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Haitianos no Brasil: refugiados ou imigrantes?

 

09/10/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais motivos da vinda de refugiados ou imigrantes para o Brasil, a partir de 2011.

 Identificar a trajetória geográfica efetuada pelos refugiados ou imigrantes, reconhecendo os fatores relevantes que os levam a buscar essa entrada pelo Acre e como principal destino o Estado de  São Paulo.

 Relacionar a entrada de haitianos no país com a temática das migrações internacionais.

 Identificar as exigências brasileiras para a fixação de estrangeiros no país.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Migrações internacionais: conceituação.

Localização e caracterização político-econômico-social das principais áreas de expulsão e das áreas de atração nos diversos continentes.

Organismos internacionais vinculados à temática das migrações: identificação e papel político-social.

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a segunda série do ensino médio.

Atividade 1

A turma deverá ser dividida em cinco grupos e, para cada um deles, será distribuída uma matéria diferente. A entrega será aleatória. O professor deverá entregar cópias impressas ou levar os alunos ao laboratório de informática para que acessem as matérias sugeridas, fazendo a leitura em voz alta, com a participação de todos. Nas cópias impressas os alunos deverão assinalar palavras chave ou parágrafos que considerarem mais significativos. Se a leitura for feita no computador, eles deverão registrar no caderno as palavras chave selecionadas.  Cada grupo receberá um dos textos sugeridos na sequência e, ao final, as informações serão socializadas por meio de um debate realizado num grande círculo.

Com país arrasado, Acre se torna rota para entrada de haitianos no Brasil

Disponível em http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2011/01/17/com-pais-arrasado-acre-se-torna-rota-para-entrada-de-haitianos-no-brasil/

Haitianos planejam viagem para SP em busca do “sonho brasileiro”

Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/mundo/879604-haitianos-planejam-viagem-para-sp-em-busca-do-sonho-brasileiro.shtml

Governo realiza cadastro de haitianos em Brasileia

Disponível em http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/18024-governo-realiza-cadastro-de-haitianos-em-brasileia.html

Empresas brasileiras vão ao Acre contratar imigrantes haitianos

Disponível em http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/01/com-falta-de-mao-de-obra-empresas-brasileiras-contratam-haitianos-no-ac.html

Haitianos no Acre: imigrantes ou refugiados?Disponível em http://andromeda.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/132/sumula/haitianos-no-acre-imigrantes-ou-refugiados

Para ordenar as informações e formar uma linha de raciocínio sobre elas, o professor deverá solicitar que respondam as questões propostas. Para isso, os alunos deverão consultar um mapa político do continente americano afixado na lousa ou disponível no atlas geográfico escolar, que deverá ser distribuído a eles. Essas questões poderão ser respondidas oralmente, enquanto estão organizados em círculo. O importante é estimular a manifestação das ideias e dos conhecimentos adquiridos com as investigações.

1- Quais são os principais motivos apontados pelos haitianos para escolherem o Brasil como destino migratório? Segundo eles, o que esperam conquistar aqui?

2- Qual é a rota feita pela maior parte desses imigrantes? Identificá-la no mapa.

2- Quais são os agentes sociais envolvidos nessa imigração? (Ao professor: imigrantes haitianos, coiotes, governo acreano, governo federal brasileiro, governo haitiano, empresários, igreja, ONG, comunidade local, mídia, e outros)

3- Qual é a diferença entre imigrante e refugiado?

4- Na matéria Com país arrasado, Acre se torna rota para entrada de haitianos no Brasil, lê-se: “O secretário [de Justiça do Acre] Corinto disse que os haitianos deveriam ser deportados, de acordo com as leis brasileiras, a partir do momento em que entram ilegalmente no país. A medida não será adotada por se tratar de questão humanitária”. Para você, o que significa essa declaração?

5- Como você analisa o fenômeno migratório da entrada de haitianos no Brasil?

Quadro 1: Questões para debate

GIL, Izabel Castanha (Org.) 

 

Para aprofundar a compreensão do fenômeno migratório em estudo, o professor deverá solicitar a formação de grupos de trabalho e os temas serão distribuídos por sorteio.

Grupo 1: Haiti: país centro-americano onde a população negra fala francês. Como assim?

Haiti1

http://geografiaetal.blogspot.com.br/2012/03/onde-fica-o-haiti.html  Acesso em 10/09/2013

Identificar a localização geográfica do Haiti e sua caracterização geográfica; Sintetizar os aspectos históricos do país, destacando a influência da colonização francesa e da cultura africana; Caracterizar a organização social, econômica e política da sociedade haitiana e suas relações com outros países.

Fontes de pesquisa

Haiti, América Central insular. Geografia, História e cultura http://geographicinternational.blogspot.com.br/2012/07/haiti-america-central-insular-geografia.html

Independência do Haiti

http://www.brasilescola.com/historia-da-america/independencia-haiti.htm

Vodu haitiano

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vodu_haitiano

 

 

 

 

Grupo 4: O Brasil como destino: Como se tornar um estrangeiro legalizado em nosso país?

Haiti6

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/quando-imigrante-tem-direito-permanecer-brasil-503732.shtml

Reconhecer as condições legais para que um estrangeiro possa permanecer no Brasil; Investigar informações sobre a vinda de imigrantes nos últimos anos: motivos, destinos, e condições de adaptação.

Fontes de pesquisa:

Brasil pede, e vizinhos barram haitianos

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-pede-e-vizinhos-barram-haitianos-,1038265,0.htm

Quando um imigrante tem direito de permanecer no Brasil?

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/quando-imigrante-tem-direito-permanecer-brasil-503732.shtml

Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil; há menos brasileiros no exterior

http://www.ebc.com.br/noticias/retrospectiva-2012/2012/12/retrospectiva-imigracao

Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980. Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6815.htm

Grupo 2: A ONU e a missão brasileira no Haiti: o que ensinamos e o que aprendemos naquele país?

Haiti2

http://linkguaruja.blogspot.com.br/2013/09/militares-de-guaruja-vao-para-o-haiti.html

Investigar o papel do Brasil como responsável pela missão de paz da ONU no Haiti; Identificar as ações, as conquistas e as dificuldades da equipe brasileira naquele país.

Fontes de pesquisa

Missão de Paz da ONU no Haiti tem ‘tonalidade diferente’, avalia general brasileiro (ver também o vídeo)

http://www.onu.org.br/missao-de-paz-da-onu-no-haiti-tem-tonalidade-diferente-avalia-general-brasileiro/

 

 

 

Grupo 5: A OEA e as migrações interamericanas. Qual é o papel desse organismo interamericano?

Haiti7

http://www.oas.org/pt/sobre/logo_secundario.asp

Reconhecer a existência e o papel da OEA no continente americano; Investigar ações da OEA em relação às migrações no continente; Identificar opiniões contrárias e favoráveis à atuação desse organismo internacional.

Fontes de pesquisa

Migração http://www.oas.org/pt/topicos/migracao.asp

Sistema Continuo de Reportes sobre Migración Internacional em las Américas (SICREMI)

http://www.migracionoea.org/sicremi/

OEA (Organização dos Estados Americanos

http://www.suapesquisa.com/geografia/oea.htm

 

 

Grupo 3: Haiti: o terremoto de 2010, o flagelo e as migrações. Qual é a relação entre movimentos tectônicos e migrações?

 Haiti3 Haiti5

http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100113-092817.inc

http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html

Identificar as forças naturais que formam os terremotos; Identificar as áreas de ocorrência de terremotos no continente americano; Investigar a intensidade e os impactos do terremoto de 2010 no Haiti.

Fontes de pesquisa

Entenda o terremoto http://www.estadao.com.br/especiais/entenda-o-terremoto-no-haiti,84276.htm

Terremoto do Haiti foi causado por deslizamento entre placas

http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100113-092817.inc

Cobertura completa: terremoto no Haiti

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1446514-5602,00-COBERTURA+COMPLETA+TERREMOTO+NO+HAITI.html

 

 

Grupo 6: Xenofobia. Como brasileiros, estamos livres desse mal?

Haiti8

http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/biblioteca/publicacoes/onu/410-declaracao-de-durban

Definir xenofobia e suas expressões contemporâneas; Investigar manifestações xenofóbicas marcantes no mundo ao longo do século XX; Investigar esse comportamento no Brasil e como ele pode ser evitado.

Fontes de pesquisa

Xenofobia

http://www.brasilescola.com/doencas/xenofobia.htm

Migração e xenofobia

http://www.mundoeducacao.com/geografia/migracao-xenofobia.htm

Declaração de Durban http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/biblioteca/publicacoes/onu/410-declaracao-de-durban

 

 

 

 

Quadro 2: Haitianos no Brasil: temas para trabalho em grupo

GIL, Izabel Castanha (Org.)

 

Atividade 2

O resultado será socializado por meio de apresentações orais, com uso de slides preparados em Power point. Os alunos definirão o papel de cada componente do grupo, a fim de que todos trabalhem e se sintam responsáveis e envolvidos. As apresentações serão limitadas a um tempo de até oito minutos, estimulando a capacidade de síntese. As falas poderão ser distribuídas da seguinte maneira: um deles faz a introdução, alguns se encarregam do conteúdo e outros apresentam as conclusões. Os expositores deverão utilizar técnicas para comunicação oral, tais como interação com a turma, domínio de conteúdo, desenvoltura (evitando leituras em pequenas tiras de papel, no caderno ou na tela), uso das mãos, e emprego da norma culta da língua portuguesa (evitando vícios de linguagem).

Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais.

Domínio de conteúdo

Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral

Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes

Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa

3,0

2,0

2,0

3,0

Algumas dicas de como falar bem em público estão disponíveis em http://oglobo.globo.com/educacao/dez-dicas-para-falar-bem-em-publico-4566443.

Conversa entre professores

A formação integral do educando pressupõe a consideração de todas as dimensões inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o envolvimento dos alunos vai além da objetividade do conhecimento específico, estendendo-se também aos aspectos comportamentais. Enquanto os grupos expõem, os demais devem prestigiar os colegas evitando estudar durante as apresentações, conversar paralelamente ou qualquer outro tipo de desatenção. O professor deverá adotar a seguinte tática: a cada 2 grupos expositores, faz-se uma pausa de 3 minutos para que os 2 grupos seguintes revisem seus conteúdos. Dessa forma, minimiza-se a ansiedade e estimula-se a participação, evitando o estudo de alguns durante a apresentação de outros. Para garantir equidade, o professor deverá dar o mesmo tempo de 3 minutos antes das apresentações dos dois primeiros grupos.

Outra orientação significativa do professor refere-se à prática de se fazer perguntas ao final das apresentações. Tão importante quanto saber expor é o ato de saber perguntar: identificar aspectos relevantes durante as falas, objetividade, respeito à divergência de opinião, organização do tempo e da sequência das perguntas, entre outros, são aspectos inerentes à participação por meio de perguntas. Assim, o professor deverá estimular os questionamentos, definindo com a turma o momento de fazê-los: ao final das apresentações ou durante as mesmas, conforme surgirem as dúvidas.

É comum o retraimento dos alunos, esperando que o mesmo aconteça enquanto estão expondo: não questionam para não serem questionados. Como forma de estímulo ao debate, o professor deverá esclarecer que a prática dos questionamentos enriquece a compreensão dos temas e a sua atuação será a de esclarecer dúvidas, caso alguém não consiga responde-las.

Atividade 3

Com o objetivo de enriquecer a performance da comunicação oral, o professor poderá propor a filmagem das apresentações. Um aluno de cada grupo será indicado pelos colegas para a realização dessa tarefa, usando seu aparelho de telefonia móvel. Em momento oportuno, essas filmagens serão projetadas para que os expositores visualizem seus pontos fortes e identifiquem aspectos que podem ser melhorados. É importante que o professor estabeleça critérios, tais como: clareza e naturalidade, interação com o público ouvinte, domínio de conteúdo, uso da norma culta da língua portuguesa, entre outros. O item comunicação pode ser incorporado nos critérios de avaliação.

Recursos Complementares
Avaliação

O quadro de pontuação apresentado na atividade 2 facilita o trabalho avaliatório do professor. Além das apresentações orais, todas as etapas devem ser consideradas, de acordo com os objetivos pré-estabelecidos.

A autoavaliação tem relevante papel no processo de ensino e aprendizagem. Apresenta-se uma sugestão de itens para serem aplicados aos alunos. Deverão ser impressas duas cópias para cada grupo, sendo uma utilizada como rascunho e outra para entrega ao professor. Os dois últimos itens devem ser respondidos individualmente, enquanto os demais devem ser respondidos a partir do consenso do grupo.

Avaliação da atividade vivenciada e autoavaliação dos membros do grupo

Temas propostos

Estrutura da escola (laboratórios, acervo da biblioteca etc)

Atuação do/a professor/a

Desempenho do grupo

Nota final que o grupo se atribui

Desempenho individual

Nota final individual. Que nota merece o meu desempenho?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Menção:

 

 

 

 

 

 

(nome e nota auto atribuída)

 

Aluno 1 …..............

 

Aluno 2…...............

 

Aluno 3 ................

 

Aluno 4… .............

 

Aluno 5 ….............

 

 

1- Valendo-se do banco de palavras disponibilizado, identifique aquelas que você considera apropriadas para a experiência que acabou de vivenciar. As palavras podem ser usadas mais de uma vez.

Divertido – sério demais – provocador – deixou a desejar – comprometido – razoável – interessante – pouco interessante – fácil - difícil – sintonizado – sem novidades - articulado – sem sintonia – pouco envolvimento – novo - insuficiente – suficiente.

2- Crie outras palavras que não foram relacionadas, mas que julgue apropriadas.  Procure utilizá-las nas colunas correspondentes.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • maristela gonzalez barusso, Faculdades Adamantinenses Integradas , São Paulo - disse:
    maristelabarusso@hotmail.com

    10/10/2013

    Cinco estrelas

    As atividades proporcionam o desenvolvimento de várias habilidades e competências além de permitirem um universo de conteúdos e informações muito importantes que contribuirão na formação do aluno cidadão crítico e livre


Sem classificação.
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