21/09/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Professor esta aula foi elaborada como foco nos alunos que estão nas séries iniciais do ensino fundamental. Especificamente, aqueles que estão no final do primeiro ano e início do segundo. O intuito principal dessa sequência didática foi inserir atividades que incentivem o aluno a pensar e praticar a leitura e escrita com atividades de caráter lúdico.
1. Primeiramente, o professor deve levar os alunos a entender o que é Ginástica Historiada. Em sala de aula, organizados em roda o professor perguntará aos alunos o que é Ginástica Historiada? Ginástica com história ou história com ginástica? O professor deixará os alunos emitirem suas hipóteses.
2. Ao final das tentativas, o professor afirmará que são as duas possibilidades. Ou melhor, ginástica historiada é aquela em que o professor ou os próprios alunos contam a história praticando, ao mesmo tempo, os movimentos próprios da trama.
3. Em seguida os alunos vivenciarão um exemplo de ginástica historiada.
Sugestão de Ginástica historiada. "Fogo no Circo". Disponível em: http://psicopedagoclieduc.blogspot.com.br/2009/06/ginastica-historiada.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Sugestão de outro exemplo de história que funciona muito bem para esta atividade:
A Sementinha. Disponível em: http://wwwbaladegoma.blogspot.com.br/2012/07/ginastica-historiada-sementinha.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
4. Como tarefa de casa, os alunos terão o desafio de modificar a história com a ajuda dos pais, na supervisão de sua escrita. Eles farão esse desafio, escrevendo palavras e/ou frases diferentes nos parágrafos da história e, para tanto, o professor deve explicar claramente a diferença entre frase e parágrafo antes de encerrar a aula.
Dica: os alunos que possuem mais dificuldade na escrita podem tentar escrever uma palavra que modifica o texto e os pais escreverão na frente da palavra a intencionalidade cinestésica, ou seja, o(s) movimento(s) sugerido(s) pela frase onde a palavra está inserida.
Sugestões de sites que apresentam explicação sobre frase e parágrafo.
Frase, oração e período. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frase,_ora%C3%A7%C3%A3o_e_per%C3%ADodo. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Parágrafo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1grafo. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Sugestão de instrumento para tarefa de casa.
Tarefa de casa. Com ajuda de seus pais ou responsável. Modifique a história abaixo complementando os espaços dando sentido no texto. Obs.: Os alunos escreverão onde aparecem apenas traços. Os pais deverão contribuir escrevendo nos espaços entre parênteses. |
O circo estava armado no centro da praça. A lona era muito _______, muito ________mesmo (______________________________________________________). Lá dentro havia uma porção de bichos: ______, _________, __________ e um _____. _________________________________. |
Fonte: Imagem do próprio autor.
1. Os alunos deverão se reunir em grupos (máximo 05 alunos) e, em roda de conversa em cada grupo, com orientação e auxílio do professor (que passará por todos os grupos), cada componente deverá contar sua história modificada para o grupo que, ao final da fala de todos, deverá decidir qual história gostariam de vivenciar como ginástica historiada.
2. O professor, antes de encerrar a aula, informará que a turma toda vivenciará as histórias eleitas por cada grupo nas próximas aulas (mínimo de duas histórias por aula) e, para tanto, as mesmas serão definidas por ordem de votação. E, consequentemente, iniciaremos pela mais votada.
3. Na aula seguinte, o professor desenvolverá a atividade ginástica historiada a partir da primeira história mais votada. Ao final, de cada vivência, o professor deverá promover uma reflexão com a turma, a partir das seguintes questões:
a) Qual movimento foi mais difícil de realizar? Por quê?
b) Qual movimento eu mais gostei de fazer? Por quê?
Fonte: http://lh5.ggpht.com/-zX3xkgBjdZ8/S-Y1molMKEI/AAAAAAAADwQ/i3FOCtwmW6w/16.07.2009%252520%252528105%252529.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.
1. Nessa aula, o professor irá retomar a experiência das aulas passadas das vivências de ginásticas historiadas a partir das modificações feitas pelos alunos. Em seguida, informará que naquela aula o professor irá apresentar uma nova história.
2. Na sequência, o professor deverá apresentar a Ginástica Historiada da Serpente. A diferença em relação à outra forma de ginástica historiada, é que eles precisam vivenciar a história cantando.
"Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu 'rabão'...
Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu 'rabão'"
Fonte: http://letras.mus.br/sucessos-da-minha-escolinha/777868/. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Deve ser esclarecido aos alunos, que onde há música e movimento, certamente, há ritmo. Portanto, nesse caso, eles precisam seguir o ritmo da música. Não pode mais fazer cada um a sua própria velocidade e nem mesmo ficar parado ou começar quando quiser. Eles aprenderão nesse momento a noção de sincronismo. O tempo e espaço do movimento no ritmo da música é algo que eles começarão a aprender respeitar. E qual e consequência deles não seguirem o ritmo? Certamente a "Serpente" vai se romper e, nesse caso, eles deixarão de se parecer com a protagonista da história.
3. Após a vivência o professor explicará que eles também poderão mudar essa história, mas que deverão aguardar mais um pouco dada à experiência importante da próxima aula.
Fonte: http://i1.ytimg.com/vi/iOSsKJT0lm0/hqdefault.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Aula 6: A serpente no computador
1. O professor convidará os alunos para o Laboratório de Informática (ou, caso não houver, usarão nas salas os notebooks do Projeto Um Computador por Aluno - Projeto UCA/MEC), e apresentará alguns jogos para os alunos vivenciarem. Eles deverão prestar atenção nas regras dos jogos e na relação do mesmo com a música da aula passada. Após cada vivência do jogo, eles serão questionados.
a) Qual dos movimentos da serpente do jogo online, nós fizemos na aula passada?
b) Quais movimentos ainda não fizeram?.
Sugestão de jogos:
Jogo da Cobra. Disponível em: http://iguinho.ig.com.br/jogo-cobra.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Snake. Disponível em: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Snake/. Acesso em 17 de setembro de 2013.
2. Eles deverão registrar na forma de desenho com palavras ou frases de modificação total do jogo, acrescentando, inclusive, pelas palavras ou desenhos, novos trajetos e ambientes para serpente.
Fonte: http://www.jogosegamesdahora.com.br/games/04classicos/17882_m.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.
3. O professor deve deixar claro que o objetivo dessa tarefa é auxiliar nas vivências e modificações das próximas aulas.
1. Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos (máximo 05 alunos por grupo) para elaborarem caminhos e obstáculos para a serpente. Eles deverão ser conduzidos novamente para o Laboratório de Informática e estar com as anotações dos registros da aula passada em mãos, para que, no contexto do grupo, eles deem sugestões de modificação e criação de uma nova história.
Os alunos deverão sempre ter em mente dois critérios para a elaboração dos caminhos e obstáculos a serem superados pela serpente: 1) não podem se soltar; 2) a serpente "não pode tocar no próprio rabo".
Dica: Para demonstrar a regra de não deixar a cabeça da serpente "tocar no próprio rabo", deixe que eles vivenciem um jogo on line que precisa dessa regra.
Clique na imagem abaixo para acesso ao link do jogo:
Fonte: http://www.ojogos.com.br/jogo/snake-classic.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
2. Após os alunos elaborarem os novos obstáculos o professor permitirá que cada grupo vivencie seus novos trajetos para a serpente.
3. Na aula seguinte, o professor irá conduzir uma "mistura" de membros dos grupos. Eles deverão dessa forma, conhecerem os trajetos criados pelos colegas em outros grupos.
4. Ao final dessa etapa, eles deverão conversar com os colegas e o professor sobre sua experiência:
a) Qual trajeto foi mais desafiante? Por quê?
b) Quais outras possibilidades poderíamos ainda vivenciar se tivéssemos mais aulas?
1. Cada grupo de alunos receberá uma folha de papel de tamanho razoável (A3 ou Kraft). Os componentes de cada grupo deverão registrar na forma de desenho, a ginástica historiada modificada que eles mais gostaram de praticar e escrever.
Fonte: http://www.projetoescolaohlbrasil.com.br/restrita/albuns/g/2012829105748.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.
2. No mesmo registro deverão escrever as novas mudanças ou pelo menos três regras da ginástica que eles se lembram.
Sugestões de sites para busca de jogos online:
Jogos online grátis. Disponível em: http://www.meusjogosonline.com/. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Jogos online grátis. Disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/. Acesso em 17 de setembro de 2013.
1. O professor deverá observar a participação e envolvimento dos alunos nas atividades coletivas e individuais.
2. Eles deverão refletir o tempo todo e avaliarem, com o professor, sobre os seus próprios avanços no tocante a aprender conhecimentos básicos referentes a localização das palavras nas frases e estas no corpo de um texto.
3. Deverá ser avaliado também, especialmente na roda de conversa final, se eles compreenderam o que é "ginástica historiada".
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/10/2013
Cinco estrelasMuito bom, as vezes precisamos é de estimulos.
28/09/2013
Cinco estrelasmuito bom gostei irei com certeza usar com meus alunos .parabens
23/09/2013
Cinco estrelasParabéns sua aula é interessante, tenho certeza que as crianças iram amar.