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Material dourado: descobrindo caminhos

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o material dourado;

·         Desenvolver experiências concretas para conduzir abstrações mais complexas;

·         Realizar operações matemáticas;

·         Compreender o sistema de numeração decimal;

·         Desenvolver raciocínio lógico-matemático;

·         Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;

·         Registrar as atividades realizadas;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

 

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 12 de set. 2013.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de set. 2013. 

 

A partir do trabalho com o material dourado, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo “Números e operações”.

 

direitos 1

mat 2

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012.  p. 28.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, converse com os alunos sobre a relação de números e quantidades, bem como sobre o agrupamento das quantidades de dez em dez. Leve os alunos ao Laboratório de Matemática e apresente o material dourado. Disponibilize pelo menos um material para cada grupo, a fim de que os alunos possam livremente manusear, explorar, manipular, brincar e conhecer melhor essa ferramenta, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas.

 

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Fonte: Sítio: “Casa da matemática". Disponível em: <http://casadamatematica.blogspot.com/2008/08/material-dourado.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:


“Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!”
“E a placa é formada por 10 barras!”
“Veja, o cubo é formado por 10 placas!”

 

Logo após, levante alguns questionamentos:

 

1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?

2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?

3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?

4) Quantas placas eu preciso para formar um cubo?   

 

Em seguida, peça aos alunos para montarem alguma figura com o material dourado e representarem essa figura através de um desenho no caderno quadriculado.

 

desenhomaterial      malha

Fonte: Imagens da própria autora.

 

Quando os alunos terminarem essa atividade, apresente algumas perguntas sobre a figura para os alunos resolverem individualmente.

 

1-  Qual figura você montou? ______________________

2 – Quais peças você utilizou para fazer a montagem da figura?_________________________

3 – Quantos cubinhos você gastou?_____________________________

4 - Você gastou mais ou menos de uma dezena de cubinhos? __________________

5 – Quanta barrinhas você precisou? _____________________

6 - Se você fosse substituir os cubinhos da sua figura por barrinhas, quantas seriam necessárias? __________________________  

 

Professor nesse momento é fundamental que você circule na sala de aula auxiliando os alunos.

 

Variação:

Professor, se optar faça comandos para os alunos montarem as peças. Veja um exemplo:

 

·         VAMOS FAZER UM TREM?

 

Objetivo: compreender que o sucessor é o que tem "1 a mais" na sequência numérica.

O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras.

 

trem

Fonte: Sítio: “Educar – USP”. Disponível em:<http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

 

Esta atividade leva à formação da ideia de sucessor. Fica claro para o aluno o "mais um", na sequência dos números. Ela contribui também para a melhor compreensão do valor posicional dos algarismos na escrita dos números.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, nesse momento, realize jogos que confirmem as hipóteses de trocas dos alunos. Para tanto, sugerimos o jogo “Nunca dez” disponibilizado no Portal do Professor. Esse jogo, também pode ser denominado de “Troca Peças”.

O objetivo do jogo das trocas é a compreensão dos agrupamentos de dez em dez (dez unidades formam uma dezena, dez dezenas formam uma centena, etc.), característicos do sistema decimal.

A compreensão dos agrupamentos na base 10 é muito importante para o real entendimento das operações fundamentais.

 

Jogo do nunca dez com material dourado

 

Modo de jogar:

 

- O grupo decide quem inicia o jogo.

- Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade

de cubinhos ou quadradinhos conforme a quantidade que saiu no dado.

- Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos,

deve trocá-los por uma barra ou tira.

- Quando o jogador conseguir dez tiras, deve trocá-las por uma placa.

- Vence o jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de

placas, antecipadamente, combinado.

- Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar.

Nesta variação ganha o jogador que tiver obtido maior número de barras

ou tiras e cubinhos ou quadradinhos.

 

Fonte: Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014236.pdf>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

 

 

 

dezzz

Fonte: Sítio: "CEB". Disponível em:<http://www.ceb.g12.br/CEB-2007/home/2007/nunca_dez_002.htm>. Acesso em: 18 de set. 2013.

 

Professor, disponibilize uma tabela para os alunos preencherem os pontos de cada integrante do grupo.

 

tabela

Fonte: Imagem da própria autora.

 

A partir da tabela, questione os alunos:

 

- Quem conseguiu a peça de maior valor?
- E de menor valor?
- Quantas barras Yasmin têm a mais que Lara?

 

Olhando a tabela à procura do vencedor, o aluno compara os números e percebe o valor posicional de cada algarismo.

Por exemplo: na posição das unidades, o número 3 vale 3, na posição das dezenas, o número 3 vale 30; na posição das centenas vale 300.

 

VARIAÇÕES:

1)    Outra possibilidade de jogar seria, além do material dourado, disponibilizar aos grupos, fichas com os numerais. Dessa forma, assim que o aluno fizer as trocas com o material dourado ele deve pegar o número correspondente à quantidade formada.

 

numero 1

Fonte: Sítio disponível em:<http://www.slideshare.net/AnaLopesdeSouza/brincando-com-jogos>. Acesso em: 18 de set. 2013.

 

2)    Outra sugestão seria fazer as trocas, relacionando/trabalhando o sistema monetário. Dessa maneira, o aluno “compra” notas ou moedas de R$1,00 correspondente ao número sorteado.

 

·         Sempre que o aluno completar dez notas ou moedas de R$1,00, troca por uma nota de R$10,00.

·         O aluno que completar dez notas de R$10,00, troca por uma nota de R$100,00.

·         Vence o jogo quem obtiver o maior  valor em  dinheiro.

 

 

3)  Professor, os alunos poderão realizar o jogo “Nunca 10, Virtual”. Para tanto, leve-os ao Laboratório de Informática ou solicite que utilizem o laptop Classmate e acessem a internet no programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet),

o sítio a seguir:<http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=Nunca10>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Os alunos deverão digitar seu nome e clicar no botão iniciar

nunca dez

 

 

Em seguida, deverá clicar sobre o dado e aguardar o sorteio.

nunca dez 2

 

A seguir, deverá realizar a operação de quanto possuía, mais a quantidade sorteada. De acordo com o exemplo abaixo foi sorteado o número 3 no começo do jogo, por isso há o número 0 (quantidade que já possuía). Realizado o cálculo, clique no botão conferir e depois no botão próximo.

 

calculo

 

Logo após, o aluno deverá colocar no espaço reservado a quantidade de peças do material dourado que representa o número correspondente, no caso 3.

 

ultima

 

O jogo prossegue da mesma maneira, o aluno clica no dado, sorteia um número, faz o cálculo de quanto possui mais o número sorteado e em seguida representa esse número com o material dourado.

 

Fonte das imagens: Sítio: “Educação dinâmica. Jogo educacional”. Disponível em: <http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=Nunca10>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para que os alunos relacionem os grupos de peças do material dourado ao seu valor numérico, sugerimos a seguinte atividade. Organize a turma em grupos e disponibilize várias fichas/cartões com números. Solicite que um aluno de cada grupo desvire uma ficha/cartão. O objetivo é mostrar as peças correspondentes ao número, utilizando a menor quantidade delas.

 

Se virar o número 20, os alunos devem mostrar 2 barrinhas e não 20 cubinhos.

 

vinte

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Variações:

 

1 - Professor, se preferir, dite o número e os alunos mostrarão as peças.

2 - Mostre as peças, uma de cada vez, e os alunos escrevem a quantidade correspondente.

 

Depois de realizadas algumas jogadas dependendo do interesse dos alunos é hora de registrar a atividade no caderno de Matemática da seguinte forma:

 

ultima

Fonte: Imagem da própria autora.

 

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

atividedes

Professor, proponha algumas atividades para reforçar a aprendizagem sobre a relação das peças do material dourado ao valor numérico. Veja algumas sugestões:

 

ATIVIDADES DE REGISTRO NO CADERNO

 

ati 1  ati 2

 

ati 3   ati 4

Fonte das imagens: Sítio: “Blog varal de atividades sobre o material dourado”. Disponível em:<http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2010/09/material-dourado.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.

Recursos Complementares

Sítio: “Blog Amigas da Edu. História sobre o material dourado ( A descoberta de Agnaldo)”. Disponível em: <http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2013/02/brincando-com-material-dourado.html>. Acesso em: 12 de set. 2013

Sítio: “Só Matemática”. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p3.php>. Acesso em: 12 de set. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação e usos do material dourado que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre as peças do material dourado, às trocas realizadas que caracterizam o sistema de numeração decimal, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Joenneyres Raio, Escola Municipal de Educação Básica Senhora Santana , Alagoas - disse:
    rd-raio@hotmail.com

    09/06/2015

    Cinco estrelas

    Excelente, bom trabalho, bem criativo e dinâmico, facilitando com isso, a aprendizagem.


  • LIGIA , E,E,José Marun Atalla , São Paulo - disse:
    liarc-cunha@hotmail.com

    26/02/2015

    Cinco estrelas

    jogos muito excelentes ,Obrigada


  • Rosane Queiroga Eliotério, Escola Municipal Quilombo dos Palmares , Minas Gerais - disse:
    rq31@ig.com.br

    10/02/2015

    Cinco estrelas

    Era tudo o que eu precisava. É necessário trabalhar o concreto nesse nível educacional. E a manipulação e o registro são etapas fundamentais para a criança relacionar, concluir, fazer inferências e chegar à conclusões.


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