25/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
• Concentração
• Controle do tempo de reação
Colocar os alunos em fila e discorrer sobre a importância de se desenvolver a concentração. Listar acontecimentos diários em que a concentração ajuda no desempenho da tarefa, tais como: o desempenho escolar, a fala, a leitura e o estudo.
Pedir para que os alunos se organizem em duplas. Cada aluno da dupla fará um desenho, mas a mesma ilustração por dupla, sendo assim existirão pareados um desenho e seu espelho.
O professor recolherá todos os desenhos e encaminhará a classe até o pátio, onde colocará todos os alunos dispostos um ao lado do outro, em pequenas filas, de forma aleatória, mas com posição rígida, nenhum aluno poderá sair de sua posição. O professor distribuirá de forma também aleatória e desordenada as figura desenhadas um para cada aluno.
Cada aluno terá uma chance de localizar onde está seu espelho, ou o espelho de sua ilustração. O primeiro aluno será sorteado pelo professor ou definido por qualquer outra estratégia. Este terá que arriscar um palpite. Se acertar, o aluno “espelho” indicará o próximo aluno a dar o palpite. Caso erre o palpite, da mesma forma o aluno que foi o palpite errado agora tem a chance de achar o par de sua figura.. A última dupla que restar perde a brincadeira.
Professor, você poderá mesclar diferentes tipos de estratégias a fim de tornar a aula mais interativa, tal como virar de dois em dois ao mesmo tempo ou dividir a turma em dois grupos distintos e caracterizar assim e memória espacial também.
Uma atividade que pode ser usada como aquecimento pelo professor para a turma é, antes de distribuir os desenhos, com a turma já no pátio, colocar os alunos enfileirados um de frente para o outro e, como toda a turma se conhece, e só se toda turma se conhecer, escolher um aluno aleatoriamente e, sem deixar que ele olhe para os lados, perguntar quem é o primeiro, ou o quinto, ou o décimo da fila fazendo que a turma entre em estado de atenção. Se a turma achar fácil demais, uma boa estratégia é vendar os olhos do aluno para quem se faz as perguntas. De olhos vendados, a memória espacial e o senso de direção terão que estar bem mais aguçados. Ganha aquele aluno que acertar o maior número de nomes corretamente.
Ao final da aula, após a brincadeira, faça um circulo e comente com os alunos sobre os exercício simples de memória. Comente que o fato de se lembrar do cardápio do dia ou da semana anterior, tentar ir para a escola usando caminhos diferentes e prestando atenção pelo caminho ou experimentar novas cores nos pratos associando aos sabores podem servir de prevenção contra alguns males neurológicos, como o mal de Alzheimer.
Professor inclusivo, não deixe de prestar atenção às observações dos alunos incluídos, por menores que pareçam. A dificuldade de associar os movimentos e as formas numa atenção global deve ser levado em consideração. Na verdade, é um ganho enorme se o aluno conseguir acertar a figura espelhada e, prevendo esta frustação, caso a turma não se disponha naturalmente, ajude com palpites próprios até que a turma identifique a necessidade de cooperação.
A avaliação será feita na condução da aula e no interesse dos alunos em melhorar o próprio rendimento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente para memorização e concentração.