Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Concentração -Déficit de atenção - ensino especial

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Lateralidade;
  • Deslocamento espacial
  • Equilíbrio
Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Educação física- déficit de atenção e ensino especial
Estratégias e recursos da aula:
Situação 1: você tem em suas turmas uma ou várias crianças diferentes - quer no comportamento motor e/ou cognitivo.
Situação 2: Você foi alertado pela escola, que é inclusiva, que foi admitido um aluno do ensino especial na sua turma de ensino fundamental final.
Situação 3: Você trabalha numa escola de Ensino Especial.

Para a situação 3 ou 1 (descritas acima) – material necessário: 8 caixas de sapato adulto e 9 objetos de tamanho, cores e aspectos diferentes ;
Para a situação 2 – material necessário: 12 caixas de sapato e 15 objetos de tamanho cores e aspectos diferentes;
Desenvolvimento:
Professor, você deverá observar o grau de dificuldade sentido pelos alunos durante a execução da atividade. Verifique, por exemplo, se o exercício está condizente com as habilidades da turma. Verifique o entrosamento da classe.
Nas 3 situações você poderá trabalhar da seguinte forma:
ATV1
1º passo - Leve seus alunos para o pátio da escola e com uma fita métrica ou mesmo um giz colorido, peça que sejam medidas as suas alturas. Numa planilha à parte, o professor deverá anotar o nome de cada um dos alunos e a altura correspondente. Caso a medição seja feita de forma mais aleatória, com o uso do giz colorido e uma pequena marca no muro da escola, ou numa estaca de madeira, ou numa árvore, identifique com o consentimento e aprovação deles o nome de cada um obedecendo ao que foi solicitado: o primeiro aluno da fila será o mais alto e assim sucessivamente até o de menor estatura.
DICA: O professor deverá permitir que eles se posicionem sem qualquer interferência, por enquanto, mas observando atentamente as brincadeiras , os excessos, a passividade e o entrosamento.
2º passo: Com a fila formada, peça que os alunos alternadamente dêem passos laterais, em direções contrárias, ou seja: o primeiro aluno da fila dá um passo para a direita, o segundo , um passo para a esquerda e assim sucessivamente até o último da fila.
3º passo: Ainda na sequência, entregue ao primeiro aluno de cada fila, uma peteca e solicite que o primeiro entregue de costas como se encontra, a peteca com a mão esquerda para o aluno que está posicionado imediatamente atrás, que deverá receber a peteca com a mão direita.
DICA: 1)anote as observações sobre possíveis problemas de postura , entrosamento , dificuldades na lateralidade, etc
2) anote a posição dos alunos nas filas

ATV1
1º passo:
Na sala de aula, solicite que os alunos montem uma estante com 8 caixas de sapatos sobrepostas para formar uma estante com 4 prateleiras(2 cx em cada prateleira), ou 3 caixas de sapato em cada prateleira no caso de se querer trabalhar com mais objetos e se quere aumentar o grau de dificuldade da atividade
Se houver uma estante na sala, ela poderá ser preparada ou adaptada para que essa primeira “construção” não seja necessária.
DICA1: se for usada uma estante que já existe na sala, adapte a quantidade de objetos sugerida ao tamanho da estante que vc pretende realizar a tarefa
DICA2:preocupe-se em desocupá-la previamente para que a atividade não perca o prazer da “preparação” que a atividade requer.
DICA3: esse trabalho exige a colaboração e a sugestão de todos os alunos da classe
2º passo:
Usando as 8 ou 12 caixas de sapato, arrume os objetos , por exemplo, da seguinte forma: No caso de serem 9 os objetos selecionados, coloque na prateleira mais baixa, 3 objetos, na imediatamente superior, 2 objetos, na seguinte 1 objeto e na última 3 objetos novamente.
Se estiver utilizando mais prateleiras, distribua-os de forma aleatória para que não fique evidente que obedecem sempre a uma mesma ordem. Misture cores ,tamanhos e quantidades
3º passo:
Tão logo os alunos acomodem os objetos, divida-os como na aula anterior: os alunos d o grupo da esquerda, p or exemplo, mudam de l ugar com os alunos da direita, para que formem 2 colunas ou dois grupões na sala.
4º passo
O professor, encosta na estante e derruba os brinquedos todos .
5º passo: os alunos de cada fileira, sem a interferência ostensiva dos demais, terão a oportunidade de repor os brinquedos da forma como se encontravam inicialmente. A cada erro, troca-se de aluno e de fila, naturalmente. O aluno vencedor, levará para o seu grupo o “troféu”.
DICA: Professor, se preferir, poderá formar dois grupos, com estantes iguais e objetos diferentes e proceder da mesma forma finalmente para descobrir qual a equipe vencedora. Esse trabalho de montagem dos objetos e o ato de espalhá-los em seguida precisa ser rápido justamente para não permitir que eles percebam o que vai acontecer.
Nesses momentos, anote tudo para discutir com eles e dar o feedback.

Como exercício e como avaliação, proponho uma atividade de vistas em 3 dimensões aonde eles possam detectar quem é quem e reconhecer pelo formato, aonde está cada objeto.

Importante: Essa atividade, no ensino regular, com ou sem inclusão, poderá ser feita com o auxílio do professor de matemática.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser media com relação ao interesse do aluno, bem como ser concomitante com a disciplina de Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.