09/10/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Identificar os principais motivos da vinda de refugiados ou imigrantes para o Brasil, a partir de 2011.
Identificar a trajetória geográfica efetuada pelos refugiados ou imigrantes, reconhecendo os fatores relevantes que os levam a buscar essa entrada pelo Acre e como principal destino o Estado de São Paulo.
Relacionar a entrada de haitianos no país com a temática das migrações internacionais.
Identificar as exigências brasileiras para a fixação de estrangeiros no país.
Migrações internacionais: conceituação.
Localização e caracterização político-econômico-social das principais áreas de expulsão e das áreas de atração nos diversos continentes.
Organismos internacionais vinculados à temática das migrações: identificação e papel político-social.
Aula sugerida para a segunda série do ensino médio.
Atividade 1
A turma deverá ser dividida em cinco grupos e, para cada um deles, será distribuída uma matéria diferente. A entrega será aleatória. O professor deverá entregar cópias impressas ou levar os alunos ao laboratório de informática para que acessem as matérias sugeridas, fazendo a leitura em voz alta, com a participação de todos. Nas cópias impressas os alunos deverão assinalar palavras chave ou parágrafos que considerarem mais significativos. Se a leitura for feita no computador, eles deverão registrar no caderno as palavras chave selecionadas. Cada grupo receberá um dos textos sugeridos na sequência e, ao final, as informações serão socializadas por meio de um debate realizado num grande círculo.
Com país arrasado, Acre se torna rota para entrada de haitianos no Brasil
Haitianos planejam viagem para SP em busca do “sonho brasileiro”
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/mundo/879604-haitianos-planejam-viagem-para-sp-em-busca-do-sonho-brasileiro.shtml
Governo realiza cadastro de haitianos em Brasileia
Disponível em http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/18024-governo-realiza-cadastro-de-haitianos-em-brasileia.html
Empresas brasileiras vão ao Acre contratar imigrantes haitianos
Disponível em http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/01/com-falta-de-mao-de-obra-empresas-brasileiras-contratam-haitianos-no-ac.html
Haitianos no Acre: imigrantes ou refugiados?Disponível em http://andromeda.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/132/sumula/haitianos-no-acre-imigrantes-ou-refugiados
Para ordenar as informações e formar uma linha de raciocínio sobre elas, o professor deverá solicitar que respondam as questões propostas. Para isso, os alunos deverão consultar um mapa político do continente americano afixado na lousa ou disponível no atlas geográfico escolar, que deverá ser distribuído a eles. Essas questões poderão ser respondidas oralmente, enquanto estão organizados em círculo. O importante é estimular a manifestação das ideias e dos conhecimentos adquiridos com as investigações.
1- Quais são os principais motivos apontados pelos haitianos para escolherem o Brasil como destino migratório? Segundo eles, o que esperam conquistar aqui? 2- Qual é a rota feita pela maior parte desses imigrantes? Identificá-la no mapa. 2- Quais são os agentes sociais envolvidos nessa imigração? (Ao professor: imigrantes haitianos, coiotes, governo acreano, governo federal brasileiro, governo haitiano, empresários, igreja, ONG, comunidade local, mídia, e outros) 3- Qual é a diferença entre imigrante e refugiado? 4- Na matéria Com país arrasado, Acre se torna rota para entrada de haitianos no Brasil, lê-se: “O secretário [de Justiça do Acre] Corinto disse que os haitianos deveriam ser deportados, de acordo com as leis brasileiras, a partir do momento em que entram ilegalmente no país. A medida não será adotada por se tratar de questão humanitária”. Para você, o que significa essa declaração? 5- Como você analisa o fenômeno migratório da entrada de haitianos no Brasil? |
Quadro 1: Questões para debate
GIL, Izabel Castanha (Org.)
Para aprofundar a compreensão do fenômeno migratório em estudo, o professor deverá solicitar a formação de grupos de trabalho e os temas serão distribuídos por sorteio.
Grupo 1: Haiti: país centro-americano onde a população negra fala francês. Como assim?
http://geografiaetal.blogspot.com.br/2012/03/onde-fica-o-haiti.html Acesso em 10/09/2013 Identificar a localização geográfica do Haiti e sua caracterização geográfica; Sintetizar os aspectos históricos do país, destacando a influência da colonização francesa e da cultura africana; Caracterizar a organização social, econômica e política da sociedade haitiana e suas relações com outros países. Fontes de pesquisa Haiti, América Central insular. Geografia, História e cultura http://geographicinternational.blogspot.com.br/2012/07/haiti-america-central-insular-geografia.html Independência do Haiti http://www.brasilescola.com/historia-da-america/independencia-haiti.htm Vodu haitiano http://pt.wikipedia.org/wiki/Vodu_haitiano
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Grupo 4: O Brasil como destino: Como se tornar um estrangeiro legalizado em nosso país?
Reconhecer as condições legais para que um estrangeiro possa permanecer no Brasil; Investigar informações sobre a vinda de imigrantes nos últimos anos: motivos, destinos, e condições de adaptação. Fontes de pesquisa: Brasil pede, e vizinhos barram haitianos http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-pede-e-vizinhos-barram-haitianos-,1038265,0.htm Quando um imigrante tem direito de permanecer no Brasil? Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil; há menos brasileiros no exterior http://www.ebc.com.br/noticias/retrospectiva-2012/2012/12/retrospectiva-imigracao Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980. Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração. |
Grupo 2: A ONU e a missão brasileira no Haiti: o que ensinamos e o que aprendemos naquele país?
http://linkguaruja.blogspot.com.br/2013/09/militares-de-guaruja-vao-para-o-haiti.html Investigar o papel do Brasil como responsável pela missão de paz da ONU no Haiti; Identificar as ações, as conquistas e as dificuldades da equipe brasileira naquele país. Fontes de pesquisa Missão de Paz da ONU no Haiti tem ‘tonalidade diferente’, avalia general brasileiro (ver também o vídeo)
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Grupo 5: A OEA e as migrações interamericanas. Qual é o papel desse organismo interamericano?
http://www.oas.org/pt/sobre/logo_secundario.asp Reconhecer a existência e o papel da OEA no continente americano; Investigar ações da OEA em relação às migrações no continente; Identificar opiniões contrárias e favoráveis à atuação desse organismo internacional. Fontes de pesquisa Migração http://www.oas.org/pt/topicos/migracao.asp Sistema Continuo de Reportes sobre Migración Internacional em las Américas (SICREMI) http://www.migracionoea.org/sicremi/ OEA (Organização dos Estados Americanos http://www.suapesquisa.com/geografia/oea.htm
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Grupo 3: Haiti: o terremoto de 2010, o flagelo e as migrações. Qual é a relação entre movimentos tectônicos e migrações?
http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100113-092817.inc http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html Identificar as forças naturais que formam os terremotos; Identificar as áreas de ocorrência de terremotos no continente americano; Investigar a intensidade e os impactos do terremoto de 2010 no Haiti. Fontes de pesquisa Entenda o terremoto http://www.estadao.com.br/especiais/entenda-o-terremoto-no-haiti,84276.htm Terremoto do Haiti foi causado por deslizamento entre placas http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100113-092817.inc Cobertura completa: terremoto no Haiti http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1446514-5602,00-COBERTURA+COMPLETA+TERREMOTO+NO+HAITI.html
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Grupo 6: Xenofobia. Como brasileiros, estamos livres desse mal?
http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/biblioteca/publicacoes/onu/410-declaracao-de-durban Definir xenofobia e suas expressões contemporâneas; Investigar manifestações xenofóbicas marcantes no mundo ao longo do século XX; Investigar esse comportamento no Brasil e como ele pode ser evitado. Fontes de pesquisa Xenofobia http://www.brasilescola.com/doencas/xenofobia.htm Migração e xenofobia http://www.mundoeducacao.com/geografia/migracao-xenofobia.htm Declaração de Durban http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/biblioteca/publicacoes/onu/410-declaracao-de-durban
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Quadro 2: Haitianos no Brasil: temas para trabalho em grupo
GIL, Izabel Castanha (Org.)
Atividade 2
O resultado será socializado por meio de apresentações orais, com uso de slides preparados em Power point. Os alunos definirão o papel de cada componente do grupo, a fim de que todos trabalhem e se sintam responsáveis e envolvidos. As apresentações serão limitadas a um tempo de até oito minutos, estimulando a capacidade de síntese. As falas poderão ser distribuídas da seguinte maneira: um deles faz a introdução, alguns se encarregam do conteúdo e outros apresentam as conclusões. Os expositores deverão utilizar técnicas para comunicação oral, tais como interação com a turma, domínio de conteúdo, desenvoltura (evitando leituras em pequenas tiras de papel, no caderno ou na tela), uso das mãos, e emprego da norma culta da língua portuguesa (evitando vícios de linguagem).
Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais.
Domínio de conteúdo |
Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral |
Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes |
Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Algumas dicas de como falar bem em público estão disponíveis em http://oglobo.globo.com/educacao/dez-dicas-para-falar-bem-em-publico-4566443.
A formação integral do educando pressupõe a consideração de todas as dimensões inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o envolvimento dos alunos vai além da objetividade do conhecimento específico, estendendo-se também aos aspectos comportamentais. Enquanto os grupos expõem, os demais devem prestigiar os colegas evitando estudar durante as apresentações, conversar paralelamente ou qualquer outro tipo de desatenção. O professor deverá adotar a seguinte tática: a cada 2 grupos expositores, faz-se uma pausa de 3 minutos para que os 2 grupos seguintes revisem seus conteúdos. Dessa forma, minimiza-se a ansiedade e estimula-se a participação, evitando o estudo de alguns durante a apresentação de outros. Para garantir equidade, o professor deverá dar o mesmo tempo de 3 minutos antes das apresentações dos dois primeiros grupos. |
Outra orientação significativa do professor refere-se à prática de se fazer perguntas ao final das apresentações. Tão importante quanto saber expor é o ato de saber perguntar: identificar aspectos relevantes durante as falas, objetividade, respeito à divergência de opinião, organização do tempo e da sequência das perguntas, entre outros, são aspectos inerentes à participação por meio de perguntas. Assim, o professor deverá estimular os questionamentos, definindo com a turma o momento de fazê-los: ao final das apresentações ou durante as mesmas, conforme surgirem as dúvidas. |
É comum o retraimento dos alunos, esperando que o mesmo aconteça enquanto estão expondo: não questionam para não serem questionados. Como forma de estímulo ao debate, o professor deverá esclarecer que a prática dos questionamentos enriquece a compreensão dos temas e a sua atuação será a de esclarecer dúvidas, caso alguém não consiga responde-las. |
Com o objetivo de enriquecer a performance da comunicação oral, o professor poderá propor a filmagem das apresentações. Um aluno de cada grupo será indicado pelos colegas para a realização dessa tarefa, usando seu aparelho de telefonia móvel. Em momento oportuno, essas filmagens serão projetadas para que os expositores visualizem seus pontos fortes e identifiquem aspectos que podem ser melhorados. É importante que o professor estabeleça critérios, tais como: clareza e naturalidade, interação com o público ouvinte, domínio de conteúdo, uso da norma culta da língua portuguesa, entre outros. O item comunicação pode ser incorporado nos critérios de avaliação.
Matriz de referência para o ENEM:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
O uso da imagem na pesquisa educacional:
http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf
O quadro de pontuação apresentado na atividade 2 facilita o trabalho avaliatório do professor. Além das apresentações orais, todas as etapas devem ser consideradas, de acordo com os objetivos pré-estabelecidos.
A autoavaliação tem relevante papel no processo de ensino e aprendizagem. Apresenta-se uma sugestão de itens para serem aplicados aos alunos. Deverão ser impressas duas cópias para cada grupo, sendo uma utilizada como rascunho e outra para entrega ao professor. Os dois últimos itens devem ser respondidos individualmente, enquanto os demais devem ser respondidos a partir do consenso do grupo.
Avaliação da atividade vivenciada e autoavaliação dos membros do grupo
1- Valendo-se do banco de palavras disponibilizado, identifique aquelas que você considera apropriadas para a experiência que acabou de vivenciar. As palavras podem ser usadas mais de uma vez.
2- Crie outras palavras que não foram relacionadas, mas que julgue apropriadas. Procure utilizá-las nas colunas correspondentes. |
Cinco estrelas 1 classificações
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10/10/2013
Cinco estrelasAs atividades proporcionam o desenvolvimento de várias habilidades e competências além de permitirem um universo de conteúdos e informações muito importantes que contribuirão na formação do aluno cidadão crítico e livre