Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Futebol e os Povos Antigos

 

16/09/2009

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer jogos praticados por povos antigos da China, do Japão, da Grécia, da Idade Média e da Europa que se assemelham à prática do Futebol. Compreender que o futebol é uma prática sócio-cultural, construída historicamente por diferentes sujeitos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O Futebol na História dos Povos Antigos

Recursos: Internet

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e solicitará que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) o tema: A História do Futebol. Peça para que registrem. Neste momento, auxilie os grupos. Em seguida, reuna os(as) alunos(as) e faça uma roda de debate sobre o tema pesquisado. Pergunte o que encontraram a respeito do futebol. Professor(a), faz-se relevante destacar para os(as) alunos(as) que os jogos praticados tinham relação com o contexto da época e com a cultura de cada povo. Tome cuidado para não generalizar, afirmando que tal prática é ou não o futebol.

Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://www.suapesquisa.com/futebol/

http://blog.soccerlogos.com.br/

http://www.museudofutebol.org.br/


Atividade 2: Praticando Jogos Antigos

Jogo 1: O Ranca (Idade Média).

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Descrição: Na quadra, o professor(a) pedirá para que os(as) alunos(as) ocupem diferentes espaços. Em seguida, soltará a bola na quadra e cada aluno tentará ficar com a mesma nos pés o máximo de tempo possível.
Regras: Caso tenha na quadra, o(a) aluno(a) poderá usar a parede para favorecer a posse de bola. O Ranca era praticado nas ruas das cidades medievais e era permitido ações como: pontapés, empurrões, rasteiras e agressões no intuito de eliminar o adversário. A partir desses fatos o(a) professor(a) e os(as) alunos(as) poderão estabelecer novas regras para o jogo.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: O jogo pode ser realizado em qualquer espaço. É interessante quando praticado em algum lugar que tenha obstáculos, para que os mesmos sejam utilizados para auxiliar nas jogados individuais.

Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores montar duplas e de mãos dadas formam um “único jogador”.

Quanto ao Material: O professor poderá colocar mais bolas no jogo. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas).

Jogo 2: Episkiros (Grécia e Roma Antiga)

Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Na quadra o(a) professor(a) demarcará o espaço de um retângulo, o maior possível. Faça com uma linha dividindo o meio. Logo depois, solicitará aos alunos que formem duas equipes com o número igual de integrantes. O início da partida será realizada jogando a bola para o alto no meio da quadra, local onde as equipes disputarão sua posse. Não é permitido jogar com as mãos. Após o início da partida, cada equipe, com a posse da bola, terá que atravessar a linha de fundo da equipe adversária.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: O jogo poderá ser realizado em qualquer espaço que seja possível demarcar um retângulo. É interessante fazer outras demarcações, como por exemplo: triângulos, quadrados, rodas, pentágonos, dentre outras.

Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores podem montar duplas e de mãos dadas formam um “único jogador”. O (A) professor(a) pode acrescentar o “curinga”: Este esta presente no dois times, na qual poderá pegar a bola com as mãos e passar para o companheiro da equipe mais próximo. Obs.: o curinga não pode atravessar o campo para marcar pontos segurando a bola. A ele só é permitido pegar com a mão e passar ao colega de equipe.

Quan to ao Material: O professor poderá colocar mais bo las no jogo. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas).

Recursos Complementares
Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos realizam as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema?; O que estão pesquisando?; Como registram os achados?; Como expressam os registros?; Os grupos se ajudam?; Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões?; Estão envolvidos?; Conhecem os jogos?; Já vivenciaram em outros momentos?; Relatam o que aprendem?, Exploram os espaços e os materiais?; Sugerem novas regras?, dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam?; Como foi realizar aprender os jogos?; Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Edna Maria Santana Magalhães, ESC FUND DO C PEDAG DA UFMG , Minas Gerais - dijo:
    ednamagalhaes123@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professor, não sou professora da sua área, contudo pude perceber o quanto o tema proposto é interessante para uma aula e o diálogo interdisciplinar nele contido. Você foi bastante coerente com a sua proposição do início ao fim. As estratégias de avaliação demonstram as diversas possibilidades do olhar do professor e dos alunos sobre o PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARABÉNS, você mostrou que uma aula de Educação Física é muito mais do que bola e meninos soltos sem perspectivas de ensino.


  • Douglas Sehnem, EE Pedro Lovato , Rio Grande do Sul - dijo:
    bandamotiva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Legal, gostei memso, boa idéia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.