Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atletismo: Esporte base e suas habilidades motoras

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Entender a relação do Atletismo como base para as demais modalidades esportivas e as habilidades motoras e valências físicas inerentes a estas últimas.

2. Identificar as categorias oficiais e suas respectivas provas do Atletismo de acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo.

3. Diferenciar as habilidades motoras e valências físicas inerentes às provas oficiais de Atletismo.

Duração das atividades
Aproximadamente 04 aulas de 50min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Noções gerais sobre elementos da psicomotricidade.

2. Contato geral com o maior número possível de modalidades esportivas.

3. Capacidade de interpretação, escrita e comunicação verbal.

Estratégias e recursos da aula

 

1º MOMENTO: Atletismo como Esporte Base

Professor(a), a fim de despertar a curiosidade e uma reflexão inicial dos alunos sobre o Atletismo, proponha a seguinte questão:

Por que o atletismo é considerado um esporte-base para outras modalidades?

Faça o registro das respostas no quadro e, em seguida, explique que o Atletismo é considerado base para os demais esportes, pois envolve, dentre outras, habilidades motoras como correr, saltitar, saltar, arremessar, lançar, girar, rolar e cair; assim como é capaz de aprimorar valências físicas como velocidade, agilidade, ritmo, coordenação, resistência anaeróbia e aeróbica, força e equilíbrio, conforme exemplificado no quadro a seguir (figura 1 e 2):

Figura 1: Quadro de Habilidades Motoras Básicas

Habilidades Motoras

Fonte: Disponível em: <http://educacaofisicauninove.files.wordpress.com/2011/09/habilidades-motoras1.pdf>. Acesso em: 05 de set. 2013.

Figura 2: Relação de Valências Físicas

Valências Físicas

 

Fonte: Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd134/lei-de1.jpg>. Acesso em: 05 de set. 2013.

 

Na sequência, com intuito de reforçar a conversa anterior e avaliar se os alunos compreenderam tal relação, faça um quadro na lousa (ou no computador, se a imagem puder ser projetada a todos) com alguns nomes de modalidades esportivas e peça-lhes para apontar quais as habilidades motoras e valência físicas necessárias para cada esporte.

Em seguida, proponha a seguinte questão:

Para quê ou em que momento da partida os atletas requerem tal(is) habilidade(s) ou valência(s).

 

Figura 3: Sugestão de quadro

Modalidade Esportiva

Habilidades Motoras e Valências Físicas

Voleibol

 

Handebol

 

Basquetebol

 

Futebol

 

Ginástica

 

Lutas

 

Tênis de Mesa

 

Tênis de Quadra

 

Peteca

 

Badminton

 

Natação

 

 

Professor(a), considerando a faixa etária, a curricularidade da Educação Física e o contato dos alunos com as modalidades supracitadas, talvez seja necessário propor vídeos sobre as mesmas, caso os alunos não as conheçam. Assim, eles terão condições de perceber as habilidades físicas e valências motoras mais requeridas em cada esporte e, assim, contribuirão mais ativamente com a atividade proposta.

 

2º MOMENTO: As Categorias, Provas Oficiais do Atletismo e suas Habilidades Motoras e Valências Físicas

Agora, retome o foco da discussão apenas para o Atletismo.

Neste momento questione:

Quais as Provas de Atletismo que vocês conhecem e já vivenciaram dentro e fora da escola?

 

É necessário continuar registrando no quadro ou no computador e fazer as mediações que contribuam para o apontamento tanto das Provas de Pista (Corridas), quanto das Provas de Campo (Arremesso, Lançamento e Saltos).

 

Com intuito de complementar essas informações, prepare um documento impressocontendo todas as categorias oficiais do atletismo, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e suas respectivas provas. Para isso, acesse um site que trata das Provas Oficias, por exemplo, <http://www.cbat.org.br/provas/provas_oficiais.asp>. Acesso em: 29 de ago. 2013.

 

Chame a atenção para aquelas categorias que não foram citadas pelos alunos. Dessa forma, eles poderão conhecer melhor o universo do atletismo e saber quais são as provas oficiais competidas na sua faixa etária.

 

Para auxiliar no estudo sobre o atletismo no que tange às suas provas, características gerais, habilidades motoras, valências físicas, espaço físico e regras, proponha dois vídeos da TV Escola:

1. ATIVIDADE - ATLETISMO 1 (VERSÃO COM LIBRAS) – 14min.

Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12092>. Acesso em: 29 de ago. 2013.

 

2. ATIVIDADE - ATLETISMO 2 (VERSÃO COM LIBRAS) – 14min.

Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12088>. Acesso em: 29 de ago. 2013.

 

No mesmo documento impresso entregue anteriormente, destine um espaço para os alunos:

- marcarem quais as provas de atletismo constantes na lista oficial da CBAt, aparecem no vídeo.

- registrarem as habilidades motoras e valências físicas citadas pelas personagens dos dois vídeos;

- relacionarem essas habilidades e valências a cada prova do atletismo (os alunos podem complementar com outras habilidades e valências não citadas ao longo dos vídeos);

- escrevam algo que já sabiam ou não sobre o Atletismo.

 

Sugestão de documento impresso:

Registre aqui as habilidades motoras e valências físicas citadas nos vídeos:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aparecem nos Vídeos

Tipo de Prova

Habilidades Motoras e Valências Físicas

(   )

Corridas Curtas sem Barreiras

 

(   )

Corridas Curtas com Barreiras

 

(   )

Corridas de Meio Fundo

 

(   )

Corridas de Fundo

 

(   )

Revezamento

 

(   )

Corridas de Obstáculos

 

(   )

Corridas de Rua

 

(   )

Corridas de Campo

 

(   )

Corridas de Montanha

 

(   )

Marcha Atlética

 

(   )

Arremesso de Peso

 

(   )

Lançamento de Disco

 

(   )

Lançamento de Dardo

 

(   )

Lançamento de Martelo

 

(   )

Salto em Distância

 

(   )

Salto Triplo

 

(   )

Salto em Altura

 

(   )

Salto com Vara

 

O que eu já sabia:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que eu não sabia e aprendi:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Essa tarefa pode auxiliar os alunos a identificarem as Provas de Pista e Campo, assim como diferenciá-las no que tange às principais habilidades motoras e valências físicas.

Neste caso, também vale a pena preparar vídeos sobre as Provas de Atletismo citadas no quadro que não aparecem nos vídeos. Dessa forma, os alunos terão condições de preencher todo o documento.

Após a conclusão individual da tarefa, os alunos podem socializar as respostas e o professor ir registrando as falas dos alunos de modo a construírem um quadro coletivo. Nesse momento, o aluno pode ir complementando seu próprio documento com as informações que inicialmente não havia registrado.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, participação nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula. A partir das falas, do envolvimento, dos registros individuais e coletivos, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre o Atletismo como esporte base a outras modalidades esportivas, as habilidades motoras e valências físicas inerentes às provas oficiais de Atletismo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CRISTIANY FERREIRA GOMES SANTOS, EE - ESCOLA COMUNITARIA ALZAIR MARTINS DA SILVA , Bahia - disse:
    crysgomes18@hotmail.com

    06/10/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, bastante significativa a relação que a professora fez com habilidades, valências físicas e Atletismo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.