19/09/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio das partes do corpo.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) o trabalho de lateralidade com os alunos nos anos iniciais do processo de escolarização é de grande importância para a formação de conceitos complexos de orientação e localização no espaço geográfico. A lateralidade é a predisposição para o uso de um dos lados do corpo no desenvolvimento de atividades diárias, sendo necessário o entendimento da mesma e as diferenças existentes entre os seres humanos.
Roteiro de atividades (Parte 1):
Inicie a aula conversando com os alunos sobre qual é a mão que utilizam para escrever e em, seguida, que a levantem. Mostre, também, a mão você utiliza na escrita. Como você estará de frente para os alunos poderá ocorrer dúvidas em relação ao lado da mão, para esclarecer vire de costas para que fique na mesma posição que eles e pergunte quem utiliza a mesma mão que você usa para a escrever. Depois, quem escreve com a outra mão.
1. Que mão os alunos utilizam para escrever?
2. No quadro anote os dados:
Mão direita: XX alunos
Mão esquerda: XX alunos
COMENTÁRIO: Explique que a pessoa que escreve com a mão direita é chamadas de destro e a que escreve com a mão esquerda é chamado de canhoto.
3. Utilizando os dados coletados elabore coletivamente um gráfico de colunas, conforme modelo a seguir (figura 1), tendo como referência as duas categorias: direita e esquerda.
Figura 1: Modelo de gráfico de colunas simples
DISPONÍVEL EM: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
ACESSO EM: maio de 2013
4. Agora responda:
COMENTÁRIO: É importante explicar aos alunos que utilizar o critério da mão que escreve para identificar os lados do corpo nem sempre é o mais adequado, pois as pessoas escrevem com mãos diferentes. Sendo assim, é necessário entender as diferenças para saber identificar os lados do corpo.
SEGUNDO MOMENTO
Roteiro de atividades (Parte 2):
1. Organize os alunos em duplas;
2. Peça para fiquem de frente um para o outro e identifiquem a mão direita e a mão esquerda do colega. Utilizando caneta ou outro material escreva na palma da mão a letra D para a mão direita e a letra E para a mão esquerda.
3. Peça para que continuem na mesma posição e que juntos levantem a mão direita, depois à esquerda. Agora, deverão ficar um atrás do outro, como se estivessem em fila. Peça para que levantem a mão esquerda e depois à direita. Questione se perceberam alguma diferença ao mudarem a posição do corpo.
COMENTÁRIO: Caso a escola possua uma sala com espelho e se houver a possibilidade usá-lo, seria interessante, porque a criança veria que sua mão direita (marcada) não teria a mesma posição no espelho.
4. Distribua para cada aluno da dupla uma folha A4;
5. Solicite que façam o contorno das mãos na folha, se tiverem dificuldade peça ajuda ao colega. Utilizando o lápis de cor peça para que pintem o desenho.
Figura 2: Imagem de um desenho da mão esquerda
DISPONÍVEL EM: http://media2.picsearch.com/is?tc6T6d_4nlbxEYtHLsYMzvPEGBdjwXp9o6cLaiTRlt8&height=56
ACESSO EM: setembro de 2013
6. Converse com os alunos sobre o nome que os dedos da mão recebem: 1- polegar, 2-indicador, 3-médio, 4-anular, 5-mínimo, conforme figura 3.
7. Tendo como referência o nome dos dedos peça para que elaborem perguntas para o colega do grupo com a intenção de saber qual dedo está ao lado do outro (Ex.: que dedos estão ao lado do indicador? médio e o polegar).
8. Depois, solicite que façam o mesmo utilizando como referência a localização, quem está à direita ou a esquerda do outro (Ex.: que dedo está à direita do indicador? polegar).
Figura 3: Identificação dos dedos da mão
DISPONÍVEL EM: http://www.portais.ws/portais/fotos/artigos/mao_dedos.jpg
ACESSO EM: setembro de 2013
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Colocar as crianças em roda e selecionar uma para ficar no centro da roda. Solicite que gire, pelo menos duas vezes, e que diga quem está à sua direita ou à sua esquerda. Procure realizar esta atividade com outros alunos.
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a) para realizar a próxima etapa, junto com os alunos, elabore um painel com os desenhos das mãos com o título “Somos iguais, mas apresentamos diferenças”. Esta etapa da proposta de atividades procura aproveitar o momento para evidenciar as diferenças e o respeito às mesmas. Em nossas escolas existem alunos com diferentes histórias de vida e experiências que interferem na maneira como se percebem e, também, como percebem e se relacionam com a sociedade. Sendo assim, faz-se necessário instigar nos alunos a percepção das diferenças que existem nos pequenos detalhes, como na mão. Acredita-se que o desenvolvimento de observações e discussões sobre as diferenças contribuem para o respeito a diversidade.
Roteiro de atividades (Parte 3):
1. Organize o painel que deverá ficar temporariamente em exposição na sala de aula;
2. Convide os alunos a observarem o painel;
3. Elabore uma lista com as semelhanças e as diferenças apresentadas pelos alunos a partir da observação dos desenhos das mãos;
4. Reflita sobre as diferenças e a necessidade de respeito entre os semelhantes. Deixe que os alunos exponham suas ideias e sentimentos em relação às diferenças existentes.
5. Aproveite para aprofundar a questão da lateralidade identificando: de quem é as mãos que estão à esquerda da sua? E as que estão à direita?
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
Categorias do censo e classificação subjetiva de cor no Brasil
Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/vol11_n1_1994/vol11_n1_1994_1artigo_3_17.pdf
Acesso em: setembro de 2013
Alfabetização cartográfica: atividades de ensino para facilitar a aprendizagem no ensino fundamental
Disponível em: http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizacao-cartografica-atividades.html
Acesso em: setembro de 2013
Em dez anos, população que se autodeclara negra aumenta, e numero de branco cai
Acesso em: setembro de 2013
Raça ou etnia?
Disponível em: http://ofensivanegritude.blogspot.com.br/2010/12/raca-ou-etnia.html
Acesso em: setembro de 2013
Identidade, intolerância e as diferenças no espaço escolar: questões para debate
Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm
Acesso em: setembro de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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