16/09/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
• Manufaturar papel machê;
• Fazer esculturas a partir da massa obtida com o papel;
• Pintar com guache sobre as esculturas em papel machê;
• Aprender a técnica da assemblagem;
• Socializar o trabalho com o público.
• Pesquisa sobre Assemblagem;
• Pesquisa sobre reciclagem e respeito ao meio ambiente.
Aula 1
• Por meio de slides ou power point, projetar para as crianças imagens sobre o desmatamento, o processo de fabricação do papel, seu descarte e algumas possibilidades de reaproveitamento:
• CORU – Cooperativa de Reciclagem de Uberlândia - Acervo particular
CORU – Cooperativa de Reciclagem de Uberlândia - Acervo particular
• Apresentar alguns artistas que trabalham com esse papel em sua poiésis, seja em escultura, em modelagem, em desenho ou em pintura. (Sugestão: Site
http://deborapde.multiply.com/photos/album/3
• Fixar nas paredes da sala de aula, imagens de desfiles de modas e/ou roupas elaboradas a partir de materiais reciclados;
Exposição dos alunos de moda da Faculdade Unitri de Uberlândia - Acervo particular
• Desfile de modas da Cooperativa Manguezarte. Disponível em: http://cirandas.net/cat/tematicas/producao-comercializacao-e-consumo
Disponível em: http://www.sortimentos.com/rs/caxias_sul-7717.htm
• Provocar uma discussão sobre os estilos das roupas, das pessoas e dos grupos e de sua representação na sociedade;
• Solicitar às crianças, para a próxima aula, solicite às crianças que recolham papéis descartados na escola e/ou em casa e os deixe de molho em um recipiente com desinfetante na sala de Artes.
Aula 2
• Providenciar um liquidificador, de preferência industrial, grude (cola preparada com polvilho e água) e bacias;
• Bater no liquidificador os papéis que ficaram de molho durante a semana;
• Retirar o excesso de água e colocar a massa obtida em uma bacia;
• Acrescentar o grude ou a cola e amassar como se fosse um pão, até que a massa fique com uma textura lisa e macia;
• Entregar um pouco de massa para cada aluno e pedir para que modelem corpos de aproximadamente 15 cm cada, sendo que esta modelagem deverá insinuar uma vestimenta sobre este corpo, ou seja o aluno não modelará somente uma silhueta corporal, mas também as roupas do personagem idealizado;
• Durante a modelagem, os alunos deverão imaginar uma personalidade para a silhueta modelada. Instigar os alunos com algumas perguntas que lhes ajudarão na execução da peça: Onde esta personagem gosta de passear? Como se chamaria? Quem seriam seus colegas? Onde estudaria? Quem seriam seus pais? Qual a cor de sua pele? E, por último, qual o seu estilo de roupa preferido?
• Acompanhar o processo de construção das modelagens;
• Colaborar nas inquietações sobre a identidade das peças esculpidas;
• Insistir para que as reflexões individuais dos alunos estejam representadas em suas criações;
• Deixar secar.
• Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula objetos que possivelmente, pode rão ser incorporados às roupas de seus personagens. (miçangas, lantejoulas, fitas, botões e outros).
Aula 3
• Providenciar para esta aula, cola branca (cascorex), tinta guache de diferentes cores, miçangas, restos de bijouterias, lantejoulas e outros objetos pequenos que possam ser incorporados à elaboração da próxima etapa;
• Preparar a tinta guache com um pouco de cola branca;
• Entregar aos alunos as modelagens produzidas na aula anterior;
• Retomar as discussões sobre a personalidade e a individualidade de cada peça;
• Requisitar que os alunos pintem as esculturas com a tinta guache e organizar um espaço no qual os alunos poderão escolher os objetos que incorporarão sua peça;
• Enquanto os alunos trabalham, relembrar sobre a técnica da Assemblagem, (um trabalho frequentemente feito com objetos e materiais achados, coletados e reunidos em uma única peça, colados para formar uma escultura, sem nenhuma referencia de entalhe);
• Deixe secar.
• Para a próxima aula, pedir que os alunos façam uma pesquisa sobre artistas que trabalham com a Assemblagem em suas poiésis. (sugestão: Domingo vale tudo!
A exposição Roupa de Domingo mergulha no histórico hábito de reverenciar o grande dia da semana. Disponível em: http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/481/artigo116977-1.htm
Aula 4
• Arrumar, para esta aula pranchetas e lápis de cor;
• Dispor as esculturas sobre uma mesa baixa, organizando-as de forma a compor um grupo interativo;
• Retomar a solicitação de pesquisa da aula anterior, deixando, em poucos minutos, os alunos explicarem sobre o que entenderam desta técnica e como perceberam-na nos trabalhos dos artistas pesquisados;
• Pedir que os alunos observem suas peças e verifiquem se nelas reconhecem a Assemblagem;
• Após a reflexão, dizer aos alunos que suas esculturas, expostas sobre a mesa, interagem entre si e que eles deverão, em papel canson A4 e lápis de cor, desenhar este grupo;
• Orientar os alunos para que seus traços sejam suaves e rápidos, evitando que se prendam à fidelidade do observado;
• Instigar a exploração de sentimento, emoção e movimento presentes nos traços desenhados pelos alunos;
• Expor as esculturas e os trabalhos bidimensionais nos corredores da escola, para que sejam apreciados pela comunidade escolar;
• Solicitar para que durante a semana da exposição, nos intervalos de recreio, alguns alunos, em rodízio, fiquem ao lado dos trabalhos, objetivando uma conversa com o público.
acervo particular
• Como algumas palavras, possivelmente estranhas aos alunos, serão trabalhadas no decorrer das aulas, segue abaixo um pequeno glossário:
• ASSEMBLAGE – “A colagem e a assemblagem são duas inovações técnicas criadas por Pablo Picasso (1881-1973) e utilizadas também por Georges Braque (1882-1963) no Cubismo (1907). A colagem refere-se à colagem de elementos de realidade material no plano bidimensional da tela. Já a assemblagem refere-se à construção de esculturas com materiais não hierárquicos, ou seja, materiais descartáveis ou que perderam sua utilidade, por meio de solda ou colagem.s assemblagens eram inicialmente chamadas de Objetos, tendo sido utilizado o termo Assemblagem pela primeira vez em 1961, pelos curadores do Museu de Arte Moderna de Nova Yorque, Peter Sels e Willian Seitz, na Exposição ‘The Art of Assemblage’. (LELIS, Soraia Cristina Cardoso. Poéticas Visuais em construção – o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes visuais)-Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004, p. 117)
• IMAGINAÇÃO – s.f. Faculdade de imaginar; concepção; fantasia; coisa imaginada; invenção. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 585)
• PAPEL MACHÊ - Termo abrasileirado da expressão francesa Papier maché: massa produzida com polpa de papel, cola ou grude, água e óleo de linhaça e usado em modelagem, moldagem, e cobertura de suportes e objetos leves. (LELIS, Soraia Cristina Cardoso. Poéticas Visuais em construção – o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes visuais)-Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004, p. 115)
• A avaliação em Arte é um processo contínuo, que não enfoca somente o produto final. Neste sentido, os trabalhos deverão ser discutidos durante sua elaboração, construção e conclusão para que tanto o aluno, quanto o professor compreendam o processo de criação, levando em conta a individualidade e a evolução de cada aluno. Portanto, a avaliação deverá ser qualitativa e não quantitativa.
Recursos educacionais
Nome TipoPercepção espacial Vivencial
Desenho de observação Teórica vivencial
Modelagem Teórica/prática
Pintura Prática
Socialização Vivencial
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/09/2012
Cinco estrelasadorei areciclagen e muito importante parabens .
01/04/2011
Cinco estrelasachei maravilhosa a aula bem explicativa e individual ao mesmo tempo participativa, moro em salvador tenho 58 anos e gosto muito de artes manuais gostaria muito de poder participar mais,
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, amei ! Parabéns a todos os envolvidos no processo...
24/03/2010
Cinco estrelasMarileusa, parabéns pela proposta de trabalho com papel machê. A aula proposta é muito importante para trabalharmos com as questões ambientais e também despertar o gosto pela Arte. Valeu!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente o site www.deborapde.multiply.com papel mache com arte