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Alfabetização cartográfica: noções preliminares de escala

 

19/09/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Associar o espaço às possibilidades de representação tendo como ponto de partida o lugar de vivência;
  • Desenvolver a compreensão da existência das formas de representação de objetos e do espaço geográfico;
  • Estabelecer relações de representação de objetos e do espaço de vivência.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de representação cartográfica. Conhecimento matemático: divisão, números decimais, relação entre medidas, uso de instrumentos de medida (régua).

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, assim o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

ATIVIDADE

PRIMEIRO MOMENTO

Roteiro de atividades (Parte 1):

1. Solicite aos alunos que escolham, entre os seus objetos escolares, três que possam ser representados no caderno em tamanho real (Exemplos: cola, tesoura, borracha, lápis, etc). Possibilite que apresentem seus desenhos e que digam o que foi representado.

2. Agora, peça para que observem na sala de aula e escolham três objetos que não podem ser desenhados em seu tamanho real, sendo necessário reduzir para ser representado no caderno (Exemplo: lousa, carteira, mesa do professor, armário, etc).

3. Deixe que apresentem seus desenhos e questione-os:

a. O que você representou?

b. O que foi necessário fazer para conseguir representar o objeto no caderno?

Evidencie que, para representar determinados objetos, é necessário realizar a redução do tamanho real para o ideal para ser representado. Solicite que tragam para a aula seguinte uma régua de 30 cm.

 

SEGUNDO MOMENTO

Professor(a) converse com os alunos sobre o uso da régua que é um dos instrumentos mais comuns de medição. Lembre-os que dependendo da finalidade podemos encontrar réguas de tamanhos e formas variadas.

A régua de uso escolar apresenta uma marca numerada para cada centímetro e entre os centímetros (cm) encontramos as marcas dos milímetros (mm), o que possibilita medir o tamanho dos objetos tendo como ponto de partida a marca zero da régua (figura 1 e 2).

Figura 1: Régua

  regua 20 cm

Disponível em: http://www.grandesideiasbrindes.com.br/v2/d/2208-1/R__gua+20+cm.jpg

Acesso em: setembro de 2013

 

 

Figura 2: Régua como instrumento de medida

  Régua medida livro

Disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/imagens/mecanica/basico/cap04/regua_desvio.gif

Acesso em: setembro de 2013 

 

COMENTÁRIO: Para a realização desta atividade é importante trabalhar de maneira interdisciplinar com a disciplina de Matemática em que é possível abordar com os alunos o significado de metro, centímetro (centésima parte do metro) e milímetro (milésima parte do metro), bem como a relação entre essas medidas, como por exemplo: 1 cm equivale a 10 mm e assim sucessivamente. Como sugestão acesse a aula “Números Decimais na reta numérica: uso da régua como instrumento facilitador da representação” disponível no endereço web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49919

Converse com os alunos sobre as formas geométricas: quadrado e triângulo.

 triangulo                                    

          TRIÂNGULO

 

QUADRADO       

         QUADRADO

 

Roteiro de atividades (Parte 2):

Apresente as figuras aos alunos e questione:

a. O que é um quadrado?

b. O que é um triângulo?

Registre na lousa as diferenças e semelhanças entre as duas figuras.

Em seguida, solicite aos alunos que escrevam sobre as duas figuras.

 

Padrão de resposta esperado: O quadrado é uma figura com quadro lados de mesmo tamanho e cujos cantinhos que não são vizinhos estão à mesma distância e o triângulo é uma figura formada por três pontos que ao serem ligados por traços retos separam a região interna da externa. Professor(a) leve em consideração que dependendo da idade, esses conceitos são intuitivos. Nesse caso, a atividade deve envolver o reconhecimento e não a descrição.

1. No caderno desenhe três quadrados com tamanhos diferentes:

a. 4 cm

b. 2 cm

c. 1 cm

Peça para que coloque as medidas em todos os lados da figura desenhada.

 

COMENTÁRIO: A atividade possibilita retomar as características do quadrado  e o uso da régua. Se possível, estabeleça uma relação interdisciplinar com as disciplinas Matemática e Artes com o objetivo de ampliar a produção do conhecimento. Uma possibilidade seria trabalhar com palitos de fósforos e colagem.

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) para realizar a próxima etapa solicite aos alunos que peguem um caderno brochurão.

 

Roteiro de atividades (Parte 3):

1. Podemos afirmar que tudo pode ser representado em tamanho real? Por qual motivo?

2. Utilizando a régua meça a altura e a largura da capa do caderno representada a seguir (figura 3).

 

Figura 3: Caderno brochurão

 Caderno brochurão  

 

Fonte: http://images.jacotei.com.br/grd/1693940.jpg

Acesso em: setembro de 2013

 

A capa do caderno brochurão, de forma geral, possui 28cm de altura e 20cm de largura, pode ocorrer uma pequena variação, mas para realizar a atividade leve em consideração tais medidas.

 

Questione os alunos:

1. É possível desenhar a capa do brochurão no seu caderno em tamanho real? Justifique.

2. O que é possível fazer para representar a capa do brochurão em seu caderno?

COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos percebam que a capa do brochurão é maior que a folha e que para representá-la é preciso reduzir o tamanho.

3. Utilizando a régua represente a capa do brochurão em tamanho reduzido. O brochurão deverá ser representado nos seguintes tamanhos:

a. 14cm de altura e 10cm de largura

b. 7cm de altura e 5cm de largura

 

COMENTÁRIO: É interessante trabalhar destacar que a redução não foi feita de qualquer modo, o que foi feito com a primeira medida, foi feita com a segunda: metade, quarta parte, etc. Espera-se que os alunos percebam que nem tudo pode ser representado em tamanho real. Para que sejam representados é necessário reduzir o tamanho. Na redução é possível manter o traçado do desenho, mas em um tamanho diferente, são as primeiras noções de escala.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: julho de 2013

 

WIKIHOW como fazer qualquer coisa

Disponível em: http://pt.wikihow.com/Usar-uma-R%C3%A9gua

Acesso em: setembro de 2013

 

Alfabetização cartográfica: atividades de ensino para facilitar a aprendizagem no ensino fundamental

Disponível em:  http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizacao-cartografica-atividades.html.

Acesso em: setembro de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a régua como objeto de medida;
  5. A capacidade de perceber as convenções cartográficas que são definidas com o objetivo de reduzir os objetos do seu tamanho real para o ideal para ser representado.
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