Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Festival de Miniatletismo

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Diferenciar as características gerais e habilidades motoras relacionadas aos grupos de provas oficiais de Atletismo (corridas, arremesso, lançamentos e saltos).

2. Conhecer o Projeto de Miniatletismo.

3. Diferenciar o Miniatletismo do Atletismo tradicional.

4. Vivenciar provas de Miniatletismo e ampliar o conhecimento acerca das modalidades do atletismo.

5. Vivenciar a organização e a execução de um evento esportivo competitivo de maneira prazerosa, cooperativa e solidária.

6. Lançar mão de habilidades sociais que contribuem para um bom trabalho coletivo, colaborativo e solidário.

Duração das atividades
19 aulas de 50minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: O Miniatletismo como “base” para o Atletismo

 

mini - atletismo

 Imagem disponível em: http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/Regulamento_IAAF_13_15.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.

 

Professor esta aula utiliza-se como embasamento 2 vídeos da TV Escola.

Vídeo: Atividade - Atletismo 1 (versão com Libras). Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12092. Duração: 14 min. Acesso em 29 de agosto de 2013.

Sinopse: Destaca a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por diferentes modalidades esportivas. Enfoca os benefícios do esporte no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.

 

Vídeo: Atividade - Atletismo 2 (versão com Libras). Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12088. Duração: 14 min. Acesso em 29 de agosto de 2013.

Sinopse: Destaca a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por diferentes modalidades esportivas. Enfoca os benefícios do esporte no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.

 

1º Momento: Conhecendo o  Miniatletismo  

Professor, informe aos alunos que a Confederação Brasileira de Atletismo incentiva o desenvolvimento de Projetos de Miniatletismo no país, envolvendo crianças entre 07 a 15 anos de idade; e que um dos seus objetivos é oferecer o Atletismo de forma “atraente, acessível e instrutiva”, sem se preocupar com a seleção e especialização precoce.

Conheça mais sobre o Miniatletismo no site abaixo:

Programa Atletismo Escolar da CBAt. Disponível em: http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/#. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

Assim como o Atletismo pode ser considerado um esporte base para outras modalidades esportivas, o Miniatletismo pode ser compreendido como um projeto de iniciação às modalidades oficiais do Atletismo relativas às categorias superiores aos 15 anos de idade.

Explique que a lógica do Miniatletismo é semelhante ao Minivoleibol ou Mini-handebol, por exemplo, pois são considerados projetos que envolvem atividades pré-desportivas, ou seja, que apresentam características e regras semelhantes às modalidades oficiais que contribuem para o aprimoramento de habilidades básicas inerentes a cada uma delas; e que contam com atividades passíveis de modificações e adaptações de diversas ordens. Exemplo:

- tipo e tamanho do espaço de jogo;

- número de jogadores ou participantes;

- tamanho e peso de materiais;

- nível de complexidade e número de regras.

 

2º Momento:

Em seguida, informe ou relembre com a ajuda dos alunos, os principais tipos de provas que compõem o atletismo, a saber:

- Provas de Pista (corridas);

- Provas de Campo (arremesso, lançamentos e saltos).

 

Para rememorar melhor as provas que envolvem essas categorias, proponha um vídeo - resumo. Exemplo:

Sugestões de Vídeos:

ATLETISMO - saltos, corridas, arremessos/ lançamentos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VA-Lsj9prbk. Duração: 5min e 38seg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

Regras e Provas do Atletismo. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=VHC5FM32Ae4.  Duração: 7min e 34seg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

Depois que os alunos assistirem ao vídeo, converse com eles sobre os aspectos apresentados sobre o Atletismo. Promova a discussão sobre os tipos de prova do Atletismo e suas principais características e habilidades.

Após a discussão solicite aos alunos que forneçam os dados necessários para o preenchimento oral e coletivo do seguinte quadro:

Tipo de Prova

Principais Características e Habilidades Motoras

 

 

 

 

 

 

Em seguida professor, auxilie-os nessa tarefa, lançando perguntas ou discussões que suscitem novas informações e favoreçam o preenchimento do quadro.

 

3º Momento:

A partir dos momentos anteriores professor, faça uma síntese dos aspectos apresentados sobre o Atletismo, relacionando as informações do quadro com a possibilidade do Miniatletismo contribuir com o aprimoramento das habilidades inerentes às provas de Atletismo e os conhecimentos gerais sobre algumas de suas características e regras.

 

Informe que a partir da próxima aula, iniciar-se-á a vivência das provas de Miniatletismo que, por sua vez, farão parte de um Festival de Miniatletismo a ser realizado na escola, ao final desse estudo.

 

Aulas 2 a 12: Compondo o nosso Miniatletismo

 

Professor, o projeto de Miniatletismo proposto no Guia Prático de Atletismo para crianças traz diversas provas, divididas em 03 categorias: 7/8 anos; 9/10 anos; 11/12 anos. Cada uma delas prevê de 06 a 11 provas. Escolha aquelas que compõem a faixa etária da turma ou, caso julgue mais pertinente, as provas mais adequadas para o grupo, de acordo com o nível sócio-cognicistivo, as experiências anteriores com o Atletismo e/ou Miniatletismo e a realidade social dos alunos, assim como o espaço físico e materiais disponíveis na escola. As provas selecionadas devem formar os grupos das corridas, dos arremessos/lançamentos e dos saltos.

Material para consulta:

Guia Prático de Atletismo para crianças –Miniatletismo – iniciação ao esporte: guia prático de atletismo para crianças. Disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

1º Momento:

Apresentação do Mini-Atletismo e dos objetivos de todo processo (construção dos quadros, vivência das provas e participação no Festival de Miniatletismo ):

Professor, como se trata da primeira aula vivencial, é importante explicar os objetivos desse processo para o aluno que culmina no festival, quais sejam:

- saber sobre as condições que o Miniatletismo tem de contribuir com o Atletismo, seja nos aspectos motivacionais, nas habilidades motoras ou nas características gerais e do espaço físico;

- diferenciar as habilidades inerentes a cada modalidade ou prova;

- conhecer os limites e potencialidades do próprio corpo, reconhecendo qual é o seu melhor perfil, se velocista, fundista, saltador ou lançador;

- utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de todo processo anterior à realização do festival, em prol de um bom trabalho coletivo, já que o resultado das provas é computado para o grupo e não individualmente.

Material para consulta: Atletismo escolar. Disponível em: http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/Regulamento_IAAF_13_15.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.

 

2º Momento: Inicio do estudo e vivência das provas

Professor mostre aos alunos um quadro com o nome e a sequência das provas a serem vivenciadas a partir desta aula. Fica ao seu critério seguir a ordem do Guia Prático ou adotar outro critério como, por exemplo, revezar os grupos de provas de uma aula para outra.

Modelo (Atividades de 7/8 anos):

Ordem

Nome da Prova

Grupo

1a

Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento

Corridas

2a

Salto Agachado para Frente

Saltos

3a

Lançamento de dardo para crianças

Lançamentos

4a

Corrida de “Resistência” de 8’

Corridas

5a

Salto Cruz

Saltos

6a

Fórmula Um

Corrida

7a

Lançamento ajoelhado

Lançamentos

8a

Corrida em Escada

Corridas

9a

Sato com Corda

Saltos

10a

Lançamento em um alvo sobre uma barreira

Lançamentos

11a

Salto Triplo dentro de uma área limitada

Saltos

Fonte: Imagem disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.

 

Em seguida, faça o estudo da 1ª prova com os alunos, eleja os assistentes, divida a sala em grupos mistos, proponha atividades rápidas de aquecimento e realize a prova.

Em uma turma de 25 a 30 alunos organize o pátio da escola ou a quadra de modo que possam realizar as provas.  As marcações no chão podem ser feitas com fita adesiva ou com giz, pode utilizar cones para delimitar os espaços, fita zebrada e/ ou pneus.

 

Para facilitar, você pode utilizar o formulário de registro proposto no Guia Prático.

 

Exemplo de Formulário para as Corridas:

Imagem disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.

 

3º Momento: Registros e reflexões sobre a prova

 

Após a realização da prova, divulgue o resultado das equipes e a pontuação final da prova, seguindo a lógica da proposta do Guia Prático:


1º lugar

120 pts

2º lugar

110 pts

3º lugar

100 pts

4º lugar

90 pts

5º lugar

80 pts

6º lugar

70 pts

7º lugar

60 pts

8º lugar

50 pts

9º lugar

40 pts

10º lugar

30 pts

11º lugar

20 pts

12º lugar

10 pts

 
Imagem disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.

 

Entregue uma ficha individual, conforme sugestão, para que cada aluno preencha e proponha uma conversa sobre os registros. Assim, pretende-se elevar o pensamento crítico - reflexivo e a competência comunicativa do grupo.

 

Sugestão:

Ordem

Nome da Prova

Pontuação Obtida

Principais Dificuldades do Grupo:

Minhas principais dificuldades:

1a

Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento

 

 

 

2a

Salto Agachado para Frente

 

 

 

3a

Lançamento de dardo para crianças

 

 

 

4a

Corrida de “Resistência” de 8’

 

 

 

5a

Salto Cruz

 

 

 

6a

Fórmula Um

 

 

 

7a

Lançamento ajoelhado

 

 

 

8a

Corrida em Escada

 

 

 

9a

Sato com Corda

 

 

 

10a

Lançamento em um alvo sobre uma barreira

 

 

 

11a

Salto Triplo dentro de uma área limitada

 

 

 

 

Pontuação Final

Dicas para os Grupos do Festival:

Minhas 03 melhores provas:

 

 

 

 

(1a):

(2a):

(3a):

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Na sequência, e de posse do quadro preenchido na AULA 01, releia com os alunos, as principais características e habilidades motoras registradas sobre as CORRIDAS. Na sequência, pergunte e vá preenchendo o quadro abaixo:

a) quais delas coincidem ou não com a prova “Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento” que acabou de ser vivenciada;

b) quais são as outras características e habilidades que podem ser acrescidas a esta prova;

c) quais foram os alunos que se destacaram nesta prova e por quê:

Prova

Principais Características e Habilidades Motoras registradas inicialmente sobre as Corridas

Principais Características e Habilidades Motoras coincidem com a Prova

Principais Características e Habilidades Motoras NÃO coincidem com a Prova

Outras Características e Habilidades Motoras que não foram registradas inicialmente, mas fazem parte desta Prova

Alunos que se destacaram

Justificativa

Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Professor, realize o mesmo procedimento adotado para a Prova de Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento com as demais provas previstas para a vivência. É importante salientar que:

- as provas podem sofrer alterações, desde que se mantenham os princípios que lhe são essenciais;

- haja um revezamento dos assistentes de uma aula para outra;

- a constituição dos grupos se altere entre as aulas, a fim de que os alunos convivam bem com todos os colegas;

- ao final de todas as vivências, o quadro de cada prova, com suas características, habilidades e alunos que se destacaram esteja completo, assim como a ficha individual.

 

Aulas de 13 a 14: Nosso Festival de Miniatletismo

 

Professor(a), reserve essas aulas para organizar e construir o Projeto do Festival de Miniatletismo. Para tanto, construa com a ajuda dos alunos um check list e siga.

 

Sugestão de check list:

1. Informar o dia, o local e horário do Festival, assim como seus objetivos.

2. Discutir com os alunos e definir se o Festival será realizado entre turmas do mesmo ano de ensino ou separadamente, ou seja, com apenas alunos de uma única sala.

3. Definir junto com os alunos se o Festival será composto por todas as provas de Miniatletismo vivenciadas ao longo das aulas anteriores ou não, e quais serão.

4. Construir um resumo sobre cada prova do Festival.

5. Reservar um espaço da aula para os alunos escolherem os critérios e separarem a(s) turma(s) em grupos mistos (neste momento, sugere-se que os quadros e fichas individuais sejam consultados).

6. Conduzir a escolha dos coordenadores de cada grupo por parte dos alunos e permitir que escolham os alunos que realizarão cada prova, caso ela seja realizada por representatividade e não por todos os componentes do grupo.

7. Elaborar um documento com orientações e regras.

8. Construir um desenho esquemático que aponta as delimitações e setores do espaço físico utilizado no Festival.

9. Verificar o interesse por criar desafios paralelos que somem pontos para as equipes, como por exemplo, equipe mais disciplina, mais organizada e melhor grito de guerra - criar a regras para tanto.

10. Preparar uma ficha para preenchimento dos integrantes de cada equipe e outra para os representantes de cada prova.

11. Providenciar os formulários para registro dos resultados de cada prova e do resultado final.

12. Levantar o pessoal de apoio.

13. Redigir um cronograma do dia da realização do festival.

14. Montagem de um painel sobre o evento.

15.Definir que se responsabilizará pelo registro fotográfico para montagem de painel sobre o evento.

 

Modelos de documentação que podem auxiliar nesta etapa, encontram-se nos recursos complementares.

 

Aulas 15 a 18: Vivenciando o Festival

 

Realização do Festival de Miniatletismo. Para que seja possível a realização do evento em um único dia, será necessário que o professor negocie os horários juntos aos docentes e gestores da escola.

 

Durante o evento, faça registros fotográficos para montagem de painel sobre o evento. Destine

 

Aula 19: Nossos registros

 

Professor, com as fotos reveladas monte um painel sobre o evento com a ajuda dos alunos. Além das fotos, também poderá ser disponibilizado a planilha com o resultado final do Festival.

 

Em seguida, aplique uma avaliação formal individual sobre o evento e, logo após, converse com os alunos sobre os itens da avaliação. É importante que esse bate-papo não substitua a compilação dos dados da avalição que pode ser apresentada na próxima aula. Quem estará trabalhando com os dados da avaliação? É o professor?

 

Sugestão de instrumental para avaliação do Festival de Miniatletismo:

ASSUNTO

RUIM

BOM

ÓTIMO

1.       

Em geral, o festival foi...

 

 

 

2.       

O dia escolhido para realizar o festival foi...

 

 

 

3.       

O horário escolhido para realizar o festival foi...

 

 

 

4.       

O planejamento e organização do festival foi...

 

 

 

5.       

A minha participação no planejamento e organização do projeto foi...

 

 

 

6.       

Utilização dos quadros e fichas individuais na organização das equipes...

 

 

 

7.       

O número de provas foi...

 

 

 

8.       

As provas disputadas foram...

 

 

 

9.       

O respeito às regras previstas no regulamento foi...

 

 

 

10.   

A equipe de apoio foi...

 

 

 

11.   

A certificação pela participação no evento foi...

 

 

 

12.   

A contribuição do festival para compreensão do Miniatletismo como base para o Atletismo.

 

 

 

 

FIQUEI TRISTE QUANDO...

FIQUEI ALEGRE QUANDO...

boa ideia UMA BOA IDEIA PARA O PRÓXIMO EVENTO...

 

 

Recursos Complementares

MODELOS DE DOCUMENTAÇÃO:

1° MiniAtletismo – iniciação ao esporte: guia prático de atletismo para crianças. Disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em: Acesso em 19 de setembro de 2013.

2º) IAAF 13/15 anos – competição por equipes: um evento por equipe para adolescentes. Disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em: Acesso em 19 de setembro de 2013.

 

- Projeto/Regulamento:

Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1xef-msrZgVAM-NFhwhvxmez4QbKfpFyn8wYzCPbCmZ8/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

- Desenho Esquemático do Espaço Físico:

Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1efAafuUzi145m6_gblTKn5cVod2f7omjH8tODZKXt-8/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

- Modelo de Cronograma para o Festival:

Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1CRDwc_7Dxswit5uVzxTGJsl_32WaJJRPZHlys04xljg/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

- Modelos de Formulário para registros de prova:

Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1eRedSCmXV-qtm5gwNUBMq7FfqOzfxZYukR60e98vvcQ/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.

 

- Modelo de Controle de Pontuação:

Disponível em: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjdY2uM4rOHNdEw5Z2Nyc2FUc3NqV09obDVDdTVjUnc&usp=sharingAcesso em 10 de setembro de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente a participação do aluno nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula. A partir das falas, das proposições, do envolvimento, das decisões tomadas, das formas de participação durante o evento, dos registros coletivos e individuais, assim como a utilização de todo processo vivenciado antes do Festival no dia do evento, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre o Miniatletismo e as habilidades inerentes aos trabalhos coletivos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.