Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Memorização - Ensino regular e Ensino Especial

 

13/10/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Concentração;
  • Agilizar a memorização
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Professor, coloque os alunos em duas fileiras.

undefined

Faça com que os alunos fiquem um de frente para o outro durante alguns segundos. Pode ser uma fila passando na frente da outra, movimentando-se para que os alunos se vejam e se identifiquem. Depois, coloque cada fila dando costas à outra.

undefined

 Quando os alunos se viram de costas, pretende-se que eles identifiquem o nome de quem está na segunda, na quinta ou em qualquer posição da fila oposta. Escolha algum aluno, em ordem ou não, para responder as perguntas. A vez será de outro quando este errar. Pode se fazer o mesmo perguntando sobre o tênis ou a roupa que o colega está usando.

Num primeiro momento, os erros da turma serão muitos, pois a concentração ainda não foi despertada. A partir dos primeiros erros, a aula é pausada e novamente uma fileira passa na frente da outra. Com certeza fazendo o mesmo tipo de pergunta se obterá mais respostas corretas, por isto a necessidade de se mudar, conforme o avanço da aula, o nível de perguntas, tornando-o mais difícil ao se perguntar sobre características não comumente observadas, tais como cabelo, cor da meia, tamanho da meia, se é de cano curto ou não etc.

Logo após, coloca-se números para cada aluno segurar.

undefined

Note que os números serão pareados, ou seja, o número 1 terá duas representações gráficas, pois um aluno de cada fila terá este mesmo número e assim por diante. Perceba que o número tem seu espelho exatamente igual, seja brilhante como o número 1, seja de cartolina como o número 3 ou no formato dos números de 0 ao 9 como no terceiro exemplo. As filas serão colocadas novamente uma em frente à outra e com os números ocultos pelas crianças. Escolhido quem iniciará, se vai tentar achar todos os números pareados. A fila que acertar, joga em seguida. O lado que tiver maior número de duplas ao final do jogo será o vencedor.

Dica 2Nas séries iniciais, o professor deve utilizar aspectos mais simples e nas demais utilize alguns recursos como uma plaquinha em cada mão e cada placa com o desenho de um bicho ou número. Pode-se usar, como forma de simplificar a percepção, chapéus, diferentes entre si por cor e acessórios. Pode-se colocar também, assim como chapéus, artefatos simples produzidos pelos próprios alunos.

Caso seja algum material produzido pelo próprio aluno que venha ser trabalhoso, ocupar-se de aulas anterior à atividade. No entanto, caso estas aulas não tenham ocorrido, fazer dobraduras simples, como barquino de papel, ou bola de papel colorido.

Ao se tratar de inclusão, as respostas são diferenciadas e, portanto, a abordagem com relação aos detalhes a serem perguntados devem ser bem mais explícitos, evitando-se uma frustação tanto do professor, quanto do aluno. Ao se tratar de um hemiplégico ou de um portador de Síndrome de Down, as respostas diferenciar-se-irão pouco do restante da turma, mas ao se tratar de um comprometimento mais acentuado, seja em nível motor ou oral, bem como num cognitivo, a interação e a socialização devem ser preconizadas como objetivo principal.

Avaliação

Será medida pelo interesse dos alunos na dinâmica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.