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Introduzindo o conceito de múltiplos através de atividades lúdicas

 

20/09/2013

Autor y Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ângela Cristina dos Santos e Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir  significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e as operações matemáticas envolvendo estes números, esta aula tem por objetivo ajudar o aluno a compreender o que significa dizer que um número é múltiplo de outro.

Duração das atividades
2 horas aula (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de sequência numérica

Tabuada da multiplicação

Multiplicação

Divisão

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS MATERIAIS

Caderno para registros.

Quadro negro ou branco

Giz colorido ou pincéis coloridos

Computador com internet para os jogos

A aula

1º MOMENTO:

Professor anuncie aos alunos que nesta aula aprenderão um conceito muito importante da matemática, porém através de algumas brincadeiras. Comece colocando no quadro a sequência dos números naturais, a partir do número 1 e no lugar dos múltiplos de 4, por exemplo, escreva a palavra “ Pim”. Assim:

Figura 1: Múltiplos de 4

multiplos 1

Fonte: Arquivo da autora

Em seguida, questione a turma:

 “Quais números foram substituídos pela palavra “Pim”?”

Resposta esperada: 4, 8, 12 e 16.

“O que estes números têm em comum?”

Resposta esperada:   Aparecem sempre na quarta posição da sequência ou são os resultados da tabuada do  4.

“Qual seria o próximo número a ser substituído pela palavra “Pim”?”

Resposta esperada: 20.

Quais seriam os próximos 5 números da sequência?

Resposta esperada: 20, 24, 28, 32, e 36.

Professor, apresente após essas questões o conceito de múltiplo.

Solicite que os alunos procurem no dicionário o significado da palavra múltiplo. Permita que vários alunos leiam diferentes conceitos e escolham um para registrarem no caderno.

“Cada número substituído pela palavra “Pim” recebe o nome de múltiplo. No caso, os valores apresentados para o PIM são múltiplos de 4. Como a palavra já diz, um número é chamado de múltiplo, quando é resultado da multiplicação de um número (múltiplo da sequência) por outro que pertence a sequência dos números naturais. Então:

4 é múltiplo de 4  porque 4 x 1 = 4

8 é múltiplo de 4 e de 2 porque 4 x 2 = 8

E assim sucessivamente.

Após a conceituação, os alunos devem entender que a sequencia de múltiplos é infinita. Para isso proponha os seguintes questionamentos:

“Existem mais números naturais após os cinco últimos números citados? Se existem quantos são?”

Resposta esperada: Sim, infinitos números.

“Por que podemos considerar que existem infinitos números que ocupam o PIM nessa sequência?

Resposta esperada: Porque o conjunto é o conjunto dos números naturais ou porque a sequencia é infinita ou respostas semelhantes.

Comentário: Professor, caso nas respostas não surge a relação com o conjunto dos números naturais, é necessário rever o conceito, talvez retornando à história e ressaltando a questão que os números naturais têm sempre um sucessor, assim ele é infinito. Cabe ressaltar, no entanto, que na sequência apresentada não foi apresentado o zero.

“Qual é o sinal gráfico que devemos usar para indicar que um conjunto é infinito?”

Resposta esperada:  O sinal de reticências.

“Escreva,  então, qual é a sequência que representa os números que podem ser colocados no lugar do PIM.”

Resposta esperada: 4, 8, 12, 16,20, 24, 28, 32, 36, 40, ...

Após a apresentação da sequencia, o professor não pode deixar de destacar que o zero também é múltiplo de 4 e de qualquer outro número natural. Desse modo deve questionar?

“O zero faz parte dessa sequência, isto é, ele múltiplo de 4?”

Comentário: Deve-se mostrar, caso seja necessário que 0 = 4 x 0.

“O zero é múltiplo de algum outro número natural?”

Comentário: Deve-se mostrar, usando a multiplicação que qualquer número vezes zero é igual a zero. Portanto, zero é múltiplo de qualquer número natural.

Professor neste momento, organize o registro da aula no caderno. Solicite que os alunos façam um texto com o que foi compreendido na aula até agora, com anotação do título, exemplos e conceitos aprendidos até aqui.

Continue a brincadeira dando outros exemplos e agora utilizando a palavra múltiplo. Para desafiar os alunos,  inicie a sequência por um número diferente de 1. Por exemplo:

Figura 2: Múltiplos de 6

multiplos 2

Fonte: Arquivo da autora

Questione:

“A palavra “Pim” está substituindo quais números?”

Resposta esperada: 48, 54 e 60.

Estes números são múltiplos de qual número natural?

Resposta esperada: 6.

PENSE!...

 

“O número 48 é múltiplo de 4?”

“Ele é múltiplo de algum outro numero natural?”
Comentário:
Essas duas questões devem ser apresentadas, para que os alunos percebam que existem múltiplos comuns a dois ou mais números naturais. Caso ache necessário, o professor pode apresentar mais valores diferentes de 4 e 6. Após a discussão sobre as respostas dadas pelos alunos , questionar

“Podemos dizer que um número pode ser múltiplo de vários números ao mesmo tempo?”

Resposta esperada: sim.

Continue dando exemplos com números de 2  algarismos e fazendo os mesmos questionamentos,  como por exemplo, na figura abaixo onde temos os múltiplos de 15:

Figura 3: Múltiplos de 15

múltiplos 3

Fonte: Arquivo da autora

2º MOMENTO:

Pergunte se algum aluno quer ser voluntário para fazer a brincadeira oralmente, ou seja, o aluno fala a sequência numérica substituindo os múltiplos de um número por “Pim” e a turma tem que descobrir de que número são os múltiplos. Peça ao aluno voluntário para que, antes de começar a brincadeira, te conte de que número se trata para que você possa fazer possíveis interferências e correções.

3º MOMENTO:

Solicite que um grupo de alunos fique de pé na frente da sala. Você pode escolher o número de alunos deste grupo de acordo com o número de alunos da turma ou o espaço que você tem. Vou usar como exemplo um grupo de 7 alunos:

Figura 4

múltiplo 4

Fonte: http://www.google.com.br/search?gs_rn=26&gs_ri=psy-ab&cp=12&gs_id=a&xhr=t&q=desmistificar&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.52164340,d.eWU&biw=1366&bih=578&d acesso em setembro de 2013 (editado pela autora).

Vamos considerar que os nomes dos alunos da esquerda para a direita são: Maria, José, Frederico, Antonio, Maura, Anita e Jorge. Peça que os alunos comecem a falar a sequência dos números naturais a partir do 1, começando com a Maria, cada aluno falando um número. Assim: A Maria fala 1, o José fala 2, o Frederico fala 3, e assim por diante. Deixe o grupo fale os números até que cada aluno fale duas ou três vezes. Interrompa e pergunte a turma:

Qual dos alunos vai falar o número 35?

Resposta esperada: Jorge, porque 35 é múltiplo de 7.

Qual dos alunos vai falar o número 25?

Resposta esperada: Antonio

Comentário:  Provavelmente os alunos responderão que a Maura vai falar o 25, porque ele é múltiplo de 5. Se isso acontecer, procure levar os alunos a descobrirem porque não é a Maura. Deixe que eles pensem e dê outros exemplos, até que eles descubram que somente os múltiplos de 7 vão coincidir no mesmo aluno, no caso o Jorge. Os outros múltiplos serão ditos contando-se a partir dos múltiplos de 7. O 25, por exemplo, está 4 unidades depois do 21 que é múltiplo de 7, portanto será dito pelo quarto aluno após o Jorge.

Outros exemplos:

Quem dirá 50?

Resposta esperada: Maria, pois 50 é 1 unidade maior que 49 que será dito pelo Jorge.

Quem dirá 100?

Resposta esperada: José, pois o múltiplo de 7 mais próximo de 100 é 98, então o segundo aluno depois do Jorge vai falar 100.

Recursos Complementares

Jogo:

http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Mult_Div/mult_divisores_2.html  acesso em setembro de 2013, possibilita aos alunos identificarem os múltiplos de um número.

Avaliação

A participação e o interesse dos alunos durante a realização das atividades propostas devem ser instrumentos de avaliação desta aula. Além disso, o texto que os alunos registraram no caderno pode ser utilizado para avaliar o que o aluno compreendeu.

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