Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogue lixo no lixo: reciclagem de lixo TV Escola. Série: Aula lá fora EPS. 5

 

22/09/2013

Autor y Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Conscientizar sobre a importância dos Rs;
  • Estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • Construir de cartazes;
  • Utilizar materiais recicláveis;
  • Desenvolver a afetividade e o senso de responsabilidade;
  • Fazer os registros nos cadernos;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informações os diferentes textos. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflexão e de prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: Aula lá fora – EPS. 5. Reciclagem do lixo. Disponível no sítio: 

 

popo

Fonte: Sítio: “TV Escola. Aula lá fora-EPS. 05 – Reciclagem de lixo”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4958>. Acesso em: 13 de set. 2013.

 

 

Neste vídeo da TV Escola é possível perceber que desde pequenos, os alunos se preocupam em saber reutilizar o lixo. A escola tem papel fundamental para o processo de conscientização sobre este tema.

 

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, espalhe pela sala de aula papel rasgado, pontas de lápis, sacolas plásticas, dentre outros e faça com que o ambiente se torne sujo e cheio de lixo. Aguarde a chegada dos alunos e veja a reação de cada um com a situação da sala.

Professor, peça para que os alunos se reúnam na rodinha como de costume, para conversarem sobre como encontraram a sala. Pergunte o que eles acharam da sala quando chegaram, se o ambiente estava agradável e o que deveriam fazer para melhorar o ambiente.

Professor, após a conversa, convide os alunos a organizarem a sala de aula, de maneira que fique um ambiente agradável para o estudo. Distribua entre eles sacos de lixo para que a sujeira seja coletada. Neste momento pode haver algumas crianças que questionem sobre a separação de lixo, caso queira você poderá já falar um pouco sobre o lixo reciclável. É interessante que você professor, registre esta atividade com fotos ou filmagens para acervo de vivências da turma.

Professor, após esta vivência proponha aos alunos que escrevam sobre a experiência vivenciada; o que sentiram; quais as soluções tiveram para resolver o problema encontrado, dentre outros.

Entregue para cada aluno uma folha de papel pautada para que possa fazer suas produções. Proponha que seja uma produção feita em dupla para que assim, haja a troca de experiências vividas por eles.

  

Escrevendo nossas vivências

 

   Escrevam sobre a vivência que tiveram na sala de aula: o que sentiram ao encontrarem a sala suja e quais atitudes tomaram.

 

______________________________________________________________________

 

______________________________________________________________________

 

______________________________________________________________________

 

______________________________________________________________________

 

 

Professor, após os alunos fazerem a produção escrita, peça que cada dupla faça a leitura de seu texto, havendo assim a socialização da atividade proposta.

 

Professor, para consolidar a vivência da turma, convide os alunos a fazerem uma rodinha e ouvirem a história. “O menino que morreu afogado no lixo” da autora Ruth Rocha.

 

Hora a história

v

 

Professor, este livro faz parte do acervo distribuído pelo MEC às bibliotecas das escolas públicas. Sugerimos também que você explore e conheça algumas obras literárias sobre lixo, reciclagem, explore o acervo da biblioteca da escola, principalmente os livros distribuídos pelo MEC a todas as escolas públicas brasileiras pelo PNLD - Programa Nacional do Livro Didático - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos.

O incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Para isso, selecione algumas obras literárias e apresente aos alunos na sala de aula. 

Você sabia?

 “Os objetivos das obras complementares para os anos inicias do Ensino Fundamental são ampliar o universo de referências culturais dos alunos em suas diferentes áreas do conhecimento e aprofundar as práticas de letramento no âmbito da escola”. A lista com os títulos das obras encontra-se disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf >. Acesso em: 13 de set. 2013.

“Os livros que compõem os acervos são diversificados do ponto de vista temático, dos gêneros e formato e do grau de com­plexidade. Assim, os acervos contêm obras que, ou estimulam a leitura autônoma, por parte do alfabetizando, ou propiciam a professores e alunos alternativas interes­santes para situações de leitura comparti­lhada, de modo a favorecer o planejamento do ensino e a progressão da aprendizagem”. (BRASIL, 2012, p. 39). Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2. 2012, p. 37-39. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 13 de set. 2013.

Veja a sugestão e a sinopse do livro:

a

Fonte: “Encantamentos literários. O menino que quase morreu afogado no lixo”. Disponível em: <http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2011/06/o-menino-que-quase-morreu-afogado-no.html>. Acesso em: 13 de set. 2013.

 

Sinopse: Ronaldinho era um garoto comum, mas com uma característica muito forte: não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora... Um dia, os pais de Ronaldinho foram viajar e o menino ficou sozinho em casa. Como ele não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora, a sujeira foi acumulando, acumulando e... Você nem pode imaginar o que aconteceu...  

 

Professor, após a contação de história faça a exploração do livro através da interpretação oral. Pergunte a eles:

  

  •  Como era o menino da história?
  •  Você pensa como Ronaldinho?
  •  Onde você joga o seu lixo?
  •  O que devemos fazer para manter um ambiente limpo?
  •  Você sabe o que acontece com o lixo da sua casa?

 

Converse com os alunos questionando onde é jogado o lixo de suas residências. Fale sobre a importância de termos um ambiente limpo para nossa saúde. Permita que os alunos troquem experiências com os outros colegas assim estarão expondo suas ideias.

Professor, solicite aos alunos, que façam uma pesquisa em casa, conforme roteiro fornecido por você.

 

a

1) Pesquise, com seus familiares:

         . Como é armazenado o lixo em casa.

         . Quando é recolhido.

         . Quem recolhe.

         . Para onde ele é levado.

2) Traga na próxima aula para apresentar aos seus colegas.


 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, inicie sua aula, convidando os alunos a fazerem uma rodinha e apresentar as pesquisas que foram feitas em casa com seus familiares.

Deixe que cada aluno exponha suas opiniões sobre o destino dos lixos. Utilize este momento para socialização da atividade que foi proposta como também para tirar dúvidas sobre o assunto.

Professor, convide os alunos para assistirem a um vídeo sobre o destino do lixo. Se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), mas, se a sua escola não possui os laptops UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

r

Fonte: Sítio: “Globo Ecologia. Aterro Sanitário”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nuqoHEc3Im8>. Acesso em: 16 de set. 2013.

 

Professor, comente com seus alunos que ainda existem duas formas do destino do lixo: o lixão, que agride excessivamente o meio ambiente e a nossa saúde e é o menos agressivo, o aterro sanitário, onde há todo um tratamento do lixo quando chega. Veja abaixo um pequeno texto que mostra algumas diferenças. Reproduza o texto para os alunos ou leia e comente. Depois, projete o vídeo a seguir:

 

 

Diferença de Lixão e Aterro Sanitário

 

lixão é um grande espaço destinado apenas a receber lixo. Isso significa que nada é planejado para “abrigar” os resíduos de forma menos agressiva ao meio ambiente. Não há tratamento para o chorume, líquido liberado pelo lixo, que contamina o solo e a água. Por lá, não é difícil encontrar ratos e insetos circulando livremente. Os resíduos ficam, literalmente, a céu aberto.

Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo. Diariamente, o material é aterrado com equipamentos específicos para este fim. Existem, também, tubulações que captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica e que pode ser usado para gerar energia.

  

sssqq

Fontes: Sítio: “Revista Super Interessante”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/qual-a-diferenca-entre-lixao-e-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 de set. 2013.

Sítio: “Info escola. Aterro Sanitário”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/10/aterro-sanitario-bandeirantes.jpg>. Acesso em: 16 de set. 2013.

 

Professor, após os alunos assistirem ao vídeo sobre o destino do lixo, distribua uma crônica do jornalista Fernando Bonassi que escreveu para o jornal Folha de São Paulo no ano de 1998, intitulada: “Nem tudo que se joga fora é lixo”.

 

Professor, pode surgir dúvidas sobre a palavra crônica, peça para que os alunos recorram ao dicionário para pesquisarem o significado da palavra.

 

A palavra é:

Crônica; tipo de texto, em geral publicado em jornais ou revistas, que trata de temas atuais e do cotidiano.

 
 
e
e

Fonte: ALMEIDA, Paulo Nunes. LEP: Leitura, Expressão, Participação – 5º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Saraiva. 2004. p. 61, 62.

 

Professor, depois que os alunos assistirem ao vídeo e lerem a crônica, proponha que respondam algumas perguntas sobre o destino do lixo  e o que pode ser aproveitado.

 

     O texto que lemos faz parte de um conjunto de crônicas publicadas no Suplemento Folhinha, do jornal Folha de São Paulo.

     Pense um pouco!

     Você concorda que nem tudo que se joga fora é lixo?

     De tudo que jogamos fora, o que poderia ser aproveitado?

     Agora responda:

 

      1. De acordo com o texto, para onde vai o lixo doméstico?

 

___________________________________________________________________

        2. Por que, segundo o texto, é necessário reciclar o lixo?

 

      ___________________________________________________________________

       3. Por que o autor afirma que não existe mágica, quando fala da produção de lixo?

  

      ___________________________________________________________________

       4. De que forma podemos contribuir para produzir menor quantidade de lixo?

 

___________________________________________________________________

 

 

 

 

 

Professor, proponha que os alunos leiam suas respostas e discutam sobre os assuntos tratados no vídeo e na crônica. Fale sobre uma palavra que foi muito usada no vídeo e no texto sobre reciclagem. Proponha uma pesquisa em casa sobre o que é reciclagem para a próxima aula.

 

a

Hoje, vimos um vídeo e lemos uma crônica que  aborda sobre reciclagem,  pesquise sobre esta palavra e traga na próxima aula.

 

 

 3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie sua aula falando sobre o tema “Reciclagem”, converse com seus alunos a respeito da pesquisa que fizeram e o que eles descobriram sobre o assunto. Deixe que eles socializem suas respostas para depois fazer as intervenções.

Explique o que é reciclagem. Fale que reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados.

Professor, este é um termo que tem sido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Comente com seus alunos que é possível reciclar materiais diversos, como vidro, plástico, papel ou alumínio. A reciclagem desses materiais proporciona uma utilização mais racional de recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo. Para a Indústria, a reciclagem tem muitas vezes a vantagem de diminuir os custos de produção. A população também beneficia da reciclagem, sendo esta a fonte de renda de muitos trabalhadores que obtêm no lixo urbano materiais que podem ser vendidos para empresas recicladoras.

Fale também sobre a separação do lixo e que cada resíduo tem um lugar específico para ficar, podemos chamar também de “Coleta seletiva do lixo”  que constitui em separar o lixo em grupos distintos, cada  um com tipos de lixo correspondente com sua classificação. Sem o processo da separação do lixo não é possível fazer reciclagem, pois nas usinas de tratamento e reciclagem idealmente o lixo já deve chegar o mais separado possível.

Utilize as imagens do “Projeto Terra Nova” para explicar e mostrar as diferentes formas de organizar os lixos para coleta e a importância dos 3Rs.

a

Fonte: Sítio: “Celso aula. 3Rs”. Disponível em: <http://www.celsoauladw.xpg.com.br/Arquivos%20HTML/reciclagem.html>. Acesso em: 16 de set. 2013.

 

 

a

Fonte: Sítio: “Projeto Terra Nova. Você conhece todas as cores para a coleta seletiva do lixo”. Disponível em: <http://projetoterranova.blogspot.com.br/2013/07/voce-conhece-exatamente-todas-as-cores.html>. Acesso em: 16 de set. 2013.

Professor, comente com os alunos sobre os 3 Rs, que é uma forma de conscientizar a população da necessidade de se ter atenção com o meio ambiente. Cada R significa uma ação.

Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório.

Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos. É um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

 

Professor, passe para os alunos um vídeo da turma da Mônica que fala sobre reciclagem e os 3 Rs, para fixação do tema.

 

t

Fonte: Sítio: “Youtube. É preciso reciclar”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8>. Acesso em: 16 de set. 2013.

 

Professor, após passar o vídeo distribua cópias das atividades sobre reciclagem para que os alunos possam ter como registro no caderno de Ciências.

 

a

Fonte: "Bianca Saveti. Atividades reciclagem ensino fundamental". Disponível em: <http://biancasaveti.blogspot.com.br/2011/11/atividades-reciclagem-ensino.html>. Acesso em: 16 de set. 2013.

 

 

Vamos praticar

Professor, proponha aos alunos para fazerem um trabalho de conscientização pela escola sobre a importância de jogar lixo no lixo. Construa com os alunos lixeiras de coleta seletiva para distribuir nos espaços da escola. É importante orientar os alunos da escola sobre a importância de usarem corretamente os coletores de lixo. Vale lembrar que em algumas regiões de nosso país não há o processo de coleta seletiva, por este motivo tente junto com seus alunos fazerem coletores específicos como, por exemplo, de papel, alumínio, e outro coletor para outros tipos de resíduos. Veja abaixo uma forma de se reutilizar o papel.

 

 q

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 4º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 43. (Coleção Nova Escola.).

 

Professor, você também pode construir com seus alunos cartazes sobre a importância de mantermos os ambientes limpos, jogando o lixo no lixo, conscientizando sobre os 3Rs como também informando sobre a importância deles para nossa vida.

Faça a consolidação da aula apresentando um texto “Você sabia”, onde mostra o tempo de decomposição de alguns objetos jogados na natureza Você pode aproveitar para pesquisar junto com os alunos no Laboratório de Informática outros objetos e seu tempo de decomposição.

ew

Fonte: ALMEIDA, Paulo Nunes. LEP: Leitura, Expressão, Participação – 5º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Saraiva. 2004. p. 66.

 

Desenvolvendo atividades interdisciplinares

 

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Português, Ciências, Geografia e História e com os temas transversais Meio ambiente e trabalho onde você poderá desenvolver diversas atividades.

Recursos Complementares

Para o aluno:

Fonte: Sítio: “Jogo Lixo legal”. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/jogolixolegal/>. Acesso em: 16 de set. 2013.

Fonte: Sítio: “Iguinho. Jogo Reciclagem”. Disponível em: <http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html >.  Acesso em: 16 de set. 2013.

Fonte: Sítio: “Escola Games. Coleta seletiva”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/ >. Acesso em: 16 de set. 2013.

Para o professor.

Fonte: Sítio: “Escola de Educação Básica Universidade Federal de Uberlândia. Projeto 3 Rs”. Disponível em: <http://www.eseba.ufu.br/interna.php?referencia=conteudo&pagina=projeto_3rs>. Acesso em: 16 de set. 2013.

Fonte: Sítio: “Brincar letrando. Reciclagem”. Disponível em: <http://brincandoeletrando.blogspot.com.br/2010/11/reciclagem.html>.  Acesso em: 16 de set. 2013.

Fonte: Sítio: “Prohome Ambiental. Cartilha reciclagem de lixo”. Disponível em: <http://www.prohomeimoveis.com.br/prohome-ambiental/cartilha-reciclagem-de-lixo/ >. Acesso em: 16 de set. 2013.

Fonte: Sítio: "3Rs ESEBA. Desperdício Oculto". Disponível em: <http://3rsnaescola.blogspot.com.br/>.  Acesso em: 16 de set. 2013.
 

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.