSINALANDO COM UM X:VOCÊ JÁ TEVE DENGUE?( ) SIM ( ) NÃOMARQUE ABAIXO OS SINTOMAS QUE VOCÊ APRESENTOU QUANDO ESTAVA COM O VÍRUS:( ) FEBRE( ) MANCHAS NO CORPO( ) DORES NAS JUNTAS( ) DORES DE CABEÇA( ) OUTROS ( ESPECIFICAR): ________________________________________________________ |
Após a realização da pesquisa, você poderá produzir um gráfico com seus alunos organizando os dados obtidos na pesquisa.
4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Como prevenir a Dengue? Procurando focos de proliferação do mosquito na escola, na vizinhança e em casa...
Professor, nesta atividade a proposta é que os alunos leiam e se informem sobre algumas medidas que podemos tomar para prevenir a proliferação do mosquito da Dengue. No sítio: “Dengue”. Disponível em: <http://www.dengue.org.br/cartilha_dengue_ms.pdf>, acesso em: 11 de set. 2013, você encontra uma cartilha com informações sobre a prevenção da Dengue e sugestões de como acabar com a procriação dos mosquitos.
Fonte: Sítio “Dengue”. Disponível em: <http://www.dengue.org.br/cartilha_dengue_ms.pdf>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Professor, você poderá projetar o texto para seus alunos e solicitar a leitura coletiva. Imprima as informações para que eles colem no caderno e leiam. Oriente-os a acessarem o sítio por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
Fonte: Sítio: “Dengue”. Disponível em: <http://www.dengue.org.br/cartilha_dengue_ms.pdf>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Após esse momento, os alunos poderão explorar o espaço da escola ou ainda o quarteirão da escola, e até mesmo em suas casas ou de familiares, na busca de focos de procriação do mosquito da Dengue.
Eles também poderão produzir panfletos educativos com orientações sobre como acabar com os focos de procriação do mosquito e distribuir na vizinhança da escola e também de suas casas. Ao trabalhar com este gênero textual, explore suas características. Se possível, leve alguns modelos para que eles observem a estrutura textual de um panfleto informativo. Veja um modelo a seguir:
Fonte: Sítio: “Alfa Beta News”. Disponível em: <http://alfabetanews.wordpress.com/2011/04/14/dengue-mais-atencao/>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Ao realizarem esta atividade na escola, registre por meio de fotos. Para isso, eles poderão utilizar a Wbcam localizada na área de trabalho de seus laptops do Projeto UCA. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve uma câmera digital.
Depois, os alunos poderão montar um painel com fotos desse momento para socializar o resultado do trabalho.
5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
É preciso conscientizar... construindo um Blog “Xô Dengue”
Que tal criar um Blog da turma sobre o tema Dengue? Proponha para seus alunos que construam um Blog no qual eles possam postar informações sobre o tema Dengue com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o vírus, formas de contaminação, sintomas, prevenção e proliferação.
Eles poderão publicar reportagens, jogos e informações retratando assuntos referentes ao tema estudado. Decida com a turma o período de atualização de informações no Blog.
Seguem sugestões de alguns sítios que ensinam como construir um Blog:
1. Entre nos Recursos do Portal do Professor e acesse o sítio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 10 de set. 2013. Acesse “Produção de textos colaborativos usando internet” e depois abra: Como criar um Blog.
2. Fonte: “Youtube”. Como criar um blog. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A>. Acesso em: 09 de set. 2013.
3. Fonte: Sítio: “Como criar – como fazer e criar na internet”. Disponível em:<http://www.comocriar.net.br/como-criar-um-blog/>. Nesse sítio você encontra instruções de como criar um Blog. Acesso em: 09 de set. 2013.
6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Caça ao mosquito – vamos jogar!
Você poderá abordar a questão da prevenção da Dengue por meio de jogos educativos. Os jogos são excelentes ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem assim, seguem algumas sugestões abaixo:
a) Sítio: “Uol Mr Jogos - Jogo Dengue”. Disponível em:<http://mrjogos.uol.com.br/jogo/dengue.jsp>. Acesso em: 11 de set. 2013.
b) Sítio: “Ludoeduca Jogos - Caça ao mosquito”. Disponível em: <http://www.ludoeducajogos.com.br/site/jogos/contra-a-dengue>. Acesso em: 11 de set. 2013.
c) Sítio: “Estadão- jogo focos da Dengue”. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/especiais/jogo-encontre-os-focos-de-dengue,154857.htm >. Acesso em: 11 de set. 2013.
Após realizar os jogos converse com seus alunos e pergunte a opinião deles, veja se gostaram, se tiveram dificuldades, de qual jogos gostaram mais. Você poderá propor para seus alunos a criação de jogos sobre o tema Dengue como, por exemplo: memória, trilhas, dentre outros.
Programa: Consciência do TV Escola – vídeo “Dengue: um problema de todos”. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/8696/open/file/Dengue_Parte1_16-17.wmv?sequence=1>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas, constituindo-se dessa forma em uma avaliação formativa. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: compreenderam o que é a Dengue (transmissão; sintomas da doença; medidas preventivas contra a Dengue); interpretaram informações em textos desenvolvendo habilidades de leitura e de escrita; desenvolveram condutas de escuta e respeito à fala de colegas; realizaram a entrevista; souberam organizar os dados da entrevista em gráfico; e se participaram de forma efetiva da construção do Blog. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/04/2016
Cinco estrelasMuito bem organizado esse trabalho. A professora Láis Agranito, sempre apresenta excelentes.....Parabéns!
24/10/2013
Cinco estrelasadorei! parabens!!!!!