Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atletismo: de Olímpia à escola atual

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Comparar os Jogos Antigos da Grécia e os Jogos Olímpicos da atualidade em relação aos seus significados sociais, objetivos, principais provas e tipo de premiação, procurando associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos

2. Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

Oportunizar aos alunos a construção e definição dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física, em situação de competição.

3. Propiciar espaços de reflexão entre os alunos na tentativa de superar as dificuldades de forma autônoma e responsável, por meio de um processo democrático.

4. Promover a integração dos alunos por meio da prática da competição esportiva e recreativa.

5. Vivenciar a organização e a execução de evento esportivo de maneira prazerosa, cooperativa e solidária, buscando uma melhor convivência entre todos.

6. Lançar mão de habilidades sociais que contribuem para um bom trabalho coletivo, colaborativo e solidário.

7. Debater com os colegas de forma oral e produzir textos temáticos como subsídio de avaliação7

Duração das atividades
Aproximadamente 10 aulas de 50min. O tempo de desenvolvimento pode variar em função das escolhas dos alunos e professores.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Capacidade de interpretação, diálogo entre seus pares e produção textual.

2. Habilidades sociais inerentes aos processos democráticos.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula pode representar uma boa oportunidade de trabalho interdisciplinar, principalmente entre as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Educação Física.

 

1º MOMENTO: Realizando um estudo sobre a Grécia e os Jogos de Olímpia

 

Professor(a), exponha aos alunos os tópicos principais da aula:

 

- O estudo da origem e as características sobre os Jogos Antigos da Grécia.

- A organização, vivência e avaliação de uma competição inspirada nos Jogos de Olímpia, na Grécia, com foco no Atletismo.

 

Em seguida, mostre a localização da Grécia no globo planetário, mapa-múndi ou imagens digitais, partindo do planeta Terra, para os cinco continentes, a Europa e, por fim, a Grécia (figura 1).

Figura 1: Mapa Geral da Grécia

Mapa Grecia

Fonte: Disponível em: <http://www.guiagrecia.com.br/mapa-geral.jpg>. Acesso em: 29 de ago. 2013.

 

Comentário:

Uma boa sugestão de endereço eletrônico é o “Guia Geográfico” onde se pode encontrar, dentre outras, informações como: a história do país, obras arquitetônicas e paisagens, a localização do Monte Olimpo e algumas curiosidades sobre a mitologia grega.
Disponível em: <http://www.guiageo-grecia.com/index.htm>. Acesso em: 29 de ago. 2013.
Outra sugestão com mapas mais simples:
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=mapa+grecia&biw=1024&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=4rQfUqfWNon89gTzoYGYCw&ved=0CC4QsAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=2oADeLGujznmbM%3A%3BbgdBEj3NPgYt3M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.guiagrecia.com.br%252Fmapa-geral.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.guiagrecia.com.br%252Fmapas.htm%3B501%3B545>. Acesso em: 29 de ago. 2013.

 

Concluída a etapa anterior, apresente vídeos cujos temas se relacionam:

 

- à história dos Jogos Olímpicos (origem, significado, objetivos, principais provas e tipo de premiação) e;

Vídeo 1: Olimpíadas na Antiguidade (aproximadamente 15min.)
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V2XYVI4A3bA>. Acesso em: 29 de ago. 2013.
 

- à série que dramatiza os atletas dos dias de hoje, oriundos de vários países, treinando e competindo os Jogos Olímpicos nos moldes da antiguidade, há 2.400 anos.

Vídeo 2: Os campeões de Olímpia – Os Jogos Antigos (aproximadamente 15min.)
Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=2yl0JmXm2RM>. Acesso em: 29 de ago. 2013.

 

Para explorar melhor os vídeos, proponha um ROTEIRO DE PERGUNTAS que pode ser entregue individualmente para os alunos, contendo as seguintes questões a serem respondidas individualmente:

1. Por que os Jogos Olímpicos são considerados um legado grego?

2. Qual a participação das mulheres na origem dos Jogos de Olímpia?

3. Por que Olímpia era considerada um templo espiritual?

4. Qual era a relação entre o esporte e a religiosidade nos Jogos Olímpicos?

5. Qual o objetivo dos Jogos de Olímpia na antiguidade?

6. O que os atletas costumavam fazer antes do início dos Jogos?

7. Quais eram as principais provas competidas pelos atletas? Quais delas estão relacionadas ao Atletismo atual?

8. Como era o vestuário dos atletas?

9. Qual a premiação e as regalias recebidas pelos vencedores de Olímpia? E qual a representação simbólica da vitória para o seu estado?

10. Cite algumas diferenças entre os Jogos de Olímpia e as Olimpíadas atuais?  

 

Concluída a tarefa anterior, proponha uma apresentação oral das respostas registradas pelos alunos, em forma de debate, de maneira que um aluno complemente a resposta dos colegas. Nesta etapa, é importante o(a) professor complementar as respostas dos alunos, caso necessário. Sugere-se que esse debate seja gravado com câmera filmadora, gravador de voz, computador ou outra tecnologia similar. Posteriormente, esse material poderá ser ofertado como material pedagógico da escola.

 

Comentário:
Professor (a), todo o trabalho até aqui sugerido pode ser desenvolvido em conjunto com o(a) professor(a) de História.

 

2º MOMENTO: Projeto “Quero ser um herói da minha Olímpia”

Professor(a), sensibilize os alunos para um trabalho coletivo propondo planejar, realizar e avaliar uma competição esportiva de atletismo na escola inspirada nos moldes dos Jogos Antigos da Grécia. A sugestão para o nome do Projeto é “Quero ser um herói da minha Olímpia”. O termo “Olímpia” representaria a escola, a turma ou o grupo representado pelo(a)(s) vencedor(a)(es).

Para tanto, com a ajuda do professor, o grupo deverá pensar, decidir e organizar:

1. Quantas e quais as provas farão parte da competição.

2. Onde e quando serão realizados os Jogos.

3. Quem e a forma de participação dos alunos.

4. As formas de disputa.

5. Quem e quantos fiscais de prova.

6. O tipo de vestuário adotado pelos “atletas”.

7. O tipo de premiação para os vencedores.

8. A cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos.

 

Sugere-se que os próprios alunos montem as provas de atletismo e que utilizem as aulas de Educação Física para elegê-las e vivenciá-las. Talvez seja interessante que se contemple tanto provas de pista, quanto de campo. Como sugestão de material, disponibilize livros didáticos ou apostilas para os alunos construírem as provas, lembrando que eles podem criá-las, modificá-las e recriá-las.

 

Como atividade cultural a ser realizada durante o evento, o(a) professor(a) de História poderá organizar falas, subsidiadas por vídeos e imagens, relacionadas às tarefas do 1º momento, ou seja, a apresentação e o debate sobre a história e a série que encena atletas atuais na antiga Grécia. Essa atividade ajudaria o público a entender melhor a proposta e seria apresentada como curiosidades. No espaço de realização do evento, também podem ser coladas imagens e documentos, por exemplo.

 

Sugestões de Material Pedagógico:
Miniatletismo: iniciação ao esporte – Guia Prático de Atletismo para Crianças. 
Disponível em: <http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf>. Acesso em: 29 de ago. 2013.
 
Comentários: 

1) Ao (à) professor(a) de Educação Física sugere-se a construção coletiva com os alunos, de um Regulamento antes da realização do evento, contendo elementos como, por exemplo:

- Objetivos e Finalidades

- Forma de Organização dos Alunos e suas Funções

- Data, Local e Programação

- Estrutura e Organização (Equipes, Regras, Equipe de Arbitragem, Provas, Atletas, Forma de Disputa, Premiação)

- Regras das Provas

- Pontuação e Critérios de Desempate

- Disposições Gerais

Além disso, também poderá ficar a cargo do(a) professor(a) de Educação Física e dos alunos, prepararem um texto em forma de release para ser lido no início do evento, assim como um pronunciamento no encerramento.

2) Ao (à) professor(a) de Língua Portuguesa sugere-se a eleição e organização de uma equipe de comunicação do evento que, por sua vez, poderá filmar e fotografar o evento, além de realizar entrevistas com os participantes, organizadores e expectados. Ao final do projeto, essa comissão poderá divulgar um Boletim Informativo.

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, proponha uma avaliação da atividade pelos alunos e faça também a sua avaliação:

 

Avaliação do aluno:

Utilizando um instrumento com questões mistas, faça uma avaliação formal do evento:

 

Sugestão de instrumental:

ASSUNTO

RUIM

BOM

ÓTIMO

1.        

Em geral, o projeto foi...

 

 

 

2.        

O dia escolhido para realizar o projeto foi...

 

 

 

3.        

Os horários escolhidos para realizar o projeto foram...

 

 

 

4.        

O planejamento e organização do projeto foi...

 

 

 

5.        

A minha participação no planejamento e organização do projeto foi...

 

 

 

6.        

O número de provas foi...

 

 

 

7.        

As provas disputadas foram...

 

 

 

8.        

A forma de disputa foi...

 

 

 

9.        

O respeito às regras previstas no regulamento foi...

 

 

 

10.    

A arbitragem (juiz) foi...

 

 

 

11.    

A premiação escolhida foi...

 

 

 

12.    

A cerimônia de abertura foi...

 

 

 

13.    

A apresentação das curiosidades durante o evento foi...

 

 

 

14.    

A cerimônia de encerramento foi...

 

 

 

15.    

A contribuição do projeto para a aquisição de conhecimentos culturais e a compreensão dos Jogos Olímpicos da atualidade...

 

 

 

 

- FIQUEI TRISTE QUANDO: ______________________________________________________________________

 

- FIQUEI ALEGRE QUANDO: _____________________________________________________________________

 

- UMA BOA IDÉIA PARA O PRÓXIMO EVENTO: _____________________________________________________

 

Avaliação do Professor:

A avaliação deve ocorrer durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, participação nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula. A partir das falas, das proposições, do envolvimento, das decisões tomadas, das formas de participação durante o evento, da produção escrita individual e da equipe de comunicação, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos e as habilidades inerentes às propostas democráticas e aos trabalhos coletivos.  

Como recurso pedagógico adicional de avaliação, o(a) professor(a) de Língua Portuguesa pode propor uma produção de texto intitulada “Quero ser um herói da minha Olímpia. Estas poderão ser gravadas em um CD didático, junto com as gravações da apresentação e debate feitos no 1º momento, assim como a produção documental produzida pela equipe de comunicação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.