20/09/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
1. Entender a relação do Atletismo como base para as demais modalidades esportivas e as habilidades motoras e valências físicas inerentes a estas últimas.
2. Identificar as categorias oficiais e suas respectivas provas do Atletismo de acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo.
3. Diferenciar as habilidades motoras e valências físicas inerentes às provas oficiais de Atletismo.
1. Noções gerais sobre elementos da psicomotricidade.
2. Contato geral com o maior número possível de modalidades esportivas.
3. Capacidade de interpretação, escrita e comunicação verbal.
1º MOMENTO: Atletismo como Esporte Base
Professor(a), a fim de despertar a curiosidade e uma reflexão inicial dos alunos sobre o Atletismo, proponha a seguinte questão:
Por que o atletismo é considerado um esporte-base para outras modalidades?
Faça o registro das respostas no quadro e, em seguida, explique que o Atletismo é considerado base para os demais esportes, pois envolve, dentre outras, habilidades motoras como correr, saltitar, saltar, arremessar, lançar, girar, rolar e cair; assim como é capaz de aprimorar valências físicas como velocidade, agilidade, ritmo, coordenação, resistência anaeróbia e aeróbica, força e equilíbrio, conforme exemplificado no quadro a seguir (figura 1 e 2):
Figura 1: Quadro de Habilidades Motoras Básicas
Fonte: Disponível em: <http://educacaofisicauninove.files.wordpress.com/2011/09/habilidades-motoras1.pdf>. Acesso em: 05 de set. 2013.
Figura 2: Relação de Valências Físicas
Fonte: Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd134/lei-de1.jpg>. Acesso em: 05 de set. 2013.
Na sequência, com intuito de reforçar a conversa anterior e avaliar se os alunos compreenderam tal relação, faça um quadro na lousa (ou no computador, se a imagem puder ser projetada a todos) com alguns nomes de modalidades esportivas e peça-lhes para apontar quais as habilidades motoras e valência físicas necessárias para cada esporte.
Em seguida, proponha a seguinte questão:
Para quê ou em que momento da partida os atletas requerem tal(is) habilidade(s) ou valência(s).
Figura 3: Sugestão de quadro
Modalidade Esportiva |
Habilidades Motoras e Valências Físicas |
Voleibol |
|
Handebol |
|
Basquetebol |
|
Futebol |
|
Ginástica |
|
Lutas |
|
Tênis de Mesa |
|
Tênis de Quadra |
|
Peteca |
|
Badminton |
|
Natação |
|
Professor(a), considerando a faixa etária, a curricularidade da Educação Física e o contato dos alunos com as modalidades supracitadas, talvez seja necessário propor vídeos sobre as mesmas, caso os alunos não as conheçam. Assim, eles terão condições de perceber as habilidades físicas e valências motoras mais requeridas em cada esporte e, assim, contribuirão mais ativamente com a atividade proposta.
2º MOMENTO: As Categorias, Provas Oficiais do Atletismo e suas Habilidades Motoras e Valências Físicas
Agora, retome o foco da discussão apenas para o Atletismo.
Neste momento questione:
Quais as Provas de Atletismo que vocês conhecem e já vivenciaram dentro e fora da escola?
É necessário continuar registrando no quadro ou no computador e fazer as mediações que contribuam para o apontamento tanto das Provas de Pista (Corridas), quanto das Provas de Campo (Arremesso, Lançamento e Saltos).
Com intuito de complementar essas informações, prepare um documento impressocontendo todas as categorias oficiais do atletismo, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e suas respectivas provas. Para isso, acesse um site que trata das Provas Oficias, por exemplo, <http://www.cbat.org.br/provas/provas_oficiais.asp>. Acesso em: 29 de ago. 2013.
Chame a atenção para aquelas categorias que não foram citadas pelos alunos. Dessa forma, eles poderão conhecer melhor o universo do atletismo e saber quais são as provas oficiais competidas na sua faixa etária.
Para auxiliar no estudo sobre o atletismo no que tange às suas provas, características gerais, habilidades motoras, valências físicas, espaço físico e regras, proponha dois vídeos da TV Escola:
1. ATIVIDADE - ATLETISMO 1 (VERSÃO COM LIBRAS) – 14min.
Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12092>. Acesso em: 29 de ago. 2013.
2. ATIVIDADE - ATLETISMO 2 (VERSÃO COM LIBRAS) – 14min.
Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12088>. Acesso em: 29 de ago. 2013.
No mesmo documento impresso entregue anteriormente, destine um espaço para os alunos:
- marcarem quais as provas de atletismo constantes na lista oficial da CBAt, aparecem no vídeo.
- registrarem as habilidades motoras e valências físicas citadas pelas personagens dos dois vídeos;
- relacionarem essas habilidades e valências a cada prova do atletismo (os alunos podem complementar com outras habilidades e valências não citadas ao longo dos vídeos);
- escrevam algo que já sabiam ou não sobre o Atletismo.
Sugestão de documento impresso:
Registre aqui as habilidades motoras e valências físicas citadas nos vídeos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aparecem nos Vídeos |
Tipo de Prova |
Habilidades Motoras e Valências Físicas |
( ) |
Corridas Curtas sem Barreiras |
|
( ) |
Corridas Curtas com Barreiras |
|
( ) |
Corridas de Meio Fundo |
|
( ) |
Corridas de Fundo |
|
( ) |
Revezamento |
|
( ) |
Corridas de Obstáculos |
|
( ) |
Corridas de Rua |
|
( ) |
Corridas de Campo |
|
( ) |
Corridas de Montanha |
|
( ) |
Marcha Atlética |
|
( ) |
Arremesso de Peso |
|
( ) |
Lançamento de Disco |
|
( ) |
Lançamento de Dardo |
|
( ) |
Lançamento de Martelo |
|
( ) |
Salto em Distância |
|
( ) |
Salto Triplo |
|
( ) |
Salto em Altura |
|
( ) |
Salto com Vara |
|
O que eu já sabia:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que eu não sabia e aprendi:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Essa tarefa pode auxiliar os alunos a identificarem as Provas de Pista e Campo, assim como diferenciá-las no que tange às principais habilidades motoras e valências físicas.
Neste caso, também vale a pena preparar vídeos sobre as Provas de Atletismo citadas no quadro que não aparecem nos vídeos. Dessa forma, os alunos terão condições de preencher todo o documento.
Após a conclusão individual da tarefa, os alunos podem socializar as respostas e o professor ir registrando as falas dos alunos de modo a construírem um quadro coletivo. Nesse momento, o aluno pode ir complementando seu próprio documento com as informações que inicialmente não havia registrado.
COLEÇÃO SOBRE AULAS DE ATLETISMO DO PORTAL DO PROFESSOR
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=186
VÍDEOS DA TV ESCOLA:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12017
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17515
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12092
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=6354
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=6294
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=6322
Acesso em: 05 de set. de 2013.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, participação nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula. A partir das falas, do envolvimento, dos registros individuais e coletivos, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre o Atletismo como esporte base a outras modalidades esportivas, as habilidades motoras e valências físicas inerentes às provas oficiais de Atletismo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/10/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula, bastante significativa a relação que a professora fez com habilidades, valências físicas e Atletismo.