22/09/2013
Eliana Dias, Lazuita Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Primeiramente o professor deverá retomar com os alunos o conceito de variação linguística ou de variedades linguísticas.
Para auxiliar nessa recuperação de conhecimentos prévios, o professor poderá lançar mão do vídeo abaixo, disponível no Youtube, o qual deverá ser apresentado aos alunos.
Ao final da exibição do vídeo, o professor mediará uma discussão sobre o que é variação linguística, e logo após essa discussão, os alunos deverão sintetizar no caderno o que eles entendem por variação linguística, partindo da noção de variação regional.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM>. Acesso em 19 set. 2013.
Trata-se de um vídeo que apresenta algumas das variedades linguísticas regionais do Brasil (do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, da Bahia, de São Paulo). Os alunos deverão chegar ao conceito de variação linguística refletindo sobre os exemplos apresentados no vídeo.
Para sistematizar um pouco mais os conhecimentos sobre variação linguística e para introduzir a discussão sobre preconceito linguístico, o professor deverá apresentar um arquivo em powerpoint, que traz algumas noções elementares sobre o que é língua, o que é variação, e o que é preconceito linguístico.
No último slide do arquivo, são propostas algumas questões que resumem o conteúdo trabalhado no material. Os alunos deverão responder às questões propostas no caderno, para consultas futuras.
Material disponível em: <http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0CEwQFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.educacional.com.br%2Fupload%2FblogSite%2F5194%2F5194514%2F8381%2Fvariacao
%2520linguistica.pps&ei=P6I7Up4pjbz1BOS8gYAC&usg=AFQjCNG8rFBMq1R7Y56g7MI6l9TdGfcmEw&sig2=XMvLC8emJVoJSQ-vZAjILQ&bvm=bv.52434380,d.eWU>. Acesso em 19 set. 2013.
Disponível em: http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/08/jovens-lendo.jpg>
Após a exibição do vídeo com alguns exemplos de variação regional e após o trabalho com o powerpoint, sobre variação linguística e preconceito linguístico, o professor deverá entregar para cada aluno uma cópia do artigo de Marcos Bagno: "Nada na língua é por acaso". (O professor deverá imprimir apenas as 3 primeiras páginas do artigo para os alunos, visto que a quarta página é voltada principalmente aos professores de Língua Portuguesa)
Disponível em: <http://www.portuguesegramatica.com.br/media/bagno/7-_nadanalinguaeporacaso.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.
Os alunos deverão ler o texto individualmente ou em duplas. Para direcionar a leitura dos alunos, sugerimos que o professor passe o seguinte estudo dirigido, que deverá ser respondido no Word (em seus notes, tablets ou nos computadores do Laboratório de Informática) ou, se preferir, no caderno pelos alunos com base na leitura do texto de Marcos Bagno.
Após a leitura do texto e a resolução das questões, o professor deverá abrir uma discussão com os alunos, ao mesmo tempo corrigindo os exercícios do estudo dirigido e discutindo a noção de "erro" versus "adequação à situação". O professor deve salientar que, em situações comunicativas mais formais (por exemplo numa entrevista de emprego ou em uma palestra), o falante deve utilizar a variedade padrão, ou seja, a norma urbana de prestígio. Porém, deve salientar para os alunos que, em inúmeras outras situações comunicativas (informais), essa preocupação com a norma padrão não necessariamente precisa existir. Além disso, deve ficar claro para os alunos que devemos respeitar as variedades linguísticas dos nossos interlocutores.
Para exemplificar um pouco mais sobre o preconceito linguístico, o professor passará aos alunos a música do grupo "Teatro Mágico" chamada Zaluzejo, na qual o próprio "eu lírico", que é uma mulher que utiliza uma variedade linguística diferente da norma padrão, afirma que não sabe falar direito.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90&>. Acesso em 19 set. 2013.
Letra disponível em: <http://letras.mus.br/o-teatro-magico/361403/>. Acesso em 19 set. 2013.
Após a apresentação da música, o professor poderá abrir espaço para que os alunos discutam sobre a letra da música, primeiramente tentando identificar as palavras inventadas pelo "eu lírico". Em seguida, os alunos deverão associar os comentários feitos pelo vocalista do grupo Teatro Mágico no início do vídeo com as discussões feitas nas aulas sobre variação linguística e preconceito linguístico. Se necessário, o professor poderá passar novamente o vídeo.
Sobre variedades linguísticas, seguem dois links que podem servir como suporte para um handout a ser entregue para os alunos, de forma a sintetizar o que foi discutido nas aulas.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm>. Acesso em 19 set. 2013.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/variacoes-linguisticas-o-modo-de-falar-do-brasileiro.htm>. Acesso em 19 set. 2013.
Seguem o link de dois vídeos do Youtube que podem complementar as discussões feitas sobre variação linguística e preconceito linguístico.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZGr-50Sdcoc>. Acesso em 19 set. 2013.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=mzDKwlVM9g4>. Acesso em 19 set. 2013.
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