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A variação linguística e o preconceito linguístico

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender o que é variação linguística;
  • reconhecer fatores influenciam/podem influenciar a variação linguística;
  • compreender o que é o preconceito linguístico;
  • identificar como o conhecimento sobre as variações linguísticas pode diminuir o preconceito linguístico.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dialetos regionais;
  • variedades linguísticas.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • estudo dirigido de artigo científico;
  • estudo de material em PowerPoint;
  • reflexão e discussão sobre vídeos com diferentes variedades linguísticas regionais;
  • reflexão e discussão sobre música.

 

Recursos:

  • computador;
  • datashow;
  • caixas de som;
  • material impresso (artigo científico, estudo dirigido e letra de música);

 

Módulo 1

Atividade 1

Primeiramente o professor deverá retomar com os alunos o conceito de variação linguística ou de variedades linguísticas.

  • Visto que as variações regionais são facilmente identificáveis, sobretudo por meio do sotaque, consideramos que começar a discussão sobre variação linguística e preconceito linguístico por meio das variações regionais facilita a apropriação dos conceitos por parte dos alunos.

Para auxiliar nessa recuperação de conhecimentos prévios, o professor poderá lançar mão do vídeo abaixo, disponível no Youtube, o qual deverá ser apresentado aos alunos.

Ao final da exibição do vídeo, o professor mediará uma discussão sobre o que é variação linguística, e logo após essa discussão, os alunos deverão sintetizar no caderno o que eles entendem por variação linguística, partindo da noção de variação regional.

 

variaçao

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM>. Acesso em 19 set. 2013.

Trata-se de um vídeo que apresenta algumas das variedades linguísticas regionais do Brasil (do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, da Bahia, de São Paulo). Os alunos deverão chegar ao conceito de variação linguística refletindo sobre os exemplos apresentados no vídeo.

 

Atividade 2

Para sistematizar um pouco mais os conhecimentos sobre variação linguística e para introduzir a discussão sobre preconceito linguístico, o professor deverá apresentar um arquivo em powerpoint, que traz algumas noções elementares sobre o que é língua, o que é variação, e o que é preconceito linguístico.

No último slide do arquivo, são propostas algumas questões que resumem o conteúdo trabalhado no material. Os alunos deverão responder às questões propostas no caderno, para consultas futuras.

ppt

Material disponível em: <http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0CEwQFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.educacional.com.br%2Fupload%2FblogSite%2F5194%2F5194514%2F8381%2Fvariacao

%2520linguistica.pps&ei=P6I7Up4pjbz1BOS8gYAC&usg=AFQjCNG8rFBMq1R7Y56g7MI6l9TdGfcmEw&sig2=XMvLC8emJVoJSQ-vZAjILQ&bvm=bv.52434380,d.eWU>. Acesso em 19 set. 2013.

 

Atividade 3

jovens lendo

Disponível em: http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/08/jovens-lendo.jpg>

Após a exibição do vídeo com alguns exemplos de variação regional e após o trabalho com o powerpoint, sobre variação linguística e preconceito linguístico, o professor deverá entregar para cada aluno uma cópia do artigo de Marcos Bagno: "Nada na língua é por acaso". (O professor deverá  imprimir apenas as 3 primeiras páginas do artigo para os alunos, visto que a quarta página é voltada principalmente aos professores de Língua Portuguesa)

Disponível em: <http://www.portuguesegramatica.com.br/media/bagno/7-_nadanalinguaeporacaso.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.

 

Os alunos deverão ler o texto individualmente ou em duplas. Para direcionar a leitura dos alunos, sugerimos que o professor passe o seguinte estudo dirigido, que deverá ser respondido no Word (em seus notes, tablets ou nos computadores do Laboratório de Informática) ou, se preferir, no caderno pelos alunos com base na leitura do texto de Marcos Bagno.

  1. As ciências da linguagem consideram que há "erro" na língua? Por quê?
  2. Como e quando nasceu a noção de "erro" na língua?
  3. Qual modelo de língua foi escolhido como o exemplar para a Gramática Tradicional?
  4. O que era/é considerado erro de acordo com a Gramática Tradicional?
  5. Qual a relação entre Gramática Tradicional e preconceito social?
  6. Com base na leitura do artigo, explique o título "Nada na língua é por acaso".

 

Atividade 4

Após a leitura do texto e a resolução das questões, o professor deverá abrir uma discussão com os alunos, ao mesmo tempo corrigindo os exercícios do estudo dirigido e discutindo a noção de "erro" versus "adequação à situação". O professor deve salientar que, em situações comunicativas mais formais (por exemplo numa entrevista de emprego ou em uma palestra), o falante deve utilizar a variedade padrão, ou seja, a norma urbana de prestígio. Porém, deve salientar para os alunos que, em inúmeras outras situações comunicativas (informais), essa preocupação com a norma padrão não necessariamente precisa existir. Além disso, deve ficar claro para os alunos que devemos respeitar as variedades linguísticas dos nossos interlocutores.

 

Módulo 2

Atividade 1

Para exemplificar um pouco mais sobre o preconceito linguístico, o professor passará aos alunos a música do grupo "Teatro Mágico" chamada Zaluzejo, na qual o próprio "eu lírico", que é uma mulher que utiliza uma variedade linguística diferente da norma padrão, afirma que não sabe falar direito.

teatro

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90&>. Acesso em 19 set. 2013.

Letra disponível em: <http://letras.mus.br/o-teatro-magico/361403/>. Acesso em 19 set. 2013.

 

Atividade 2

Após a apresentação da música, o professor poderá abrir espaço para que os alunos discutam sobre a letra da música, primeiramente tentando identificar as palavras inventadas pelo "eu lírico". Em seguida, os alunos deverão associar os comentários feitos pelo vocalista do grupo Teatro Mágico no início do vídeo com as discussões feitas nas aulas sobre variação linguística e preconceito linguístico. Se necessário, o professor poderá passar novamente o vídeo.

Recursos Complementares

Sobre variedades linguísticas, seguem dois links que podem servir como suporte para um handout a ser entregue para os alunos, de forma a sintetizar o que foi discutido nas aulas.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm>. Acesso em 19 set. 2013.

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/variacoes-linguisticas-o-modo-de-falar-do-brasileiro.htm>. Acesso em 19 set. 2013.

 

Seguem o link de dois vídeos do Youtube que podem complementar as discussões feitas sobre variação linguística e preconceito linguístico.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZGr-50Sdcoc>. Acesso em 19 set. 2013.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=mzDKwlVM9g4>. Acesso em 19 set. 2013.

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante o processo. O professor deverá observar a  participação e o interesse dos estudantes em todas as discussões, bem como nas respostas ao estudo dirigido sobre o texto de Marcos Bagno "Nada na língua é por acaso".
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