Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O diálogo entre texto e imagem nos anúncios publicitários

 

24/09/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a relação existente entre texto e imagem nos textos publicitários;
  • Identificar os  tipos de construção de anúncios mais comumente adotados pelos anunciantes.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O que são anúncios publicitários;
  • Linguagem verbal e não verbal.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Discussão oral;
  • discussão de texto digital (página da web);
  • seminário em grupo (divisão de um artigo científico em grupos)
  • apresentação oral
  • análise de revistas/jornais em grupos

Recursos

  • Computador;
  • datashow;
  • revistas;
  • jornais;
  • apostila com artigo científico.

 

Professor, você já ouviu dizer que uma imagem diz mais que mil palavras, mas nos anúncios publicitários, nem por isso, o texto é dispensável. Os autores de anúncios publicitários dizem que, para apresentar uma peça convincente, criativa e bem articulada, é necessário combinar esses dois elementos visando tornar a mensagem mais compreensível para o público. Colocar esse tema para nossos alunos é essencial, uma vez que eles levarão a aprendizagem para o cotidiano fora da escola.

Anúncio publicitário

Imagem disponível em:<http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.iriacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Anuncio-Natura>. Acesso em 19 set. 2013.

Módulo 1

Atividade 1

Para começar a discussão sobre a relação entre texto e imagem nos anúncios publicitários, o professor deverá projetar com um datashow a seguinte página da internet:

texto

Disponível em: <http://www.iriacomunicacao.com.br/2012/02/texto-e-imagem-uma-relacao-de-complementacao-no-anuncio-publicitario/>. Acesso em 19 set. 2013.

Professor, caso ache melhor, você poderá copiar as informações constantes no site acima e entregar em uma apostila para os alunos.

 

Atividade 2

Após a apresentação do material sobre a relação entre texto e imagem, o professor dividirá a turma em grupos pequenos (de 3 a 5 alunos) para que leiam partes distintas de um texto sobre a mensagem visual nos anúncios publicitários, de Glayse Ferreira Perroni da Silva.

mekrj

Disponível em: <http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/44/dossie18.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.

 

Cada grupo deverá ler uma parte do texto, para, num segundo momento, apresentar para os outros grupos o trecho lido, ressaltando as ideias mais importantes.

Uma sugestão de divisão do texto em partes, sendo que cada grupo ficaria com uma parte é:

  • 1. Multimodalidade;
  • 2. Letramento visual;
  • 3. Os recursos visuais e a publicidade;
  • 4. Metodologia de análise de anúncios publicitários;
  • 5. Análise do corpus;
  • 5.1 Mensagem plástica;
  • 5.2 Mensagem icônica;
  • 5.3 Mensagem linguística.

Para que os alunos façam a leitura do trecho e discutam os pontos mais relevantes, o professor poderá destinar 15 minutos, sendo que, para a apresentação dos grupos em forma de seminário, o professor poderá destinar de 5 a 10 minutos por grupo.

Professor, apesar da distribuição em grupos, é necessário entregar para cada grupo pelo menos uma cópia do artigo na íntegra, uma vez que as informações que constam no material irão ser necessárias para a realização da próxima atividade.

 

Módulo 2

Atividade 1

jornai

Disponível em: <http://eroshistory.files.wordpress.com/2012/01/bancas-de-revistas1.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.

O professor deverá levar para essa atividade algumas revistas (veja, isto é, capricho, caras, etc.) e jornais, para que os alunos possam analisar anúncios publicitários na situação real de uso da língua, o que inclui seu suporte.

Após terem discutido sobre a relação entre texto e imagem nos anúncios publicitários, os alunos deverão analisar alguns textos publicitários, evidenciando duas questões:

1. No anúncio analisado, qual é a relação da imagem com o texto? 

Lembre-se que existem duas possibilidades básicas:

  • a imagem (texto não verbal) traz a mesma mensagem expressa verbalmente (ancoragem);
  • a imagem traz uma informação que complementa a mensagem verbal (substituição).

 

2. Qual dos quatro tipos de construção da mensagem foi usada pelo anunciante: focalizada, axial, em profundidade ou sequencial (ver texto "A mensagem visual nos anúncios publicitários")?

 

Cada grupo deverá analisar pelo menos 3 (três) anúncios publicitários diferentes.

 

Atividade 2

O professor disponibilizará de 15 a 20 minutos para a análise dos textos, e em seguida cada grupo apresentará para os outros colegas a relação entre os textos e as imagens nos anúncios analisados, bem como qual foi o tipo de construção da mensagem usado pelo anunciante.

  • Professor, feche as atividades tirando todas as dúvidas dos alunos em relação ao tema estudado. 
Recursos Complementares

Artigo sobre a relação texto-imagem nos anúncios publicitários online.

Disponível em: <http://www.mackenzie.com.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Doutorado/Letras/Cadernos/Volume_3/A_relacao_texto_imagem.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.

 

Post em um blog sobre a relação texto-imagem nos anúncios publicitários impressos.

Disponível em: <http://dercilia-educao.blogspot.com.br/2010/11/texto-e-imagem-na-midia-impressa.html>. Acesso em 19 set. 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:

  • à participação nas discussões,
  • ao interesse demonstrado;
  • ao desempenho do trabalho dentro dos grupos.

Em relação ao seminário, o professor deverá observar:

  • postura;
  • desinibição;
  • análises dos anúncios publicitários.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Abel Silvino do Monte, Ceja Profª Lia Campos , Rio Grande do Norte - disse:
    Abelmonte33@gmail.com

    25/09/2013

    Cinco estrelas

    Aula bastante prática. Criativa, adequada, bem ao alcance de nosso cotidiano. Amei a didática. Parabéns, professor!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.