30/10/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
a) fixar o aprendizado de classes de palavras como substantivos, adjetivos, verbos, advérbios;
b) compreender o uso de sílabas átonas e tônicas no texto poético;
c) identificar noções de ritmo, sonoridade, musicalidade das palavras;
d) entender os conceitos gramaticais, valorizando o sentido das palavras, dialogando e interagindo com estes conceitos;
e) aprender a exercitar a linguagem oral para expressar as imagens poéticas traduzidas nos versos.
Classificação das palavras quanto à acentuação tônica; noção dos conceitos de substantivo, adjetivo, verbo.
A prática de leitura de textos poéticos é importante, assim como noções básicas como rima, verso, estrofe.
As noções e/ou conceitos de ritmo, sonoridade, musicalidade das palavras poderão ser introduzidos no momento das atividades.
a) Jogos de mesa: qualquer jogo que se desenvolve em mesa: Cara a Cara, Domingo Legal, Truco, Paciência, Fedor, Mau-mau, Loto, Banco Imobiliário, Cai não Cai, Dominó, entre outros.
b) Cd: Canções Curiosas – Selo Palavra Cantada. Paulo Tatit e Sandra Peres. Música: Criança não trabalha.
c) Papel e lápis
Aula 1 e 2
Atividade 1: em grupo
1º. Momento- Primeiramente os alunos se agrupam para jogar. Os primeiros 50 minutos poderão ser dedicados somente ao jogo, sem nenhum outro tipo de orientação do professor. Neste momento, o que acontece é que os jogadores vão estabelecendo uma comunicação entre eles que é propriamente a linguagem do jogo. Cria-se uma situação de diálogo e interação bastante interessante, na medida em que já não é mais a linguagem do cotidiano que se comunica, mas a linguagem dos símbolos, dos gestos, do olhar. Este movimento é fundamental ao jogo.
2º. Momento - O professor pede aos alunos que listem as palavras-chave do jogo, ou seja, as palavras mais pronunciadas por eles (substantivos, adjetivos e verbos), ditas enquanto eles jogavam.
Aula 3
Atividade 1
1º. Momento - Na lousa, o professor lista as palavras elencadas por cada grupo, de acordo com a sua tonicidade. Oralmente, ir estabelecendo com os alunos as associações e as correspondências sonoras entre vogais tônicas e átonas, buscando, ao mesmo tempo, estabelecer as semelhanças em sua sonoridade.
2º. momento - Explorar bastante estas palavras por meio da pronúncia, formando jogos rítmicos, combinando seus sons, primeiro de duas a duas, depois de três a três palavras e assim, sucessivamente. E então, selecionar, por exemplo: sons finais (baixei, ganhei) sons com eco - como os alunos muitas vezes dizem - (bode/bigode – ouro/tesouro) sons nasais (mando, canto/longo, longe/lambe) sons fortes (paixão/canção – ação/gozação) sons abertos (olho/ molho) sons fechados (joguei/roubei/passei) e assim por diante.
OBS: Estas classificações devem ser elaboradas pelos alunos com a ajuda do professor, tendo em vista o próprio sentido que eles atribuem às palavras, pelo que elas trazem de sugestivo, de sensório, de imagem no próprio jogo. O exercício de pronunciar a palavra, de perceber o seu timbre, a sua sonoridade, o seu ritmo, o seu eco é muito importante
http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/crianca-nao-trabalha.html
Aula 4
Atividade 4 – 50 minutos
Nesta atividade o objetivo é intensificar a percepção destas palavras que eles destacaram a partir dos jogos, mas agora associadas propriamente a um esquema rítmico e musical.
Acompanhe a música acompanhada de imagens no link abaixo:
http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/crianca-nao-trabalha.html
1º. Momento – Ouvir e cantar a música “Criança não trabalha” de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes:
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Lápis, caderno , chiclete, pião
Sol, bicicleta, skat e, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bom bom
Ta nque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, c adarço, a lm ofada, co lchãoQ uebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Atividade 2: Interativa
O professor distribui a cópia da letra da música para os alunos.
2º Momento – Juntamente com os alunos, ele identifica as sílabas átonas e tônicas nesta canção (que formam as rimas agudas com as oxítonas; as rimas graves, com as paroxítonas; as rimas esdrúxulas, com as proparoxítonas), a forma do poema como um todo, as repetições e o refrão.
3º. Momento – Identificam também o ritmo na canção. Para tanto, observar que as palavras, ao final do verso, são oxítonas, com exceção do refrão “criança não trabalha, criança dá trabalho” em que a última palavra do verso tem acento na penúltima sílaba. Observar também que o número de sílabas no poema ou canção é contado somente até a última sílaba tônica do verso. Assim, versos como “tênis, cadarço, almofada, calção” têm como última sílaba poética as sílabas – tê, dar, fa. A palavra calção, cuja sílaba tônica é ção, portanto, tem o seu ritmo coincidente com as demais palavras do verso. Estes recursos rítmicos são observados também nas palavras finais dos versos que, em sua maioria, terminam em ão. Ao identificar estes recursos a impressão que se tem é que as palavras “marcham”, destacadas, como se esetivessem em fila de um pelotão. Nas estrofes estão destacados substantivos - separados por vírgulas, sem uso de nenhuma conjunção ou conectivo - que se referem aos brinquedos/brincadeiras de criança. A formação deste ritmo na canção contribui sobremaneira para a construção dos sentidos do texto: tais substantivos ocupam lugar de destaque, não somente do ponto de vista estético, como para dar ênfase, para reforçar a ideia de que a criança não deve trabalhar, mas primordialmente brincar. Assim forma e conteúdo estão em diálogo na composição desta canção.
Aula 5
Atividade 1: em grupo
Pedir aos grupos que tentem produzir versos, quadras com os substantivos, os adjetivos e os verbos por eles listados durante o jogo.
OBS.: Neste momento é interessante perceber que selecionar as palavras significa, na verdade, nomear a sua essência na ação de jogar. A palavra é re-significada no contexto da imaginação. Isto facilita a compreensão e a assimilação deste significado novo. Por outro lado, a composição, a combinação que eles estabelecem entre as palavras, foge do automatismo, adquire certa independência sintática, principalmente em relação aos conectivos ou elementos de ligação. Vemos esta independência nos versos: novela canção/poesia emoção/lembrança coração. Em vez de a canção da novela/ a poesia da emoção/ a lembrança do coração.
Leia abaixo textos criados em sala de aula, por alunos do 5º ano. O primeiro foi inspirado no jogo chamado Cara a Cara , o segundo no Domingo Legal e, o outro, no Truco.
Rota Poética Poemoção Trucavez
Olho , molho, monto Domingo legal Jogar, já joguei
Conto, frente, lado Engraçado sim Agora é sua vez
Traz, faz, mas. Loucura, amor
Diversão pra mim Comer, já comi
Agora é sua vez
Azul, sul, som, dom Roqueiro metaleiro
Homem, mulher Vão adivinhar quem sou Truco já fiz
Bode, bigode & nbsp; Passageir o do táxi Agora é sua vez
Em que táxi vou?
Cara a cara Roubar feio, já roubei
Pé a mão Rua, táxi , passageiro Agora é sua vez
Chão com pão Sal, amendoim, bombom
Paixão, canção Cabelo, tesoura, cabeleireiro Passar o monte, já passei
Sonho, ilusão Dança, loucura, som Agora é sua vez
&nbs p; Dama já fiz
Desdobra, dobra Novela canção Agora é sua vez
Dedo, dado, lado Poesia emoção
Falo, mando, canto Pensamento cabeça Trilha já formei
Longo, longe, lambe Lembrança coração Agora é sua vez
Soprar , já soprei
; ; Agora é sua vez
Ganhar, já ganhei
E você, coitado, já perdeu!!
O professor poderá avaliar o uso dos conhecimentos gramaticais na produção dos alunos, pertinentes ao tema, como: classes de palavras, sílabas átonas e tônicas, mas deverá se certificar de que estes conhecimentos não estão desatrelados de outros que envolvem a percepção poética da linguagem, como: noção de ritmo, de sonoridade, de visualidade, da escrita criativa. Além disto, o professor poderá também avaliar a expressão oral quando os alunos cantam a canção, pronunciando as palavras, percebendo seu timbre, sua sonoridade, seu ritmo.
Quatro estrelas 3 classificações
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12/05/2010
Cinco estrelasGostei muito desta aula... é significativa e podemos ensinar com o ludico
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns por essa aula. Trabalho muito leitura, escrita com os meus alunos na alfabetização.Seu plano de aula é muito válido. Abraços
24/03/2010
Três estrelasBem sugestiva, mas deveria ter uma proposta de produção textual para publicação dos textos, possibilitando um incentivo a mais nas práticas de ensino. Seria muito interessante que além do uso do cd, fosse fosse utilizada outras mídias como:câmera fotográfica, filmadora e datashow para apresentação e exposição de textos.