Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância do bingo matemático na sala de aula

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Jogar bingo com diferentes variações;

·         Realizar operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão;

·         Desenvolver raciocínio lógico matemático;

·         Aprimorar sua rapidez nos cálculos;

·         Aperfeiçoar a leitura e a escrita de números;

·         Registrar as atividades realizadas;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 01 de set. 2013.

 

A partir do trabalho com bingos matemáticos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo números e operações:

 

direitos 1

mat 2

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012.  p. 28.

 

 

Professor, no ensino da Matemática estamos sempre preocupados como o aluno irá absorver o conteúdo e, dessa forma, muitas vezes os meios tradicionais de ensino se mostram insuficientes no processo da aprendizagem. O “Jogo Matemático”, quando bem elaborado juntamente com o contexto Matemático, se torna uma ótima ferramenta na assimilação e construção do conhecimento. Além da mudança na rotina de sala de aula e do interesse que esse método pode despertar no aluno, o jogo auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo, senso cooperativo e socialização do aluno.

Professor, apresentaremos diferentes maneiras de se trabalhar com o bingo matemático na sala de aula, buscando abordar as operações e outros conceitos matemáticos, bem como a utilização desse jogo nos primeiros anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Fundamental.

As orientações abaixo, não são estanques ou fechadas em cada ano de ensino, mas sim, sugestões de se trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Dessa forma um bingo de multiplicação disposto nessa aula no 3º ano, poderia, por exemplo, ser trabalhado em uma turma de 2º ano, caso esse conteúdo fosse abordado.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, em uma turma de 1º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais e também as operações simples de adição e de subtração. Geralmente os alunos desse ano de ensino devem reconhecer os numerais de 0 a 99.

 

1 - BINGO DOS NÚMEROS

 

Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.

 

bingo

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Em seguida, vá sorteando os números e peça para os alunos circularem com o lápis ou colocarem um marcador em cima do número (exemplo: feijões). Sempre que um número for sorteado, registre-o na lousa para os alunos compararem o número no quadro com o da cartela.

 

Variação:

Se preferir, providencie uma cartela em branco para cada aluno e estipule até qual número vai o bingo. Peça para registrarem os números que quiserem na cartela, conforme o limite estipulado.

      

Professor, à medida que for trabalhando com os conceitos de adição e subtração, o jogo do bingo pode ser adaptado para contribuir nesse processo de aprendizagem.

 

2 - BINGO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO

 

Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno. Em seguida, escreva uma operação de cada vez na lousa ou se preferir fale/dite as operações para os alunos.    

 

2+2

6-1

4+3

8-5

 

Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-los na cartela, se preferirem, eles poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.  

 

3 - BINGO POR EXTENSO

 

Professor, outra forma de jogar, seria, ao invés de se registrar os números na cartela, seria registrá-los por extenso. Dessa maneira o aluno escutaria o número (bingo 1) ou a operação (bingo 2) e verificaria por meio da leitura por extenso, se há esse número em sua cartela.

 

extenso

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Variação:

Se preferir, entregue uma cartela em branco com mais espaço para cada aluno e peça para os alunos registrarem por extenso os números ou os resultados das operações.

 

Professor, os jogos acima trabalhados no 1º ano, poderão também ser realizados no  2º ano com o nível de dificuldade um pouco mais elevado.

  • Veja o exemplo de operações para o 2º ano, no bingo das operações:

 

13+5

14-3

30-10

25+5

 

No bingo por extenso, pense em operações em que os resultados sejam números que os alunos geralmente ficam em dúvidas no momento da escrita.

Exemplo:

 

18+25= quarenta e três

30+24= cinquenta e quatro

30+35= sessenta e cinco

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, em uma turma de 2º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais, as operações de adição e de subtração sem reagrupamento, antecessor e sucessor, ordem numérica, dezenas e unidades.

 

1 - BINGO MALUCO

 

 

Material:

·         Uma cartela de bingo contendo 9 espaços em branco para cada aluno.

 

 

brano

Fonte: Imagem da própria autora.

 

  • 100 fichinhas numeradas de 0 a 99, se preferir faça de 100 a 199;
  • Grãos de feijão ou outro marcador.

 

 

Modo de jogar:

 

  • Peça para os alunos escolherem 9 números de 0 a 99 e escreverem na cartela.
  • Avise os alunos que esse bingo é maluco, pela forma de pronunciar o numeral. Você poderá trabalhar da seguinte forma. Veja alguns exemplos:
  • É o sucessor de 58.
  • É o antecessor de 84.
  • É formado por 6 dezenas e 2 unidades.
  • É o resultado de 50+49.
  • É o resultado de 41-10.

 

Enfim, professor, crie diferentes desafios para os alunos resolverem.

 

2 – BINGO CARTELA CHEIA

 

Professor, disponibilize cartelas originais de bingo para cada aluno.

 

indio

Fonte: Sítio: "Mister festas". Disponível em:<http://www.misterfestas.com.br/Festas-Tematicas/Festa-Junina/cartela-de-bingo-100-folhas-204971___204971-SIT.html>. Acesso em: 18 de set. 2013.

 

Realize o sorteio dos números e peça para os alunos marcarem circulando com o lápis os números que obtiverem, a fim de preencherem toda cartela.

 

Variação:

 

Se preferir, um aluno poderá ser o sorteador do bingo, enquanto você registra na lousa os números sorteados. Dessa maneira, você acompanhará mais de perto os alunos tiverem maiores dificuldades.

 

Após o bingo, sugerimos a seguinte atividade de registro no caderno de Matemática.

 

1)    Faça o que se pede:

  • Colora a 1ª coluna de verde.
  • Colora a 2ª coluna de laranja.
  • Colora a 3ª coluna de azul.
  • Colora a 4ª coluna de vermelho.
  • Colora a 5ª coluna de amarelo.

 

sofia menezes

 

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade do bingo realizada na turma do 2º ano C em 2013, na Escola de Educação Básica da UFU. Professora: Mariane

 

 

2)    Na sua cartela há algum número formado por dezenas exatas?________. Qual (is)? __________.

3)    Existe na sua cartela algum número formado por dois algarismos iguais?________. Qual (is)? ___________.

4)    Quais são os antecessores dos números da 1ª coluna?

5)    Quais são os sucessores dos números da 2ª coluna?

6)    Coloque os números da 3ª coluna em ordem crescente.

7)    Coloque os números da 4ª coluna em ordem decrescente.

8)    Escreva por extenso os números da 5ª coluna.

9)    Quais são os números pares da sua cartela?

10)  Quais são os números ímpares?

 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, em uma turma de 3º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) centenas, dezenas e unidades, pares e ímpares e outros conceitos matemáticos.

 

BINGO DAS 4 OPERAÇÕES

 

Materiais:

  • Uma cartela para cada aluno contendo as 4 operações matemáticas.

 

bingo 4

Fonte: Imagem da própria autora.

 

  • Fichas com as respostas das operações feitas nas cartelas.

 

ggf

Fonte: Imagem da própria autora.

 

A cada ficha sorteada, os alunos devem procurar em sua cartela a operação que corresponde ao resultado sorteado e marcar com o lápis ou outro marcador. Por exemplo: se a ficha sorteada for 10, os alunos irão procurar as seguintes operações:

  • 2x5 ou 5x2
  • 40-30
  • 10+0
  • 90/9

Quem conseguir preencher primeiro toda a cartela grita “BINGO”, ganhando o jogo. 

 

Variação1:

Se preferir, coloque o resultado na cartela e faça fichas com as operações.

 

Variação 2:

Se optar, faça cartelas somente com um tipo de uma operação, para fixar o conteúdo. Exemplo: cartela somente com operações de multiplicação.

Cante operações que deverão ser calculadas e em seguida assinaladas as respostas. Faça cálculos que tenham operações de adição com parcelas iguais. Por exemplo: 10+10+10; 2+2+2+2+2+2; 23+23+23+23.

 

Variação 3:

Faça cartelas e fichas somente com resultados. Assim, o jogo poderá ser realizado em duplas, da seguinte forma: a cada ficha sorteada, um aluno da dupla se encarregará de marcar os números sorteados que estão presentes na cartela, enquanto o outro integrante se encarregará de anotar numa folha de papel a parte, as operações correspondentes aos resultados sorteados. Em cada cantada a dupla deverá inverter as funções: quem marcou o número na primeira vez, deverá escrever operações na segunda e assim sucessivamente, a fim de demonstrarem seus conhecimentos e agilidade ao resolverem as operações. Porém, não se exclui a possibilidade dos alunos resolverem as operações em parcerias: resolvem as operações juntos e em seguida descobrem se têm a resposta em sua cartela e assinalam. 

 

Importante:

Professor, enquanto os alunos escrevem as operações observe a reação deles: angústia, apreensão, facilidade, dificuldade, rapidez, ou quaisquer outras demonstrações de emoção/sentimento. Este é um rico espaço para trabalhar nossas expectativas frente aos desafios propostos.

 

REGISTRANDO A ATIVIDADE

 

Professor, é muito importante após os jogos os alunos registrarem a atividade vivenciada. Abaixo, listamos algumas formas do que se registrar, a partir de um bingo.

 

  • Nome da atividade e os objetivos propostos.
  • Colagem ou desenho da cartela de bingo que utilizou para jogar.
  • Registro de alguma operação que foi cantada durante a realização do bingo. Nome da operação. Escrita por extenso dessa operação.

 

Professor, elabore para os alunos resolverem, atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo:

 

  • Escreva os números ditados e as operações escritas para cada um;
  • Escreva o resultado de cada operação por extenso;
  • Faça a prova real das operações;
  • Escreva os números ditados em algarismo e por extenso;
  • Circule os números pares;
  • Sublinhe os números ímpares;
  • Escreva o antecessor e o sucessor de todos os números ímpares;
  • Registre as operações em que o resultado é um número par, dentre outros.

 

Professor não se esqueça de pedir que os alunos registrem sua opinião sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Faça indagações que possibilitem compreender como foi jogar com o colega e o que acharam mais difícil e mais fácil.

Recursos Complementares

Sugestões para professores:

Fonte: Sítio:  "S bem". Disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1546_806_ID.pdf>. Artigo: Utilizando o bingo para aprender e ensinar matemática. Acesso em: 18 de set. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação a participação no jogo do bingo, o reconhecimento dos números, a realização das operações, bem como conceitos abordados nos bingos: antecessor e sucessor, par e ímpar, dezenas e unidades, dentre outros conceitos matemáticos. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os conceitos matemáticos abordados, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 7/8 - 87.5%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sandra Molini, sandra Molini , São Paulo - disse:
    sandrarmolini@gmail.com

    21/09/2015

    Cinco estrelas

    Prezadas Profs. Sou voluntaria em uma ONG, onde crianças de uma Comunidade Vulnerável ao extremo,são atendidas.Aulas de Esporte,Musica,Informatica e Matemática/LP. Achei fantástica a criatividade em organizar essa aula tão lúdica. Parabéns


  • Claudia Raquel Dona, Fael , Rondônia - disse:
    claudia_80raquel@hotmail.com

    05/05/2015

    Quatro estrelas

    Muito boa as sugestões das aulas com bingo, não atuo como professora ainda, está me ajudando muito nos estágios.


  • Joseane Lima e Silva, Centro de Educação Infantil Tia Vitalina , Maranhão - disse:
    annalima567@hotmail.com

    11/09/2014

    Cinco estrelas

    Criativo e muito significativo, pois através dos jogos fica mais fácil levar o aprendizado aos alunos de uma forma dinâmica e menos enfadonha, tudo fica bem mais atraente pois as crianças não se sentem meras receptoras e sim participantes da cronstrução do conhecimento.


  • Eliane Severo Pereira, Escola Municipal de Tempo Integral Olga Benário. , Tocantins - disse:
    elisepe74@gmail.com

    14/08/2014

    Cinco estrelas

    Adorei, varias estratégias maravilhosas, parabéns!


  • gislene, escola M Doutor Tanus Feres de Andrade , Minas Gerais - disse:
    gisdebarros@hotmail.com

    29/07/2014

    Cinco estrelas

    muito bom, adorei as dicas, acredito que através do lúdico podemos ter grandes avanços e despertar o gosto dos alunos pela matemática


  • ZULEIDE PEREZ DOS SANTOS, E M PROFª CONCEICAO CAPIBERIBE SALDANHA , Mato Grosso do Sul - disse:
    zuleide29@hotmail.com

    21/05/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns professora adorei essas aulas vou aproveita-las nas minhas aulas de laboratório de matemática. Estou adorando esse portal, e você professora sinta-se orgulhosa de poder ajudar outras profissionais Parabéns......


  • maria aparecida de oliveira, E.M. Henrique José de Souza , Minas Gerais - disse:
    mariatidy@hotmail.com

    24/03/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito. parabéns. Sou professora de anos finais e esse ano estou num projeto com crianças menores. Estou tendo dificuldades para trabalhar com eles, nunca trabalhei com crianças. Me ajudou muito. obrigada


  • Marta Schaeffer, Escola estadual do campo Caetano de conto , Paraná - disse:
    martaschaeffer@yahoo.com.br

    23/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula, eu já usava o bingo mas não com tantas variações. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.