19/09/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de representação cartográfica.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo. O contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Roteiro de atividades (Parte 1):
1. Converse com os alunos sobre o lugar em que vivem;
2. Possibilite que conversem sobre o caminho percorrido de casa até a escola;
3. Peça para elaborarem um texto contando sobre o trajeto percorrido apresentando: o meio de transporte utilizado, as ruas percorridas, o que encontram pelo caminho como os diferentes comércios, viadutos, pontes, parques etc. O texto poderá ser objeto de avaliação;
4. No texto que escreveram sobre o caminho percorrido de casa até a escola deverão sublinhar os diferentes elementos (comércios, viadutos, pontes, parques etc.) que encontram pelo caminho percorrido e elabore uma lista no caderno;
5. No caderno deverão criar um símbolo para cada um dos elementos encontrados.
IMAGEM 1: Símbolos utilizados em legendas
DISPONÍVEL EM: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/imagens/fig08b_simbolos.jpg
ACESSO EM: setembro de 2013
SEGUNDO MOMENTO
Roteiro de atividades (Parte 2):
1. Distribua para cada aluno uma folha A3 ou A4;
2. Solicite aos alunos que desenhem o caminho percorrido de casa até a escola seguindo o texto produzido. Os alunos deverão utilizar símbolos tendo como ponto de partida a casa em que vivem e de chegada, à escola. Deverão representar, também, os diferentes elementos (comércios, viadutos, pontes, parques etc.) encontrados pelo caminho. Deverá ser feito uma legenda para facilitar o entendimento da representação do caminho percorrido: primeiro desenhando os símbolos para identificar os elementos e depois escrevendo o que os símbolos significam.
IMAGEM 2: Modelo do caminho percorrido
DISPONÍVEL EM: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1126/imagens/caminho_casa_escola.jpg
ACESSO EM: setembro de 2013
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a), para a realização da próxima etapa, recolha o mapa do caminho percorrido produzido pelos alunos e os distribua de forma aleatória de maneira que, quem produziu, não fique com o seu próprio mapa.
Roteiro de atividades (Parte 3):
Solicite aos alunos que realizem a atividade no caderno:
1. Identifique no mapa o símbolo utilizado pelo colega para representar o lugar em que vive.
2. Agora, identifique o símbolo utilizado para representar a escola.
3. Que ruas são percorridas pelo colega de casa até a escola?
4. Os símbolos representados no mapa podem ser compreendidos? Por quê?
5. Se o colega não tivesse elaborado a legenda seria possível compreender o mapa? Justifique sua resposta.
6. Qual o símbolo cujo significado foi mais fácil de ser identificado? Por quê?
7. Para você, é importante ter legenda nos mapas? Por qual motivo?
Depois elabore, coletivamente, um texto abordando e sistematizando as questões que foram analisadas pelos alunos.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos percebam que os símbolos devem ser apresentados nos mapas e identificados na legenda para que seja possível a leitura e o entendimento da representação cartográfica.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
Elementos do mapa
Disponível em: http://www.slideshare.net/paula.tomaz/elementos-do-mapa
Acesso em: setembro de 2013
Alfabetização cartográfica: atividades de ensino para facilitar a aprendizagem no ensino fundamental
Disponível em: http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizacao-cartografica-atividades.html
Acesso em: setembro de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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