19/09/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Trabalho |
O aluno será introduzido às principais teorias sobre o surgimento do homem, seu período nômade e sedentário. Haverá espaço tanto para a teoria evolucionista quanto para a criacionista.
Os alunos deverão ter noções básicas sobre a teoria evolucionista. Se preferir, o professor poderá convidar o responsável pelas aulas de Biologia para darem a disciplina em conjunto.
INTRODUÇÃO
Tradicionalmente, o surgimento do homem vem sendo visto de duas formas: evolucionista e criacionista. A evolucionista defende o surgimento do ser humano através de sucessões de evoluções de espécie. Já a criacionista defende o surgimento do homem através de forças transcendentais, sendo criado por um Deus ou por vários deles. Esta teoria não tem qualquer base científica, somente embasa-se em escritos considerados sagrados por cada uma das religiões.
O evolucionismo, contudo, não se opõe à religiosidade. Muitas crenças e religiões já adotam o evolucionismo como melhor explicação para o surgimento do homem.
A presente aula abrirá espaço para os dois modelos; no entanto, focará no modelo evolucionista. Este foco se dá simplesmente pelo fato de que este modelo é preferido pelos meios científicos e, em momento algum, a presente aula pretende desmerecer o segundo modelo.
Dentro da linha evolutiva, daremos ênfase às últimas fases humanas da evolução. O foco será dar entendimento à formação das sociedades humanas, às migrações e à formação cultural dos mesmos. Entendendo o estudo da evolução humana como um tópico da biologia, se os professores pretenderem, poderão ampliar a aula.
A proposta final da aula será produzir uma apresentação, por meio de cartazes, do conteúdo trabalhado. Os cartazes deverão ser exibidos nos corredores da escola, como forma de difundir o conteúdo produzido pelos próprios alunos.
1ª. AULA
Como forma de apresentar a teoria evolucionista, o professor deverá exibir a linha evolutiva, com as características de cada gênero/espécie. Esta aula não pretende trabalhar com todas as espécies já identificadas, já que são em grande quantidade e, sendo assim, a preferência é que o professor de Biologia as trate com melhor detalhe. As espécies escolhidas são as de maior conhecimento geral, bem como aquelas que representam grandes mudanças físicas e psicológicas.
Fonte: http://primatas.no.sapo.pt/homem.htm
Australopitecus
Considerado o elo perdido do ser humano, o Australopitecus não pertence à mesma espécie dos nossos ancestrais, mas sim do mesmo gênero.
Acredita-se que os Australopitecus surgiram na África e se espalharam rapidamente pelo continente. Por viverem principalmente de coleta, os Australopitecus migravam de acordo com a oferta de alimentos. Sabe-se que eles usavam instrumentos, principalmente, para a colheita dos alimentos, mas é pouco provável que os mesmos produziam as próprias ferramentas.
Com um crânio pouco desenvolvido, estes símios bípedes não controlavam o fogo e, segundo especialistas, são similarmente desenvolvidos aos símios contemporâneos.
Representação do Australopitecus. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A.afarensis.jpg
Homo habilis
(2,2 milhões a 1,6 milhão de anos atrás)
Primeira espécie do gênero Homo, o Homo habilis foi a primeira espécie de hominídios a conseguir produzir as próprias ferramentas, com osso, madeira e pedras. Seus instrumentos de pedra, no entanto, não eram produzidos de forma complexa, pois usavam lascas das rochas para fabricá-los. O polimento e as melhorias nas pedras só ocorreram nas outras espécies.
Apesar de ser considerado do gênero Homo, o Homo habilis não era muito diferente do Australopitecus. Mantinha, inclusive, a mesma forma de alimentação: a coleta.
Representação do Homo habilis. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Homo_habilis.JPG
Homo erectus
(2.000.000 anos a 400.000 anos atrás)
Com a massa cefálica 50% maior que a do Homo habilis, o Homo erectus representa um pulo no desenvolvimento dos hominídios.
A maior capacidade cerebral permitiu a esta espécie modelar suas ferramentas, trabalhá-las de modo a fazê-las mais adaptadas às suas necessidades. Entre essas ferramentas, encontram-se os machados de mão, por exemplo.
O Homo erectus é, ainda, a primeira espécie a controlar o fogo, o que permitiu sua migração para climas mais frios, bem como possibilitou a vivência noturna, dando a oportunidade para que, em volta de uma fogueira, concentrassem hominídios em busca de calor e luz e, assim, iniciassem um novo comportamento: o de sociabilização.
Acredita-se, ainda, que o Homo erectus foi a primeira espécie hominídea a começar a caçar.
Fonte: http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev2b.htm
Homo sapiens
(400.000 anos atrás até hoje)
Com a caixa craniana maior que a do Homo erectus, vemos nesta espécie o desenvolvimento completo da língua, de uma sociedade mais complexa e de produções culturais.
A produção das ferramentas torna-se ainda mais complexa e difusa.
No final da aula, o professor deverá dividir os alunos em pequenos grupos, para que trabalhem várias das características da Pré-História. Na segunda aula, será dada a proposição dos grupos a serem formados.
2ª. AULA
Nesta segunda aula, o professor deverá destinar seu tempo para que os alunos pesquisem em livros, enciclopédias e na Internet. Abaixo segue a lista de alguns grupos, mas o professor poderá adicionar, remover ou modificar esses grupos, de acordo com a própria necessidade e realidade.
Se for possível, o professor deverá selecionar os livros e as enciclopédias em que os alunos pesquisarão, já que estes deverão estar na Sala de Informática, para uso da Internet.
Grupos:
- “Migrações”: o grupo deverá, de forma sucinta, apresentar a migração dos Homo sapiens, bem como datar a chegada deles em cada continente;
- “Paleolítico”: o grupo deverá definir, de forma sucinta, o que é “paleolítico”;
- “Mesolítico”: o grupo deverá definir, de forma sucinta, o que é “mesolítico”;
- “Neolítico”: o grupo deverá definir, de forma sucinta, o que é “neolítico”;
- “Agricultura”: o grupo deverá analisar o surgimento da agricultura, ressaltando a importância dela para o desenvolvimento das sociedades pré-históricas;
- “Arte/Cerâmica”: o grupo deverá analisar o surgimento da cerâmica, ressaltando a importância dela para o desenvolvimento das artes nas sociedades pré-históricas;
- “Surgimento do Ferro”: o grupo deverá analisar o surgimento do ferro, ressaltando a importância dele para o desenvolvimento de uma nova etapa nas sociedades humanas.
- “Criacionismo”: este grupo deverá apresentar a teoria criacionista e o que defendem.
Sites sugeridos para pesquisa:
http://historiageralcomgd.blogspot.com.br/2009/07/pre-historia-na-america.html
http://meuartigo.brasilescola.com/historia-geral/pre-historia.htm
http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-13160,00.html
http://www.slideshare.net/pauloalx/prhistria-6977158
http://www.infopedia.pt/$as-migracoes-humanas-no-paleolitico
http://www.infoescola.com/historia/pre-historia/
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/paleolitico.htm
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/mesolitico.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/neolitico.htm
http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev2b.htm
http://primatas.no.sapo.pt/homem.htm
3ª. AULA
A aula 3 será utilizada para a apresentação dos trabalhos produzidos na aula anterior. Após a apresentação, seria interessante que o professor disponibilizasse um tempo para discussão entre a turma.
Após as apresentações, os alunos deverão exibir estes cartazes pela escola, em um local apropriado ou onde acharem melhor.
Sites:
http://www.infoescola.com/historia/pre-historia/
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/paleolitico.htm
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/mesolitico.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/neolitico.htm
O aluno deverá ser avaliado no processo da pesquisa (seu interesse, sua relação com os membros do grupo e seu espírito crítico). O aluno deverá ser avaliado, ainda, na apresentação de sua pesquisa.
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