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Cuide-se: atitudes que ajudam a evitar acidentes domésticos

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar situações de risco para acidentes domésticos;
  • Prevenir e evitar acidentes domésticos;
  • Entender texto instrucional (folder);
  • Criar folder contendo orientações para prevenção de acidentes;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Pesquisar e selecionar imagens;
  • Montar um painel;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades referentes aos acidentes domésticos, os alunos têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema no seu dia a dia.

Ao aluno será proporcionada a oportunidade de refletir sobre a importância da prevenção de acidentes domésticos, levando em consideração que atividades significativas para o aluno favorecem a aprendizagem do conteúdo. Acidentes domésticos com crianças são muito comuns e responsáveis por inúmeras lesões. As brincadeiras e a curiosidade das crianças são as principais causas das atitudes de risco, que podem provocar quedas, intoxicação, afogamentos, queimaduras, entre outros. Por isso, a criança deve aprender desde cedo a buscar desenvolver hábitos e atitudes de segurança para evitar e prevenir acidentes. Para isso ela precisa de orientações.

A proposta dessa aula também se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns direitos de aprendizagem do ensino da Língua Portuguesa. Alguns deles é, segundo Brasil (2012, p. 33.), “estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia” [...], “apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia” [...] e “interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: Alfabetização: concepções e princípios. Ano 1: unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de set. 2013. 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Produzindo texto a partir de um vídeo

Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito da prevenção de acidentes. Conduza um diálogo para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos para você ter noção de como eles compreendem o assunto. A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. Tenha cuidado para não privilegiar apenas o aluno “mais extrovertido”, dê oportunidade para os alunos mais tímidos, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança.

 

Questione os alunos:

  • Na sua casa já aconteceu algum acidente com você ou com alguém de sua família?

  • Como foi?

  • Ele poderia ter sido evitado?

  • Como?

Deixe que eles contem casos pessoais e comente sobre eles.

Explique que: 

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Professor, as crianças não são capazes, ainda, de avaliar o risco de brincadeiras com fogo, lugares altos, panelas e ferro quentes, tomadas, facas, produtos de limpeza, entre outros, por isso, várias brincadeiras acabam em graves acidentes, internações e até a morte. Para que elas tenham uma maior atenção e desenvolvam atitudes de prevenção de acidentes não basta proibi-las de fazerem determinadas atitudes, é preciso explicar, ensinar e alertar quanto aos riscos para que possam ter noção do perigo para evitá-lo. Portanto, explique para seu aluno os cuidados que devem ter em casa e na rua, mas explique o porquê de cada situação. Converse com eles, questione-os, deixe que eles cheguem à conclusão do motivo do perigo e o que pode acontecer se não tiverem atitudes de prevenção de acidentes.

Apresente aos alunos uma reportagem que mostra os perigos e ensina como os acidentes podem ser evitados.

 

 

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Fonte: "G1 Globo Minas". Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/07/cartilha-do-corpo-de-bombeiros-ensina-evitar-acidentes-domesticos.html>.  Apresentado em: 09 de jul. 2013 e acessado em: 12 de set. 2013.

Distribua o texto de reportagem sobre a prevenção de acidentes disponível no sítio: “G1 Globo Minas”, em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/07/cartilha-do-corpo-de-bombeiros-ensina-evitar-acidentes-domesticos.html>.  Apresentado em: 09 de jul. 2013 e acessado em: 12 de set. 2013:

 

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Fonte: Sítio: “G1 Globo Minas”. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/07/cartilha-do-corpo-de-bombeiros-ensina-evitar-acidentes-domesticos.html>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Leia o texto com os alunos e explique que a reportagem foi retirada da internet.

Proponha que escrevam uma reportagem que possa ser publicada em um jornal para crianças. Faça um texto coletivo, seja o escriba dos alunos. Corrija e revise o texto com eles.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Criando um folder a partir de um texto instrucional – dicas de segurança

Apresente aos alunos um folder com dicas de segurança produzido pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, apresentado na reportagem do vídeo da atividade anterior. O folder dá dicas para prevenir acidentes, detectá-los e aprender a agir em situações de risco.

 

 

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Fonte: Sítio: “Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”. Disponível em: <http://www.bombeiros.mg.gov.br/dicas-de-seguranca.html>. Acesso em: 12 de set.2013.

 

Explique que o folder é dobrado em partes, no caso desse folder, em três partes. Não se esqueça de reproduzir na frente e no verso para formar as partes do folder.

Trabalhe também outros cuidados:

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Peça aos alunos que criem um folder explicando como uma criança pode evitar acidentes.

Explique que devem dar orientações de como: evitar acidentes ao atravessar a rua; mexer com fogo, faca ou produtos de limpeza; andar descalço; tocar em animais que não conhece. E para não se esquecerem de incluir dicas sobre como usar equipamentos de segurança, tais como: cinto no carro e de proteção, capacete, cotoveleiras e joelheiras ao andar de bicicleta, patins ou skate.

Peça aos alunos que mostrem seu folder às pessoas da família e amigos e depois deem a alguma criança que eles conheçam – não vale um colega da turma.

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3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Montando um painel em sala de aula

 

Monte um grande painel com as figuras trazidas pelos alunos e distribuídas em duas partes:

  • 1° - atitudes e situações que podem provocar acidentes em casa ou na rua;
  • 2° - atitudes e situações que podem evitar acidentes em casa ou na rua.

Lembre-se de colocar o título do painel, os autores e a data de confecção.

 Exponha na sala de aula ou no corredor da escola.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

No “Boletim Bem Viver – acidentes domésticos”, elaborado pelo Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QUz1wrEzPLM>, acesso em: 12 de set. 2013, a enfermeira Edmara de Oliveira dá ótimas dicas de como proteger as crianças de acidentes domésticos.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, vale a pena solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando:(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para que possam assistir a esse vídeo de 3 horas e 10 minutos. Peça que os alunos anotem esse link e levem para que os pais possam assistir, se tiverem acesso à internet, pois é uma boa orientação aos pais para ajudar a evitar acidentes com as crianças.

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno conseguiu identificar situações de risco, prevenir e evitar acidentes domésticos; entender como se faz um folder e as informações e instruções nele contidas; criar um folder contendo orientações para prevenção de acidentes e se desenvolveu a linguagem oral e escrita e habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas.

Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar à execução das atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem. Fique atento para responder questões tais como: Os alunos estão compreendendo, conceituando e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores?

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