25/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Sociologia | Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.
Aula 1
Inicie a aula com o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=LPqKMEb86vc
Professor, agora reúna a turma no pátio da escola. Divida-a em dois grupos. Com alguns materiais como cones, pedaços de madeira, ou mesmo pedras de bom tamanho, identifique os limites do campo a ser usado. Tudo para motivar a turma a entrar no espírito de coletividade e união.
Explique para turma a brincadeira que começa com os grupos posicionados numa linha, como que numa corrida, tendo que executar tarefas simples, tais como quem chega primeiro, fazendo ou não zigue-zague, de costas, olhando para os lados etc.
Aula 2
Conforme a turma se acostuma com a brincadeira, dificulte o seu nível fazendo com que pensem na brincadeira não apenas como uma competição entre dois grupos, mas uma conscientização de atitudes. Coloque um vaso de flores ao lado do ponto final do campo, onde as equipes normalmente se preparam para dar meia volta na competição. Os alunos possivelmente irão continuar com a brincadeira sem se impor tar com este fato. Nes te momento, pare a turma e pergunte sobre o vaso de flor, se o lugar dele é ali, do que a flor necessita para sobreviver e por que ninguém prestou atenção no vaso. Depois da primeira chamada, os alunos tendem a ficar mais espertos com relação às mudanças. Se os alunos perceberem e perguntarem sobre o vaso de flores colocado naquele local, parabenize a turma pelo grau de atenção e pergunte sobre o vaso de flor, se o lugar dele é ali, do que a flor necessita para sobreviver.
Coloque um saco de plástico vazio. Se nenhum aluno tomar a iniciativa de colocar qualquer lixo dentro, com certeza terá por perto algum para exemplificar o que deve ser feito com o saco vazio. Pergunte da mesma forma o porquê de não terem pensado enchê-lo. Se algum aluno tiver a atitude de enchê-lo, parabenize a atitude e valorize a qualidade do pensamento corretamente ecológico sempre.
Assim como foi falado no começo na mudança de atitude para a preservação do planeta, todas as vezes que for colocado qualquer material, importante que o professor faça uma analogia com relação ao meio ambiente. Como exemplos, foram citado a flor e o saco de lixo, mas qualquer material de limpeza abrasivo, óleos, o que polui o ambiente normalmente que é o lixo fora do lugar pode e deve ser usado, mas é interessante deixar o saco de lixo para o final para serem desenvolvidas todas as idéias criativas antes. Os materiais podem ser deixados ao lado das equipes, mas também podem estar no fim do percurso para, limpando o meio ambiente, serem colocados nos devidos lugares.
Ao fim da aula, nos últimos minutos, coloque a turma sentada em círculo e debata rapidamente sobre o aprendido e as experiências que se pode tirar desta aula. Confronte a idéia abordando tópicos sobre outro ponto de vista, como por exemplo a idéia ecologicamente correta da atitude na Sociologia, na Geografia (meio-ambiente). Desta forma, além de fortalecer os conceitos aprendidos, a turma volta à calma.
A avaliação poderá ser feita na forma de prova prática/escrita correlacionado a atitude de cada um com relação ao aprendido na aula.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasOi, sou professor de educação física e valorizo aulas que interrelacione conhecimentos, e sempre que uma sessão conectar atividade física e consciência(seja ecológica, política, social...) será uma aula muito mais produtiva do que apenas repetir movimentos. Parabéns!