Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Percepções Cidadianas e o Desenho de Observação

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Entrevistar trabalhadores e transeuntes que circulam na praça principal da cidade, objetivando a compreensão da pesquisa oral;
• Perceber, no espaço público visitado, elementos para a elaboração de um trabalho plástico;
• Desenhar espaços urbanos a partir da observação in loco.

Duração das atividades
• Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

• Escolher durante a semana que antecede a aula de Artes uma praça central que tenha uma grande circulação diária de pessoas, ou outro local de representatividade social, cultural ou política da cidade. Fotografar este espaço em diferentes ângulos, inclusive as edificações do seu entorno;
•Elaborar uma apresentação em PowerPoint com estas imagens e projeta-las para os alunos;
•Provocar um diálogo a partir das imagens observadas, direcionando a percepção dos alunos para a identificação de arquiteturas modernas e passadas;
• Solicitar que os alunos entreguem, por escrito, suas impressões sobre este local, a partir das imagens visualizadas;
• Sugerir aos alunos uma aula no local escolhido, para que eles possam analisá-lo sob um olhar crítico;
• Pedir para os alunos elaborarem algumas perguntas que gostariam de fazer às pessoas que circulam, trabalham ou passeiam por este local;
•Recolher as sugestões de perguntas, visando organizá-las em apenas um questionário para a turma.


Aula 2
• Programar com antecedência, uma atividade no local apresentado na aula anterior, lembrando que para tanto, é necessário organizar o transporte, obter a permissão dos pais, da direção e, tratando-se de um local, fechado, a autorização de sua administração;
• Organizar pranchetas, lápis, papel sulfite A4 e carvão;
• Combinar com os alunos a organização desta atividade, estipulando um prazo para as entrevistas e outro para o trabalho de observação;
• Ao chegar no local a ser pesquisado, reunir as crianças e direcionar os trabalhos.

imagem 1

Chegada à praça
Alunos do 4ºAno do Ensino Fundamental
Acervo Particular

• Percorrer com o grupo o espaço, recolhendo suas percepções sobre o local e a diferença existente que percebem entre as imagens projetadas e as reais;
• Pedir, com o questionário elaborado em mãos, para que, em grupos de no máximo três alunos, entrevistem no local, alguns trabalhadores, circundantes e outros;

imagem 2

Entrevista com transeuntes
Acervo particular

• Posteriormente, requisitar que os alunos escolham um local para se acomodarem e iniciarem os desenhos de observação;

Desenho de observação:
• Entregar folhas de sulfite A4 e carvão para que os alunos possam exercitar o registro de suas observações;
• Recolher os trabalhos e retornar à escola.


imagem 3

Alunos desenhando na praça
Acervo particular

Aula 3
• Conversar com os alunos sobre a aula anterior, suas impressões e percepções;
• Discutir, com os questionários em mãos, algumas falas interessantes e provocar nos alunos uma discussão sobre as percepções obtidas antes e depois da visitação ao local;
• Entregar os trabalhos realizados e solicitar que os alunos comentem sobre esta experiência;
• Desenrolar no chão uma folha de papel Craft de modo que todos possam trabalhar em conjunto. Entregar um carvão para cada criança e pedir que reproduzam sobre esta faixa, com traços rápidos e gestos largos, alguns desenhos registrados na observação;
• Permitir que os alunos usem algumas frases para a composição deste trabalho;
• Ao término, expor o trabalho coletivo nos corredores da escola.

Recursos Complementares

• Como algumas palavras, possivelmente estranhas aos alunos, serão trabalhadas no decorrer das aulas, segue abaixo um pequeno glossário:

• COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)
• CARVÃO (pint., des.) - obra executada com lápis de carvão, sobre tela ou papel. (ARTE no Brasil, 6º Fascículo, 1979)
• LÁPIS – instrumento de escrita ou desenho, consistindo em um fino bastão de grafite ou substância similar envolto em madeira (ou, mais raramente, em metal ou plástico). O lápis de que se ouve falar pela primeira vez na década de 1560, veio preencher as funções anteriormente desempenhadas pela ponta metálica. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.294)
• PAPEL – tecido de fibras vegetais usado para escrita, desenho e impressão. Trata-se de uma invenção oriental, trazida do Extremo Oriente para o Oriente Médio pelos turcos durante a Idade das Trevas. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 395)
• VERNIZ – solução de resina em óleo, ou substância sintética equivalente, usada na arte como camada protetora sobre a pintura ou como veículo. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 550)

Avaliação

• Acompanhar, durante o desenvolvimento desta atividade o interesse dos alunos analisando os questionários elaborados e observando a coerência das perguntas com a proposta da aula;
• Observar o comportamento e a postura dos alunos em relação aos colegas, aos professores e aos entrevistados durante a atividade ao ar livre;
• Discutir com os alunos sobre o trabalho desenvolvido, e pedir para que se autoavaliem, recuperando todo o processo que envolveu este tema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.