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Medida de Tempo: que horas são?

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar o relógio para ler as horas e os minutos;
  • Perceber a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia;
  • Identificar relógios digitais e de ponteiros (analógico);
  • Conhecer vários tipos de relógios usados no presente e no passado;
  • Identificar as 24 horas do dia, relacionando-as com o seu cotidiano;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. 
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Além disso, é preciso que tenham habilidades de leitura e de escrita e saibam fazer cálculos matemáticos básicos.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

Os alunos precisam entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade dos alunos se interessarem pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades referentes às horas, eles têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema em seu dia a dia.

Professor, aprender a ler as horas é uma estratégia para o trabalho com medidas de tempo, que deve estar relacionado à sua função social e ao cotidiano da sala de aula. Você deve, sempre que possível, situar os alunos no tempo, programando e socializando a sua rotina. Trabalhar com relógios e com a leitura das horas é bem interessante porque pode ser realizado na prática, além da teoria. Os alunos se encantam com a descoberta de que já podem ler as horas e comemoram isso de forma bem positiva.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos da aprendizagem do ensino de Matemática do Brasil (2012, p. 28) ao afirmar que o aluno deve saber “identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções como medida de grandezas (3 dias, etc.)” e ainda de acordo com Brasil (2012, p. 30) “selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo)” e “leitura de horas, comparando relógios digitais e de ponteiros”. Bem como, de acordo com Brasil (2012, p. 29) “contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc., a partir de qualquer número dado”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano 1 : unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013. 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo vários tipos de relógios

Os relógios são máquinas que fascinam as crianças, bem como adultos e estão associados à história. Quem nunca guardou na memória um relógio visto: na TV, na casa da avó, na igreja da cidade, na estação de trem ou na rodoviária, em um conto de fadas ou em um filme? Esse fascínio pode ser usado para que os alunos possam pesquisar sobre os vários tipos de relógio que já foram criados.

Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do uso do relógio. Conduza um diálogo para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos para você ter noção de como eles compreendem o assunto. A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. Tenha cuidado para não privilegiar apenas o aluno “mais extrovertido”, dê oportunidade para os alunos mais tímidos, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança.

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Fonte: Sítio: “Que Coisa Boa”. Disponível em: <http://quecoisaboa.com.br/nao-podemos-perder-mais-tempo/ampulheta/>.  Acesso em: 07 set. 2013.

 

Professor, solicite aos alunos que confeccionem uma ampulheta em casa e tragam para a próxima aula, para isso, oriente-os por meio de um texto instrucional. Veja uma sugestão a seguir:

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Aprenda a fazer uma ampulheta

Construa um instrumento para medir a passagem do tempo

Você vai precisar de:


- 2 garrafas plásticas de refrigerante (600 ml) bem limpas e secas (uma delas com tampa);

- Areia fina, sal seco ou farinha fina de mesa;

- Fita gomada ou durex;

- 1 prego bem largo.


Como fazer:


- Encha uma das garrafas com a areia, sal ou farinha de mesa;

- Tampe esta garrafa e peça para um adulto fazer um furo na tampa com um prego aquecido, de tamanho grande. Cole uma garrafa na outra, pelo gargalo;

- Ponha a garrafa cheia de areia virada para baixo e espere.

O que está acontecendo:


- A areia vai cair para a garrafa de baixo. O tempo que a areia leva para passar de uma garrafa para outra depende da quantidade de areia, do tamanho e do gargalo. Se a areia estiver úmida, pode ser que ela nem caia. Você pode fazer ajustes, aumentando ou diminuindo a quantidade de areia.

 Fonte: Sítio “Ciência Hoje”. Disponível em:   <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/aprenda-a-fazer-uma-ampulheta/>. Acesso em: 09 de set. 2013.

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Descobrindo diferentes relógios

 

Professor, explique aos alunos que existem muitos tipos de relógios, encontrados em diferentes lugares. Eles possuem tamanhos e desenhos diferentes e variados. Mas todos mostram as horas por meio de números ou pela posição dos ponteiros. Mostre a eles um relógio digital e um de ponteiros (analógico).  Compare os dois.

É interessante desenvolver com os alunos uma pesquisa para verificar os diversos tipos de relógios, inclusive, do passado.

  • Leve para a sala de aula diferentes imagens de relógios: de pêndulo, cuco, torre, números romanos, solar, d’água, bolso, parede, pulso, analógico, entre outros;
  • Proponha que busquem encontrar relógios usados por parentes ou amigos. Peça que conversem com os donos dos relógios para que possam emprestar para uma exposição na escola;
  • Peça que façam uma pesquisa na internet de relógios diferentes, interessantes ou antigos;
  • Marque um dia e faça uma exposição da pesquisa. Monte cartazes, tire fotos dos relógios que trouxerem, afixe: na sala de aula, no pátio ou no corredor da escola, os cartazes, as imagens trazidas pelos alunos e as fotografias tiradas dos relógios, a fim de compartilhar as aprendizagens com a comunidade escolar.

 

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Exposição das ampulhetas

Professor, faça uma roda de conversa e solicite que os alunos apresentem suas ampulhetas e socializem o que aprenderam com este trabalho. Depois, faça uma exposição e convide os colegas  de outras turmas para visitarem, mas os seus alunos deverão explicar aos visitantes o que é uma ampulheta, para que serve e como ela foi confeccionada.

Confeccionando o seu próprio relógio

Aprender a ler as horas pode ser complicado para alguns alunos. Por isso, é importante trabalhar com material concreto. Utilizar um relógio de brinquedo construído pelos próprios alunos pode ser uma boa estratégia. Por isso, a finalidade dessa atividade é confeccionar um relógio com ponteiros (analógico), para depois realizar atividades usando esse relógio.

Observe o exemplo abaixo: 

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Fonte: Imagem da própria autora: relógio feito de E.V.A.

 

Para fazer o modelo acima use um molde de uma carinha de ursinho ou cachorrinho feito com E.V.A; um fixador que pode ser um botão; pedaço de plástico duro para fazer os ponteiros; um clips ou pedaço de arame e cola para E.V.A. Para os ponteiros, pode ser usado aquele plástico de encadernação, para que eles possam se mover com mais facilidade. 

 

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Fonte: Imagem da própria autora: confeccionando relógio de E.V.A.

  • Corte o molde do ursinho, do relógio e dos ponteiros;
  • Fure o molde do relógio e dos ponteiros ao meio, passe o clips por dentro e fixe o botão;
  • Cole o relógio à carinha, cole as orelhinhas e escreva os números.

 

Você pode usar um molde que mais lhe convier, pode ser feito, inclusive, com um pedaço de papel e dois palitos de fósforo (nesse caso, os palitos não são fixados ao meio.). 

 

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Fonte: Imagem da própria autora: relógio feito com pedaço de papel.

 

Você pode usar um molde simples, mais elaborado, como no exemplo abaixo:

 

Fonte: Sítio: “ Novidades da Tia Gilva”  Disponível em: <http://novidadesdatiagilva.blogspot.com.br/2012/10/medida-de-tempo.html>. Acesso em: 07 de set. 2013.

 

Aprendendo a ler as horas e os minutos

É hora de colocar o relógio para funcionar, mas primeiro explique aos alunos:

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  • Proponha que os alunos marquem no seu relógio de brinquedo as horas que você ditar;
  • Dite apenas as horas exatas;
  • Explique:

 

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  • Dite agora hora e meia para que os alunos ajustem os seus relógios. Por exemplo: Marquem em seus relógios: uma hora e meia... três horas e meia .... sete horas e meia...
  • Explique que quando o ponteiro grande está no número seis, o ponteiro pequeno está entre um número e outro. Mostre a eles. Explique porque isso acontece. Diga que o ponteiro pequeno vai andando para chegar ao próximo número.

Explique:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

  • Treine com os alunos a contagem de 5 em 5 até 60;
  • Dite várias horas para que os alunos possam marcar em seus relógios de brinquedo, agora com minutos;
  • Registre as horas indicadas nos relógios analógicos, no caderno de Matemática.

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  • Explique que alguns relógios possuem um terceiro ponteiro, que marca os segundos – o ponteiro grande anda de um risquinho ao outro (1 minuto) enquanto o ponteiro dos segundos dá uma volta no relógio;
  • Explique sobre os relógios digitais:

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  • Leve para a sala de aula um relógio digital e mostre aos alunos o que você explicou;
  • Proponha atividades de registro com os relógios digitais.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo sobre a importância de contar as horas

Os alunos precisam entender a importância do relógio na vida das pessoas na atualidade para cumprir as atividades que devem ser realizadas no dia a dia, como por exemplo: a hora de acordar, dormir, almoçar, ir para a escola, voltar da escola; a hora do recreio ou da aula de Educação Física.

  • Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito da divisão das horas do dia. Explique que o dia tem 24 horas e parte desse tempo passamos dormindo, em média, 8 horas por dia. Questione:

- O que você faz durante as outras 16 horas do seu dia?

- Qual é a diferença das atividades realizadas durante os dias da semana e no final de semana?

  • Proponha aos alunos, montarem uma tabela mostrando o que eles fazem durante as horas do dia, durante a semana e no fim de semana.

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Fonte: imagem da própria autora.

  • Peça que os alunos façam a atividade em casa, com o auxílio dos pais, que conhecem melhor os horários dos filhos. 
  • Crie um quadro com horários e dias para que eles possam completar com suas atividades diárias.

 Escreva no relógio que horas você:

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Fonte: Imagem da própria autora.

Para finalizar a atividade, proponha:

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Recursos Complementares

Vídeo postado no Youtube ensinando o passo a passo para construir uma ampulheta. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8Zydhf5xTO8>. Acesso em: 09 de set. 2013.

Sítio: “Sítio da Tia Alê”.  Disponível em:

<http://blogtiale.blogspot.com.br/2012/09/relogio-de-prato-e-eva.html>. Acesso em: 07 set. 2013, você encontra um molde de um relógio simples de fazer, usando apenas um pratinho de bolo de aniversário e E.V.A.

 

Sítio: “Novidades da Tia Gilva”. Disponível em:

<http://novidadesdatiagilva.blogspot.com.br/2012/10/medida-de-tempo.html>. Acesso em: 07 set. 2013, você encontra sugestões de várias atividades com relógios digitais e de ponteiros (analógico) e também moldes para confecção de relógios de E.V.A. 

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno conseguiu: perceber a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia; utilizar o relógio para ler as horas e os minutos; identificar as 24 horas do dia, relacionando-as com o seu cotidiano; desenvolver a linguagem oral e escrita e desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas.

Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar à execução das atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem. Fique atento para responder questões tais como: Os alunos estão compreendendo, conceituando e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores? 

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