19/09/2013
Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Recursos Materiais
Professor, solicite que os alunos utilizem o computador com acesso à Internet para acessarem o endereço: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/default.php?cod1=0&cod2=&cod3=0&frm=piramide>. Acesso em: 8 set. 2013. Nele é possível gerar a visualização gráfica da pirâmide etária da população de acordo a área de abrangência: nacional, regional, estadual e inclusive, municipal.
Oriente os alunos a exibirem quatro janelas distintas do navegador, conforme e em cada janela, selecione a exibição da pirâmide etária referente ao ano 2000 para o Brasil, a sua região geográfica, seu Estado e o seu município. Para isso, os alunos devem realizar a seleção dessas alternativas nos campos de opções do site, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 1).
Após a exibição das quatro pirâmides, para motivar os alunos a realizarem as atividades sugeridas, suscite o seguinte questionamento:
– Existem diferenças entre as pirâmides etárias geradas ou elas são semelhantes?
– O que você consegue perceber de diferença e de semelhança entre elas?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, a expectativa é que eles relacionem as quatro pirâmides populacionais. As respostas são pessoais e dependem da percepção de cada aluno.
Após completar o processo de visualização das quatro pirâmides, o professor deve instigar os alunos a analisarem características dos gráficos visualizados. Para isso, discuta os alunos a sequência de perguntas a seguir:
– Em qual faixa etária há uma maior concentração da população do seu município?
– A concentração populacional do seu município é diferente ou semelhante à do seu Estado, região geográfica ou no país?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, a expectativa é que eles relacionem as quatro pirâmides populacionais e analisem em qual faixa etária a barra referente à população é maior e as compare entre si. O aluno pode recorrer, ainda, aos números absolutos ou percentuais da população.
Para exemplificar as situações e análises esperadas na presente proposta, usa-se, como modelo, as visualizações gráficas referentes aos dados populacionais da cidade de Uberlândia-MG, localizada no Estado de Minas Gerais, Região Sudeste do Brasil. Assim, as quatro pirâmides etárias de 2000 a serem visualizadas pelos alunos seriam as ilustradas a seguir (Figuras 2, 3, 4 e 5).
Comentário: Considerando os dados do exemplo dado, a maior concentração da população de Uberlândia em 2000 encontrava-se na faixa etária entre 20 e 24 anos. Diferentemente, dos dados estaduais, regionais e nacionais, em que a maior concentração estava na faixa etária entre 15 e 19 anos.
– Segundo o gráfico, em 2000, na sua cidade nasciam mais meninos ou mais meninas?
– Esse fato ocorre também no seu Estado, região e país ou é diferente?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, a expectativa é que eles relacionem as quatro pirâmides populacionais e expressem suas opiniões e considerações. No caso do exemplo aqui exposto, nascem mais homens do que mulheres, assim como em Minas Gerais, no Sudeste e é uma ocorrência nacional.
– Em 2000, a partir de que faixa etária o número de mulheres se torna maior do que o de homens?
– Esse fato ocorre também no seu Estado, região e país ou é diferente?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, a expectativa é que eles relacionem as quatro pirâmides populacionais e expressem suas opiniões e considerações. No caso do exemplo aqui exposto, a inversão na relação do sexo masculino com o sexo feminino na cidade de Uberlândia ocorre na faixa etária entre 20 e 24 anos, assim como nos dados nacionais, enquanto que os dados estaduais apontavam que esse fato ocorria apenas na faixa etária entre 30 e 34 anos e os dados da Região Sudeste, na faixa etária entre 25 a 29 anos.
Professor, outros questionamentos podem ser realizados considerando os gráficos e as características regionais em que a presente proposta de aula for aplicada. As questões indicadas são apenas exemplos de abordagens para análise e motivação dos alunos a explorarem os dados. O intuito é que os próprios alunos analisem as informações expressas nos gráficos e as utilizem para o levantamento de hipóteses e argumentações na caracterização da população local, estadual, regional e nacional, comparando os dados entre si.
Recomenda-se que o professor explore a análise das pirâmides etárias referentes aos dados do ano de 2010, assim como a realizada com os de 2000. Para isso, o professor pode solicitar que os alunos exibam mais quatro janelas para visualização dos gráficos com os dados de 2010. Recomenda-se, ainda, que o professor motive os alunos a analisarem os dados locais, estaduais, regionais e nacionais considerando os dois anos disponibilizados no site.
Comentário: Para a exploração comparativa dos dados da pirâmide populacional de 2000 e de 2010, é importante que o professor realize questionamentos considerando os gráficos gerados e as características regionais de cada local. Ressalta-se ainda que no endereço do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é possível a geração gráfica de outros dados populacionais, tais como: população rural x urbana, densidade demográfica, densidade rural x urbana, entre outras.
Como atividade final, solicite aos alunos que analisem gráficos entre municípios, estados ou regiões e que, posteriormente, elaborem um texto dissertativo abordando as semelhanças e as diferenças observadas por meio das pirâmides etárias geradas.
ENRIQUEÇA SUA AULA
Acredita-se que a presente proposta possa ser mais bem explorada se for trabalhada de forma interdisciplinar com professores de Geografia e de História, abordando questões como fatores históricos e geográficos que podem influenciam na caracterização demográfica da população, inclusive, relacionadas à questões de saúde, desenvolvimento econômico e industrial, aumento da expectativa de vida e/ou processo histórico do município.
Solicite que os alunos formem grupos, que podem ser de 5 a 10 integrantes e realizem um levantamento populacional da sua rua, bairro, local de trabalho, ou outro local e, em sala de aula, os grupos devem organizar os dados em um quadro ou tabela segundo as faixas etárias observadas. Ou solicite que os grupos gerem uma pirâmide etária usando o software Excel. Como suporte, o professor pode exibir o vídeo disponibilizado no link a seguir: <http://www.youtube.com/watch?v=XIKadfd55wQ>. Acesso em: 8 set. 2013. Excel 2010 - Como fazer uma pirâmide etária em Excel. Este vídeo mostra como fazer uma pirâmide etária usando o programa Excel do Windows da Microsoft. Se preferir, o professor pode indicar, ainda, o endereço:<http://usuariosdoexcel.wordpress.com/2011/07/09/construindo-um-grafico-de-piramide-etaria/>. Acesso em: 8 set. 2013. Nesse site há um tutorial que descreve os procedimentos de criação de uma pirâmide etária usando o programa Excel do Windows da Microsoft.
Referências
VAMOS CONTAR. Pirâmide etária. Disponível em: <http://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/ensino-fundamental-6-ao-9>. Acesso em: 8 set. 2013.
MASUMECI, Leonarda. Matemática, primeira série, ensino médio: fichas de matemática e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Coleção completa, v.8).
Recomenta-se, ainda, como leitura complementar, o texto “COMO INTERPRETAR PIRÂMIDES ETÁRIAS”. Trata-se de uma sequência didática preparada pela consultora Iara Castellani, psicopedagoga com especialização no ensino de Geografia, disponível no site da revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/como-interpretar-piramides-etarias-611928.shtml>. Acesso em: 8 set. 2013.
Como material de apoio e como possibilidade comparativa de análise com pirâmides etárias de outros países, indica-se o endereço: <http://www.geoescola.org/index.php?option=com_rsgallery2&gid=32>. Acesso em: 8 set. 2013. Nesse site, há a exibição de pirâmides populacionais de países de diferentes continentes.
Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.
O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a elaboração textual dos alunos ou a geração do gráfico usando o programa Excel. Sugere-se, nesse caso, que ambas as produções sejam socializadas com a turma.
É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.
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