Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de corrente humana e cerca humana

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir possibilidades de ação para as atividades propostas;
  • Compreender e respeitar as regras e os limites dos jogos;
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária;
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.
Duração das atividades
1 encontro de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Tendo realizado algumas vivências com jogos, nas quais as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor, sentado na quadra e reunido em círculo com os alunos, levantará o conhecimento prévio dos alunos acerca da importância de se ter regras nas brincadeiras, de cumpri-las e de aproveitar o espaço que se tem durante as brincadeiras.

2º MOMENTO:

O professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (corrente e cerca humana). Perguntar quem já conhece essas brincadeiras e pedir que uma criança possa explicá-las. Após ouvir a criança, deverá discutir com o grupo as regras que direcionarão o jogo, verificando se os passos estão corretos, se querem adicionar ou retirar alguma regra, etc. Caso não conheçam ainda, o professor a explicará ao grupo.

3º MOMENTO:

Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem, se necessário for. É comum as crianças não atentarem para algumas regras nas primeiras vezes que se executa o jogo.

Corrente humana

•           A turma será disposta livremente na quadra, tomando o cuidado de preencher o espaço disponível;

•           Um aluno será escolhido para começar a corrente, ou seja, para ser aquele que tocará os colegas para formar a corrente humana;

•           Ao ser tocada, a criança deverá dar as mãos ao pegador e procurar alcançar mais crianças, assim a corrente irá crescendo;

•           Algumas alterações podem ser feitas para dificultar o nível da atividade, conforme a necessidade: cada vez que a corrente atingir o número de quatro componentes, se desintegrará, formando duas duplas. Essas duplas que foram formadas tocarão os participantes que estiverem soltos, formando novos grupos de quatro e recomeçando o processo de divisão.

Cerca

•           O espaço da quadra será dividido ao meio por uma linha, traçada com giz para quadro negro ou com fita adesiva;

•           Uma criança, que será a cerca, deverá permanecer em pé sobre a linha e o seu deslocamento dar-se-á apenas lateralmente. Os demais permanecerão em um dos lados da linha;

•           Ao comando do professor, todas as crianças deverão tentar passar para o outro lado da linha;

•           O pegador deverá tentar tocar um ou mais colegas, que também assumirão a posição de cerca e passarão a auxiliar o pegador.

undefined

Foto: Corrente do bem. Fonte:Arquivo 1º Ano/2009 NEI-CAp/UFRN

MATERIAL:

- giz para quadro negro ou fita adesiva.

Avaliação

Os alunos sentam em círculo, o professor fará uma rodada de falas, na qual os alunos responderão coletivamente às seguintes perguntas:

a)    O que acharam dos jogos que fizemos? Por quê?

b)    Foi difícil participar dele? Por quê?

c)    Qual eram as regras que precisavam ser cumpridas?

 

Por meio das colocações, o professor retomará as regras da atividade e a forma como as crianças participaram dela. É interessante tomar notas do que foi posto, para que seja retomado nas aulas seguintes.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.