20/09/2013
Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ter domínio de leitura e escrita.
Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles entendem por “Notícia”. Depois da conversa, solicite aos alunos que confiram no dicionário o significado da palavra notícia: Informação, conhecimento. / Nota breve sobre um assunto. / Lembrança. (Dicionário Aurélio on line. Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/. Acesso em 11 de setembro de 2013.).
Posteriormente iniciar um debate com intuito de enfatizar a importância do gênero textual notícia nos seguintes aspectos: informação breve, comunicar fatos direcionados ao interesse do público em geral, linguagem necessariamente clara, objetiva e precisa sem ocasionar múltiplas interpretações por parte do leitor.
Explique aos alunos que a linguagem jornalística deve veicular a verdade dos fatos acontecidos, predominando o caráter objetivo preconizado pelo discurso e que esse gênero textual notícia se diferencia de outros gêneros textuais.
Professor para auxiliá-lo nas discussões, sugere-se a leitura:
VILARINHO. Sabrina. O jornal e a notícia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/o-jornal-noticia.htm. Acesso em 11 de setembro de2013.
DUARTE, Vânia. Gêneros textuais do universo jornalístico. Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/generos-textuais-universo-jornalistico.htm. Acesso em 11 de setembro de 2013.
Entregue aos alunos diferentes jornais de diferentes dias da semana, solicite que escolham e leiam apenas uma notícia. Cada aluno fará a leitura individualmente e posteriormente se organizaram em grupos de 3 a 4 pessoas.
Imagem disponível em: http://www.jornalvs.com.br/blogs/jornal-na-sala-de-aula/261382/leitura-do-jornal-amplia-horizontes.html. Acesso em 12 de setembro de 2013.
Observação: A diversidade de jornal disponível é importante para que cada aluno tenha uma notícia inédita e diferente dos demais colegas.
Em grupo e de posse da noticia lida, solicite aos alunos socializem, para seus colegas, o que o jornal diz sobre tal fato. Num segundo momento, após os alunos debaterem sobre essas notícias, solicite que escolham uma notícia do jornal para registrar na folha que será entregue pelo professor.
O professor entrega folhas e lápis para os alunos iniciarem a escrita da notícia conforme foi relatada pelo colega, sem consultar o jornal.
Após a escrita da notícia escolhida pelo grupo, o colega fará a leitura da notícia publicada no jornal e posteriormente, cada aluno deverá ler o que escreveu sobre a notícia relatada. Cada grupo, juntamente com o professor, identificará se o grupo conseguiu entender e escrever corretamente a notícia relatada pelo colega.
Imagem disponível em: http://www.jornalvs.com.br/blogs/jornal-na-sala-de-aula/258746/curriculo-escolar-ganha-nova-ferramenta.html. Acesso em 11 de setembro de 2013.
Os alunos organizados em grupos (os mesmo grupos da aula anterior) e de posse da notícia escolhida pelo grupo, na aula anterior, deverão conversar sobre o que a notícia relatava e qual a melhor forma de escrevê-la.
Depois de decidido a redação, todos os alunos do grupo deverão ter a mesma edição do texto. Cada aluno irá digitá-la no editor de textos do Notebook do Projeto UCA (Projeto Um Computador por Aluno).
Caso a escola não participe deste projeto, utilizar os computadores do Laboratório de Informática.
Cada grupo deverá salvar no pen drive a “notícia” e o professor fará a projeção da mesma para toda a turma. Todos os alunos farão a leitura coletiva da notícia e caso necessite, as correções ortográficas.
Ao final da leitura de cada notícia reescrita, o grupo fará a leitura da notícia original do jornal de onde ela foi retirada. Na sequência, a notícia será discutida pela turma que avaliará se reescrita realmente descreve os mesmos fatos que a notícia original.
Professor, nesse momento converse com os alunos e relembre que o gênero textual notícias tem como objetivo comunicar algo que realmente ocorreu no cotidiano, destacando que esse trabalho é desempenhado pelos jornalistas.
Informe que a partir desse momento, todos os alunos serão jornalistas e deverão observar os fatos ocorridos em seu cotidiano para posteriormente descrevê-los.
Cada aluno de posse de uma folha e um lápis fará a escrita de uma notícia com auxílio do professor, caso seja necessário. Essa notícia poderá ser sobre seu cotidiano escolar ou familiar. Posteriormente, cada aluno fará a leitura para seus colegas e, coletivamente, decidirão um título para cada notícia. Professor lembre os alunos que, num jornal, o que faz com que o leitor leia a notícia primeiramente é o título, por isso auxilie-os na construção de um título interessante e atrativo. Na sequencia, cada aluno fará a ilustração de sua notícia colocando a sua assinatura no final.
Exemplo de noticia:
Natação para crianças, jovens e adultos Nas aulas de natação temos diversidade de alunos, pessoas de diferentes idades frequentam as piscinas de várias academias para aprenderem a nadar. A procura é grande principalmente no verão.
Imagem disponível em: http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/wi/wislythium/1218513248.png. Acesso 13 de setembro de 2013. Aline Gomes. |
Cada notícia será uma página do “Jornal Varal” da turma. Todas as páginas serão expostas em forma de varal.
Sugestão de organização do “Jornal Varal”:
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-tlLUBbKjnS0/TkRvNeYnirI/AAAAAAAAW7s/3L9kbCALg0Y/s400/feira+varal+da+poesia.jpg. Acesso em 13 de setembro de 2013.
A exposição do “Jornal Varal” poderá ser realizada na sala de aula ou exposta no corredor da escola. Também é importante que seja divulgado no site da escola para que os alunos de outras turmas possam visitar a exposição e ler as notícias.
Observação: Professor, o registro fotográfico dessas atividades é importante, por isso, fique atento para registrar os alunos em todas as atividades.
LOUREIRO, Juliana. Jornal faz parte do diálogo na família. Disponível em: http://www.jornalvs.com.br/blogs/jornal-na-sala-de-aula/260074/jornal-faz-parte-do-dialogo-na-familia.html. Acesso em 11 de setembro de 2013.
LOUREIRO, Juliana. Alfabetizando com o VS.Disponível em: http://www.jornalvs.com.br/blogs/jornal-na-sala-de-aula/260294/alfabetizando-com-o-vs.html. Acesso em 12 de setembro de 2013.
FERNANDE, Jaiza Helena Moisés. Mundo jovem. Projetos pedagógicos. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar. Acesso em 12 de setembro de 2013.
A cada atividade registre a participação dos alunos e o seu desempenho.
Observe se a turma conseguiu atingir os objetivos de cada atividade proposta, caso não tenha, proponha outra atividade para atingir aquele objetivo.
Durante as aulas, avalie o progresso do aluno quanto ao processo de leitura, escrita, produção de textos e exposição de opinião frente aos colegas. Avalie também se adquiriu conhecimento sobre as características do gênero textual “notícia”.
Identifique e registre as dificuldades para os próximos planejamentos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/07/2014
Cinco estrelasMuito bom! Tentarei realizar estas atividades com meus alunos.