22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizando os recursos TuxPaint, e KWord e a Webcam.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar o tema “Lua” para trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: olhando para o céu...
Professor, o espaço é um mistério para todos nós, imagine para as crianças que são portadoras de grande poder imaginativo? Qual criança nunca olhou para o céu e ficou encantada ao ver a lua? Com certeza esse é um tema que desperta muito a curiosidade desse público. Nesse sentido, inicie sua aula motivando os alunos dizendo que hoje a aula será ao ar livre.
Leve-os ao pátio de sua escola e convide-os a olharem para o céu, e questione-os:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.
Anote as falas dos alunos elas são importantes para a avaliação do processo de aprendizagem. É muito interessante comparar as hipóteses dos alunos ao final dos estudos sobre determinados temas, para que elas percebam o que sabiam e o que conseguiram aprender.
Em seguida proponha aos alunos uma atividade na qual eles possam desenhar no piso de um lugar de menor circulação da escola utilizando giz, como é o céu à noite.
Fotografe esse momento. Caso seus alunos participem do Projeto UCA eles poderão utilizar seus laptops para fotografar. Para isso, basta utilizarem a Wbcam localizada na área de trabalho. Mas, se não possuem os laptops UCA, utilize uma câmera fotográfica digital.
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Aprendendo sobre a lua: explorando uma reportagem
Para essa aula, nossa sugestão é que você trabalhe com a leitura de um jornal, que além de propiciar o contato com um portador de texto pouco utilizado por crianças, faz com que os alunos possam perceber as características, do gênero textual reportagens.
O ideal, é que você, professor, leia um jornal qualquer, apenas atentando-se ao conteúdo da reportagem. Depois, leia a seguinte notícia:
JORNAL NACIONALEDIÇÃO DO DIA 25/08/2012
MORRE NEIL ARMSTRONG, PRIMEIRO HOMEM A PISAR NA LUA
ASTRONAUTA MORREU EM VIRTUDE DE COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS. NO INÍCIO DO MÊS, ELE PASSOU POR UMA CIRURGIA NO CORAÇÃO PARA DESOBSTRUIR AS ARTÉRIAS.
MORREU NESTE SÁBADO (25), NOS ESTADOS UNIDOS, O ASTRONAUTA NEIL ARMSTRONG, QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA AO SE TORNAR O PRIMEIRO HOMEM A PISAR NA LUA. "UM PEQUENO PASSO PARA O HOMEM, UM GRANDE SALTO PARA A HUMANIDADE". FOI COM ESSAS PALAVRAS QUE NEIL ARMSTRONG MARCOU A HISTÓRIA. DIA 20 DE JULHO DE 1969, O HOMEM CHEGAVA À LUA. NEIL ALDEN ARMSTRONG NASCEU NA PEQUENA CIDADE DE WAPAKONETA, NO MEIO-OESTE DOS ESTADOS UNIDOS, EM 5 DE AGOSTO DE 1930. AOS 15 ANOS, ANTES DE APRENDER A DIRIGIR UM CARRO, JÁ TINHA LICENÇA PARA PILOTAR AVIÕES. DEPOIS DE VOAR EM 78 MISSÕES NA GUERRA DA COREIA, FOI CHAMADO PARA FAZER PARTE DA RECÉM-CRIADA AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA, A NASA. FOI PILOTO DE TESTES, ENGENHEIRO, ASTRONAUTA. PRIMEIRO ASTRONAUTA A REALIZAR UMA ACOPLAGEM ENTRE VEÍCULOS ESPACIAIS, ARMSTRONG FOI ESCOLHIDO PARA COMANDAR A MISSÃO APOLLO XI, QUE DARIA AOS ESTADOS UNIDOS A VITÓRIA DEFINITIVA NA CORRIDA ESPACIAL CONTRA A ENTÃO UNIÃO SOVIÉTICA. COMO SÍMBOLO, NEIL ARMSTRONG E O COLEGA BUZZ ALDRIN FINCARAM A BANDEIRA AMERICANA NA LUA. PASSARAM DUAS HORAS E MEIA FORA DO MÓDULO LUNAR, RECOLHENDO MAIS DE 20 QUILOS DE AMOSTRAS E TIRANDO FOTOS. AO RETORNAR A TERRA, ARMSTRONG FOI RECEBIDO COMO HERÓI E CONDECORADO EM 17 PAÍSES. ELE SE TORNOU PROFESSOR DE ENGENHARIA E, MAIS TARDE, EMPRESÁRIO DE SUCESSO NA INDÚSTRIA AEROESPACIAL. Texto adaptado por autor desconhecido, do Jornal Nacional. Disponível no sítio:<http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/08/morre-neil-armstrong-primeiro-homem-pisar-na-lua.html>. Acesso em: 13 de set. 2013. |
Depois, exiba outra reportagem, agora em vídeo, para isso utilize um projetor multimídia conectado a internet ou grave o vídeo em um pen drive. Acesse no Youtube o vídeo “Reveja a chegada do homem à Lua (1999)” no sítio:
Fonte: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=fQXzXy7I0a0>. Acesso em: 13 de set. 2013.
Depois discuta com os alunos:
- Essa reportagem diz que o homem pisou na lua há 30 anos, mas ela foi exibida em 1999. Vamos então descobrir a quantos anos isso aconteceu?
- Para isso, reveja o vídeo e anote os seguintes dados:
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, para essa atividade, deixe bastante espaço, pois alguns alunos necessitarão fazer uso de desenhos para fazerem essa descoberta.
Depois, coloque os alunos em pequenos grupos, de três a quatro elementos, no máximo, para descobrirem:
- Qual resposta está certa?
- Como meu amigo pensou e chegou naquela resposta?
Isso oportunizará a percepção dos alunos de que existem diferentes formas, de se resolver um problema além da correção da atividade, por eles mesmos.
Posteriormente, questione os alunos:
- Será por que, depois de 43 anos, o homem ainda não voltou na lua?
- O que a lua é da terra?
- Por que, a cada dia que olhamos no céu, ela está de uma forma diferente?
- Que tal estudarmos a lua e suas influências em nossas vidas?
Professor, antes de começarmos as pesquisas sobre o questionamento dos alunos, é preciso que eles entendam: o que é a lua, qual a sua função, dentre outras curiosidades. Somente assim, será possível entender suas fases.
Assim, primeiramente, faça a leitura do texto abaixo, mesmo que seja uma “Atividade de casa”.
A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra.Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Urano por 27; Saturno tem 60; Júpiter é o que tem mais até então e possui 63. A Lua terrestre não é a maior de todo o Sistema Solar - Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é a maior - mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a NASA (sigla em inglês de NationalAeronauticsand Space Administration) pretende implantar bases permanentes.Texto adaptado da Wikipédia disponível no sítio: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua>. Acesso em: 13 de set. 2013.
Releia o texto e colora as palavras “Lua”. Nele aparecem os nomes: Lua e lua. Mas, por que esse mesmo nome aparece iniciado com letra maiúscula ou minúscula? Pesquise sobre a Lua, para descobrir essa e algumas das outras respostas abaixo._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Agora, responda:
Qual é o planeta que tem mais luas? ______________________________________________________
Quantas luas ele tem? ______________________________________________________Qual é o nome da maior lua existente?_____________________________________________Algum planeta não possui lua? Qual ou quais? ____________________________________________________________________________________________________________
|
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Compreendendo a lua e suas fases
Agora é o momento dos alunos descobrirem o que são as fases da lua.
A imagem abaixo poderá ser distribuída aos alunos, como um motivador para esse entendimento:
Fonte: Sítio: “Wordpress – significado e influência das fases da lua”. Disponível em: <http://sinasstria.wordpress.com/significado-e-influencia-das-fases-da-lua/>. Acesso em: 13 de set.2013.
Depois, solicite que os alunos se desenhem em determinado lugar da imagem, conforme exemplo abaixo:
Depois, solicite que respondam:
- Se eu estiver nesse lugar e olhar para o céu eu verei a Lua Nova. Por quê?
- O que significa essas mudanças de fases da lua?
Professor, provavelmente, eles não conseguirão dar uma resposta única, pois serão várias hipóteses.
Pelo fato de nomes como translação, revolução e rotação e ângulos serem ainda abstratos para as crianças, o ideal é realizar um experimento, pois assim conseguirão perceber essas mudanças de fase.
Experimento:
Fonte: Sítio:“Feira de Ciências – fases da lua”. Disponível em:<http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_003.asp>. Acesso em: 13 de set. 2013.
Para complementar a experiência, como as fases da lua também tem relação com ângulos, solicite que observem se há mudanças de imagem, quando agacham ou levantam.
Você poderá fotografar esse momento e montar um painel com a turma com as fotos.
Depois da experiência proponha algumas atividades para seus alunos nas quais eles poderão além de fixar conhecimentos adquiridos sobre as fases da lua, consolidar habilidades de leitura e de escrita.
Veja abaixo algumas sugestões:
Atividade 1:
Você poderá abordar estratégias de leitura com seus alunos, bem como a identificação de cada fase da lua.
Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 2:
Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 3: Jogo da Memória
Professor, as atividades lúdicas são excelentes recursos para consolidar a aprendizagem de determinados conteúdos, por isso, sugerimos o “Jogo da Memória”.
Veja a seguir uma sugestão de cartelas:
Fonte: Imagem da própria autora.
4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Compreendendo a lua e suas fases
Professor, proponha aos alunos que eles realizem pesquisas na internet sobre a lua e suas fases. Oriente-os à anotem algumas informações para que posteriormente, produzam um texto abordando conhecimentos adquiridos sobre a lua. Veja abaixo algumas sugestões de sítios que eles poderão utilizar para suas pesquisas:
- Sítio: “Zenite”. Disponível em:<http://www.zenite.nu/>. Acesso em: 13 de set. 2013.
- Sítio: “USP – Centro de divulgação da Astronomia – Fases da Lua”. Disponível em:<http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/fases-lunares/fases-lunares.htm>. Acesso em: 13 de set. 2013.
-Sítio: “Wikipédia – fases da lua”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua>. Acesso em: 13 de set. 2013.
-Sítio: “Sua pesquisa – fases da lua”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/pesquisa/fases_da_lua.htm>. Acesso em: 13 de set. 2013.
Para realizar as pesquisas eles poderão acessar a internet no Laboratório de Informática de sua escola, ou então utilizando seus laptops do Projeto UCA acessando os sítios sugeridos por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).
Finalize as pesquisas sobre as fases da lua com o vídeo:
Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4>. Acesso em: 13 de set. 2013.
Depois de realizarem a pesquisa organize seus alunos em duplas e oriente-os a produzirem um texto consolidando o que aprenderam sobre as fases da lua. Depois eles deverão ilustrar o texto. Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, eles poderão produzir seus textos utilizando as ferramentas do KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Suíte de escritório > Processador de textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e música > Pintura digital) para ilustrar.
Veja abaixo uma sugestão:
“Por que existem as fases da lua?”________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ |
Outras possibilidades:
1) Leve os alunos a um “Observatório” no intuito de eles visualizarem o espaço e a lua.
2) Convide um professor da área de Ciências ou até um Astrônomo para palestrar sobre o assunto para os alunos.
3) Realize um acampamento para que eles possam observar a lua à noite.
Sítio: “Colégio Web – texto sobre fases da lua”. Disponível em:<http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-lua-satelite-natural-da-terra.html>. Acesso em: 13 de set. 2013.
Sítio: “Ponto Ciência – experimentos”. Disponível em: <http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=575&FASES+DA+LUA+E+ECLIPSES+NUMA+CAIXA+DE+PAPELAO>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Para esse momento prepare uma contação de história: Livro de Literatura Infantil: GHOUBAR, Khaled. Todas as Luas. São Paulo: FTD, 2002.
Sítio: “Portal do professor – aula”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12870>. Acesso em: 13 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles atingiram os objetivos propostos para essa aula. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!