Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O cinema na escola

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Interpretar textos cinematográficos.
• Conhecer a ficha técnica de um filme.
• Comparar as duas Índias retratadas atualmente pela televisão e pelo cinema.
• Produzir um texto escrito com um final diferente ao apresentado no filme.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Distinguir diferentes tipos de abordagens de narrativas: a história linear e a história não-linear, uma vez que há um jogo temporal no desenrolar deste texto cinematográfico.

Estratégias e recursos da aula
 • Apresentação do filme – uso do datashow/DVD.
• Atividades em grupo.
• Sites da internet que podem ser consultados.

AULA 1

ATIVIDADE 1

Possivelmente muitos alunos nunca se detiveram a examinar uma ficha técnica de filme.
Nesta atividade, o objetivo é chamar a atenção para a importância das fichas técnicas como apresentação de um filme, para ampliar o conhecimento dos estudantes em relação aos custos, número de Oscars e, ainda, como motivação para ajudá-los em escolhas posteriores.

FICHA:
Título do filme: Quem Quer Ser um Milionário?¨

Tìtulo original Slumdog Millionaire, Inglaterra, 2008)
Orçamento: US$15.000.000 (estimado)
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Duração: 120 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Palavras-Chaves: Criança, Favela, Questionamento
Prêmios: Vencedor de 8 Oscars
Distribuidora(s): Europa Filmes
Produtora(s): Celador Films, Film4, Pathé Pictures International

Diretor(es): Danny Boyle, Loveleen Tandan
Roteirista(s): Simon Beaufoy, Vikas Swarup
Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Raj Zutshi¹, Jeneva Talwar, Freida Pinto, Irrfan Khan, Azharuddin Mohammed Ismail, Ayush Mahesh Khedekar, Sunil Aggarwal¹, Jira Banjara, Sheikh Wali, Mahesh Manjrekar, Sanchita Couhdary, Himanshu Tyagi


ATIVIDADE 2Em seguida, levar os alunos para o laboratório de informática para assistirem o trailler do filme.

Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=vd_czlrsNlo


Importante: Antes de levar o filme para os alunos assistirem, o professor deverá pesquisar detalhes que não forem de seu conhecimento, uma vez que a cultura da Índia carrega alguns valores diferentes da cultura brasileira. Poderá, inclusive, fazer desta uma atividade interdisciplinar uma vez que aborda diversos temas, tais como: situação geográfica, política e econômica da Índia, religião, visão social diferente da apresentada na novela exibida pela Rede Globo de Televisão ¨Caminho das Índias”, ética e cidadania, meio ambiente, sexualidade, uso de drogas, violência, preconceito.

AULAS 2,3 e 4

ATIVIDADE 3

Exibir o filme.
Importante: Pedir aos alunos que levem, para a sala de projeção, material para anotação. Explicar que eles não serão meros expectadores, mas serão também observadores atentos capazes de analisarem os efeitos produzidos pela trilha sonora, pela iluminação para transmissão da mensagem. Com isso, o professor poderá conversar com os estudantes sobre vários aspectos e características de um filme.

ATIVIDADE 4

Ao final da terceira aula, os alunos terminarão de assistir ao filme. O professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática e disponibilizar dicionários e internet para pesquisa. Em seguida, o professor deverá propor a discussão do enredo do filme e explorar os efeitos produzidos pela música e pela iluminação. Para essa atividade, o professor deverá dividir a turma em grupos de mais ou menos cinco alunos para responderem a algumas perguntas que poderão culminar em um debate. O professor tem papel fundamental como coordenador e orientador das discussões.
Sugestão de perguntas para a discussão:

Grupo 1-
O filme possibilitou uma análise da situação geográfica, política e econômica da Índia. O que o grupo destaca nesses aspectos?
Quanto à religião, o que se pôde observar?

Grupo 2-
Atualmente o telespectador brasileiro tem assistido à novela Caminho das Índias da Rede Globo que lhe apresenta uma camada social privilegiada na Índia. O filme mostra outra camada social. A que conclusão o grupo chega sobre a situação econômica da Índia? Ou o grupo conclui que ambos, no vela e filme, são obras de ficção sem amparo na realidade? Justifique a resposta.
Quanto à é tica e cidadania apre sentadas no filme, o que se pode criticar?

Grupo 3-
Nos dias atuais, muito se tem discutido sobre meio ambiente. Em relação a isso o que o filme denuncia?
O que é mostrado no filme em relação às drogas, à violência e ao preconceito? E o grupo, o que sabe sobre isso? Procure no Google mais informações sobre o assunto.

Disponíveis em:


http://www.brasilescola.com/drogas/


http://www.brasilescola.com/sociologia/violencia-nobrasil.htm


http://www.renascebrasil.com.br/f_preconceito.htm

Grupo 4-
Após assistir ao filme, supondo que ele seja expressão do real, é possível comparar a realidade da Índia e a do Brasil.
Em que se assemelham?
Em que se diferem?

Disponíveis em:


http://www.suapesquisa.com/paises/india/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

Grupo 5-
Segundo Roquette Pinto, 1936, médico, professor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro, considerado o "pai da radiodifusão do Brasil", ¨o ideal é que o cinema e o rádio fossem, no Brasil, escolas dos que não têm escolas¨.
O grupo concorda com ele?
O grupo, em relação ao filme, acredita que ele é meramente uma obra de ficção ou uma ficção fundada na realidade? Justifique a resposta.

O professor deverá dispor a sala em grupo para a apresentação dos trabalhos. Poderá fazer inscrição dos alunos de outros grupos que queiram interferir nas respostas dos grupos para refutar ou complementar.

ATIVIDADE 5• Propor atividades conjuntas com o professor de Geografia, organizando assim atividades interdisciplinares.
• Propor aos alunos que pesquisem na internet quem foi Roquete Pinto com o objetivo de enriquecer os conhecimentos sobre esse ensaísta brasileiro.
Disponível no site:

http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Roquete_Pinto.html
Atividade de produção de texto:
O professor poderá propor que os alunos escrevam outro final para o filme.

Atividades complementares:
Propor que todos pesquisem sobre quem foi Roquete Pinto.
Outro site disponível:

www.wikipedia.org/wiki/Roquette-Pinto

Avaliação

Avaliação:
Os questionamentos feitos pelo professor ao longo das aulas permitem o diagnóstico do envolvimento do aluno. Poderá recolher o trabalho escrito pelo grupo e a produção escrita individual da última aula para avaliação e posterior exposição (com autorização dos alunos) em varal ou mural.


A bibliografia sugerida abaixo pode possibilitar ao professor material para futuras abordagens.
Bibliografia:
AZZI, Riolando. Cinema e Educação. vol 1 e 2. São Paulo: Ed Paulinas, 1996.
BABIN, Pierre. A Era da Comunicação. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989.
GUTIERREZ, Francisco. Linguagem Total, uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
FERRÉS, Joan. Televisão e Educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, !996.
___________. Vídeo e Educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1996.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 4/7 - 57.14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42.86%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Angela Lemos, Angela Lemos , Bahia - disse:
    angelaleoli@hotmail.com

    23/03/2015

    Cinco estrelas

    Embora não seja a mesma perspectiva que eu pretendo trabalhar, foi muito rico seu projeto de trabalho! Me ajudou bastante, falarei de leitura de mundo e interpretação textual nas aulas de redação e sou grata a você por me ampliar as ideias! Abraço!


  • Alexandre Medeiros , ISERJ , Rio de Janeiro - disse:
    ammarquess@bol.com.br

    13/11/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom estimular a criatividade e a critica dos alunos utilizando outras ferramentas para ensinar os alunos, sou a favor de filmes, debates, artigos etc. Em sala de aula e principalmente as salas informatizadas como as salas hibridas.


  • ivan, coléguio estadual , Paraná - disse:
    ivan_klein@hotmail.com

    14/07/2014

    Cinco estrelas

    muito legal


  • Marcia Regina Perrelli Dudziak, Colégio Estadual Francisco Neves Filho , Paraná - disse:
    marciaperrelli@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora achei um excelente trabalho,a tecnologia está presente em sala de aula para ser utilizada.


  • Lucilene Costa, Escola Agostinho Ramalho Marques , Maranhão - disse:
    leny_150@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a aula, realmente traz à tona uma forma de entender o modo de classificação de um filme por meio de sua ficha técnica e o filme proposto é ótimo, parabéns.


  • joana correia da silva, escola estadual profº paulo da costa pan chacon. , São Paulo - disse:
    joanacsilva@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da proposta em sala de aula sobre o filme,para interagir com os alunos.Torna-se motivadora as aulas.


  • alba, Escola Coronel Vanique , Mato Grosso - disse:
    albraun@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Interessante sua aula, é sempre bom apresentar para o aluno a realidade, muitas vezes distorcida pela novela.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.