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A produção e o uso da legenda na representação cartográfica do caminho percorrido de casa até a escola

 

19/09/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Refletir sobre a paisagem da cidade;
  • Representar a paisagem da cidade tendo como ponto de partida o lugar em que vive;
  • Utilizar a legenda na representação cartográfica;
  • Desenvolver a compreensão da importância da representação do espaço geográfico e a importância do planejamento.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de representação cartográfica.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo. O contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE 

 

PRIMEIRO MOMENTO

Roteiro de atividades (Parte 1):

1. Converse com os alunos sobre o lugar em que vivem;

2. Possibilite que conversem sobre o caminho percorrido de casa até a escola;

3. Peça para elaborarem um texto contando sobre o trajeto percorrido apresentando: o meio de transporte utilizado, as ruas percorridas, o que encontram pelo caminho como os diferentes comércios, viadutos, pontes, parques etc. O texto poderá ser objeto de avaliação;

4. No texto que escreveram sobre o caminho percorrido de casa até a escola deverão sublinhar os diferentes elementos (comércios, viadutos, pontes, parques etc.) que encontram pelo caminho percorrido e elabore uma lista no caderno;

5. No caderno deverão criar um símbolo para cada um dos elementos encontrados.

IMAGEM 1: Símbolos utilizados em legendas

 legenda

DISPONÍVEL EM: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/imagens/fig08b_simbolos.jpg

ACESSO EM: setembro de 2013

 

SEGUNDO MOMENTO

 

Roteiro de atividades (Parte 2):

1. Distribua para cada aluno uma folha A3 ou A4;

2. Solicite aos alunos que desenhem o caminho percorrido de casa até a escola seguindo o texto produzido. Os alunos deverão utilizar símbolos tendo como ponto de partida a casa em que vivem e de chegada, à escola. Deverão representar, também, os diferentes elementos (comércios, viadutos, pontes, parques etc.) encontrados pelo caminho. Deverá ser feito uma legenda para facilitar o entendimento da representação do caminho percorrido: primeiro desenhando os símbolos para identificar os elementos e depois escrevendo o que os símbolos significam.

 IMAGEM 2: Modelo do caminho percorrido

 Modelo do caminho percorrido

DISPONÍVEL EM: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1126/imagens/caminho_casa_escola.jpg

ACESSO EM: setembro de 2013

 

TERCEIRO MOMENTO

 

Professor(a), para a realização da próxima etapa, recolha o mapa do caminho percorrido produzido pelos alunos e os distribua de forma aleatória de maneira que, quem produziu, não fique com o seu próprio mapa.

Roteiro de atividades (Parte 3):

Solicite aos alunos que realizem a atividade no caderno:

1. Identifique no mapa o símbolo utilizado pelo colega para representar o lugar em que vive.

2. Agora, identifique o símbolo utilizado para representar a escola.

3. Que ruas são percorridas pelo colega de casa até a escola?

4. Os símbolos representados no mapa podem ser compreendidos? Por quê?

5. Se o colega não tivesse elaborado a legenda seria possível compreender o mapa? Justifique sua resposta.

6. Qual o símbolo cujo significado foi mais fácil de ser identificado? Por quê?

7. Para você, é importante ter legenda nos mapas? Por qual motivo?

 

Depois elabore, coletivamente, um texto abordando e sistematizando as questões que foram analisadas pelos alunos. 

 

COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos percebam que os símbolos devem ser apresentados nos mapas e identificados na legenda para que seja possível a leitura e o entendimento da representação cartográfica.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: julho de 2013

 

Elementos do mapa

Disponível em: http://www.slideshare.net/paula.tomaz/elementos-do-mapa

Acesso em: setembro de 2013

 

Alfabetização cartográfica: atividades de ensino para facilitar a aprendizagem no ensino fundamental

Disponível em: http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizacao-cartografica-atividades.html

Acesso em: setembro de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de produzir textos que apresente coerência e coesão;
  5. A capacidade de produzir e perceber a importância da leitura cartográfica, em especial, a legenda.
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