21/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Sensações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.
O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades referentes ao paladar, os alunos têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema no seu dia a dia.
Ao aluno será proporcionada a oportunidade de refletir sobre a importância do reconhecimento dos sabores por meio da sua língua, levando em consideração que atividades significativas para o aluno favorecem a aprendizagem do conteúdo. A proposta dessa aula também se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos da aprendizagem do ensino de Matemática ao Brasil (2012, p. 27) afirmar que o aluno deve saber “identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.” e ainda “ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive”.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano 1 : unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Aprendendo sobre o órgão do paladar: a língua
Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do paladar. Conduza um diálogo para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos para você ter noção de como eles compreendem o assunto. A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. Tenha cuidado para não privilegiar apenas o aluno “mais extrovertido”, dê oportunidade para os alunos mais tímidos, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança.
Questione os alunos:
Realize a leitura de um livro referente aos órgãos do sentido. Existem vários livros no mercado e a sugestão aqui apresentada é o livro “Seu Corpo” da Editora IBEP.
Fonte: ROCA, Núria. Seu Corpo. São Paulo: IBEP, 2011.
Proponha uma discussão acerca das informações apresentadas no livro e oriente para a aquisição de novas informações.
Dê oportunidade ao seu aluno de olhar a sua própria língua. Peça que coloquem a língua para fora o máximo que puderem e observem em um espelho. Você pode levar um espelho, se não houver na sua sala de aula. Você também pode formar duplas e pedir que um aluno observe a língua do outro.
Apresente a foto de uma língua e mostre as partes responsáveis pelos diferentes gostos. Se quiser poderá utilizar um projetor multimídia para mostrar esta imagem:
Fonte: Sítio: “ Vivendo a Vida” Disponível em: <http://www.vivendoavida.net/?p=12307>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Apresente também um desenho para que eles possam entender melhor a marcação.
Fonte: Sítio: “Wine for you – sensações a corpo”. Disponível em:
<http://www.primedrinks.pt/wineforyou/fases_prova_paladar.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Diga que na próxima atividade eles conhecerão bem mais sobre os sabores.
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Degustando alimentos e identificando sabores
Para essa atividade você deverá providenciar vários potinhos com pequenas porções de alimentos para degustação e uma ficha para que os alunos possam escrevem os sabores que sentirão ao experimentarem os alimentos.
Fonte: Imagem da própria autora.
Procure preparar os potinhos com alimentos diferenciados entre sabores: doce, salgado, amargo e azedo. Se você não puder providenciar muitos alimentos, basta que seja quatro potes com: açúcar, sal, limão e café sem açúcar. Você pode dissolver o açúcar e o sal em água, espremer um limão e fazer um café forte, sem açúcar e dar para os alunos experimentarem apenas os líquidos.
Separe os alunos em trios, e entregue as fichas para que possam escrever seus nomes:
Fonte: Imagem da própria autora.
Cada aluno receberá duas colherinhas de plástico que deverão ficar com elas até que seja a sua vez de experimentar os alimentos. Um dos alunos deverá ter os olhos vendados. Um potinho será colocado sobre a mesa, depois de vendar os olhos do colega. Outro aluno colocará o alimento, com a sua colherinha na boca do colega. Ele, então, deverá falar qual alimento acha que experimentou, qual sabor tem (doce, salgado, azedo ou amargo) e se gostou ou não. Depois os alunos trocam de lugar, quem experimentou passa a colocar o alimento na boca do colega, quem escreveu passa a experimentar e quem deu na boca do outro passa a escrever. Cada aluno deverá experimentar dois alimentos. Até que se completem duas rodadas. Quando todos do grupo terminarem de experimentar, os colegas conferirão na ficha se o que o colega escreveu está correto ortograficamente.
Antes de começar, explique que eles precisam confiar nos colegas e respeitar a sua vez. Combine com eles as regras.
Fonte: Imagem da própria autora. Fotos dos alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU- Eseba- 2013, participando da degustação dos alimentos e registro.
Fonte: Imagem da própria autora. Foto de uma aluna do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU- Eseba- 2013, registrando a opinião do colega.
É importante que o aluno tenha atenção ao registrar o que o colega está falando.
Retome a rodinha e pergunte sobre:
Converse sobre os possíveis problemas ocorridos durante a atividade.
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Montando um jogo
Proponha aos alunos a confecção de um jogo da memória. Divida a classe em grupos de 4 alunos. Entregue:
Os alunos devem recortar a imagem de um alimento e colar em uma carta. Cada carta deverá ter a sua correspondente, onde estará escrito o seu sabor (azedo, doce, amargo e salgado).
Fonte: Imagem da própria autora. Folheto de dois supermercados.
Depois de prontos os jogos, entregue aos alunos um texto instrucional. Leia com eles e chame a atenção para as regras e sobre a importância de segui-las e esperar a sua vez de jogar.
Regras do Jogo da Memória:
1- embaralhar as peças;
2- organizar as peças, com os desenhos e escrita virados para baixo, em fileiras com a mesma quantidade;
3- decidir a ordem de cada jogador;
4- o jogador vira duas peças de modo que todos os outros possam visualizar;
5- quando virar o par que indica o desenho do alimento e o seu sabor ao mesmo tempo o jogador forma um par e fica com ele;
6- quando formar um par o jogador tem o direito de jogar outra vez;
7- quando não consegue levantar peças iguais o jogador deve colocá-las na posição original;
8- ganha o jogo quem conseguir formar mais pares.
Fonte: Imagem da própria autora. Parte de um dos jogos montado pelos alunos do 2° ano – 2013, da ESEBA – Escola de Educação Básica da UFU.
Os alunos devem jogar, enquanto você avalia o comportamento deles. Para tanto, use a ficha abaixo.
Depois converse com os alunos sobre os sentimentos durante o jogo e respeito às regras.
Ficha de registro do comportamento e avanços da criança durante o jogo
Fonte: Imagem da própria autora.
Explique aos alunos que na próxima aula haverá a confecção de um painel de sabores dos alimentos. Para tanto, eles deverão, com a ajuda dos pais, pesquisar e trazer imagens de alimentos com diferentes sabores. Professor, sempre que possível, envolva os pais nas atividades escolares dos filhos.
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Montando um painel
Organize os alunos em grupos e peça que coloquem sobre as mesas as figuras trazidas de casa. Selecionem as figuras e dividam entre:
Monte um grande painel com as figuras e exponha na sala de aula ou no corredor da escola.
Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
No sítio “As três amigas”, disponível em:
<http://astrsamigas.blogspot.com.br/2011/01/jogos-sensoriais-gosto-ou-paladar.html>, acesso em: 12 de set. 2013, você encontra sugestões de outras dinâmicas intituladas “Jogos sensoriais – gosto ou paladar”, que podem ser feitos com os alunos a respeito da experimentação de alimentos.
No sítio “Discovery Kids Brasil”, disponível em:
<http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/>, acesso em: 12 de set. 2013, você encontra um jogo chamado “A máquina dos sentidos” no qual o aluno precisa ir acertando as perguntas sobre os sentidos para continuar. É um jogo com imagens e sons de uma máquina, é bem interessante, pois prende a atenção dos alunos. Mas, para jogá-lo é preciso ter o conhecimento dos outros sentidos, por isso deve ser usado para consolidar o conhecimento, depois de trabalhado com os alunos todos os sentidos.
A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.
Analise se o aluno conseguiu compreender que percebemos os sabores dos alimentos por meio da língua e identificar os vários sabores, nomeando-os; desenvolvendo a linguagem oral e escrita e habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas.
Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar à execução das atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem. Fique atento para responder questões tais como: Os alunos estão compreendendo, conceituando e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores?
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