22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de set. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de set. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie sua aula com a rodinha para falar sobre o assunto que será estudado. Apresente uma primeira página de jornale peça para que os alunos observem a estrutura. Para que os alunos tenham a visualização dessa página do jornal, você poderá projetá-la utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Veja abaixo uma sugestão de primeira página de jornal para visualização, mas fica à critério do professor escolher jornais da sua região.
Fonte: Sítio: “Jornal de Notícias”. Disponível em: <http://www.jn.pt/edicaoimpressa/Capa.aspx?content_id=3408947>. Acesso em: 11 de set. 2013.
Professor, converse com os alunos sobre o tipo de texto que está sendo estudado.
Para que eles compreendam o texto faça algumas perguntas. Siga o roteiro abaixo.
Professor, após os questionamentos feitos e os alunos darem suas opiniões, comente que os jornais cumprem importante papel de informar o leitor e formar opinião. O jornal é um veículo de comunicação portador de diferentes tipos de informações.
Distribua para os alunos cópias das características de um jornal para que eles tenham como registro no caderno e para pesquisa posterior.
Fonte: SANCHES, Marisa Martins. Projeto Buriti. Português. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Moderna, 2011. p. 195. (Ensino Fundamental.).
Professor, após falar sobre a primeira página do jornal e suas estruturas, faça a interpretação escrita da primeira página do jornal que está sendo estudado. Registre na lousa para que os alunos possam responder no caderno, ou se a sua escola disponibiliza cópias, distribua a interpretação em folhas de papel para serem respondidas e coladas no caderno.
Observe a primeira página do jornal e responda.
a) Qual é o nome do jornal? ___________________________________________________________ b) Qual é o local, a data, o número e o preço da publicação? ____________________________________________________________ c) Qual é a manchete do dia? ____________________________________________________________ d) Como você descobriu isto? ____________________________________________________________ e) Copie dois títulos de outras matérias desse dia. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ |
Professor, converse com os alunos sobre a “manchete” de um jornal, pode surgir a dúvida sobre esta palavra. Peça para eles pesquisarem no dicionário o significado desta palavra.
Fique sabendo! A manchete da primeira página destaca uma matéria importante naquele momento e é escrita em letras grandes. As fotos ou ilustrações que a acompanham devem atrair a atenção do leitor para que ele seja estimulado a comprar o jornal e ler a matéria completa.
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Observe a foto da manchete e o texto que a acompanha.
Fonte: Sítio: “Recorte do Jornal de Notícias”. Disponível em: <http://www.jn.pt/edicaoimpressa/Capa.aspx?content_id=3408947 >. Acesso em: 11 de set. 2013.
Para ter sucesso escolar é preciso ser curioso, organizado, querer aprender, saber gerir o tempo, gostar de brincar, dar-se bem com os colegas e professores. Seis alunos de topo explicam como é que conseguem boas notas.
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Converse com os colegas:
a) Qual é o assunto dessa matéria?
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b) Você acha que a manchete, a foto e o texto estimulam as pessoas a ler a matéria completa?
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Professor, para a próxima aula peça que os alunos tragam jornais de casa para fazerem um trabalho em grupo.
Hoje aprendemos sobre os jornais. Traga para a próxima aula, jornais para fazermos um trabalho em grupo. |
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare a aula levando jornais para a sala de aula para manuseio dos alunos. Mesmo pedindo para que eles tragam de casa os jornais é possível que alguns não tenham acesso a este meio de comunicação, por este motivo é interessante que tenha na sala de aula para disponibilizar aos mesmos.
Inicie a aula passando um vídeo sobre como é feito o jornal impresso, poderá haver questionamentos sobre o assunto.
Fonte: Sítio “Youtube. Como é feito o jornal impresso?”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tLizeXGhji8>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Professor, após assistir com os alunos como é feito o jornal, divida a turma em duplas e peça para que observem as notícias dos jornais que trouxeram de casa. Comente com seus alunos sobre a palavra notícia e questione se eles sabem o que significa. Sugira que pesquisem no dicionário esta palavra.
Registre na lousa a definição de notícia para que os alunos possam ter como registro no caderno.
Você sabe o que é notícia?
Em um jornal temos a primeira página, onde nos mostra as manchetes, as matérias mais importantes do jornal do dia com um resumo, essas matérias na sua maioria são notícias. As notícias relatam um acontecimento real, ou seja, um fato. Relatam um fato de interesse das pessoas, informa o leitor sobre algo.
As notícias são escritas com uma linguagem clara e fácil de entender. Encontramos notícias em jornais impressos, na televisão, no rádio e na internet. O nome da pessoa que escreve a notícia é o jornalista.
Professor, depois que os alunos pesquisaram sobre a palavra notícia e estudaram suas definições, peça para que cada dupla selecione uma notícia dos jornais que trouxeram de casa ou que você distribuiu e faça a leitura. Registre na lousa algumas atividades de interpretação sobre as características das notícias ou distribua cópias para registro no caderno de Língua Portuguesa dos alunos.
Como você viu, o texto lido é uma notícia, pois relata um acontecimento real, ou seja, um fato e informa o leitor sobre algo. Observando a notícia que você e seu colega escolheram responda:
a) Qual é o fato narrado pela notícia, ou seja, o que aconteceu?
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b) Quem foi o principal envolvido no fato?
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c) Onde o fato ocorreu?
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d) Você sabe dizer como é chamada a pessoa que escreve uma notícia?
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e) Em sua opinião, esse profissional pode inventar as notícias? Por quê?
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Professor, comente com os alunos que a notícia deve ter compromisso com a verdade. Os fatos, a maneira como ocorreram e as pessoas envolvidas não podem ser inventadas pelo jornalismo.
Após os alunos responderem a interpretação peça para que cada dupla leia a notícia que escolheu para os demais alunos, havendo assim uma participação coletiva de todos.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula propondo que os alunos produzam notícias observando as características para escrevê-las. Distribua cópias do roteiro para que os mesmos possam se orientar na hora da produção.
Muitos fatos podem ser noticiados, como: uma comemoração na cidade, acidente de trânsito, problemas ecológicos, curiosidades sobre pessoas e animais e muitos outros.
Veja alguns títulos de notícias retirados de diferentes jornais:
Fonte: Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 68. (Coleção: A escola é nossa.).
Que tal, sua dupla, fazer o papel de jornalistas e escreverem uma notícia para ser lida pelas pessoas da escola?
Tentem se lembrar de um fato interessante que aconteceu na escola, no bairro ou em sua cidade. Em seguida, contem por escrito esse acontecimento.
Informe em sua notícia:
Crie um título para sua notícia.
Professor, solicite aos alunos que releiam o texto produzido, a fim de verificar se está bem escrito. Explique que isso pode ser feito com base nas seguintes questões:
Professor, após os alunos escreverem e fazerem a releitura do texto produzido e ter corrigido o que for necessário na notícia, proponha que na próxima aula eles exponham as notícias em um painel para apreciação de toda a comunidade escolar.
Oriente os alunos a montarem o painel para exposição das notícias feitas pelas duplas. Veja algumas dicas de como poderão ser organizadas as notícias:
Fonte: Sítio: “Suplicy - Mídia na escola. Painel contemporâneo”. Disponível em: <http://suplicyblog.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 de set. 2013.
Para o professor:
Fonte: Sítio: “Brasil escola. O jornal e a notícia”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/o-jornal-noticia.htm>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola. O jornal na sala de aula”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml >. Acesso em:10 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola. Leitura de textos jornalísticos”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-com-textos-jornalisticos-426211.shtml>. Acesso em:10 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades
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