Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais de estimação. Curtição, atenção e cuidados especiais

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer os gêneros textuais: gráfico, carta;
  • Perceber as características dos gêneros textuais: cartas, gráficos, tabelas;
  • Estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • Desenvolver a afetividade e o senso de responsabilidade;
  • Fazer os registros nos cadernos;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de set. 2013. 

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação".  em: 10 de set. 2013.  

 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, inicie sua aula com uma rodinha de conversa, perguntando às crianças quem tem animal de estimação, ou quem gostaria de ter. Conte a história de Sônia Barros; “Um bichinho só pra mim”, depois explore a história com os alunos.

 

v

Hora da história

 

a

Fonte: "Sônia Barros. Um bichinho só pra mim". Disponível em: <http://escritorasoniabarros.blogspot.com.br/2011/02/um-bichinho-so-pra-mim.html>. Acesso em: 13 de set. 2013.

 

Um Bichinho Só Pra Mim

 

Nem peixinho eu posso ter
Tartaruga, nem pensar.
Mas eu quero escolher,
Qualquer bicho vou amar.

Dá trabalho! - mamãe diz.

E me pede para esquecer

Mas justo o que sempre quis

Como deixar de querer?


Prometo que vou cuidar
do meu bicho com atenção.
Faço o que ele precisar,
Não vai dar trabalho não.

 

Mas não adianta promessa,

Pois parece ser em vão.

Depois de muita conversa,

A resposta ainda é NÃO!


O mundo inteiro tem bicho,
Só eu que não posso ter!
Não consigo entender isso.
Você pode compreender?

 

Fico então imaginando:

Um bichinho aqui comigo,

E nós dois sempre brincando.

Eu seria o seu amigo!


Você pode ter pensado
Que eu moro em apartamento.
Mas está muito enganado,
Moro em casa, aqui no centro.

 

Tem espaço que só vendo!

Mamãe quer até um bebê.

E por isso eu não entendo:

Não pode bicho, por quê?


Por que você não me escreve,
Me ajudando a resolver?
E qualquer ideia serve,

Pois não sei o que fazer!

(Sônia Barros)

 

Professor, faça a interpretação oral do livro, questione os alunos sobre o motivo que os pais do menino não o deixam ter um bichinho de estimação. Aproveite para conversar com os alunos sobre os cuidados que devemos ter com os animais, para isso use como sugestão um vídeo sobre os cuidados com animais domésticos. Se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), mas se a sua escola não possui os laptops UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

 

g

Fonte: Sítio: “Youtube. Cuidados com os animais de estimação”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=q7dC_DnY17E>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Professor, após fazer a leitura do livro e falar sobre os cuidados com os animais de estimação, proponha que os alunos façam a produção de uma carta para os pais do personagem da história, convencendo-os a deixá-lo ter um bichinho.

Nesta atividade é interessante que você já tenha trabalhado com o gênero textual carta, caso não tenha, trabalhe com os alunos sobre a característica de uma carta e como deve ser escrita.

 

Produzindo uma carta

Veja só que situação! O menino do livro “Um bichinho só pra mim”, quer ter um bichinho de estimação, mas os pais não querem deixar. Vamos ajudá-lo escrevendo uma carta para os seus pais, com ideias, para que o personagem possa conseguir convencê-los.

Após a produção das cartas, peça para os alunos fazerem a leitura para os outros colegas, havendo assim socialização das atividades.

Professor, após apresentação das cartas peça aos alunos como atividade de casa, fotos dos animais de estimação que tenham em casa ou imagens recortadas de jornais ou revista, para que seja montado um álbum de animais de estimação na próxima aula.


a

Animais de estimação

Hoje ouvimos a história “Um bichinho só pra mim.” Falamos sobre os cuidados com os animais e também a responsabilidades de cuidar de um bichinho.

Peça a ajuda da sua família para pesquisar imagens de animais de estimação, caso você tenha, traga fotos de seus animais de estimação, ou se não tiver, recorte imagens de animais que você gostaria de ter.

 

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, inicie a aula fazendo uma roda de conversa, para que os alunos  mostrem as pesquisas que trouxeram. Incentive os alunos a falarem um pouquinho sobre esses animais, o nome que foi dado a eles, o que eles comem, onde dormem, e quais os cuidados que eles têm com esses animais.

Neste momento você poderá acrescentar dados, através de perguntas como:

★ Os animais, assim como nós, também ficam doentes?
★ Quando ficam doentes também precisam ir ao médico e tomar remédios?
★ Quem sabe o nome dos médicos que cuidam dos animais?
★ Será que eles também precisam tomar banho?
★ Eles sentem fome, frio e sede?
★ Alguém sabe se eles gostam de carinho?
★ Vocês sabiam que os cachorros, assim como as crianças, precisam tomar vacinas anualmente?

Professor os alunos, também farão suas perguntas, dessa forma é interessante que você tenha conhecimento prévio sobre esses diversos animais. É importante salientar, que cuidar de um animal é assumir a responsabilidade pelo seu bem estar.

 

Construindo álbuns de fotos dos animais dos alunos da turma

 

Professor proponha aos alunos a construção álbuns de fotos dos seus animais de estimação. Organize-os em duplas para construção do álbum. Utilize folhas de papel A4, dentre outros materiais para montagem do álbum.

Após a montagem dos álbuns, faça uma exposição para que os alunos possam socializar seus trabalhos.

Pesquisando

 

Professor, depois da exposição, proponha que os alunos façam uma pesquisa para saber quais os animais de estimação eles mais gostam. Liste na lousa para registro no caderno dos alunos e logo após construa o gráfico com os alunos.

 

Construindo tabela e gráfico

Vamos saber qual o animal de estimação preferido da nossa turma? Escreva na tabela abaixo a escolha da turma. Veja um exemplo a seguir:

 

Animais preferidos

Quantidade alunos que gostam.

Gato

6

Cachorro

10

Coelho

5

Tartaruga

4

 

 

Professor, se os seus alunos ainda não conhecem gráficos, leve alguns exemplos para eles verem. Recorte de jornais ou revistas alguns modelos e explique-lhes a função do gráfico.

Para a construção do gráfico, distribua uma folha de papel quadriculada para cada aluno e oriente-os a colorirem as colunas na medida em que forem lendo os dados na tabela. Faça na lousa para que eles compreendam.  Veja a seguir o gráfico construído com os alunos do 3º ano da Eseba- Escola de Educação Básica da UFU.

 

Gráfico: Animais de estimação preferidos da turma

l

Fonte: Imagem da autora.

 

Professor, faça a interpretação do gráfico junto com os alunos e depois proponha que eles  resolvam algumas situações problema, no caderno, a partir das informações do gráfico.

Interpretando o gráfico

 

                 Observando o gráfico responda:

 

1-      Qual o animal preferido da turma?

                 ___________________________________________________________

2-      Qual animal foi menos votado?

                 ___________________________________________________________

3-      Se somarmos a quantidade de cachorros e de gatos votados, quantos animais domésticos teremos?

                ___________________________________________________________

4-      Se juntarmos todos os animais votados, quantos animais teremos?

____________________________________________________________

 

 

 3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre os animais domésticos como também os animais selvagens. Explique que cada animal tem seu habitat, e muitos animais não se adaptam a residências. Veja abaixo exemplos de animais domésticos e selvagens:

k

Fonte: Sítio: “Educando com criatividade. Animais domésticos e selvagens”. Disponível em: <http://www.educandocomcriatividade.com.br/2013/04/animais-domesticos-e-selvagens.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Professor, após falar sobre a diferença dos animais de estimação e selvagens, passe o vídeo do Cebolinha “Jacaré de estimação”.

 

a

Fonte: Sítio: “Youtube. Turma da Mônica. Jacaré de estimação”.  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=FOzpGy45mQM>.  Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Professor, questione os alunos sobre o vídeo:

 

  • O que vocês observaram no vídeo?
  • É possível criar um jacaré em casa?
  • Qual foi a reação das pessoas quando viram o Cebolinha passeando como jacaré?

 

Professor, explique para os alunos que existem pessoas que criam animais selvagens em casa, como cobra, aranhas, camaleões, mas que para que isso acontecer é necessário buscar informações sobre os cuidados que devem ter, pois estes animais têm seus habitats específicos.

Professor, pode surgir a dúvida sobre o que é habitat, pesquise junto com os alunos a palavra utilizando o dicionário.

Proponha aos alunos montarem um painel coletivo classificando os animais em domésticos e selvagens. Distribua revistas para que recortem figuras de animais domésticos e selvagens. Após montarem os painéis coloque em exposição na sala de aula ou nos corredores da escola para a socialização de todos.

 

t

Fonte: Sítio: “Alfa educação. Animais:  doméstico ou selvagens? Disponível em: <http://alfa-educacao.com.br/animais-domesticos-ou-selvagens/ >. Acesso em: 12 de set. 2013.

Professor, nesta atividade você também pode fazer um ditado de imagens, onde os alunos vão selecionar alguns animais e irão listar o nome de cada um, após eles escreverem faça a correção coletiva das palavras escritas, assim o aluno estará fazendo a autocorreção.

 

Vamos brincar com os sons dos animais

Professor, depois que você trabalhou com os alunos atividades sobre os animais domésticos e selvagens, proponha uma atividade lúdica de representação dos sons dos animais. Caso você ache interessante para enriquecimento de sua aula passe um vídeo para os alunos com alguns exemplos dos sons dos animais.

w

Fonte: Sítio: "Youtube. Sons dos animais”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Roh8nMmZPBc >. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Professor, depois que os alunos assistirem ao vídeo e ouvirem os sons dos animais, peça para que eles escolham um animal e imitem o som, os outros alunos deverão adivinhar qual o animal faz o som imitado. Ganha a brincadeira quem acertar o maior número de sons.

Você pode também junto com seus alunos escolher um dos animais que fizeram parte da brincadeira e construir fantoches, para criar teatrinhos sobre o tema. Veja um exemplo abaixo.

e

Fonte: Sítio: “Colorir e aprender. Atividades Animais”. Disponível em: <http://colorireaprender.com/atividades-animais>. Acesso em: 12 de set. 2013.

Recursos Complementares

Para o aluno:

Fonte:  Sítio: “NOAS. Jogo Animais domésticos e silvestres”. Disponível em: <http://www.noas.com.br/educacao-infantil/ciencias/animais-domesticos-e-silvestres/>. Acesso em: 1 de set. 2013.

Fonte: Sítio: “Jogos educativos online”. Disponível em: <http://jogos-educativos-online.blogspot.com.br/2012/05/jogo-educativo-caca-palavras-animais.html >.  Acesso em: 12 de set. 2013.

Para o professor:

Fonte: Sítio: “Aprender e Cia. Fantoches de animais”. Disponível em: <http://aprenderecia.blogspot.com.br/2011/10/fantoches-de-animais.html >. Acesso em: 12 de set. 2013.

Fonte: Sítio: “Atividades e desenhos. Animais domésticos e selvagens”. Disponível em: <http://www.atividadesedesenhos.com/2012/07/animais-domesticos-e-selvagens-50.html >. Acesso em: 12 de set. 2013.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.