19/09/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de representação cartográfica. Conhecimento matemático: divisão, números decimais, relação entre medidas, uso de instrumentos de medida (régua).
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, assim o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Roteiro de atividades (Parte 1):
1. Solicite aos alunos que escolham, entre os seus objetos escolares, três que possam ser representados no caderno em tamanho real (Exemplos: cola, tesoura, borracha, lápis, etc). Possibilite que apresentem seus desenhos e que digam o que foi representado.
2. Agora, peça para que observem na sala de aula e escolham três objetos que não podem ser desenhados em seu tamanho real, sendo necessário reduzir para ser representado no caderno (Exemplo: lousa, carteira, mesa do professor, armário, etc).
3. Deixe que apresentem seus desenhos e questione-os:
a. O que você representou?
b. O que foi necessário fazer para conseguir representar o objeto no caderno?
Evidencie que, para representar determinados objetos, é necessário realizar a redução do tamanho real para o ideal para ser representado. Solicite que tragam para a aula seguinte uma régua de 30 cm.
SEGUNDO MOMENTO
Professor(a) converse com os alunos sobre o uso da régua que é um dos instrumentos mais comuns de medição. Lembre-os que dependendo da finalidade podemos encontrar réguas de tamanhos e formas variadas.
A régua de uso escolar apresenta uma marca numerada para cada centímetro e entre os centímetros (cm) encontramos as marcas dos milímetros (mm), o que possibilita medir o tamanho dos objetos tendo como ponto de partida a marca zero da régua (figura 1 e 2).
Figura 1: Régua
Disponível em: http://www.grandesideiasbrindes.com.br/v2/d/2208-1/R__gua+20+cm.jpg
Acesso em: setembro de 2013
Figura 2: Régua como instrumento de medida
Disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/imagens/mecanica/basico/cap04/regua_desvio.gif
Acesso em: setembro de 2013
COMENTÁRIO: Para a realização desta atividade é importante trabalhar de maneira interdisciplinar com a disciplina de Matemática em que é possível abordar com os alunos o significado de metro, centímetro (centésima parte do metro) e milímetro (milésima parte do metro), bem como a relação entre essas medidas, como por exemplo: 1 cm equivale a 10 mm e assim sucessivamente. Como sugestão acesse a aula “Números Decimais na reta numérica: uso da régua como instrumento facilitador da representação” disponível no endereço web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49919
Converse com os alunos sobre as formas geométricas: quadrado e triângulo.
TRIÂNGULO
QUADRADO
Roteiro de atividades (Parte 2):
Apresente as figuras aos alunos e questione:
a. O que é um quadrado?
b. O que é um triângulo?
Registre na lousa as diferenças e semelhanças entre as duas figuras.
Em seguida, solicite aos alunos que escrevam sobre as duas figuras.
Padrão de resposta esperado: O quadrado é uma figura com quadro lados de mesmo tamanho e cujos cantinhos que não são vizinhos estão à mesma distância e o triângulo é uma figura formada por três pontos que ao serem ligados por traços retos separam a região interna da externa. Professor(a) leve em consideração que dependendo da idade, esses conceitos são intuitivos. Nesse caso, a atividade deve envolver o reconhecimento e não a descrição.
1. No caderno desenhe três quadrados com tamanhos diferentes:
a. 4 cm
b. 2 cm
c. 1 cm
Peça para que coloque as medidas em todos os lados da figura desenhada.
COMENTÁRIO: A atividade possibilita retomar as características do quadrado e o uso da régua. Se possível, estabeleça uma relação interdisciplinar com as disciplinas Matemática e Artes com o objetivo de ampliar a produção do conhecimento. Uma possibilidade seria trabalhar com palitos de fósforos e colagem.
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a) para realizar a próxima etapa solicite aos alunos que peguem um caderno brochurão.
Roteiro de atividades (Parte 3):
1. Podemos afirmar que tudo pode ser representado em tamanho real? Por qual motivo?
2. Utilizando a régua meça a altura e a largura da capa do caderno representada a seguir (figura 3).
Figura 3: Caderno brochurão
Fonte: http://images.jacotei.com.br/grd/1693940.jpg
Acesso em: setembro de 2013
A capa do caderno brochurão, de forma geral, possui 28cm de altura e 20cm de largura, pode ocorrer uma pequena variação, mas para realizar a atividade leve em consideração tais medidas.
Questione os alunos:
1. É possível desenhar a capa do brochurão no seu caderno em tamanho real? Justifique.
2. O que é possível fazer para representar a capa do brochurão em seu caderno?
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos percebam que a capa do brochurão é maior que a folha e que para representá-la é preciso reduzir o tamanho.
3. Utilizando a régua represente a capa do brochurão em tamanho reduzido. O brochurão deverá ser representado nos seguintes tamanhos:
a. 14cm de altura e 10cm de largura
b. 7cm de altura e 5cm de largura
COMENTÁRIO: É interessante trabalhar destacar que a redução não foi feita de qualquer modo, o que foi feito com a primeira medida, foi feita com a segunda: metade, quarta parte, etc. Espera-se que os alunos percebam que nem tudo pode ser representado em tamanho real. Para que sejam representados é necessário reduzir o tamanho. Na redução é possível manter o traçado do desenho, mas em um tamanho diferente, são as primeiras noções de escala.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
WIKIHOW como fazer qualquer coisa
Disponível em: http://pt.wikihow.com/Usar-uma-R%C3%A9gua
Acesso em: setembro de 2013
Alfabetização cartográfica: atividades de ensino para facilitar a aprendizagem no ensino fundamental
Disponível em: http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizacao-cartografica-atividades.html.
Acesso em: setembro de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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