Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificando os elementos e as fases de narrativas

 

03/09/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer que uma narrativa contém personagens, narrador, espaço, enredo e tempo;
• diferenciar a situação inicial da situação final (desfecho do conflito) de uma narrativa;
• refletir sobre valores sociais: casa bonita X casa feia, e sobre a atitude do personagem principal quanto à resolução do conflito da história trabalhada na aula.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção básica do que seja contar e ouvir histórias e saber que qualquer pessoa é capaz de narrar, ou seja, de contar uma história.

Estratégias e recursos da aula

• Atividade em semicírculo a fim de facilitar a contação de história;
• atividade em duplas;
• atividade oral de contação de história;
• atividade escrita de produção de texto;
• imagens de animais;
• áudio da história “A casa feia”, disponível no Portal do Professor;
• vídeo do poema musicado “A casa”, de Vinícius de Moraes.

Aula 1
Atividade 1

Organizar a sala em semicírculo e como motivação inicial, o professor, primeiramente, pedirá que eles conversem entre si e contem uns para os outros o que fizeram no dia anterior. Depois dessa atividade, o professor levará para a turma imagens de diferentes animais e as colará no quadro. O docente explicará que cada aluno deverá escolher dois animais das imagens afixadas e oralmente terá de produzir uma história, de preferência com diálogos entre os bichos. Dado um tempo curto para a criação da história, o professor sorteará dois alunos para contarem à turma as histórias criadas. O professor, diante das narrativas, questionará a turma (as perguntas são modelos para a próxima atividade, por isso, podem ser escritas no quadro):
_ Quem conta? (narrador) Quem participa? (personagens) Onde acontece? (espaço) Quando? (Tempo) O que acontece? (enredo).
_ Como a história começa? (situação inicial) Qual o problema os personagens enfrentam? (conflito) Como é resolvido esse problema? (desfecho)
Importante: caso o aluno não crie um conflito para a história, o professor poderá alertá-lo utilizando, para isso, marcadores temporais, por exemplo, QUANDO... DE REPENTE... FINALMENTE etc.
Feitos os questionamentos para toda a classe, o professor solicitará que, em duplas, cada aluno tente responder às perguntas feitas anteriormente pelo professor e escritas no quadro conforme história ouvida do colega.

Atividade 2

Os alunos escutarão a história “A casa feia”, de Mary França e Eliardo França. Disponível no Portal do Professor – Recursos Educacionais.

A casa feia

Após ouvirem a história, o professor provocará os alunos indagando-os sobre os elementos e fases da narrativa. Com isso, o professor conduzirá o aluno ao raciocínio de que toda história contém narrador, personagem, espaço, tempo e enredo, bem como as fases: início, conflito, clímax e desfecho, provocando o conhecimento por via indutiva.

Aula 2
Atividade 1

O professor solicitará que os alunos relembrem a história “A casa feia” e, ao mesmo tempo, retomará os elementos e fases da narrativa. Se necessário, novamente utilizar o recurso de áudio.
Em seguida, o professor dará início à discussão sobre o que os alunos consideram bonito e feio. Para isso, o docente poderá no quadro realizar um “brainstorm”1 com as palavras opostas.
Feito isso, a discussão será orientada para o que consideram bonito e feio em uma casa. A fim de estimulá-los, o professor levará gravuras de casas de estilos e padrões diferentes: casa popular, mansão, prédios, barracos etc. É interessante ainda comentar sobre os adjetivos trabalhados pela história: casa feia, casa com telhado, casa com varanda, casa pintada e casa com jardim. Também poderá mostrar aos alunos o vídeo do poema musicado “A casa”, de Vinicius de Moraes disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=le2PsqaW8xs Acesso em 06/08/09.
Com este vídeo, o professor trabalhará as noções de bonito e feio, bom e ruim, possível e impossível e ainda poderá chamar a atenção dos alunos para o movimento gestual do palhaço no vídeo q ue vai ajudando a compor “as imagens” do poema.
Depois de dadas as opiniões quanto à beleza e feiúra de uma co nstrução habitável, o professor colocará em pauta a seguinte assertiva: “O que é feio para uns pode não o ser para outros”.
Aproveitando o direcionamento da conversa, o professor deverá questionar a turma sobre a atitude do gato da história “A casa feia”:
_ Será que o gato realmente achava a casa dele feia? Ou as modificações feitas na casa apenas serviram para agradar aos amigos? Às vezes, o gato podia preferir uma horta ao invés de um jardim.

Atividade 2

O professor deverá solicitar aos alunos uma produção textual (narrativa) cuja situação necessariamente seja:
“O gato resolve construir uma biblioteca em sua casa, pois gosta muito de ler, especialmente contos de fada. Mas seus “amigos” pato, rato e bode não concordam com a ideia, porque acham que casa bonita não tem biblioteca e, sim, uma sala de ginástica para exercitar o corpo. E agora? Como o gato resolverá essa situação? Ele irá aceitar o conselho de seus amigos ou fará sua vontade? Crie uma história com base na situação descrita. Lembre-se do que foi falado: há sempre alguém que conta a história, alguém que participa, o lugar onde a história acontece, o tempo em que se passa, o que acontece com os personagens.

 

1Brainstorming é uma atividade na qual os alunos têm total liberdade de ideias para contribuir com uma questão ou tema proposto pelo professor. No caso dessa aula, o brainstorming consistirá na contribução dos alunos quanto ao par de palavras opostas: bonito e feio. Assim, os estudantes dirão tudo o que vier à sua mente que eles achem bonito ou feio. Esse tipo de atividade encoraja as crianças a manterem-se focadas num tópico e contribui para uma fluidez de idéias em liberdade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A casa feia Áudio
Recursos Complementares

O professor poderá ainda utilizar a fábula “A águia e a coruja”, cuja moral é “Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.” , para prosseguir com a discussão sobre a relatividade da beleza e feiura para as pessoas.
A fábula está disponível em: http://www.pensador.info/frase/NzE1NDM/ Acesso em 06/08/09.

Avaliação

A avaliação se dará em processo. Os questionamentos feitos pelo professor ao longo das aulas permitirão o diagnóstico quanto ao conhecimento do aluno sobre o conteúdo, já que o docente poderá, por meio das respostas discentes, reorientar sua conduta, facilitando a aprendizagem. A produção de texto é outro recurso avaliativo, já que permitirá verificar se os alunos apreenderam o que toda história deve conter no que tange aos elementos e fases da narrativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.