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Consumismo e propaganda nas sociedades capitalistas atuais

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o consumismo como aspecto fundamental das sociedades capitalistas industrializadas.
  • Analisar o papel da propaganda para a manutenção da sociedade do consumo.
  • Caracterizar a obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva como aspectos relevantes das estratégias empresariais de incentivo ao consumismo nas sociedades capitalistas atuais.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As transformações ocorridas no sistema capitalista a partir do século XVIII com a Revolução Industrial.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Análise e debate de vídeos.
  • Fichamento de textos.
  • Organização e apresentação de seminário.
  • Produção e apresentação de folder.
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Data Show e/ou TV/DVD.
  • Programa Corel Draw.

 

Módulo 1 - Consumismo, propaganda e descarte no capitalismo 

 

Atividade 1

Leitura e interpretação de poema

 

Eu, etiqueta

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.

Em minha calça está grudado um nome 
Que não é meu de batismo ou de cartório 
Um nome... estranho. 
Meu blusão traz lembrete de bebida 
Que jamais pus na boca, nessa vida, 
Em minha camiseta, a marca de cigarro 
Que não fumo, até hoje não fumei. 
Minhas meias falam de produtos 
Que nunca experimentei 
Mas são comunicados a meus pés. 
Meu tênis é proclama colorido 
De alguma coisa não provada 
Por este provador de longa idade. 
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, 
Minha gravata e cinto e escova e pente, 
Meu copo, minha xícara, 
Minha toalha de banho e sabonete, 
Meu isso, meu aquilo. 
Desde a cabeça ao bico dos sapatos, 
São mensagens, 
Letras falantes, 
Gritos visuais, 
Ordens de uso, abuso, reincidências. 
Costume, hábito, premência, 
Indispensabilidade, 
E fazem de mim homem-anúncio itinerante, 
Escravo da matéria anunciada. 
Estou, estou na moda. 
É duro andar na moda, ainda que a moda 
Seja negar minha identidade, 
Trocá-la por mil, açambarcando 
Todas as marcas registradas, 
Todos os logotipos do mercado. 
Com que inocência demito-me de ser 
Eu que antes era e me sabia 
Tão diverso de outros, tão mim mesmo, 
Ser pensante sentinte e solitário 

Com outros seres diversos e conscientes 
De sua humana, invencível condição. 
Agora sou anúncio 
Ora vulgar ora bizarro. 
Em língua nacional ou em qualquer língua 
(Qualquer principalmente.) 
E nisto me comparo, tiro glória 
De minha anulação. 
Não sou - vê lá - anúncio contratado. 
Eu é que mimosamente pago 
Para anunciar, para vender 
Em bares festas praias pérgulas piscinas, 
E bem à vista exibo esta etiqueta 
Global no corpo que desiste 
De ser veste e sandália de uma essência 
Tão viva, independente, 
Que moda ou suborno algum a compromete. 
Onde terei jogado fora 
Meu gosto e capacidade de escolher, 
Minhas idiossincrasias tão pessoais, 
Tão minhas que no rosto se espelhavam 
E cada gesto, cada olhar 
Cada vinco da roupa 
Sou gravado de forma universal, 
Saio da estamparia, não de casa, 
Da vitrine me tiram, recolocam, 
Objeto pulsante mas objeto 
Que se oferece como signo dos outros 
Objetos estáticos, tarifados. 
Por me ostentar assim, tão orgulhoso 
De ser não eu, mas artigo industrial, 
Peço que meu nome retifiquem. 
Já não me convém o título de homem. 
Meu nome novo é Coisa. 
Eu sou a Coisa, coisamente.

http://pensador.uol.com.br/frase/MjAyODM0/

Acesso em: 17/09/2013

Orientações para a atividade:

a. Antes da leitura do poema pelos alunos, apresente a eles alguns dados relativos à biografia de Carlos Drummond de Andrade. Confira o recurso publicado no Portal do Professor:

 

Acesso em: 17/09/2013

Descrição

Vídeo do Mais Educação apresenta uma breve biografia de Carlos Drummond de Andrade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19956

Acesso em: 17/09/2013

b. Em seguida, proponha a leitura do poema em voz alta, pelos alunos. A sugestão é que cada aluno leia um verso, alternadamente. A leitura dramatizada possibilita um maior envolvimento do aluno com o texto, ao qual ele empresta a sua interpretação e expressividade.
 
c. No trabalho de interpretação do poema, proponha as seguintes questões aos alunos:
 
  • O sujeito do poema se define como homem-anúncio itinerante, escravo da matéria anunciada. No âmbito da reflexão proposta pelo poema, o que isso significa?
  • A partir da leitura realizada, como você justifica o título dado ao poema?
  • É possível dizer que o poeta faz uma crítica à sociedade do consumo? Explique.
  • Explique o que você entendeu sobre os versos: "Meu nome novo é coisa. Eu sou a coisa, coisamente."
  • Você também se percebe tal como o poeta descreve? Justifique.
  • Você se considera consumista? Explique.
  • Resuma todo o poema em uma única ideia central.

d. Promova a socialização das respostas dos alunos em discussão coletiva, aprofundando os conceitos trabalhados.

 

Atividade 2

Reprodução, análise e debate do Vídeo "História das Coisas"

 

Título original: The story of stuff

Apresentação: Annie Leonard 

Versão brasileira: Permacultura

Locução: Nina Garcia

Adaptação de texto: Denise Zepter

Direção: Fábio Gavi

 

História das coisas

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

Acesso em: 17/09/2013

 

Roteiro para análise e debate do vídeo:

a. Após assistirem coletivamente ao vídeo "História das Coisas", reproduzido na TV/DVD ou Data Show,  proponha aos alunos um debate acerca de suas ideias centrais, conforme assinaladas abaixo:

1. A relação entre a produção capitalista e a exploração de recursos naturais.

2. A relação entre países capitalistas.

3. A utilização de químicos tóxicos na produção capitalista e suas consequências para os seres humanos e para o ambiente.

4. Quem paga o valor real dos produtos no capitalismo? Trabalhar com o exemplo do rádio citado no vídeo: “O metal deve ter sido extraído na África do Sul, o petróleo no Iraque, o plástico produzido na China e talvez o rádio tenha sido montado por uma criança de 15 anos numa fábrica no México. O preço do rádio não paga nem o aluguel do espaço ocupado na prateleira, nem o salário do empregado que vendeu, ou as viagens de navio e caminhão que o rádio fez”. O consumidor não pagou o valor real do rádio. Quem pagou?

5. "O coração do sistema capitalista é o consumo. A principal identidade das pessoas no capitalismo é a de serem consumidores":

  • Produzir e consumir bens: é o mais importante, está acima de outras coisas essenciais para os seres humanos.
  • A obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva: estratégias das empresas para manter e/ou aumentar os lucros.
  • O papel da publicidade e da mídia em geral para o consumismo.
  • O consumismo e a produção de lixo.

 

b. Após o debate, oriente os alunos a sistematizem as suas conclusões por escrito. 

  

Atividade 3

A obsolescência planejada/programada e obsolescência perceptiva na sociedade do consumo

Leitura, interpretação e debate de textos

 

Aprofunde as discussões realizadas na atividade anterior, propondo aos alunos uma reflexão particular acerca da chamada obsolescência planejada/programadaobsolescência perceptiva, práticas comuns no mercado capitalista. 

 

Orientações para a atividade:

a. Selecione textos que apresentem e discutam os dois conceitos, como no exemplo abaixo:

(...) Obsolescência planejada é a prática, desenvolvida por empresas, de tornar um produto ou serviço obsoleto, por meio do lançamento de um produto tecnologicamente mais avançado; mas é possível também tornar um produto obsoleto: 1) recorrendo ao fornecimento de peças de reposição dispendiosas, tornando mais interessante a compra de um produto novo; 2) baixando a qualidade dos materiais para encurtar o tempo de vida dos produtos; 3) tornando indisponíveis partes essenciais para inviabilizar a fabricação de um item e/ou o conserto de um produto.

(...) Obsolescência perceptiva, que é a forma de reduzir a vida útil dos produtos, que ainda são perfeitamente funcionais e úteis, lançando produtos com aparência inovadora e mais agradável, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados e dessa forma, induzem o consumidor à troca.

O texto na íntegra está disponível em: http://leonardomesentier.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

 

Indique também, aos alunos, a leitura do texto a seguir:

Texto: Obsolescência programada e perceptiva

Carlos Isaias dos Santos Junior

Pilha de Monitores CRT(Cathodic Ray Tube) descartados
Pilha de Monitores CRT(Cathodic Ray Tube) descartados
O texto discute os dois conceitos citados no título, relacionando-os a "demandas artificiais do capitalismo", ao marketing realizado através da moda e da propaganda, bem como à descartabilidade como elemento vital do sistema.

http://www.portaleducacao.com.br/diaadia/artigos/40672/obsolescencia-programada-e-perceptiva

Acesso em: 17/09/2013

 

b. Após a leitura atenta dos textos, peça aos alunos que resumam, por escrito, o que entenderam sobre os conceitos de obsolescência planejada/programada e obsolescência perceptiva e procurem responder, com suas próprias palavras, como os mesmos se relacionam ao funcionamento das sociedades capitalistas industriais. 

c. Oriente os alunos a conversarem com os familiares a respeito dos conceitos trabalhados e a trazerem, por escrito, exemplos dos dois tipos de obsolescência, extraídos de experiências cotidianas, para o debate em sala de aula.

d. Promova a socialização das experiências dos alunos com os dois tipos de obsolescência utilizados como estratégia empresarial e incentivo ao consumismo.  

 

Atividade 4

SEMINÁRIO

O seminário é uma metodologia de grande relevância não apenas porque permite que os alunos aprofundem um determinado tema de estudo, mas também porque lhes dá autonomia e responsabilidade para definir como apresentar, quais recursos e estratégias utilizar, além de estimular o debate. Assim, a proposta para esta atividade é que os alunos apresentem um seminário no qual possam aprofundar as suas leituras sobre o tema “Consumismo e propaganda nas sociedades capitalistas atuais”.

Orientações para a atividade:

 

a. Dividir os alunos em 5 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de, no mínimo, um texto relativo ao tema em discussão.

 

b. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que o grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que o aluno compreenda as ideias estudadas e as apresente numa fala espontânea.

 

c. Na preparação do Seminário, portanto, antes da apresentação, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor.

Textos referenciais para o seminário

A proposta para esta atividade é que os alunos trabalhem com textos da Revista Com Ciência, conforme indicado abaixo:

Seminário

Dossiê Consumo - Revista Com Ciência No. 99 - 10/06/2008. Disponível em:http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&tipo=dossie

Sugestão de textos:

1. A insustentável sociedade de consumo. Por Chris Bueno. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&id=429

2. O (im)poder das marcas. Por Daniela Lot. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&id=433

3. Outro sistema é possível? Por Marina Mezzacappa. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&id=432

4. Potência para consumo. Por Diego Vicentin. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&id=424

5. Imagens do corpo e cultura do consumo. Por Ana Lúcia de Castro. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&id=426

 Links acessados em: 17/09/2013.

 

   

Professor, os textos e links acima são sugestões, portanto, não deixe de estimular os alunos para que eles mesmos busquem textos sobre o tema, pois o trabalho de seleção de fontes, sob a sua orientação, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes.

No próprio dossiê em questão, os alunos encontram outros textos que não foram citados, mas que podem ser selecionados para estudo. Um grupo pode selecionar mais de um texto, desde que as ideias sejam complementares e relacionadas ao tema.

 

d. Todos os alunos do grupo devem fazer a leitura individual e atenta do(s) texto(s) selecionado(s) para o grupo.

e. Cada aluno deve organizar as ideias centrais do(s) texto(s) (ou textos) em um fichamento.

Relembre as orientações para a elaboração de fichamentos no link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10

Acesso em: 17/09/2013

f. Com os fichamentos elaborados, os alunos devem se reunir em grupo para discutir as ideias centrais dos textos. O grupo deve eleger um coordenador que fará a compilação das principais ideias e conceitos discutidos.

g. Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.

 

h.  Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar imagens, vídeos, músicas etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados. Incentive os alunos a usarem conhecimentos e criatividade na apresentação.

i. Importante: O professor determinará o tempo que cada grupo terá para a apresentação, para que possam fazer escolhas que "caibam" no tempo indicado.

j. Com todas as questões acima definidas, é hora de produzir os slides e "ensaiar" a apresentação. É fundamental que cada membro do grupo tenha clareza de quando, como e o quê falar na hora da apresentação!

Confira outras orientações para a apresentação de um seminário:

Para os alunos: utilizando computadores com acesso à internet, os alunos podem conferir orientações para a organização e apresentação de um seminário, sugeridas em: http://www.youtube.com/watch?v=YXRKnbDRd4I. Acesso em:17/09/2013

Para o professor: confira a aula "Exposição oral: seminário", publicada no Portal do Professor e disponível no linkhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26538.

Acesso em:17/09/2013

A aula poderá auxiliar o professor nas orientações aos alunos sobre como preparar e apresentar um seminário.

 

Módulo 2 - Apresentação de conclusões sobre o tema e produção de folder pelos alunos

 

Atividade 1

 

 

Produção de folder com imagens e pequenos textos autorais, apresentando as conclusões sobre o tema:

Consumismo e propaganda nas sociedades capitalistas atuais

 

 

 

 

 

Folder

 Imagem disponível em: http://www.comofazeronline.com/wp-content/uploads/2010/12/folder-com-duas-dobras-2.jpg

Acesso em: 17/09/2013

 

Orientações para a atividade:

1. Divida os alunos em cinco grupos.

2. O folder deve ser digitalizado e impresso, trazendo as principais conclusões dos alunos em relação a todas as atividades desenvolvidas sobre o tema. O folder deve conter, portanto, também o posicionamento crítico dos alunos em relação aos temas abordados na proposta, relativos ao consumismo e à propaganda nas sociedades capitalistas atuais.

3. Os alunos podem utilizar o editor de texto do computador a que tiverem acesso para fazer um folder simples. Basta configurar a página no modo paisagem e dividi-la em três colunas. A impressão pode ser feita em uma folha de papel sulfite, frente e verso. Para mais detalhes sobre como produzir um folder digitalizado, conferir os links abaixo:

Criando um folder. http://comunidadeweb.com.br/novo/lerMaterias.php?id=181

Como fazer um folder com duas dobras no Corel Draw. http://www.comofazeronline.com/como-fazer-um-folder-com-duas-dobras-no-corel-draw/

Links acessados em:  17/09/2013

Atividade 2

Socialização do trabalho realizado

Depois do trabalho de elaboração do folder é hora de socializar! Todos os grupos devem trocar entre si cada folder elaborado e discutir as ideias centrais apresentadas no folheto.

É importante divulgar a produção dos alunos na escola, incentivando a reflexão sobre o tema em todas as turmas. Caso seja possível, o professor deve marcar uma data e local para que os alunos possam distribuir e explicar para toda a comunidade escolar, o processo que levou à produção do folder.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carlos Drummond de Andrade Vídeo
Recursos Complementares

Para os alunos:

Capitalismo e sociedade de consumo. http://www.mundoeducacao.com/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm

Consumo, descarte e riqueza. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=32&id=378

Consumismo. http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm

Para os professores:

A publicidade, o desejo e o consumo. http://meuartigo.brasilescola.com/atualidades/publicidade-desejo-consumo%20.htm

A evolução das modalidades de consumo. Recurso do Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19786

Todos os links foram acessados em: 17/09/2013

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de fontes escritas; análise e debate de vídeos; fichamento de textos; organização e apresentação de seminário; produção e apresentação de folder.

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