20/09/2013
Thaís Cristina de Oliveira, Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
1. Diferenciar as características gerais e habilidades motoras relacionadas aos grupos de provas oficiais de Atletismo (corridas, arremesso, lançamentos e saltos).
2. Conhecer o Projeto de Miniatletismo.
3. Diferenciar o Miniatletismo do Atletismo tradicional.
4. Vivenciar provas de Miniatletismo e ampliar o conhecimento acerca das modalidades do atletismo.
5. Vivenciar a organização e a execução de um evento esportivo competitivo de maneira prazerosa, cooperativa e solidária.
6. Lançar mão de habilidades sociais que contribuem para um bom trabalho coletivo, colaborativo e solidário.
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental.
Imagem disponível em: http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/Regulamento_IAAF_13_15.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.
Professor esta aula utiliza-se como embasamento 2 vídeos da TV Escola.
Vídeo: Atividade - Atletismo 1 (versão com Libras). Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12092. Duração: 14 min. Acesso em 29 de agosto de 2013.
Sinopse: Destaca a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por diferentes modalidades esportivas. Enfoca os benefícios do esporte no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.
Vídeo: Atividade - Atletismo 2 (versão com Libras). Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12088. Duração: 14 min. Acesso em 29 de agosto de 2013.
Sinopse: Destaca a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por diferentes modalidades esportivas. Enfoca os benefícios do esporte no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.
Professor, informe aos alunos que a Confederação Brasileira de Atletismo incentiva o desenvolvimento de Projetos de Miniatletismo no país, envolvendo crianças entre 07 a 15 anos de idade; e que um dos seus objetivos é oferecer o Atletismo de forma “atraente, acessível e instrutiva”, sem se preocupar com a seleção e especialização precoce.
Conheça mais sobre o Miniatletismo no site abaixo:
Programa Atletismo Escolar da CBAt. Disponível em: http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/#. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Assim como o Atletismo pode ser considerado um esporte base para outras modalidades esportivas, o Miniatletismo pode ser compreendido como um projeto de iniciação às modalidades oficiais do Atletismo relativas às categorias superiores aos 15 anos de idade.
Explique que a lógica do Miniatletismo é semelhante ao Minivoleibol ou Mini-handebol, por exemplo, pois são considerados projetos que envolvem atividades pré-desportivas, ou seja, que apresentam características e regras semelhantes às modalidades oficiais que contribuem para o aprimoramento de habilidades básicas inerentes a cada uma delas; e que contam com atividades passíveis de modificações e adaptações de diversas ordens. Exemplo:
- tipo e tamanho do espaço de jogo;
- número de jogadores ou participantes;
- tamanho e peso de materiais;
- nível de complexidade e número de regras.
Em seguida, informe ou relembre com a ajuda dos alunos, os principais tipos de provas que compõem o atletismo, a saber:
- Provas de Pista (corridas);
- Provas de Campo (arremesso, lançamentos e saltos).
Para rememorar melhor as provas que envolvem essas categorias, proponha um vídeo - resumo. Exemplo:
Sugestões de Vídeos:
ATLETISMO - saltos, corridas, arremessos/ lançamentos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VA-Lsj9prbk. Duração: 5min e 38seg. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Regras e Provas do Atletismo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VHC5FM32Ae4. Duração: 7min e 34seg. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Depois que os alunos assistirem ao vídeo, converse com eles sobre os aspectos apresentados sobre o Atletismo. Promova a discussão sobre os tipos de prova do Atletismo e suas principais características e habilidades.
Após a discussão solicite aos alunos que forneçam os dados necessários para o preenchimento oral e coletivo do seguinte quadro:
Tipo de Prova |
Principais Características e Habilidades Motoras |
|
|
|
|
|
|
Em seguida professor, auxilie-os nessa tarefa, lançando perguntas ou discussões que suscitem novas informações e favoreçam o preenchimento do quadro.
A partir dos momentos anteriores professor, faça uma síntese dos aspectos apresentados sobre o Atletismo, relacionando as informações do quadro com a possibilidade do Miniatletismo contribuir com o aprimoramento das habilidades inerentes às provas de Atletismo e os conhecimentos gerais sobre algumas de suas características e regras.
Informe que a partir da próxima aula, iniciar-se-á a vivência das provas de Miniatletismo que, por sua vez, farão parte de um Festival de Miniatletismo a ser realizado na escola, ao final desse estudo.
Professor, o projeto de Miniatletismo proposto no Guia Prático de Atletismo para crianças traz diversas provas, divididas em 03 categorias: 7/8 anos; 9/10 anos; 11/12 anos. Cada uma delas prevê de 06 a 11 provas. Escolha aquelas que compõem a faixa etária da turma ou, caso julgue mais pertinente, as provas mais adequadas para o grupo, de acordo com o nível sócio-cognicistivo, as experiências anteriores com o Atletismo e/ou Miniatletismo e a realidade social dos alunos, assim como o espaço físico e materiais disponíveis na escola. As provas selecionadas devem formar os grupos das corridas, dos arremessos/lançamentos e dos saltos.
Material para consulta:
Guia Prático de Atletismo para crianças –Miniatletismo – iniciação ao esporte: guia prático de atletismo para crianças. Disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Apresentação do Mini-Atletismo e dos objetivos de todo processo (construção dos quadros, vivência das provas e participação no Festival de Miniatletismo ):
Professor, como se trata da primeira aula vivencial, é importante explicar os objetivos desse processo para o aluno que culmina no festival, quais sejam:
- saber sobre as condições que o Miniatletismo tem de contribuir com o Atletismo, seja nos aspectos motivacionais, nas habilidades motoras ou nas características gerais e do espaço físico;
- diferenciar as habilidades inerentes a cada modalidade ou prova;
- conhecer os limites e potencialidades do próprio corpo, reconhecendo qual é o seu melhor perfil, se velocista, fundista, saltador ou lançador;
- utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de todo processo anterior à realização do festival, em prol de um bom trabalho coletivo, já que o resultado das provas é computado para o grupo e não individualmente.
Material para consulta: Atletismo escolar. Disponível em: http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/Regulamento_IAAF_13_15.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.
Professor mostre aos alunos um quadro com o nome e a sequência das provas a serem vivenciadas a partir desta aula. Fica ao seu critério seguir a ordem do Guia Prático ou adotar outro critério como, por exemplo, revezar os grupos de provas de uma aula para outra.
Modelo (Atividades de 7/8 anos):
Ordem |
Nome da Prova |
Grupo |
1a |
Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento |
Corridas |
2a |
Salto Agachado para Frente |
Saltos |
3a |
Lançamento de dardo para crianças |
Lançamentos |
4a |
Corrida de “Resistência” de 8’ |
Corridas |
5a |
Salto Cruz |
Saltos |
6a |
Fórmula Um |
Corrida |
7a |
Lançamento ajoelhado |
Lançamentos |
8a |
Corrida em Escada |
Corridas |
9a |
Sato com Corda |
Saltos |
10a |
Lançamento em um alvo sobre uma barreira |
Lançamentos |
11a |
Salto Triplo dentro de uma área limitada |
Saltos |
Fonte: Imagem disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.
Em seguida, faça o estudo da 1ª prova com os alunos, eleja os assistentes, divida a sala em grupos mistos, proponha atividades rápidas de aquecimento e realize a prova.
Em uma turma de 25 a 30 alunos organize o pátio da escola ou a quadra de modo que possam realizar as provas. As marcações no chão podem ser feitas com fita adesiva ou com giz, pode utilizar cones para delimitar os espaços, fita zebrada e/ ou pneus.
Para facilitar, você pode utilizar o formulário de registro proposto no Guia Prático.
Exemplo de Formulário para as Corridas:
Imagem disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2013.
3º Momento: Registros e reflexões sobre a prova
Após a realização da prova, divulgue o resultado das equipes e a pontuação final da prova, seguindo a lógica da proposta do Guia Prático:
1º lugar |
120 pts |
2º lugar |
110 pts |
3º lugar |
100 pts |
4º lugar |
90 pts |
5º lugar |
80 pts |
6º lugar |
70 pts |
7º lugar |
60 pts |
8º lugar |
50 pts |
9º lugar |
40 pts |
10º lugar |
30 pts |
11º lugar |
20 pts |
12º lugar |
10 pts |
Entregue uma ficha individual, conforme sugestão, para que cada aluno preencha e proponha uma conversa sobre os registros. Assim, pretende-se elevar o pensamento crítico - reflexivo e a competência comunicativa do grupo.
Sugestão:
Ordem |
Nome da Prova |
Pontuação Obtida |
Principais Dificuldades do Grupo: |
Minhas principais dificuldades: |
1a |
Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento |
|
|
|
2a |
Salto Agachado para Frente |
|
|
|
3a |
Lançamento de dardo para crianças |
|
|
|
4a |
Corrida de “Resistência” de 8’ |
|
|
|
5a |
Salto Cruz |
|
|
|
6a |
Fórmula Um |
|
|
|
7a |
Lançamento ajoelhado |
|
|
|
8a |
Corrida em Escada |
|
|
|
9a |
Sato com Corda |
|
|
|
10a |
Lançamento em um alvo sobre uma barreira |
|
|
|
11a |
Salto Triplo dentro de uma área limitada |
|
|
|
|
Pontuação Final |
Dicas para os Grupos do Festival: |
Minhas 03 melhores provas: |
|
|
|
(1a): (2a): (3a): |
Fonte: Imagem do próprio autor.
Na sequência, e de posse do quadro preenchido na AULA 01, releia com os alunos, as principais características e habilidades motoras registradas sobre as CORRIDAS. Na sequência, pergunte e vá preenchendo o quadro abaixo:
a) quais delas coincidem ou não com a prova “Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento” que acabou de ser vivenciada;
b) quais são as outras características e habilidades que podem ser acrescidas a esta prova;
c) quais foram os alunos que se destacaram nesta prova e por quê:
Prova |
Principais Características e Habilidades Motoras registradas inicialmente sobre as Corridas |
Principais Características e Habilidades Motoras coincidem com a Prova |
Principais Características e Habilidades Motoras NÃO coincidem com a Prova |
Outras Características e Habilidades Motoras que não foram registradas inicialmente, mas fazem parte desta Prova |
Alunos que se destacaram |
Justificativa |
Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento |
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem do próprio autor.
Professor, realize o mesmo procedimento adotado para a Prova de Corrida de Velocidade / Corrida de Barreiras / Revezamento com as demais provas previstas para a vivência. É importante salientar que:
- as provas podem sofrer alterações, desde que se mantenham os princípios que lhe são essenciais;
- haja um revezamento dos assistentes de uma aula para outra;
- a constituição dos grupos se altere entre as aulas, a fim de que os alunos convivam bem com todos os colegas;
- ao final de todas as vivências, o quadro de cada prova, com suas características, habilidades e alunos que se destacaram esteja completo, assim como a ficha individual.
Professor(a), reserve essas aulas para organizar e construir o Projeto do Festival de Miniatletismo. Para tanto, construa com a ajuda dos alunos um check list e siga.
Sugestão de check list:
1. Informar o dia, o local e horário do Festival, assim como seus objetivos.
2. Discutir com os alunos e definir se o Festival será realizado entre turmas do mesmo ano de ensino ou separadamente, ou seja, com apenas alunos de uma única sala.
3. Definir junto com os alunos se o Festival será composto por todas as provas de Miniatletismo vivenciadas ao longo das aulas anteriores ou não, e quais serão.
4. Construir um resumo sobre cada prova do Festival.
5. Reservar um espaço da aula para os alunos escolherem os critérios e separarem a(s) turma(s) em grupos mistos (neste momento, sugere-se que os quadros e fichas individuais sejam consultados).
6. Conduzir a escolha dos coordenadores de cada grupo por parte dos alunos e permitir que escolham os alunos que realizarão cada prova, caso ela seja realizada por representatividade e não por todos os componentes do grupo.
7. Elaborar um documento com orientações e regras.
8. Construir um desenho esquemático que aponta as delimitações e setores do espaço físico utilizado no Festival.
9. Verificar o interesse por criar desafios paralelos que somem pontos para as equipes, como por exemplo, equipe mais disciplina, mais organizada e melhor grito de guerra - criar a regras para tanto.
10. Preparar uma ficha para preenchimento dos integrantes de cada equipe e outra para os representantes de cada prova.
11. Providenciar os formulários para registro dos resultados de cada prova e do resultado final.
12. Levantar o pessoal de apoio.
13. Redigir um cronograma do dia da realização do festival.
14. Montagem de um painel sobre o evento.
15.Definir que se responsabilizará pelo registro fotográfico para montagem de painel sobre o evento.
Modelos de documentação que podem auxiliar nesta etapa, encontram-se nos recursos complementares.
Realização do Festival de Miniatletismo. Para que seja possível a realização do evento em um único dia, será necessário que o professor negocie os horários juntos aos docentes e gestores da escola.
Durante o evento, faça registros fotográficos para montagem de painel sobre o evento. Destine
Professor, com as fotos reveladas monte um painel sobre o evento com a ajuda dos alunos. Além das fotos, também poderá ser disponibilizado a planilha com o resultado final do Festival.
Em seguida, aplique uma avaliação formal individual sobre o evento e, logo após, converse com os alunos sobre os itens da avaliação. É importante que esse bate-papo não substitua a compilação dos dados da avalição que pode ser apresentada na próxima aula. Quem estará trabalhando com os dados da avaliação? É o professor?
Sugestão de instrumental para avaliação do Festival de Miniatletismo:
Nº |
ASSUNTO |
RUIM |
BOM |
ÓTIMO |
1. |
Em geral, o festival foi... |
|
|
|
2. |
O dia escolhido para realizar o festival foi... |
|
|
|
3. |
O horário escolhido para realizar o festival foi... |
|
|
|
4. |
O planejamento e organização do festival foi... |
|
|
|
5. |
A minha participação no planejamento e organização do projeto foi... |
|
|
|
6. |
Utilização dos quadros e fichas individuais na organização das equipes... |
|
|
|
7. |
O número de provas foi... |
|
|
|
8. |
As provas disputadas foram... |
|
|
|
9. |
O respeito às regras previstas no regulamento foi... |
|
|
|
10. |
A equipe de apoio foi... |
|
|
|
11. |
A certificação pela participação no evento foi... |
|
|
|
12. |
A contribuição do festival para compreensão do Miniatletismo como base para o Atletismo. |
|
|
|
FIQUEI TRISTE QUANDO...
FIQUEI ALEGRE QUANDO...
UMA BOA IDEIA PARA O PRÓXIMO EVENTO...
MODELOS DE DOCUMENTAÇÃO:
1° MiniAtletismo – iniciação ao esporte: guia prático de atletismo para crianças. Disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em: Acesso em 19 de setembro de 2013.
2º) IAAF 13/15 anos – competição por equipes: um evento por equipe para adolescentes. Disponível em: http://www.cbat.org.br/mini_atletismo/Mini_Atletismo_Guia_Pratico.pdf. Acesso em: Acesso em 19 de setembro de 2013.
- Projeto/Regulamento:
Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1xef-msrZgVAM-NFhwhvxmez4QbKfpFyn8wYzCPbCmZ8/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.
- Desenho Esquemático do Espaço Físico:
Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1efAafuUzi145m6_gblTKn5cVod2f7omjH8tODZKXt-8/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.
- Modelo de Cronograma para o Festival:
Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1CRDwc_7Dxswit5uVzxTGJsl_32WaJJRPZHlys04xljg/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.
- Modelos de Formulário para registros de prova:
Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1eRedSCmXV-qtm5gwNUBMq7FfqOzfxZYukR60e98vvcQ/edit?usp=sharing. Acesso em 10 de setembro de 2013.
- Modelo de Controle de Pontuação:
Disponível em: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjdY2uM4rOHNdEw5Z2Nyc2FUc3NqV09obDVDdTVjUnc&usp=sharingAcesso em 10 de setembro de 2013.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente a participação do aluno nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula. A partir das falas, das proposições, do envolvimento, das decisões tomadas, das formas de participação durante o evento, dos registros coletivos e individuais, assim como a utilização de todo processo vivenciado antes do Festival no dia do evento, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre o Miniatletismo e as habilidades inerentes aos trabalhos coletivos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!