24/09/2013
Eliana Dias, Lazuita Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Professor, você já ouviu dizer que uma imagem diz mais que mil palavras, mas nos anúncios publicitários, nem por isso, o texto é dispensável. Os autores de anúncios publicitários dizem que, para apresentar uma peça convincente, criativa e bem articulada, é necessário combinar esses dois elementos visando tornar a mensagem mais compreensível para o público. Colocar esse tema para nossos alunos é essencial, uma vez que eles levarão a aprendizagem para o cotidiano fora da escola.
Imagem disponível em:<http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.iriacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Anuncio-Natura>. Acesso em 19 set. 2013.
Para começar a discussão sobre a relação entre texto e imagem nos anúncios publicitários, o professor deverá projetar com um datashow a seguinte página da internet:
Disponível em: <http://www.iriacomunicacao.com.br/2012/02/texto-e-imagem-uma-relacao-de-complementacao-no-anuncio-publicitario/>. Acesso em 19 set. 2013.
Professor, caso ache melhor, você poderá copiar as informações constantes no site acima e entregar em uma apostila para os alunos.
Após a apresentação do material sobre a relação entre texto e imagem, o professor dividirá a turma em grupos pequenos (de 3 a 5 alunos) para que leiam partes distintas de um texto sobre a mensagem visual nos anúncios publicitários, de Glayse Ferreira Perroni da Silva.
Disponível em: <http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/44/dossie18.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.
Cada grupo deverá ler uma parte do texto, para, num segundo momento, apresentar para os outros grupos o trecho lido, ressaltando as ideias mais importantes.
Uma sugestão de divisão do texto em partes, sendo que cada grupo ficaria com uma parte é:
Para que os alunos façam a leitura do trecho e discutam os pontos mais relevantes, o professor poderá destinar 15 minutos, sendo que, para a apresentação dos grupos em forma de seminário, o professor poderá destinar de 5 a 10 minutos por grupo.
Professor, apesar da distribuição em grupos, é necessário entregar para cada grupo pelo menos uma cópia do artigo na íntegra, uma vez que as informações que constam no material irão ser necessárias para a realização da próxima atividade.
Disponível em: <http://eroshistory.files.wordpress.com/2012/01/bancas-de-revistas1.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.
O professor deverá levar para essa atividade algumas revistas (veja, isto é, capricho, caras, etc.) e jornais, para que os alunos possam analisar anúncios publicitários na situação real de uso da língua, o que inclui seu suporte.
Após terem discutido sobre a relação entre texto e imagem nos anúncios publicitários, os alunos deverão analisar alguns textos publicitários, evidenciando duas questões:
1. No anúncio analisado, qual é a relação da imagem com o texto?
Lembre-se que existem duas possibilidades básicas:
2. Qual dos quatro tipos de construção da mensagem foi usada pelo anunciante: focalizada, axial, em profundidade ou sequencial (ver texto "A mensagem visual nos anúncios publicitários")?
Cada grupo deverá analisar pelo menos 3 (três) anúncios publicitários diferentes.
O professor disponibilizará de 15 a 20 minutos para a análise dos textos, e em seguida cada grupo apresentará para os outros colegas a relação entre os textos e as imagens nos anúncios analisados, bem como qual foi o tipo de construção da mensagem usado pelo anunciante.
Artigo sobre a relação texto-imagem nos anúncios publicitários online.
Disponível em: <http://www.mackenzie.com.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Doutorado/Letras/Cadernos/Volume_3/A_relacao_texto_imagem.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.
Post em um blog sobre a relação texto-imagem nos anúncios publicitários impressos.
Disponível em: <http://dercilia-educao.blogspot.com.br/2010/11/texto-e-imagem-na-midia-impressa.html>. Acesso em 19 set. 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:
Em relação ao seminário, o professor deverá observar:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/09/2013
Cinco estrelasAula bastante prática. Criativa, adequada, bem ao alcance de nosso cotidiano. Amei a didática. Parabéns, professor!