Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os segredos do DNA

 

20/09/2013

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender a importância da molécula de DNA para a transmissão da informação genética.
  • Identificar a representação de uma molécula de DNA.
  • Compreender os mecanismos de duplicação do DNA, transcrição e tradução.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conceito de célula: estruturas básicas e organelas
Estratégias e recursos da aula
  •  Leitura e discussão de reportagens.
  • Vídeo.
  • Produção de texto e cartazes.
  • Atividades em dupla e grupo.
  • Questionamentos e discussões.
  • Experimento prático: Extração do DNA

 

MÓDULO 1: Apresentação do tema

Atividade 1

Para o professor:

DNA

Disponível em: http://aureliojornalismo.blogspot.com.br/2013/01/cientistas-conseguem-armazenar.html. Acesso em: 18 setembro 2013.

 

1) Organize os alunos em duplas.

2) Distribua para cada dupla uma cópia da reportagem: Cara de um, cromossomo de outro. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT516782-1719,00.html. Acesso em: 18 setembro 2013.

3) Peça aos alunos que façam a leitura e discussão da reportagem.

4) Solicite aos alunos que produzam um texto sobre o DNA, abordando o conceito, a localização e a importância desse molécula.

5) Proponha aos alunos que socializem as ideias abordadas no texto com os outros colegas. Para isso, peça que um aluno de cada dupla apresente.

6) Após, organize uma conclusão coletiva sobre o conceito e a importância do DNA e registre no quadro.

 

Atividade 2

Para o professor:

1) Com os alunos ainda organizados em duplas, peça a eles que façam um levantamento (registro no caderno) das características que podem ser transmitidas entre os parentes.

2) Organize as ideias dos alunos no quadro, peça para que cada dupla apresente o que levantaram.

3) Discuta com os alunos que as características que são adquiridas ao longo da vida, como:

  • mudar a cor do cabelo,
  • engordar ou emagrecer,
  • ficar mais musculoso, não são transmitidas.

Apenas as nossas características naturais, contidas no DNA, como:

  • a cor natural do cabelo,
  • formas do rosto são transmitidas entre os parentes.

4) Apresente o conceito de genótipo e fenótipo.

Cor dos olhos

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_dos_olhos. Acesso em: 18 setembro 2013.

 

MÓDULO 2: Desenvolvimento do tema

Atividade 1: Processos de duplicação do DNA, transcrição e tradução.

Para o professor:

1) Na sala de aula, apresente os vídeos:

- Caso a escola possua laboratório de informática, utilize-o. Peça que os alunos acessem o blog e assistam ao vídeo.

2) Solicite aos alunos que durante o vídeo façam um registro/resumo sobre os três processos.

3) Após a apresentação do vídeo, organize os alunos em grupos de até 4 pessoas.

4) Solicite aos alunos que discutam e produzam cartazes explicativos sobre cada processo.

  • Forneça material: cartolinas, papel pardo e canetinhas.

5) Estipule um prazo para a produção dos cartazes (1 aula de 50 minutos).

6) Organize uma apresentação de todos os grupos. Faça intervenções, quando necessário.

7) Proponha, como atividade para casa, que cada aluno produza um texto abordando aspectos dos vídeos e das apresentações.

Duplicação DNA

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico3.php. Acesso em: 18 setembro 2013.

 

Atividade 2: Extração de DNA do morango

Para o professor:

Material para a extração disponível em: http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/04/Extracao_DNA_Morango_web1.pdf. Acesso em: 18 setembro 2013.

1) Antes da extração do DNA, questione os alunos a partir da pergunta: 

  • Você já comeu DNA hoje?

2) No laboratório de Biologia ou Ciências, faça a extração do DNA. 

- A extração do DNA poderá ser feita por você e os alunos ficarão observando ou divida os alunos em grupos e cada grupo realizará o experimento.

3) Utilize o vídeo para realizar o experimento: 

http://www.youtube.com/watch?v=-Tcm-N9ardg.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-Tcm-N9ardg. Acesso em: 18 setembro 2013.

-  A atividade poderá ser realizada em sala de aula.

4) Após a extração do DNA, retome a pergunta apresentada no início da aula.

5) Discuta com os alunos que o DNA é uma molécula presente nas células dos seres vivos, e consequentemente, ao ingerir algum organismo vivo, também, ingerimos DNA.

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio para o professor:

- Vídeo: Estrutura do DNA. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vX64TGMdeR8. Acesso em: 18 setembro 2013.

- Extração DNA cebola. Disponível em: http://www.seara.ufc.br/sugestoes/biologia/biologia003.htm. Acesso em: 18 setembro 2013.

Avaliação

A avaliação será processual. Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio do:

  • envolvimento
  • interesse,
  • participação dos alunos durante as atividades propostas.

A avaliação quantitativa será por meio das produções de texto e cartaz. Nesse momento, serão avaliados os critérios:

  • organização do conteúdo,
  • coesão das ideias
  • argumentação.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.