Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pré-História: Surgimento do Homem, Nomadismo e Sedentarismo

 

19/09/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 O aluno será introduzido às principais teorias sobre o surgimento do homem, seu período nômade e sedentário. Haverá espaço tanto para a teoria evolucionista quanto para a criacionista.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Os alunos deverão ter noções básicas sobre a teoria evolucionista. Se preferir, o professor poderá convidar o responsável pelas aulas de Biologia para darem a disciplina em conjunto.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

Tradicionalmente, o surgimento do homem vem sendo visto de duas formas: evolucionista e criacionista. A evolucionista defende o surgimento do ser humano através de sucessões de evoluções de espécie. Já a criacionista defende o surgimento do homem através de forças transcendentais, sendo criado por um Deus ou por vários deles. Esta teoria não tem qualquer base científica, somente embasa-se em escritos considerados sagrados por cada uma das religiões.

O evolucionismo, contudo, não se opõe à religiosidade. Muitas crenças e religiões já adotam o evolucionismo como melhor explicação para o surgimento do homem.

A presente aula abrirá espaço para os dois modelos; no entanto, focará no modelo evolucionista. Este foco se dá simplesmente pelo fato de que este modelo é preferido pelos meios científicos e, em momento algum, a presente aula pretende desmerecer o segundo modelo.

Dentro da linha evolutiva, daremos ênfase às últimas fases humanas da evolução. O foco será dar entendimento à formação das sociedades humanas, às migrações e à formação cultural dos mesmos. Entendendo o estudo da evolução humana como um tópico da biologia, se os professores pretenderem, poderão ampliar a aula.

A proposta final da aula será produzir uma apresentação, por meio de cartazes, do conteúdo trabalhado. Os cartazes deverão ser exibidos nos corredores da escola, como forma de difundir o conteúdo produzido pelos próprios alunos.

 

1ª. AULA

 

Como forma de apresentar a teoria evolucionista, o professor deverá exibir a linha evolutiva, com as características de cada gênero/espécie. Esta aula não pretende trabalhar com todas as espécies já identificadas, já que são em grande quantidade e, sendo assim, a preferência é que o professor de Biologia as trate com melhor detalhe. As espécies escolhidas são as de maior conhecimento geral, bem como aquelas que representam grandes mudanças físicas e psicológicas.

 

evolução

Fonte: http://primatas.no.sapo.pt/homem.htm

 

Australopitecus

 

Considerado o elo perdido do ser humano, o Australopitecus não pertence à mesma espécie dos nossos ancestrais, mas sim do mesmo gênero.

Acredita-se que os Australopitecus surgiram na África e se espalharam rapidamente pelo continente. Por viverem principalmente de coleta, os Australopitecus migravam de acordo com a oferta de alimentos. Sabe-se que eles usavam instrumentos, principalmente, para a colheita dos alimentos, mas é pouco provável que os mesmos produziam as próprias ferramentas.

Com um crânio pouco desenvolvido, estes símios bípedes não controlavam o fogo e, segundo especialistas, são similarmente desenvolvidos aos símios contemporâneos.

 

australopitecos

Representação do Australopitecus. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A.afarensis.jpg

 

Homo habilis

(2,2 milhões a 1,6 milhão de anos atrás)

 

Primeira espécie do gênero Homo, o Homo habilis foi a primeira espécie de hominídios a conseguir produzir as próprias ferramentas, com osso, madeira e pedras. Seus instrumentos de pedra, no entanto, não eram produzidos de forma complexa, pois usavam lascas das rochas para fabricá-los. O polimento e as melhorias nas pedras só ocorreram nas outras espécies.

Apesar de ser considerado do gênero Homo, o Homo habilis não era muito diferente do Australopitecus. Mantinha, inclusive, a mesma forma de alimentação: a coleta.

 

Homo Habilis

Representação do Homo habilis. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Homo_habilis.JPG

 

Homo erectus

(2.000.000 anos a 400.000 anos atrás)

 

Com a massa cefálica 50% maior que a do Homo habilis, o Homo erectus representa um pulo no desenvolvimento dos hominídios.

A maior capacidade cerebral permitiu a esta espécie modelar suas ferramentas, trabalhá-las de modo a fazê-las mais adaptadas às suas necessidades. Entre essas ferramentas, encontram-se os machados de mão, por exemplo.

O Homo erectus é, ainda, a primeira espécie a controlar o fogo, o que permitiu sua migração para climas mais frios, bem como possibilitou a vivência noturna, dando a oportunidade para que, em volta de uma fogueira, concentrassem hominídios em busca de calor e luz e, assim, iniciassem um novo comportamento: o de sociabilização.

Acredita-se, ainda, que o Homo erectus foi a primeira espécie hominídea a começar a caçar.

 

Homo Erectus

Fonte: http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev2b.htm

 

Homo sapiens

(400.000 anos atrás até hoje)

 

Com a caixa craniana maior que a do Homo erectus, vemos nesta espécie o desenvolvimento completo da língua, de uma sociedade mais complexa e de produções culturais.

A produção das ferramentas torna-se ainda mais complexa e difusa.

No final da aula, o professor deverá dividir os alunos em pequenos grupos, para que trabalhem várias das características da Pré-História. Na segunda aula, será dada a proposição dos grupos a serem formados.

 

2ª. AULA

 

Nesta segunda aula, o professor deverá destinar seu tempo para que os alunos pesquisem em livros, enciclopédias e na Internet. Abaixo segue a lista de alguns grupos, mas o professor poderá adicionar, remover ou modificar esses grupos, de acordo com a própria necessidade e realidade.

Se for possível, o professor deverá selecionar os livros e as enciclopédias em que os alunos pesquisarão, já que estes deverão estar na Sala de Informática, para uso da Internet.

 

Grupos:

- “Migrações”: o grupo deverá, de forma sucinta, apresentar a migração dos Homo sapiens, bem como datar a chegada deles em cada continente;

- “Paleolítico”: o grupo deverá definir, de forma sucinta, o que é “paleolítico”;

- “Mesolítico”: o grupo deverá definir, de forma sucinta, o que é “mesolítico”;

- “Neolítico”: o grupo deverá definir, de forma sucinta, o que é “neolítico”;

- “Agricultura”: o grupo deverá analisar o surgimento da agricultura, ressaltando a importância dela para o desenvolvimento das sociedades pré-históricas;

- “Arte/Cerâmica”: o grupo deverá analisar o surgimento da cerâmica, ressaltando a importância dela para o desenvolvimento das artes nas sociedades pré-históricas;

- “Surgimento do Ferro”: o grupo deverá analisar o surgimento do ferro, ressaltando a importância dele para o desenvolvimento de uma nova etapa nas sociedades humanas.

- “Criacionismo”: este grupo deverá apresentar a teoria criacionista e o que defendem.

 

Sites sugeridos para pesquisa:

http://historiageralcomgd.blogspot.com.br/2009/07/pre-historia-na-america.html

http://meuartigo.brasilescola.com/historia-geral/pre-historia.htm

http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-13160,00.html

http://www.slideshare.net/pauloalx/prhistria-6977158

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG85319-7946-209,00-COMO+O+HOMO+SAPIENS+SE+ESPALHOU+PARA+FORA+DA+AFRICA.html

http://www.infopedia.pt/$as-migracoes-humanas-no-paleolitico

http://www.infoescola.com/historia/pre-historia/

http://www.suapesquisa.com/prehistoria/

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/paleolitico.htm

http://www.suapesquisa.com/prehistoria/mesolitico.htm

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/neolitico.htm

http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev2b.htm

http://primatas.no.sapo.pt/homem.htm

 

3ª. AULA

 

A aula 3 será utilizada para a apresentação dos trabalhos produzidos na aula anterior. Após a apresentação, seria interessante que o professor disponibilizasse um tempo para discussão entre a turma.

Após as apresentações, os alunos deverão exibir estes cartazes pela escola, em um local apropriado ou onde acharem melhor.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno deverá ser avaliado no processo da pesquisa (seu interesse, sua relação com os membros do grupo e seu espírito crítico). O aluno deverá ser avaliado, ainda, na apresentação de sua pesquisa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.