20/09/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Atividade 1
Para o professor:
Disponível em: http://aureliojornalismo.blogspot.com.br/2013/01/cientistas-conseguem-armazenar.html. Acesso em: 18 setembro 2013.
1) Organize os alunos em duplas.
2) Distribua para cada dupla uma cópia da reportagem: Cara de um, cromossomo de outro. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT516782-1719,00.html. Acesso em: 18 setembro 2013.
3) Peça aos alunos que façam a leitura e discussão da reportagem.
4) Solicite aos alunos que produzam um texto sobre o DNA, abordando o conceito, a localização e a importância desse molécula.
5) Proponha aos alunos que socializem as ideias abordadas no texto com os outros colegas. Para isso, peça que um aluno de cada dupla apresente.
6) Após, organize uma conclusão coletiva sobre o conceito e a importância do DNA e registre no quadro.
Atividade 2
Para o professor:
1) Com os alunos ainda organizados em duplas, peça a eles que façam um levantamento (registro no caderno) das características que podem ser transmitidas entre os parentes.
2) Organize as ideias dos alunos no quadro, peça para que cada dupla apresente o que levantaram.
3) Discuta com os alunos que as características que são adquiridas ao longo da vida, como:
Apenas as nossas características naturais, contidas no DNA, como:
4) Apresente o conceito de genótipo e fenótipo.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_dos_olhos. Acesso em: 18 setembro 2013.
Atividade 1: Processos de duplicação do DNA, transcrição e tradução.
Para o professor:
1) Na sala de aula, apresente os vídeos:
- Caso a escola possua laboratório de informática, utilize-o. Peça que os alunos acessem o blog e assistam ao vídeo.
2) Solicite aos alunos que durante o vídeo façam um registro/resumo sobre os três processos.
3) Após a apresentação do vídeo, organize os alunos em grupos de até 4 pessoas.
4) Solicite aos alunos que discutam e produzam cartazes explicativos sobre cada processo.
5) Estipule um prazo para a produção dos cartazes (1 aula de 50 minutos).
6) Organize uma apresentação de todos os grupos. Faça intervenções, quando necessário.
7) Proponha, como atividade para casa, que cada aluno produza um texto abordando aspectos dos vídeos e das apresentações.
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico3.php. Acesso em: 18 setembro 2013.
Atividade 2: Extração de DNA do morango
Para o professor:
Material para a extração disponível em: http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/04/Extracao_DNA_Morango_web1.pdf. Acesso em: 18 setembro 2013.
1) Antes da extração do DNA, questione os alunos a partir da pergunta:
2) No laboratório de Biologia ou Ciências, faça a extração do DNA.
- A extração do DNA poderá ser feita por você e os alunos ficarão observando ou divida os alunos em grupos e cada grupo realizará o experimento.
3) Utilize o vídeo para realizar o experimento:
http://www.youtube.com/watch?v=-Tcm-N9ardg.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-Tcm-N9ardg. Acesso em: 18 setembro 2013.
- A atividade poderá ser realizada em sala de aula.
4) Após a extração do DNA, retome a pergunta apresentada no início da aula.
5) Discuta com os alunos que o DNA é uma molécula presente nas células dos seres vivos, e consequentemente, ao ingerir algum organismo vivo, também, ingerimos DNA.
Sugestão de material de apoio para o professor:
- Vídeo: Estrutura do DNA. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vX64TGMdeR8. Acesso em: 18 setembro 2013.
- Extração DNA cebola. Disponível em: http://www.seara.ufc.br/sugestoes/biologia/biologia003.htm. Acesso em: 18 setembro 2013.
A avaliação será processual. Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio do:
A avaliação quantitativa será por meio das produções de texto e cartaz. Nesse momento, serão avaliados os critérios:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!