Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Vamos fazer um experimento com resíduos orgânicos e materiais recicláveis?"

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do Meio Ambiente;

- Conscientizar-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a preservação e melhoria do Meio Ambiente.

Duração das atividades
A atividade será dividida em 03 etapas, cada uma delas durará aproximadamente uma hora. A proposta deverá ser realizada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

Estratégias e recursos da aula


 

http://www.sanvale.com/gestao-ambiental/educacao-ambiental-e-cedo-que-se-aprende/

 

 

Primeira etapa: “Vamos fazer um passeio para contemplar a natureza!".

Esta proposta sugere um passeio a uma região onde a natureza possa ser contemplada. Caso não haja possibilidade de um passeio o professor poderá executar a proposta no interior da própria Instituição, na sala de aula, parque ou no pátio.  Sugerimos o registro fotográfico dos momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poderá montar um painel de fotos.

Duração: Aproximadamente uma hora. 

Material: Equipamento para reprodução de áudio e vídeo, uma máquina fotográfica, diferentes tipos de materiais - garrafas de água, copos plásticos, plástico, vidro, metal. 

Proposta: O professor deverá reunir o grupo e sair para um passeio junto à natureza ou no caso da impossibilidade, poderá fazer uma caminhada pela própria Instituição. O local escolhido para o passeio deverá ser “preparado” anteriormente, com diversos materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados, mas que estarão distribuídos ao longo do percurso, dando a impressão que foram jogados ali, demonstrando um completo desleixo do ser humano com a natureza. 

Na caminhada o professor deverá chamar a atenção do grupo sobre a falta de cuidado e que este tipo de atitude demonstra uma completa falta de respeito com a natureza, podendo se apoiar em:

  -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente  ;

  -  http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm  ;

  -  http://raqueltamer.blogspot.com.br/2012/12/sustentabilidade-medidas-simples-e-que.html

 

Durante o passeio o professor solicitará que as crianças recolham os materiais para darem um fim adequado (os materiais deverão estar previamente limpos). Ao final da caminhada, o professor proporá uma roda com as crianças, sentadas em frente ao material recolhido, para dar continuidade à conversa sobre a temática das questões ambientais e instigará as crianças para a conscientização em relação a esta temática, comentando que diferentemente dos resíduos orgânicos, estes materiais demoraram muitos anos para se decomporem. Organizará o grupo e retornará à Instituição. 

 

Segunda Etapa: “Vamos fazer uma experiência com materiais orgânicos e outros resíduos!".

 

O professor deverá aguardar o momento de um lanche com as crianças para dar inicio a proposta.

Duração: Em torno de uma hora.

Local: No parque da Instituição ou local onde os materiais sugeridos possam ser enterrados. 

Material: Materiais resgatados no passeio anterior, frutas para o lanche, máquina fotográfica e placas de madeira, giz de cera, pás infantis adequadas para uma simples escavação, 

Proposta: O professor reunirá o grupo para o lanche, neste dia será necessário oferecer uma variedade de frutas (banana, maçã, manga, abacaxi,) entre outros alimentos. Enquanto descasca as frutas junto às crianças o professor fará questionamentos a cerca do fim que se dá às cascas e sobras que não poderão ser utilizadas posteriormente. Pergunta às crianças se sabem o que ocorre com este tipo de lixo, após descartarmos; relaciona esta conversa com a ocorrida após o recolhimento do lixo durante o passeio do momento anterior, buscando identificar se as crianças possuem conhecimento sobre o assunto e as faz pesar sobre isso. As convida para após o lanche fazerem uma experiência com as cascas e com os resíduos recolhidos, anteriormente, no passeio. Lanche feito, o professor reunirá o grupo em uma roda e convidará as crianças para irem ao local previamente selecionado, para juntos enterrarem os diferentes materiais.

Chegando ao local, o professor solicitará que as crianças cavem vários buracos de mais ou menos 10 centímetros de profundidade, distantes uns dos outros. Cada material enterrado deverá ter uma placa indicando o dia que foi enterrado e qual material foi enterrado ali.

 

Terceira Etapa: “E agora, como vamos conferir a nossa experiência?".

Esta proposta deverá ser realizada, aproximadamente, 10 dias após enterrado o material. O professor deverá, ao longo deste período, relembrar as crianças da experiência e contabilizar os dias que faltam para finalizar a atividade. Um calendário exposto na parede, ao alcance das crianças, será um instrumento importante para esta contagem.

 

Duração: Aproximadamente 20 minutos.

Local: No local onde foram enterrados os materiais.

Material: Material reciclado recolhido no passeio, os resíduos do lanche, máquina fotográfica, pás infantis,

 

Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda e convidará as crianças para irem ao local onde os materiais foram enterrados e investigar o que aconteceu.

 Na chegada ao local o professor deverá fazer uma roda com as crianças e questionar sobre o que elas pensam ter acontecido com os materiais enterrados, devendo oportunizar que todas as crianças se expressem verbalmente.

Na sequência o professor solicitará que as crianças desenterrem os materiais um a um e na medida que forem desenterrados vai conversando sobre as alterações que ocorreram com cada material em relação ao tempo. É importante  que os resíduos do lanche sejam desenterrados por último, para que as crianças percebam a diferença entre os resíduos orgânicos e os materiais recolhidos no passeio. O professor deverá ressaltar as diferenças entre os materiais e a importância do destino adequado de cada um deles. 

 

 

                               lixo organico 2

Foto 1: Preparando para enterrar material orgânicos e recicláveis.

Acervo Institucional/ autor: professor Gilberto Lerina NDI / UFSC. 

Recursos Complementares
Avaliação

Por fim, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância de cada um na preservação do Meio Ambiente em que vivemos, e que estas atitudes devem ser feitas em conjunto.

Em seus apontamentos o professor deverá fazer uma reflexão de como o grupo reagiu às propostas, como interagiram entre si, se os objetivos traçados inicialmente foram atingidos e se percebeu a apropriação de conhecimentos pelas crianças. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.