Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica historiada: escrevendo as aventuras da "serpente"

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer de forma lúdica, os conhecimentos básicos referentes a localização das palavras nas frases e estas no corpo de um texto;
  • Identificar números e letras, e seus usos no cotidiano;
  • Identificar os elementos constitutivos da ginástica historiada e criar formas de "contação";
  • Registrar os novos conhecimentos adquiridos.
Duração das atividades
09 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor esta aula foi elaborada como foco nos alunos que estão nas séries iniciais do ensino fundamental. Especificamente, aqueles que estão no final do primeiro ano e início do segundo. O intuito principal dessa sequência didática foi inserir atividades que incentivem o aluno a pensar e praticar a leitura e escrita com atividades de caráter lúdico.

Aula 1: A Ginástica Historiada

1. Primeiramente, o professor deve levar os alunos a entender o que é Ginástica Historiada. Em sala de aula, organizados em roda o professor perguntará aos alunos o que é Ginástica Historiada? Ginástica com história ou história com ginástica? O professor deixará os alunos emitirem suas hipóteses.

2. Ao final das tentativas, o professor afirmará que são as duas possibilidades. Ou melhor, ginástica historiada é aquela em que o professor ou os próprios alunos contam a história praticando, ao mesmo tempo, os movimentos próprios da trama.

3. Em seguida os alunos vivenciarão um exemplo de ginástica historiada.

Sugestão de Ginástica historiada. "Fogo no Circo". Disponível em: http://psicopedagoclieduc.blogspot.com.br/2009/06/ginastica-historiada.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.

 

"FOGO NO CIRCO"
O circo estava armado no centro da praça. A lona era muito grande, muito grande mesmo (o professor abre os braços para dar ideia do tamanho da lona e as crianças imitam). Lá dentro havia uma porção de bichos: leão, tigre, girafa, cavalo, onça, urso e um macaco.
Era noite e estava escuro. Os bichos estavam todos dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava conta do circo de noite era o Sr. João, um velhinho que sempre levava na mão uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou e foi andando devagarzinho, assim na pontinha dos pés (deslocamento de todo o grupo).
Começou a sentir cheiro de queimado e foi andando mais depressa (marcha), mais depressa, mais depressa... Começou a correr na direção do barulho e viu um fogo ainda pequenininho. Voltou correndo e passou assim, por baixo dos bancos (quadrupedismo).
Para chegar mais depressa à rua, gritou: --- O circo está pegando fogo, o circo está pegando fogo! Começou a juntar gente e logo chegaram os bombeiros.
Vieram muitos carros, e os bombeiros puseram as escadas e foram subindo (trepar) e começaram a jogar água na fogueira que já estava muito grande.
Os leões urravam (imitar), os cavalos relinchavam, os tigres rugiam, os macacos guinchavam. Os pobres macacos, que estavam presos na jaulas, começaram a pular de um lado para outro (saltar), pois o fogo já estava perto deles.
Seu João veio abrir as jaulas. Os macacos subiram pelas grades e começaram a atravessar o circo de um lado para o outro, caminhando por cima de um arame (equilibrar), com muito cuidado para não cair, até chegarem onde não havia mais fogo (colocar no chão uma corda para as crianças andarem em cima).
Os macacos também quiseram ajudar e começaram a jogar (lançar) tudo para fora do circo. Jogaram as bolas, os arcos, as roupas. Tudo que encontraram eles iam jogando.
Então os bombeiros apagaram o fogo.
Os carros começaram a voltar para o quartel dos bombeiros. Iam correndo pelas ruas (correr), com a sirene tocando assim (correr imitando barulho da sirene).
Lá no circo já estava tudo calmo outra vez.
Se João, que tinha tomado um grande susto, agora estava contente, porque tinha salvado todos os bichos. E foi feliz para casa andando (marcha final com todas as crianças cantando).

 

Sugestão de outro exemplo de história que funciona muito bem para esta atividade:

A Sementinha. Disponível em: http://wwwbaladegoma.blogspot.com.br/2012/07/ginastica-historiada-sementinha.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.

 

4. Como tarefa de casa, os alunos terão o desafio de modificar a história com a ajuda dos pais, na supervisão de sua escrita. Eles farão esse desafio, escrevendo palavras e/ou frases diferentes nos parágrafos da história e, para tanto, o professor deve explicar claramente a diferença entre frase e parágrafo antes de encerrar a aula.

Dica: os alunos que possuem mais dificuldade na escrita podem tentar escrever uma palavra que modifica o texto e os pais escreverão na frente da palavra a intencionalidade cinestésica, ou seja, o(s) movimento(s) sugerido(s) pela frase onde a palavra está inserida.

Sugestões de sites que apresentam explicação sobre frase e parágrafo.

Frase, oração e período.  Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frase,_ora%C3%A7%C3%A3o_e_per%C3%ADodo. Acesso em 17 de setembro de 2013.

Parágrafo.  Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1grafo. Acesso em 17 de setembro de 2013.

Sugestão de instrumento para tarefa de casa.

Tarefa de casa.

Com ajuda de seus pais ou responsável. Modifique a história abaixo complementando os espaços dando sentido no texto.

Obs.: Os alunos escreverão onde  aparecem apenas traços. Os pais deverão contribuir escrevendo nos espaços entre parênteses.

O circo estava armado no centro da praça. A lona era muito _______, muito ________mesmo (______________________________________________________). Lá dentro havia uma porção de bichos: ______, _________, __________ e um _____.
Era noite e estava escuro. Os bichos estavam todos dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava conta do circo de noite era o Sr. _______, um velhinho que sempre levava na mão uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou e foi andando devagarzinho, assim na pontinha dos pés (__________________________________________________________).
Começou a sentir cheiro de queimado e foi andando mais ____________ (_________________________________________________), mais ___________, mais _______________... Começou a correr na direção do barulho e viu um ________ ainda pequenininho. Voltou correndo e passou assim, por baixo __________ (quadrupedismo).
Para chegar mais depressa à rua, gritou: --- _________________________________________________________.
Vieram muitos _________, e os ____________ puseram as escadas e foram _________ (_____________) e começaram a ________________________

_________________________________.

Fonte: Imagem do próprio autor.

Aulas 2, 3 e 4: Vivenciar a história e os movimentos modificados

1. Os alunos deverão se reunir em grupos (máximo 05 alunos) e, em roda de conversa em cada grupo, com orientação e auxílio do professor (que passará por todos os grupos), cada componente deverá contar sua história modificada para o grupo que, ao final da fala de todos, deverá decidir qual história gostariam de vivenciar como ginástica historiada.

2. O professor, antes de encerrar a aula, informará que a turma toda vivenciará as histórias eleitas por cada grupo nas próximas aulas (mínimo de duas histórias por aula) e, para tanto, as mesmas serão definidas por ordem de votação. E, consequentemente, iniciaremos pela mais votada.

3. Na aula seguinte, o professor desenvolverá a atividade ginástica historiada a partir da primeira história mais votada. Ao final, de cada vivência, o professor deverá promover uma reflexão com a turma, a partir das seguintes questões:

a) Qual movimento foi mais difícil de realizar? Por quê?

b) Qual movimento eu mais gostei de fazer? Por quê?

 

http://lh5.ggpht.com/-zX3xkgBjdZ8/S-Y1molMKEI/AAAAAAAADwQ/i3FOCtwmW6w/16.07.2009%252520%252528105%252529.jpg

Fonte: http://lh5.ggpht.com/-zX3xkgBjdZ8/S-Y1molMKEI/AAAAAAAADwQ/i3FOCtwmW6w/16.07.2009%252520%252528105%252529.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.

 

Aula 5: Apresentação da história da Serpente modificada

1. Nessa aula, o professor irá retomar a experiência das aulas passadas das vivências de ginásticas historiadas a partir das modificações feitas pelos alunos. Em seguida, informará que naquela aula o professor irá apresentar uma nova história.

2. Na sequência, o professor deverá apresentar a Ginástica Historiada da Serpente. A diferença em relação à outra forma de ginástica historiada, é que eles precisam vivenciar a história cantando.

"Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu 'rabão'...

Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu 'rabão'"

Fonte: http://letras.mus.br/sucessos-da-minha-escolinha/777868/. Acesso em 17 de setembro de 2013.

Deve ser esclarecido aos alunos, que onde há música e movimento, certamente, há ritmo. Portanto, nesse caso, eles precisam seguir o ritmo da música. Não pode mais fazer cada um a sua própria velocidade e nem mesmo ficar parado ou começar quando quiser. Eles aprenderão nesse momento a noção de sincronismo. O tempo e espaço do movimento no ritmo da música é algo que eles começarão a aprender respeitar. E qual e consequência deles não seguirem o ritmo? Certamente a "Serpente" vai se romper e, nesse caso, eles deixarão de se parecer com a protagonista da história.

3. Após a vivência o professor explicará que eles também poderão mudar essa história, mas que deverão aguardar mais um pouco dada à experiência importante da próxima aula.

http://i1.ytimg.com/vi/iOSsKJT0lm0/hqdefault.jpg

Fonte: http://i1.ytimg.com/vi/iOSsKJT0lm0/hqdefault.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.

 

Aula 6: A serpente no computador

1. O professor convidará os alunos para o Laboratório de Informática (ou, caso não houver, usarão nas salas os notebooks do Projeto Um Computador por Aluno - Projeto UCA/MEC), e apresentará alguns jogos para os alunos vivenciarem. Eles deverão prestar atenção nas regras dos jogos e na relação do mesmo com a música da aula passada. Após cada vivência do jogo, eles serão questionados.

a) Qual dos movimentos da serpente do jogo online, nós fizemos na aula passada?

b) Quais movimentos ainda não fizeram?.

Sugestão de jogos:

jogo da cobra 1

Jogo da Cobra. Disponível em: http://iguinho.ig.com.br/jogo-cobra.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.

 

jogo cobra on line 2

Snake. Disponível em: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Snake/. Acesso em 17 de setembro de 2013.

 

2. Eles deverão registrar na forma de desenho com palavras ou frases de modificação total do jogo, acrescentando, inclusive, pelas palavras ou desenhos, novos trajetos e ambientes para serpente.

serpente caminhos

Fonte: http://www.jogosegamesdahora.com.br/games/04classicos/17882_m.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.

3. O professor deve deixar claro que o objetivo dessa tarefa é auxiliar nas vivências e modificações das próximas aulas.

 

Aulas 7 e 8: Trabalhos em grupos de "serpentes": uma nova história, uma nova aventura.

1. Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos (máximo 05 alunos por grupo) para elaborarem caminhos e obstáculos para a serpente. Eles deverão ser conduzidos novamente para o Laboratório de Informática e estar com as anotações dos registros da aula passada em mãos, para que, no contexto do grupo, eles deem sugestões de modificação e criação de uma nova história.

Os alunos deverão sempre ter em mente dois critérios para a elaboração dos caminhos e obstáculos a serem superados pela serpente: 1) não podem se soltar; 2) a serpente "não pode tocar no próprio rabo".

Dica: Para demonstrar a regra de não deixar a cabeça da serpente "tocar no próprio rabo", deixe que eles vivenciem um jogo on line que precisa dessa regra.

 

Clique na imagem abaixo para acesso ao link do jogo:

jogo cobra on line 3

Fonte: http://www.ojogos.com.br/jogo/snake-classic.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.

 

2. Após os alunos elaborarem os novos obstáculos o professor permitirá que cada grupo vivencie seus novos trajetos para a serpente.

3. Na aula seguinte, o professor irá conduzir uma "mistura" de membros dos grupos. Eles deverão dessa forma, conhecerem os trajetos criados pelos colegas em outros grupos.

4. Ao final dessa etapa, eles deverão conversar com os colegas e o professor sobre sua experiência:

a) Qual trajeto foi mais desafiante? Por quê?

b) Quais outras possibilidades poderíamos ainda vivenciar se tivéssemos mais aulas?

 

Aula 9: Registrando nosso conhecimento.

1. Cada grupo de alunos receberá uma folha de papel de tamanho razoável (A3 ou Kraft). Os componentes de cada grupo deverão registrar na forma de desenho, a ginástica historiada modificada que eles mais gostaram de praticar e escrever.

criança registro

Fonte: http://www.projetoescolaohlbrasil.com.br/restrita/albuns/g/2012829105748.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2013.

2. No mesmo registro deverão escrever as novas mudanças ou pelo menos três regras da ginástica que eles se lembram.

Recursos Complementares

Sugestões de sites para busca de jogos online:

Jogos online grátis. Disponível em: http://www.meusjogosonline.com/. Acesso em 17 de setembro de 2013.

Jogos online grátis. Disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/. Acesso em 17 de setembro de 2013.

Avaliação

1. O professor deverá observar a participação e envolvimento dos alunos nas atividades coletivas e individuais.

2. Eles deverão refletir o tempo todo e avaliarem, com o professor, sobre os seus próprios avanços no tocante a aprender conhecimentos básicos referentes a localização das palavras nas frases e estas no corpo de um texto.

3. Deverá ser avaliado também, especialmente na roda de conversa final, se eles compreenderam o que é "ginástica historiada".

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.