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ROMPENDO COM O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender que as diferenças individuais devem ser respeitadas;
  2. Valorizar as diferenças presentes na sala de aula e em outros espaços sociais; 
  3. Refletir acerca de posturas preconceituosas adotadas pelas pessoas de forma não intencional e suas consequências;
  4. Participar de atividades que mostrem ao grupo a importância do respeito mútuo;
  5. Identificar a presença de atitudes racistas em diferentes grupos de convivência.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que não se trabalhe conhecimentos prévios para inclusive não influenciar no diagnóstico inicial acerca das concepções dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Aulas com dinâmicas em grupo.

Atividade 1 (1ª Aula de 50 minutos)

a) Os/as alunos/as deverão permanecer sentados nas carteiras, em seus respectivos lugares.
Propor ao grupo de alunos/as um jogo no qual eles/as deverão ouvir três situações as quais farão a opção por uma alternativa. Ao se decidirem, deverão assinalar a alternativa escolhida em uma ficha entregue a cada aluno/a pelo/a professor/a. Para dar início ao jogo, o/a professor/a expõe quatro imagens no quadro à frente da turma, com as devidas indicações (A, B, C, D), e relata a primeira situação:

A)                                                                                                                                                

MENINO NEGRO

Fonte: http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&sa=1&q=MENINO+NEGRO+&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=

B)

Fonte: http://loiradistraida.blogs.sapo.pt/40274.html

C)

MENINA NEGRA

Fonte: http://www.healthcompass.co.uk/images/little%20black%20girl.jpg

D)

MENINO BRANCO

Fonte: www.endurancebrasil.com.br/port/cavalos/pepe.php

Situação 1:
Várias crianças estavam participando de um campeonato na escola, quatro delas venceram, porém havia apenas um troféu. Vamos imaginar que vocês são os juízes no campeonato, para quem vocês dariam o troféu?


Situação 2:
Você estava na sua casa e, de repente, ouviu alguns gritos de socorro. Você foi até o portão e encontrou uma senhora apontando para as crianças, dizendo que uma delas havia lhe xingado e tentado lhe roubar as sacolas. Como a senhora estava muito descontrolada, não foi possível identificar quem havia lhe desrespeitado e as crianças saíram correndo assustadas. Qual das crianças você acha que desrespeitou a sen hora?

Situação 3:
Haverá um a festa muito legal em sua casa, condomínio (ou bairro) e você terá o direito de levar apenas um convidado. Quem você escolheria para levar à sua festa dentre as crianças que estão expostas no quadro?

b ) Após realizar a votação, fazer a leitura dos votos para cada situação e revelar aos alunos quem foram as crianças mais votadas por eles em cada situação.

c) Em círculo, refletir com os alunos sobre as crianças escolhidas e questionar:

1) Quais foram as crianças mais e menos votadas em cada situação?
2) Por que vocês acham que essa criança escolhida merecia o troféu? O que ela tem de diferente dos outros?
3) Qual o motivo que o/a levou a escolher determinada criança como responsável pelo comportamento agressivo com a senhora da situação relatada?
4) Por que você escolheu tal criança como sua convidada para a festa? O que o/a faz pensar que seria uma boa companhia para você?


Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

A) Retomar com os alunos o jogo da aula anterior e propor a continuidade do mesmo. Nesse momento, o grupo deverá se dividir em quatro subgrupos sendo que cada grupo deverá criar uma história envolvendo as crianças representadas pelas imagens expostas anteriormente. No entanto, nesse segundo momento do jogo, essas crianças receberão características pessoais que deverão ser associadas às imagens, de acordo com o que o grupo definir:

1) Criança muito levada, não obedece a pais nem a professores. Freqüentemente envolve-se em brigas com colegas na escola.

2) Criança manhosa: utiliza do recurso do choro sempre que deseja algo.

3) Criança educada e amiga. Sabe dividir seus brinquedos e adora fazer novas amizades.

4) Criança muito inteligente e já venceu vários campeonatos de matemática na escola. Sabe tudo sobre computador.

Se o grupo já for alfabetizado, deverá registrar o texto em folha sulfite para ser lido posteriormente. Caso o grupo não seja alfabetizado, o/a professor/a deverá fazer a produção de texto com as crianças, à medida que relatarem suas idéias.
Apresentar as produções e discutir o conteúdo das mesmas.

Comentários para o professor:

Professor/a, esteja atento/a ao seu papel enquanto mediador/a das discussões sobre preconceito racial com a turma! Seguem alguns exemplos de proposições nas quais você poderá fundamentar-se:

1) Assim como em outros locais na nossa sociedade, a escola é capaz de reproduzir a discriminação racial de várias maneiras e tem por obrigação romper com isso!

2) É necessário revermos os apelidos que colocamos em nossos colegas, pois muitas vezes são apelidos pejorativos e geram desigualdades entre os mesmos.

3) É papel do/a professor/a opor-se às imagens negativas criadas em relação aos negros.

4) Faz-se imprescindível resgatar valores da cultura e história do povo de etnia negra.

5) Combater idéias que vinculem a raça negra à condição de escravo, de subordinado.

6) As atitudes preconceituosas e desrespeitosas para com o outro devem ser repudiadas.

7) A diversidade cultural deve ser cultivada.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura complementar para o/a professor/a:

AQUINO, J. G. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Summus, 1998.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações Raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal no 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao/a professor/a cabe perceber como lida com as diferentes posições tomadas pelos alunos frente ao preconceito e à discriminação racial no cotidiano escolar.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual. Os/as alunos/as deverão refletir e registrar seu posicionamento frente às situações de preconceito discutidas no decorrer da aula.

Avaliação dos/das alunos/as pelo/a professor/a: Observar o envolvimento e participação dos/as alunos/as nas reflexões, discussões e na produção de texto; verificar se houve respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos/as colegas. 

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