Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Exercitando com os pais: aeróbica na escola

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Integrar os pais na escola com seus filhos.
  • Integrar os pais com os filhos durante as aulas de Educação Física.
  • Reconhecer a importância do exercício físico para os trabalhadores.
  • Construir um projeto de atividades corporais para trabalhadores.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Professor, o trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar alguns problemas à saúde de qualquer trabalhador. Todas as atividades têm suas particularidades e, cada uma delas, precisa e merece seus cuidados. O que acontece atualmente, principalmente devido à exigência de produtividade pelo mercado de trabalho, é que os trabalhadores empenham-se em serem bons profissionais e se esquecem de cuidar da saúde física e mental. Por isso, se faz necessário trabalhar com os alunos a importância de cuidar da qualidade de vida durante as atividades cotidianas.

Aula 1. Pesquisando a vida de um trabalhador

Inicie uma roda de conversa com os alunos apresentando figuras que se relacionam com trabalho, cansaço, exercício físico e qualidade de vida.  A partir das perguntas abaixo, solicite aos alunos que verbalizem suas concepções e seus conhecimentos prévios sobre esse tema.

Sugestões de imagens:

a

Fonte: http://www.blog.scania.com.br/blog/http://www.blog.scania.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/aaaa8sd.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

a

Fonte: http://www.tcexp.com.br/novo/wp-content/uploads/2009/09/19_escolha_de_escola_marketing_educacional.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

kh

Fonte: http://avantcoaching.com.br/images/motivos-exausto-trabalho-como-superar-400x270.jpg?226. Acesso em 15 de setembro de 2013.

d

Fonte: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/ginastica-laboral.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

k

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_zDlqEhAQjH0/TP45ANbpNlI/AAAAAAAAAb8/2kwDwZnsg9Q/s1600/Ginastica-laboral.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

A partir das perguntas abaixo, solicite aos alunos que verbalizem suas concepções e seus conhecimentos sobre esse tema.

a) Atualmente como é a vida de um trabalhador? 

b) Conhecem trabalhadores que exercem sua função por horas na mesma posição?

c) Você conhece alguma profissão que gere desgaste físico durante a sua jornada de trabalho?

d) Qual a importância do lazer e da prática de exercícios físicos na vida do trabalhador?

Para registro dessa atividade, solicite aos alunos que escrevam em seu caderno as informações que acharem mais relevantes.

2. Para conhecer de perto como é a vida do trabalhador elabore um roteiro e proponha aos alunos que façam uma pesquisa com seus pais ou responsáveis.

Sugestão de roteiro:

Entrevista com os pais

1) Dados pessoais

Nome:

Profissão:

2) Quantidade de horas trabalhadas por dia:
3) Quais são os movimentos que você mais realiza durante a jornada de trabalho?
4) Pratica algum tipo de exercício físico ou dedica algum tempo para seu lazer? Se sim, qual?

5) Indique qual das atividades abaixo você gosta de fazer:

a) Ginástica - Modalidade: ______________

b) Dança – Estilo: _____________________________

c) Alongamento

d) Esporte – Modalidade: _______________________

e) Outra: _____________________________________

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Informe aos alunos que a pesquisa ajudará o grupo a compor duas atividades:

  • Primeira: conhecer a vida do trabalhador analisando os dados das entrevistas dos pais.
  • Segunda: promover momentos em que os alunos proporcionem aos pais/trabalhadores atividade físicas orientadas e descontraídas.

Aula 2. Análise da pesquisa

1. Solicite aos alunos que apresentem oralmente, utilizando slides suas pesquisas, cada um por vez,e anote os dados apresentados no quadro negro. Terminada as apresentações divida a turma em quatro grupos, sendo que cada grupo será responsável por investigar um item da pesquisa:

Grupo 1) - Dados pessoais: nome, sexo, idade e profissão, tempo de trabalho.

Grupo 2) - Quantidade de horas trabalhadas por dia.

Grupo 3) - Se pratica regularmente algum tipo de exercício físico.

Grupo 4) - Qual atividade apresentada gosta mais de fazer.

Os alunos deverão registrar os dados coletados de acordo com o item da pesquisa destinado a seu grupo; com as discussões em conjunto com seus colegas sobre o resultado da investigação realizada e; por fim, eles deverão elaborar um cartaz com uma frase que retrate o resultado e construir um gráfico.

Sugestões de gráficos:

d f

Fonte: Imagens da própria autora.

Os cartazes deverão ser colados nas paredes da sala de aula.

2. Proponha aos alunos que organizem um momento na escola com algum tipo de atividade corporal para os pais participarem. Para isto, leve os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que usem o notebook do Projeto Um Computador por Aluno (Projeto UCA) para pesquisarem sobre a importância e os benefícios da atividade física orientada para os trabalhadores e quais são as mais adequadas para cada realidade, particularmente, para os trabalhadores alvos dessa pesquisa, ou seja, seus pais. Para o registro proponha que os alunos redijam um texto.

Sugestões de endereços para fazer consulta e responder a pesquisa:

Ginástica Laboral. Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao-fisica/ginastica-laboral/. Acesso em 19 de setembro de 2013.

SOUZA, Alex Sander. Exercício físico no trabalho, a ginástica laboral e seus benefícios: uma abordagem teórica. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd157/a-ginastica-laboral-e-seus-beneficios.htm. Acesso em 19 de setembro de 2013.

CONSTANTINO, Adelemberg Thiago Cordeiro. Benefícios dos exercícios físicos e ginástica laboral. Disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/1741. Acesso em 19 de setembro de 2013.

Aula 3. Construindo o projeto

1. Peça para cada grupo apresentar os pontos principais do texto que seus componentes redigiram para a turma. Professor, aproveite a oportunidade para comentar e reforçar junto aos alunos os benefícios que os exercícios físicos regulares proporcionam para os trabalhadores: melhoria da autoimagem, da saúde física, mental e espiritual; redução das dores, de estresse e alívio das tensões, melhoria o relacionamento interpessoal, aumento da disposição e da motivação para o trabalho.

2. Para complementar essa discussão e colocar em prática essa teoria, proponha aos alunos a construção de um projeto que visa à promoção de exercícios físicos para os trabalhadores entrevistados (pais), buscando maior interação entre os pais e filhos além de trazer os pais para o ambiente escolar. 

Professor, anteriormente a essa proposição, apresente à direção da escola um modelo de projeto para ser implementado durante um mês, uma vez por semana durante as aulas de Educação Física. Nessas aulas os pais entrarão na escola e participarão das atividades e exercícios físicos previstos para acontecerem. 

Para a escolha das atividades, utilize a pesquisa feita com os pais no item "5) Indique qual das atividades abaixo você gosta de fazer". Retome o cartaz com o gráfico dos resultados e defina com os alunos que a atividade a ser trabalhada com eles é a mais votada na pesquisa: Ex.: Ginástica Aeróbica.

3. Leve os alunos para a quadra para vivenciarem uma aula de Ginástica Aeróbica. Explique aos alunos que a ginástica aeróbica é uma modalidade de ginástica que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e superiores, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular.

Os principais benefícios da ginástica aeróbica para o corpo é a diminuição do percentual de gordura, a melhoria e prevenção de problemas de coração, a promoção do bem estar e saúde. Em relação aos benefícios motores: aumento das habilidades motoras, de coordenação e agilidade. Além disso, combate o estresse e estimula a convivência em grupo.

De posse do resultado da pesquisa, oriente os alunos quanto aos tipos de exercícios mais adequados para os pais e quais serão os cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança física dos mesmos durante as aulas de Ginástica Aeróbica.

s

Fonte: http://nadafragil.com.br/wp-content/uploads/aerobica_11.png. Acesso em 16 de setembro de 2013.

4. Professor neste momento faça um planejamento com os alunos para que, ao analisar os dados da pesquisa, eles observem qual profissão mais aparece entre os pais e quais movimentos estes mais realizam para que as atividades a serem realizadas sejam adequadas e tragam benefícios para o público em questão. Informe aos alunos também que as aulas serão ministradas por eles e que o professor ficará auxiliando a atividade.

Aula 4. Divulgando o projeto

1. Proponha aos alunos que construam um folheto de divulgação do projeto para convidar os pais. Nesse folheto deve constar todos os dados do projeto: nome; responsáveis; finalidade; os dias, horários e locais em que serão realizadas as aulas de Ginástica Aeróbica.

Sugestão de folheto:

a

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Professor, depois de criado o folheto, imprima dois folhetos, entregue para cada aluno juntamente com um envelope para guarda-lo e peça para subscritar o envelope: "Convite... Nome dos Pai/Mãe". Solicite aos alunos para entregarem o convite aos seus pais.

Aulas 5, 6, 7 e 8. Realizando o projeto

Professores, estas aulas serão destinadas para o projeto de Ginástica Aeróbica com os pais. Cada grupo ficará responsável pelo registro desses momentos com fotos e filmagem.

Aula 9. Registro

Professor solicite que cada grupo monte um cartaz com suas observações e fotos do projeto. Disponibilize duas fotos para cada aluno. Peça para os alunos fazerem, por escrito, uma autoavaliação para descrever como foi a sua participação durante o projeto.

Recursos Complementares

Ginástica Aeróbica. Disponível em: http://www.birafitness.com/ginaerobica.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

SANCTIS, Flávia. Atividade física corporativa: colaborações para a saúde do trabalhador. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd125/atividade-fisica-corporativa-colaboracoes-para-a-saude-do-trabalhador.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Avaliação

Avaliar durante todo o processo como foi o envolvimento e a capacidade dos alunos de se relacionarem nos grupos de trabalho e com os pais durante a realização do projeto. Avaliar também se compreenderam a importância da prática de exercício físico para trabalhadores, como forma de melhoria da qualidade de vida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.