22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Sensações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizar os recursos: TuxPaint e KWord e a Webcam.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar o tema “Cinco Sentidos” para trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: iniciando a conversa
Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ética, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um.
Professor, os cinco sentidos são muito importantes na vida de todos nós. Afinal, por meio dos órgãos dos sentidos, podemos perceber o mundo a nossa volta. Portanto, inicie sua aula conversando com os alunos e levantando seus conhecimentos prévios sobre a temática.
Organize-os em roda e questione-os sobre:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.
Anote as falas dos alunos elas são importantes para a avaliação do processo de aprendizagem. É muito interessante comparar as hipóteses dos alunos ao final dos estudos sobre determinados temas, para que elas percebam o que sabiam e o que conseguiram aprender.
Em seguida, solicite que eles produzam um desenho representando como percebem o mundo a sua volta. Caso sua escola participe do Projeto UCA eles poderão utilizar seus laptops para produzir seus desenhos por meio do programa do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Eles poderão apresentar suas produções uns para os outros, e também montar um painel na sala de aula.
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Quem conta seus males espanta: o tesouro dos cinco sentidos
Nesta atividade você poderá contemplar uma história abordando o tema dos cinco sentidos com seus alunos de forma lúdica e interativa. Para tanto, organize-os de maneira que todos possam visualizar. Nossa sugestão é a história “Panda e o tesouro dos cinco sentidos”, disponível no sítio:<http://www.slideshare.net/JuaninHaLoirinha/panda-e-o-tesouro-dos-5-sentidos-ppt>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Fonte: Sitio: “Slide share”. Disponível em: <http://www.slideshare.net/JuaninHaLoirinha/panda-e-o-tesouro-dos-5-sentidos-ppt>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Projete a história para eles utilizando data show, ou então eles poderão acessá-la utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
Leia a história para seus alunos observando critérios que irão enriquecer esse momento, como: entonação da voz, vozes diferentes para cada personagem, dentre outros.
Depois eles poderão reler a história utilizando diferentes estratégias de leitura: coletiva, individual, dividindo meninos e meninas, dentre outras.
Para finalizar esse momento nossa sugestão é que proponha aos alunos a construção de uma história coletiva abordando o tema cinco sentidos. Você poderá atuar como escriba ou então, para que todos participem do momento da escrita, cada aluno poderá produzir um parágrafo da história.
Uma estratégia dinâmica e interativa para esse momento, é digitar o texto no computador conectado a um projetor multimídia para que os alunos visualizem e sintam-se mais interessados em participar dessa atividade. A escrita coletiva é uma excelente estratégia para alfabetização já que, numa sala heterogenia, há alunos em diferentes níveis de aquisição da leitura e da escrita, e esse processo pode contribuir para que elas compartilhem conhecimentos e aprendam juntas.
Depois de pronta, eles poderão ilustrar a história e expor para outras turmas da escola.
Caso eles possuam os laptops UCA, poderão produzir seus textos utilizando as ferramentas do KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar. Mas, se sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Sala das Sensações – utilizando os sentidos
Professor, o objetivo dessa atividade é que os alunos participem de vivências nas quais utilizarão os órgãos dos sentidos do corpo humano: olho, pele, nariz, língua e orelha.
Providencie anteriormente para essa atividade materiais, alimentos e objetos para serem explorados pelos órgãos dos sentidos dos alunos como: creme para pele, perfume, café, algodão, esponja, escova de cabelo,fones de ouvido e som, um balde com água e outro com areia, secador de cabelo, açúcar, sorvete, sal, jiló, limão e tiras para vendar os olhos dos alunos.
Organize esses materiais em uma sala separada, para a realização de um circuito, no qual os alunos entrarão de olhos vendados e terão contato com esses materiais, buscando identificar o que são.
Separe os materiais em mesas de acordo com cada sentido, por exemplo:
No início dessa aula, organize seus alunos na roda de conversa e motive-os dizendo:
Em seguida, divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Explique que você irá vendar os olhos deles e levá-los, grupo a grupo, para a “Sala das Sensações”, um lugar mágico onde eles vivenciarão diversas percepções. Solicite que eles tirem os sapatos e leve cada grupo para a vivência.
Aproveite esse momento para indagá-los sobre o que estão percebendo e sobre os órgãos dos sentidos que estão utilizando, por exemplo:
Depois que todos os alunos vivenciarem esse momento, você poderá propor diversas atividades que envolvam o conhecimento sobre os órgãos dos sentidos, bem como a consolidação de habilidades de leitura e de escrita.
1) Descobrimos que podemos sentir o gosto dos alimentos utilizando nossa língua. E que cada pedacinho da língua é responsável por identificar um gosto: azedo, amargo, doce, salgado. Agora leia o nome dos alimentos abaixo e em seguida escreva-os na tabela que corresponde ao seu gosto.
SORVETE CHICLETE SALLIMÃO BALAJILÓ GAIROBA SALGADINHO |
|||
DOCE |
SALGADO |
AZEDO |
AMARGO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2) Para ouvir diversos sons utilizamos nossas orelhas. Depois de ouvir a música que estava tocando, complete a letra da música com as palavras que estão faltando. Nessa atividade você poderá abordar a letra da música utilizada na vivência. Veja um exemplo:
3) Sentimos diversos cheiros: bons e ruins. Para isso usamos nosso nariz. Faça uma lista separando em colunas coisas que têm cheiro bom e ruim.
CHEIRO BOM |
CHEIRO RUIM |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4) Descobrimos que o maior órgão do nosso corpo é a pele, e ela é responsável pelo sentido do tato. Agora, pensando na vivência, desenhe nos quadros os objetos que havia na “Sala das Sensações” de acordo com suas características:
Fonte: Imagem da própria autora - atividade elaborada pela professora Laís para os alunos do 1º ano do ensino fundamental da ESEBA/UFU. Aplicada em agosto/2013.
5) Para realizar a atividade acima, na “Sala das Sensações” estávamos de olhos vendados e não pudemos enxergar, pois os olhos são responsáveis pela nossa visão. Depois da experiência tiramos as tiras de tecido dos olhos e observamos o que havia na sala. Agora, faça um desenho representando a vivência que tivemos.
4ª atividade – aproximadamente 60 minutos
Produzindo um álbum dos órgãos dos sentidos
Professor, o objetivo dessa atividade é montar com seus alunos um álbum com imagens dos órgãos dos sentidos.
Motive-os inicialmente, abordando um vídeo infantil que retrata o tema “Cinco sentidos”, disponível no Smartkids no sítio:<http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cinco-sentidos.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cinco-sentidos.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Projete o vídeo para eles utilizando data show e projetor multimídia, ou então eles poderão acessá-lo utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
Retome com eles quais são os órgãos responsáveis por cada sentido que possuímos em nosso corpo.
Em seguida proponha a criação de um álbum dos órgãos dos sentidos. Para confeccionar o álbum você poderá utilizar diferentes recursos como: folha de papel sulfite, revistas, cola, tecidos, dentre outros.
Divida a turma em cinco grupos de alunos. Eles terão de procurar nas revistas os órgãos que representam cada sentido: Visão/olho, Olfato/nariz, Audição/orelha, Paladar/língua, Tato/pele. Os alunos também poderão escrever informações e descobertas realizadas sobre cada órgão abordado.
Após concluírem a confecção dos álbuns cada grupo poderá apresentar sua produção.
Professor, divida a turma em 5 grupos e solicite que cada grupo realize uma pesquisa em casa com seus familiares utilizando diversos recursos sobre os cinco sentidos. Faça um sorteio de maneira que cada grupo fique responsável por pesquisar um sentido.
Eles poderão trazer imagens, curiosidades e informações sobre cada sentido, para que na próxima aula montem cartazes sobre os sentidos.
5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Socializando as pesquisas e construindo cartazes
Professor, organize as carteiras da sala de aula em semicírculo e oriente os alunos na apresentação da pesquisa. Em seguida, eles deverão se reunir no grupo de origem para colar as informações e imagens em cartazes sobre o sentido pesquisado.
Eles poderão expor os cartazes na sala de aula ou nos corredores da escola visando compartilhar os conhecimentos adquiridos com a comunidade escolar.
Outra opção é convidar um professor de Biologia ou Ciências para palestrar para a turma sobre o funcionamento dos órgãos dos sentidos.
No sítio Youtube você encontra um vídeo que aborda os órgãos dos sentidos e como cada um atua para que possamos ter as percepções da visão, audição, olfato, paladar e tato. Acesse-o no sítio:<http://www.youtube.com/watch?v=Y7Ie2AhC-Pc>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Youtube” - Vídeo os 5 sentidos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Y7Ie2AhC-Pc>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Professor, você poderá construir um Wiki com a turma, visando divulgar e até registrar as principais atividades, realizadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema cinco sentidos.
O Wiki é uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online, podendo ser atualizado diariamente por seus participantes. Você poderá utilizar o sítio a seguir para auxiliá-los na criação do Wiki:
1) Sítio: “O que um Wiki?”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c>. Este vídeo explica o que é Wiki e qual é o seu objetivo. Acesso em: 12 de set. 2013.
6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Cantando e jogando: explorando os sentidos
Após a realização das atividades anteriores, você poderá utilizar jogos, passatempos e músicas para fixar e aprofundar conceitos com as crianças, além de ser uma excelente estratégia no processo de ensino e de aprendizagem por seu poder lúdico. Eles poderão acessar os jogos, os passatempos e as músicas utilizando a internet em casa ou no Laboratório de Informática da escola. Caso participem do Projeto UCA, podem acessar utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
Seguem algumas sugestões abaixo:
Músicas:
No sítio Youtube você encontra - Música infantil “Meus sentidos”. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=QKUf7EMt5Fg>. Acesso em: 12 de set. 2013.
No sítio Youtube você também encontra a música dos sentidos do grupo Hi5. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=89JVYD0zT8g>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Jogos e passatempos:
Jogo 1 – "Smartkids: montar o corpo humano". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Jogo 2 – "Smartkids: cruzadinha abordando os cinco sentidos". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/5-sentidos-cruzadinha.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Jogo 3 – "Smartkids: quiz sobre os sentidos da visão e audição". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/audicao-visao-quiz.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Após realizar os jogos converse com seus alunos e pergunte a opinião deles, veja se gostaram, se tiveram dificuldades, de qual jogos gostaram mais. Em relação às músicas trabalhadas verifique se gostaram e o que puderam aprender com elas, eles também poderão criar paródias das músicas, criando sua versão ainda abordando o tema “Cinco sentidos”.
Sítio: “Slidebom – história os cinco sentidos”. Disponível em: <http://www.slideboom.com/presentations/50106/Jo%C3%A3o-e-os-5-sentidos>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Sítio: “Smartkids – texto informativo sobre os cinco sentidos”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/5-sentidos.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles atingiram os objetivos propostos para essa aula. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/04/2015
Cinco estrelasExcelente