16/09/2009
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FATIMA REZENDE NAVES DIAS.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Sugestão de recurso:
Livro: “A porquinha de rabo esticadinho” (Autor: Rubem Alves)
Atividade 1: (1ª aula de 50 minutos)
Primeiro Momento: Solicitar aos/as alunos/as que se sentem em roda para ouvir a história “A porquinha de rabo esticadinho” (Rubem Alves). Após a leitura do livro, explorar com os/as alunos/as as seguintes perguntas:
1) Do que fala a história?
2) Qual a personagem principal?
3) O que aconteceu com a personagem principal na história?
4) Em que aspectos/características os irmãos da personagem se pareciam com ela? E em quais se diferenciavam?
5) Por que os outros animais se afastavam dela?
6) O que ela queria para a sua vida?
7) O que aconteceu no final da história?
8) Se você pudesse, o que faria ou diria para a porquinha do rabo esticadinho?
Sugestão para o/a professor/a: Trabalhar com subdivisão da turma em pequenos grupos para discutir e elaborar as respostas, com ou sem consulta ao livro. (Se o grupo já for alfabetizado, os/as alunos/as deverão anotar as respostas em uma folha para apresentá-las posteriormente. Se o grupo não for alfabetizado, poderá fazer leitura das imagens, caso necessitem, para retomar os principais acontecimentos da história e, após essa etapa, deverá fazer um desenho representativo sobre as perguntas)
Segundo Momento: Os/as alunos/as deverão fazer novamente uma grande roda e cada grupo apresentará a sua produção.
Após a apresentação dos/as alunos/as, o professor poderá refletir com eles/elas sobre as seguintes questões:
Encerrar a reflexão reforçando a importância e a riqueza que existe em sermos diferentes.
Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º Momento: Retomar com os alunos a história “A porquinha do rabo esticadinho”. Pedir aos/as alunos/as que falem sobre os principais acontecimentos da história (nesse momento o professor poderá perceber o que ficou registrado para o grupo: o que as crianças elegeram como mais importante; poderá confirmar se as crianças conseguiram apreender a mensagem sobre a importância de cada um ser diferente, dentre outros aspectos apontados pelos/as alunos/as).
2º momento: Pedir à metade do grupo de crianças que se sente em círculo formando uma roda e, depois, montar uma segunda roda dentro da primeira sendo que os/as alunos/as deverão formar duplas: um/a aluno/a em frente ao/a outro/a.
Orientar os/as alunos/as a observarem o/a colega da sua dupla: quais sãos suas características físicas, em quais atributos os/as alunos/as se assemelham e em quais se diferenciam. Conversar sobre isso na dupla.
3º momento: Pedir aos/as alunos/as que retornem às suas carteiras e que desenhem ele/a mesmo/a e o/a seu/sua colega. Utilizar folha sulfite, lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera. Os/as alunos/as não deverão se identificar nas produções.
4º momento: Os/as alunos/as deverão entregar suas produções ao/a professor/a para que sejam expostas no quadro. Após esse momento, cada aluno/a deverá observar as produções e tentar identificar ele/a mesmo/a no desenho feito pelo/a colega. Quando todos/as já tiverem es colhido um desenho que represente el es/as mesmos/as, cada um deverá apresentar ao grupo o motivo de ter feito tal escolha. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão entregar o desenho para cada colega representado e manifestar, de alguma forma, seu agradecimento pela produção recebida. Todos os trabalhos ficarão expostos na sala.
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Cabe ao/a professor/a perceber como tem lidado com as diferenças individuais na relação com seus pares e com seus/suas alunos/as.
Auto-avaliação dos/das alunos/as (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. O/a aluno/a deverá refletir e registrar em que aspectos estas aulas contribuíram para que ele/a repensasse como tem se relacionado com as diferenças individuais presentes nos grupos de convivência tanto na sala de aula, quanto em outros espaços sociais.
Avaliação dos/as alunos/as pelo/a professor/a: O/a professor/a deverá observar: envolvimento e participação dos/as alunos/as nas reflexões e produções; respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas.
Cinco estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante trabalhar primeiro vendo o pensamento do outro - no caso os animais com a porquinha de rabo esticadinho - para posteriormente nos pormos em seu lugar, e repensar o nosso próprio preconceito e discriminação para com o próximo.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa sugestão de aula, pois as diferenças tem que ser trabalhada de maneira que os alunos compreendam que elas existe em todos nós até mesmo na maneira de falar, físico ,pensamento etc.