Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


lateralidade e ecologia

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar a noção espaço temporal
  • Mudança de direção
  • Desenvolver a noção sobre ecologia e hábitos diários.
Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie a aula com o seguinte vídeo:

globoecologia

http://www.youtube.com/watch?v=LPqKMEb86vc

Professor, agora reúna a turma no pátio da escola. Divida-a em dois grupos. Com alguns materiais como cones, pedaços de madeira, ou mesmo pedras de bom tamanho, identifique os limites do campo a ser usado. Tudo para motivar a turma a entrar no espírito de coletividade e união.

Explique para turma a brincadeira que começa com os grupos posicionados numa linha, como que numa corrida, tendo que executar tarefas simples, tais como quem chega primeiro, fazendo ou não zigue-zague, de costas, olhando para os lados etc.

Aula 2

Conforme a turma se acostuma com a brincadeira, dificulte o seu nível fazendo com que pensem na brincadeira não apenas como uma competição entre dois grupos, mas uma conscientização de atitudes. Coloque um vaso de flores ao lado do ponto final do campo, onde as equipes normalmente se preparam para dar meia volta na competição. Os alunos possivelmente irão continuar com a brincadeira sem se impor tar com este fato. Nes te momento, pare a turma e pergunte sobre o vaso de flor, se o lugar dele é ali, do que a flor necessita para sobreviver e por que ninguém prestou atenção no vaso. Depois da primeira chamada, os alunos tendem a ficar mais espertos com relação às mudanças. Se os alunos perceberem e perguntarem sobre o vaso de flores colocado naquele local, parabenize a turma pelo grau de atenção e pergunte sobre o vaso de flor, se o lugar dele é ali, do que a flor necessita para sobreviver.

Coloque um saco de plástico vazio. Se nenhum aluno tomar a iniciativa de colocar qualquer lixo dentro, com certeza terá por perto algum para exemplificar o que deve ser feito com o saco vazio. Pergunte da mesma forma o porquê de não terem pensado enchê-lo. Se algum aluno tiver a atitude de enchê-lo, parabenize a atitude e valorize a qualidade do pensamento corretamente ecológico sempre.

Dica 2Assim como foi falado no começo na mudança de atitude para a preservação do planeta, todas as vezes que for colocado qualquer material, importante que o professor faça uma analogia com relação ao meio ambiente. Como exemplos, foram citado a flor e o saco de lixo, mas qualquer material de limpeza abrasivo, óleos, o que polui o ambiente normalmente que é o lixo fora do lugar pode e deve ser usado, mas é interessante deixar o saco de lixo para o final para serem desenvolvidas todas as idéias criativas antes. Os materiais podem ser deixados ao lado das equipes, mas também podem estar no fim do percurso para, limpando o meio ambiente, serem colocados nos devidos lugares.

Ao fim da aula, nos últimos minutos, coloque a turma sentada em círculo e debata rapidamente sobre o aprendido e as experiências que se pode tirar desta aula. Confronte a idéia abordando tópicos sobre outro ponto de vista, como por exemplo a idéia ecologicamente correta da atitude na Sociologia, na Geografia (meio-ambiente). Desta forma, além de fortalecer os conceitos aprendidos, a turma volta à calma.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita na forma de prova prática/escrita correlacionado a atitude de cada um com relação ao aprendido na aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • André Lopes, ufsm , Rio Grande do Sul - disse:
    andrel_lopes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Oi, sou professor de educação física e valorizo aulas que interrelacione conhecimentos, e sempre que uma sessão conectar atividade física e consciência(seja ecológica, política, social...) será uma aula muito mais produtiva do que apenas repetir movimentos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.