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Marcando a Passagem do Tempo – calendário: dia, mês e ano

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar o calendário como instrumento de organização dos acontecimentos e das atividades;
  • Localizar datas no calendário;
  • Nomear os dias da semana e sua sequência;
  • Nomear os meses do ano e sua sequência;
  • Entender a relação entre dias da semana e os meses;
  • Calcular a duração de tempo dentro do mês;
  • Localizar datas de aniversário dos colegas no calendário;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Além disso, é preciso que tenham habilidades de leitura e de escrita e saibam fazer cálculos matemáticos básicos. 

Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que têm como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha à seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades referentes ao calendário, as crianças têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convivem com esse tema em seu dia a dia.

 

O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, como fonte de pesquisa, informação e registro de números. Ele deve ser um instrumento da rotina escolar. As crianças devem aprender a marcar os acontecimentos e compromissos importantes para a escola como início e final de período letivo, férias, feriados, passeios, reuniões, entre outros.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos da aprendizagem do Ensino de Matemática do Brasil (2012, p. 28) ao afirmar que o aluno deve saber “identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções como medida de grandezas (3 dias, etc.)” e ainda de acordo com Brasil (2012, p. 30) “selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo)” e “identificar unidades de tempo — dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano — e utilizar calendários”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano 1: unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo os dias da semana

 

Professor, em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do uso do calendário. A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. Tenha cuidado para não privilegiar apenas o aluno “mais extrovertido”, dê oportunidade para os alunos mais tímidos, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança.

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Fonte: Imagem da própria autora – Rodinha realizada com os alunos do 2º ano A do Ensino Fundamental (2013) - Escola de Educação Básica da UFU- Eseba.

Leve um calendário impresso para a sala de aula e pergunte para eles:

  • Quem conhece este material?
  • Como ele se chama?
  • Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
  • Para quê sua família usa o calendário?
  • Como sabemos o dia da semana em que vamos comemorar o nosso aniversário?

Conduza um diálogo para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos para você ter noção de como eles compreendem o assunto.

Explique que o calendário será afixado na sala de aula e que poderão consultá-lo sempre que precisarem, para colocar a data no caderno todos os dias, para escrever a sequência de números até 31, para ver em que dia da semana será determinado dia do mês, para saber sobre a data de aniversário de algum colega, entre outros.

Depois de afixado o calendário, crie situações problema referentes aos dias da semana para que eles resolvam oralmente.

Diga, que certamente muitos já sabem os dias da semana e a sua sequência. Repita com eles os nomes dos dias da semana.

Proponha que os alunos registrem na tabela abaixo, os nomes dos dias da semana nos seus respectivos lugares:

1º dia 2 º dia 3º dia 4º dia 5º dia 6º dia 7º dia
             

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Questione os alunos e registre se achar necessário:

  • Qual é o quinto dia da semana?
  • Qual é o primeiro dia da semana?
  • Qual é o último dia da semana?
  • Que dia vem depois da segunda-feira?
  • Que dia vem antes do sábado?
  • Que dia está entre a terça-feira e a quinta-feira?
  • Quais dias da semana começam com a letra S?
  • Em quais dias da semana você não vem para a escola?

 É interessante que você tenha na sala, um cartaz do mês em letras grandes, para que eles tenham uma melhor visualização. Se ele for móvel, é melhor ainda, pois, além de virar uma rotina existe a possibilidade de eles consultarem os dias e  perceberem que os dias da semana são flexíveis em relação aos dias do mês.

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Fonte: Imagem da própria autora: calendário móvel.

Proponha aos alunos para fazerem o calendário do mês vigente, e faça disso também uma rotina, na primeira semana de cada mês. Entregue a eles uma tabela com os dias da semana para que escrevam os números dos dias dentro do mês. Chame a atenção para que percebam em qual dia da semana começa o mês. Veja um exemplo a seguir:

 

CALENDÁRIO DO MÊS DE ________________________ 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça perguntas a respeito dos dias do mês relacionados com os dias da semana. Varie as perguntas em cada mês, na medida em que for passando o ano. Registre as perguntas no caderno. Exemplo:

  • Em qual dia da semana foi o primeiro dia do mês?
  • Em qual dia da semana foi o último dia do mês?
  • Tem algum feriado nesse mês? Qual?
  • Qual dia da semana será o segundo domingo do mês?
  • Quantas quartas-feiras têm esse mês?
  • Quantas semanas completas têm esse mês?
  • Quantos dias têm esse mês?
  • Se hoje é dia 12, quantos dias faltam para acabar o mês?
  • Quantos dias se passaram depois do último domingo?
  • Entre outras.

 

Ao elaborar essas perguntas, lembre-se que você está trabalhando com vários conteúdos, tais como: números ordinais, sequência, quantidade, datas comemorativas, operações adição e subtração, entre outros.

Depois que os alunos completarem os dias na tabela, proponha que eles coloram os quadradinhos dos dias de acordo com a legenda abaixo, ou elabore outra com os dados que você achar melhor:

 

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Fonte: Imagem da própria autora - Atividade realizada por uma aluna do 2º ano A do Ensino Fundamental (2013)- Escola de Educação Básica da UFU- Eseba.

No sítio “Cantinho da Tia Dihène". Disponível em: <http://cantinhoprodihene.blogspot.com.br/2013/01/modelo-de-calendario-para-educacao.html>,  acesso em: 01 de set. 2013, existe algumas sugestões de calendário do mês que você pode confeccionar para sua sala de aula.

 

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Fonte das imagens disponível em: <http://cantinhoprodihene.blogspot.com.br/2013/01/modelo-de-calendario-para-educacao.html>. Acesso em: 01 de set. 2013.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo os meses do ano

Retome a aula em roda de conversa e explique que nessa atividade serão trabalhados os meses do ano.

Questione:

  • Quantos meses têm o ano?
  • Quais são os meses do ano?
  • Quantos dias têm cada mês? Como podemos saber se o mês tem 30 ou 31 dias?
  • Qual é o mês que tem menos de 30 dias? Quantos dias têm esse mês?
  • Em que mês estamos?
  • Quantos meses já se passaram nesse ano?
  • Quantos meses ainda faltam para acabar o ano?
  • Qual é o número que corresponde a cada mês?
  • Entre outros questionamentos.

Novamente conduza um diálogo para diagnosticar o que os alunos conhecem a respeito do tema e crie situações problema referentes aos meses para que eles resolvam oralmente.

Diga-lhes, que certamente muitos já sabem os meses do ano e sua sequência. Repita com eles os nomes dos meses do ano.

Proponha que eles registrem os nomes dos meses do ano na tabela abaixo:

1º mês 2º mês 3º mês 4º mês 5º mês 6º mês
           
7º mês 8º mês 9º mês 10º mês 11º mês 12º mês
           

 Fonte: imagem da própria autora.

 

Proponha que construam um calendário do ano vigente, ou do ano seguinte, se já estiverem no 2º semestre. Peça a eles que escrevam os nomes dos meses e coloquem os dias dos meses também. Oriente-os quanto o dia de início de cada mês, de acordo com o dia da semana, para que não se percam na sequência. Explique que se o mês termina em um determinado dia da semana, o próximo mês tem que começar com o próximo dia da semana. Use a tabela abaixo:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Depois de construído o calendário, proponha que encontrem os feriados e pinte-os de vermelho. Peça que pintem também algumas datas importantes que não são consideradas feriados.

Faça uma tabela com eles de quais dias são feriados. Deixe que encontrem sozinhos, as datas, mas oriente a atividade, conforme as dificuldades que apresentarem.

 

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Fonte: Imagem da própria autora - Atividade realizada por uma aluna do 2º ano A do Ensino Fundamental (2013)- Escola de Educação Básica da UFU - Eseba.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo os dias de aniversário dos colegas da sala

  • Monte um quadro sobre os aniversários dos alunos da sua turma;
  • Coloque o nome e a data do aniversário de cada aluno e também do seu;
  • Se você quiser, pode colocar foto do rosto dos alunos, ou apenas o nome, no dia do aniversário de cada um.

  

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Fonte: Imagem da própria autora.

Proponha aos alunos atividades orais ou escritas que os levem a pensar sobre as datas de aniversário dos colegas, como:

  • Quantas crianças fazem aniversário no mês de janeiro?
  • Qual é o mês que tem a maior quantidade de alunos que fazem aniversário?
  • Qual é o mês que tem a menor quantidade de alunos que fazem aniversário?
  • Quantos alunos fazem aniversário nos meses de abril e junho juntos?
  • Existe algum mês que não tem alguém aniversariando?
  • Quais meses têm a mesma quantidade de alunos fazendo aniversário?
  • Entre outras.

 

Proponha que os alunos registrem o nome dos colegas e o dia do aniversário de cada um, com dia e mês.

   

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Criando uma agenda

Professor, a partir desta atividade você poderá sugerir que elaborem uma agenda com os nomes dos colegas, as datas de nascimento e os telefone. Se os alunos tiverem acesso ao computador poderá sugerir que registrem também os e-mails. Entregue uma tabela para que eles preencham com os dados dos colegas e colem no caderno. Esta atividade possibilita também trabalhar os nomes dos alunos e a ordem alfabética. Faça coletivamente, registre na lousa e solicite que preencham a tabela que você entregou.

Questione-os sobre qual será o primeiro nome que irão escrever. Será que na turma tem algum aluno que seu nome começa com a letra A? Conduza a atividade sempre questionando sobre a ordem das letras no alfabeto e os nomes dos alunos.

Veja uma sugestão a seguir:

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Recursos Complementares

Você encontra na internet vários sítios com sugestões de jogos com os nomes dos meses do ano.  Veja um exemplo:

 

O sítio “Libras – Educando surdos”. Disponível em: <http://libraseducandosurdos.blogspot.com.br/2012/01/domino-da-semana-e-meses.html>, acesso em: 02 de ago. 2013, apresenta o "Jogo da Memória" dos dias da semana e dos meses do ano escrito e desenhado em libras. É uma boa oportunidade para trabalhar com assuntos relacionados às diferenças.

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno conseguiu nomear os dias da semana e os meses do ano; localizar datas e aniversários no calendário anual; compreender a passagem dos dias (tempo) dentro do mês e se desenvolveu a noção temporal.

Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar a execução das atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem. Fique atento para responder questões tais como: Os alunos estão compreendendo, conceituando e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores?

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