19/09/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Com esta aula o aluno poderá:
Elementos que compõem o mapa. Organização Política do Brasil. Divisão do Brasil segundo do IBGE.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo. O contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Roteiro de atividades (Parte 1):
1. Inicie a aula apresentando a música “Notícias do Brasil (os pássaros trazem)” de Milton Nascimento e Fernando Brant no link http://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/noticias-do-brasil-os-passaros-trazem.html#ixzz2ecoptmwP
2. Após ouvir a música entregue para os alunos a letra:
Notícias do Brasil (os pássaros trazem)
Milton Nascimento e Fernando Brant
Uma notícia está chegando lá do Maranhão
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão
Veio no vento que soprava lá no litoral
De Fortaleza, de Recife e de Natal
A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus,
João Pessoa, Teresina e Aracaju
E lá do norte foi descendo pro Brasil central
Chegou em Minas, já bateu bem lá no sul
Aqui vive um povo que merece mais respeito
Sabe, belo é o povo como é belo todo amor
Aqui vive um povo que é mar e que é rio
E seu destino é um dia se juntar
O canto mais belo será sempre mais sincero
Sabe, tudo quanto é belo será sempre de espantar
Aqui vive um povo que cultiva a qualidade
Ser mais sábio que quem o quer governar
A novidade é que o Brasil não é só litoral
É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul
Tem gente boa espalhada por esse Brasil
Que vai fazer desse lugar um bom país
Uma notícia está chegando lá do interior
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão
Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil
Não vai fazer desse lugar um bom país
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/noticias-do-brasil-os-passaros-trazem.html#ixzz2ecoptmwP
Acesso em: setembro de 2013
SEGUNDO MOMENTO
Roteiro de atividades (Parte 2):
Após a leitura da canção realize as atividades propostas no caderno:
1. A letra da música cita o nome de alguns estados brasileiros. Com a ajuda do Mapa Político do Brasil (figura 1), identifique-os e registre no caderno seus nomes.
2. Localize o nome das cidades citadas na letra da canção. O que essas cidades têm em comum?
3. A música fala do vento do litoral. O que é litoral?
4. O Brasil possui um extenso litoral. No mapa, procure o nome do oceano que banha o litoral brasileiro.
5. A canção diz que “Aqui vive um povo que é Mar e que é Rio”. Com relação à extensão territorial do Brasil, o que os compositores quiseram dizer?
Figura 1: Mapa Político do Brasil
Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg
Acesso em: setembro de 2013
COMENTÁRIO: Antes de iniciar as atividades trabalhe coletivamente a leitura do mapa Político do Brasil. Ajude os alunos a encontrarem e a compreenderem os elementos básicos que possibilitem a leitura das representações cartográficas como: o título, a legenda, a escala, a rosa dos ventos e a fonte. A leitura correta de mapas e de outras representações cartográficas pelos alunos é um processo de alfabetização cartográfica.
TERCEIRO MOMENTO
Roteiro de atividades (Parte 3):
Entregue para os alunos um mapa mudo Político do Brasil (figura 2) e realize as atividades propostas:
Figura 2: Mapa mudo do Brasil
Disponível em: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg
Acesso em: setembro de 2013
1. Tendo como referência a letra da canção escreva no mapa mudo do Brasil o nome:
2. Quantos estados o Brasil possui? E quantos foram identificados no mapa do Brasil?
3. Em quantas regiões o Brasil está dividido, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? Quais são elas?
4. Por que os estados são agrupados em regiões?
5. Em quais regiões, segundo o IBGE, se encontram os estados citados na canção?
6. O estado em que você vive localiza-se em que região do Brasil?
Após a realização das atividades realize a correção coletiva de maneira que os alunos possam refletir sobre a organização politica do Brasil.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
Alfabetização cartográfica: atividades de ensino para facilitar a aprendizagem no ensino fundamental
Disponível em: http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizacao-cartografica-atividades.html
Acesso em: setembro de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2015
Cinco estrelasAchei genial, pena que não sei cantar esta música.