22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
· Jogar bingo com diferentes variações;
· Realizar operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Desenvolver raciocínio lógico matemático;
· Aprimorar sua rapidez nos cálculos;
· Aperfeiçoar a leitura e a escrita de números;
· Registrar as atividades realizadas;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 01 de set. 2013.
A partir do trabalho com bingos matemáticos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo números e operações:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012. p. 28.
Professor, no ensino da Matemática estamos sempre preocupados como o aluno irá absorver o conteúdo e, dessa forma, muitas vezes os meios tradicionais de ensino se mostram insuficientes no processo da aprendizagem. O “Jogo Matemático”, quando bem elaborado juntamente com o contexto Matemático, se torna uma ótima ferramenta na assimilação e construção do conhecimento. Além da mudança na rotina de sala de aula e do interesse que esse método pode despertar no aluno, o jogo auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo, senso cooperativo e socialização do aluno.
Professor, apresentaremos diferentes maneiras de se trabalhar com o bingo matemático na sala de aula, buscando abordar as operações e outros conceitos matemáticos, bem como a utilização desse jogo nos primeiros anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Fundamental.
As orientações abaixo, não são estanques ou fechadas em cada ano de ensino, mas sim, sugestões de se trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Dessa forma um bingo de multiplicação disposto nessa aula no 3º ano, poderia, por exemplo, ser trabalhado em uma turma de 2º ano, caso esse conteúdo fosse abordado.
Professor, em uma turma de 1º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais e também as operações simples de adição e de subtração. Geralmente os alunos desse ano de ensino devem reconhecer os numerais de 0 a 99.
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
Fonte: Imagem da própria autora.
Em seguida, vá sorteando os números e peça para os alunos circularem com o lápis ou colocarem um marcador em cima do número (exemplo: feijões). Sempre que um número for sorteado, registre-o na lousa para os alunos compararem o número no quadro com o da cartela.
Se preferir, providencie uma cartela em branco para cada aluno e estipule até qual número vai o bingo. Peça para registrarem os números que quiserem na cartela, conforme o limite estipulado.
Professor, à medida que for trabalhando com os conceitos de adição e subtração, o jogo do bingo pode ser adaptado para contribuir nesse processo de aprendizagem.
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno. Em seguida, escreva uma operação de cada vez na lousa ou se preferir fale/dite as operações para os alunos.
Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-los na cartela, se preferirem, eles poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.
Professor, outra forma de jogar, seria, ao invés de se registrar os números na cartela, seria registrá-los por extenso. Dessa maneira o aluno escutaria o número (bingo 1) ou a operação (bingo 2) e verificaria por meio da leitura por extenso, se há esse número em sua cartela.
Fonte: Imagem da própria autora.
Se preferir, entregue uma cartela em branco com mais espaço para cada aluno e peça para os alunos registrarem por extenso os números ou os resultados das operações.
Professor, os jogos acima trabalhados no 1º ano, poderão também ser realizados no 2º ano com o nível de dificuldade um pouco mais elevado.
No bingo por extenso, pense em operações em que os resultados sejam números que os alunos geralmente ficam em dúvidas no momento da escrita.
Exemplo:
18+25= quarenta e três
30+24= cinquenta e quatro
30+35= sessenta e cinco
Professor, em uma turma de 2º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais, as operações de adição e de subtração sem reagrupamento, antecessor e sucessor, ordem numérica, dezenas e unidades.
Material:
· Uma cartela de bingo contendo 9 espaços em branco para cada aluno.
Fonte: Imagem da própria autora.
Modo de jogar:
Enfim, professor, crie diferentes desafios para os alunos resolverem.
Professor, disponibilize cartelas originais de bingo para cada aluno.
Fonte: Sítio: "Mister festas". Disponível em:<http://www.misterfestas.com.br/Festas-Tematicas/Festa-Junina/cartela-de-bingo-100-folhas-204971___204971-SIT.html>. Acesso em: 18 de set. 2013.
Realize o sorteio dos números e peça para os alunos marcarem circulando com o lápis os números que obtiverem, a fim de preencherem toda cartela.
Se preferir, um aluno poderá ser o sorteador do bingo, enquanto você registra na lousa os números sorteados. Dessa maneira, você acompanhará mais de perto os alunos tiverem maiores dificuldades.
Após o bingo, sugerimos a seguinte atividade de registro no caderno de Matemática.
1) Faça o que se pede:
Fonte: Imagem da própria autora. Atividade do bingo realizada na turma do 2º ano C em 2013, na Escola de Educação Básica da UFU. Professora: Mariane
2) Na sua cartela há algum número formado por dezenas exatas?________. Qual (is)? __________.
3) Existe na sua cartela algum número formado por dois algarismos iguais?________. Qual (is)? ___________.
4) Quais são os antecessores dos números da 1ª coluna?
5) Quais são os sucessores dos números da 2ª coluna?
6) Coloque os números da 3ª coluna em ordem crescente.
7) Coloque os números da 4ª coluna em ordem decrescente.
8) Escreva por extenso os números da 5ª coluna.
9) Quais são os números pares da sua cartela?
10) Quais são os números ímpares?
Professor, em uma turma de 3º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) centenas, dezenas e unidades, pares e ímpares e outros conceitos matemáticos.
Materiais:
Fonte: Imagem da própria autora.
Fonte: Imagem da própria autora.
A cada ficha sorteada, os alunos devem procurar em sua cartela a operação que corresponde ao resultado sorteado e marcar com o lápis ou outro marcador. Por exemplo: se a ficha sorteada for 10, os alunos irão procurar as seguintes operações:
Quem conseguir preencher primeiro toda a cartela grita “BINGO”, ganhando o jogo.
Se preferir, coloque o resultado na cartela e faça fichas com as operações.
Se optar, faça cartelas somente com um tipo de uma operação, para fixar o conteúdo. Exemplo: cartela somente com operações de multiplicação.
Cante operações que deverão ser calculadas e em seguida assinaladas as respostas. Faça cálculos que tenham operações de adição com parcelas iguais. Por exemplo: 10+10+10; 2+2+2+2+2+2; 23+23+23+23.
Faça cartelas e fichas somente com resultados. Assim, o jogo poderá ser realizado em duplas, da seguinte forma: a cada ficha sorteada, um aluno da dupla se encarregará de marcar os números sorteados que estão presentes na cartela, enquanto o outro integrante se encarregará de anotar numa folha de papel a parte, as operações correspondentes aos resultados sorteados. Em cada cantada a dupla deverá inverter as funções: quem marcou o número na primeira vez, deverá escrever operações na segunda e assim sucessivamente, a fim de demonstrarem seus conhecimentos e agilidade ao resolverem as operações. Porém, não se exclui a possibilidade dos alunos resolverem as operações em parcerias: resolvem as operações juntos e em seguida descobrem se têm a resposta em sua cartela e assinalam.
Professor, enquanto os alunos escrevem as operações observe a reação deles: angústia, apreensão, facilidade, dificuldade, rapidez, ou quaisquer outras demonstrações de emoção/sentimento. Este é um rico espaço para trabalhar nossas expectativas frente aos desafios propostos.
Professor, é muito importante após os jogos os alunos registrarem a atividade vivenciada. Abaixo, listamos algumas formas do que se registrar, a partir de um bingo.
Professor, elabore para os alunos resolverem, atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo:
Professor não se esqueça de pedir que os alunos registrem sua opinião sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Faça indagações que possibilitem compreender como foi jogar com o colega e o que acharam mais difícil e mais fácil.
Sugestões para professores:
Fonte: Sítio: "S bem". Disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1546_806_ID.pdf>. Artigo: Utilizando o bingo para aprender e ensinar matemática. Acesso em: 18 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação a participação no jogo do bingo, o reconhecimento dos números, a realização das operações, bem como conceitos abordados nos bingos: antecessor e sucessor, par e ímpar, dezenas e unidades, dentre outros conceitos matemáticos. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os conceitos matemáticos abordados, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
Quatro estrelas 8 classificações
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21/09/2015
Cinco estrelasPrezadas Profs. Sou voluntaria em uma ONG, onde crianças de uma Comunidade Vulnerável ao extremo,são atendidas.Aulas de Esporte,Musica,Informatica e Matemática/LP. Achei fantástica a criatividade em organizar essa aula tão lúdica. Parabéns
05/05/2015
Quatro estrelasMuito boa as sugestões das aulas com bingo, não atuo como professora ainda, está me ajudando muito nos estágios.
11/09/2014
Cinco estrelasCriativo e muito significativo, pois através dos jogos fica mais fácil levar o aprendizado aos alunos de uma forma dinâmica e menos enfadonha, tudo fica bem mais atraente pois as crianças não se sentem meras receptoras e sim participantes da cronstrução do conhecimento.
14/08/2014
Cinco estrelasAdorei, varias estratégias maravilhosas, parabéns!
29/07/2014
Cinco estrelasmuito bom, adorei as dicas, acredito que através do lúdico podemos ter grandes avanços e despertar o gosto dos alunos pela matemática
21/05/2014
Cinco estrelasParabéns professora adorei essas aulas vou aproveita-las nas minhas aulas de laboratório de matemática. Estou adorando esse portal, e você professora sinta-se orgulhosa de poder ajudar outras profissionais Parabéns......
24/03/2014
Cinco estrelasGostei muito. parabéns. Sou professora de anos finais e esse ano estou num projeto com crianças menores. Estou tendo dificuldades para trabalhar com eles, nunca trabalhei com crianças. Me ajudou muito. obrigada
23/09/2013
Cinco estrelasMuito boa a sua aula, eu já usava o bingo mas não com tantas variações. Parabéns