Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Word formation: prefixes and suffixes

 

16/10/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os prefixos e os sufixos das palavras; 
  • aprender sobre a formação das palavras;
  • identificar e usar word formation em situações comunicativas.
Duração das atividades
1 aula/módulo de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula, é preciso que o aluno tenha noções básicas da língua inglesa, como, por exemplo, reconhecer e saber utilizar verbos, substantivos, adjetivos e advérbios (parts of speech).  

Estratégias e recursos da aula
  • Utilização de recursos de multimídia;
  • aula expositiva usando o data show;
  • utilização de imagens e slides veiculados na internet;
  • atividades realizadas individualmente ou em pares;
  • uso de atividades xerocopiadas;
  • uso de jogos. 

Atividade 1

Professor, no laboratório de informática, inicie a aula, apresentando os  slides  , que introduzem o tema da aula. Peça para que os próprios alunos se revesem na leitura. Dispense o tempo necessário para que realizem as atividades apresentadas nos slides. Corrija-as, solicitando a ajuda dos alunos e tirando as possíveis dúvidas.  

http://www.slideshare.net/Patysands/prefix-suffix-and-base-words (acesso em: 27.09.2013);

http://www.slideshare.net/146online/5th-grade-prefixes-suffixes-roots (acesso em: 27.09.2013). 

 

at

Imagem ilustrativa do site mencionado. 

at

Imagem ilustrativa do site mencionado. 

Atividade 2

Professor, peça para que os alunos, em duplas, leiam as explicações e, em seguida, façam os exercícios. A atividade deverá ser xerocopiada e distribuída aos alunos.

PREFIXES and SUFFIXES create new words, usually by modifying or changing the meaning of a ROOT WORD. If we take a root word like EMPLOY (verb) or HAPPY (adjective), we can see how their meaning changes.

*UN + employ + ED = UNEMPLOYED (the verb becomes an adjective with a negative meaning)

* happy + NESS = HAPPINESS (the adjective becomes a noun)

Pay attention to changes in  SPELLING: –  “y” often becomes “i” / final “e” often disappears (…)

1. PREFIXES like DIS/IN/IM/IR/UN/IL/MIS are used to give an opposite/negative meaning to a word.

A) Task: Give the opposites of the words in the box.

Possible; loyal; honest; regular; legal; complete; replaceable; effective; popular; fortune; different; kind 

2. SUFFIXES can be used to form a verb,  a noun, an adjective and an adverb. Examples:

*dark (adjective) + ness = darkness (noun)

*strength (noun) + en = strengthen (verb)

*probable (adjective) + (l)y = probably (adverb)

*glory (noun) + ous = glorious (adjective)

B) Task: Link the verbs with their correct suffix to form NOUNS and write them down. Follow the example and be careful with the spelling.

Example: imagine – 3 - imagination

a)    Imagine       1. – ance …………………………………………………    

b)    Weak            2. – ity …………………………………………………….

c)    Teach           3. – ation …………………….……………………………

d)    Infect            4. – sion ………………………………………………….

e)    Decide         5. – ence …………………………………………………

f)       Argue           6. – er …………………………………………………….

g)    Assist              7. – al ……………………………………………..……..

h)    Secure          8. – ance ………………………………………………

i)        Refuse           9.   – ment ……………………………………………….

j)        Occur           10. – ion ………………………………………………….

k)     Resist             11. -  ness ……………………………………………….

3. PREFIXES and SUFFIXES

C) Task: Add a prefix and/or a suffix to the words in the table and put them in the correct sentence. In brackets you´ll find some information on the parts of speech to use.

PROBABLE     COMMUNICATE     AGREE     CURIOUS     ANGER     HEALTH RESPONSIBLE FAME HELP LIKE CAREFUL CONCLUDE

a) The lights are green, but nobody is moving. He is so ................... (adjective)

 at

b) Don´t you know that saying " ................................ Killed the cat?" (noun)

 at

c) I think you should drive more ................ (adverb). You are scaring me. 

 at

d) She is a very ................................. (adjective) TV star. 

 at

e) They have different opinions on the subject. Their ................................. (noun with a negative meaning) will last forever.

at

f) Brian is always late for work. He is so ........................... (adjective with a negative meaning). 

 at

g) This Math problem is very difficult. Mary didn´t come to ......................................... (noun). 

at

h) He can't see the banana peel. He will ……………… slip and fall. (adverb)

at

i) You shouldn´t eat so much junk food. It´s very ...................................... (adjective with a negative meaning)

at

j) Thanks for finding my cat. You´re a very ......................... (adjective) young man.

at

K) My parents are always fighting. There is no ............................. (noun) between them anymore.

at

l) I really ............................ (verb with a negative meaning) my packed lunch. It doesn´t smell so good.

at

Adaptado do sitehttp://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=3677 (acesso em: 27.09.2013)

Atividade 3

Apresente a seguinte explicação para os alunos, projetando o seguinte texto:

Sometimes raising awareness to this word formation aspect of English can be the light that dispels the darkness of dictionary worship. 
Since English is a language that has thousands of words from other languages, a brief etymology of commonly used prefixes and suffixes would do much good.
For example the OCT prefix comes from the Latin OCTO which means EIGHT.  If you look at most English words beginning with OCT, the meaning is never too far from eight. So ask yourself for example: What is an octopus, octogenarian, octagon, octave, and octet
In a similar line, TELE- has its roots in Greek, which means far or distant. So what do words like telecommunication, television, telephone and telex have in common?  

Fonte: http://www.esl-galaxy.com/reading.html (acesso em: 27.09.2013)

Em seguida, entregue o exercício xerocopiado a ser realizado em pares. Dispense um tempo de, aproximadamente, 10 minutos e inicie a correção, oralmente, responsabilizando cada aluno pela leitura de uma questão. Verifique se há a participação de todos na realização das atividades das aulas, revesando, sempre, os turnos de fala. 

Circle the best available answer for each of the following: 
 
1) This newspaper is a BIWEEKLY. 
 
 a) the newspaper is published once a week 
 b) the newspaper is published three times a week 
 c) the newspaper is published twice a week 
 
2) This medicine is a nasal DECONGESTANT. 
 
 a) the medicine helps to reduce nasal congestion 
 b) the medicine causes nasal congestion 
 c) the medicine makes your nose bigger 
 
3) That shopping bag is REUSABLE.
 
 a) throw the shopping bag away, we won’t need it again 
 b) don’t throw away the shopping bag because we can use it again. 
 c) if you throw the shopping bag we cannot use it again 
 
4) I’m sorry I MISREAD the notice and therefore MISUNDERSTOOD the message. 
 
 a) Did not read the notice correctly and therefore did not understand correctly. 
 b) Read the notice and understood the message correctly 
 c) Did not read the notice and therefore did not understand the message. 
 
5) We usually do not publish articles we don’t PREVIEW. 
 
 a) we usually read articles before publication 
 b) we do not read articles after publication 
 c) we read articles the day we publish them 
 
6) REFORESTATION will help to RESTORE our environment.
 
 a) planting trees again will REPLENISH our environment. 
 b) cutting down trees will further help to worsen the environment. 
 c) forests should be cut to improve the worsening environmental pollution 
 
7) DEFORESTATION will cause environmental DEPLETION. 
 
 a) Means planting trees will help our environment from DEPLETION 
 b) Means cutting down trees will cause further environmental DEPLETION 
 c) Means too many forests will cause further environmental DEPLETION 
 
8) Why is it called “OCTOBER” when it is not the eighth month of the year? 
 
 a) Because this is an exception with the OCTO prefix. 
 b) There is no reason why. 
 c) Because October used to be the eighth month of the Roman Calendar. 
 
Copyright© Futonge Kisito 2007 www.esl-galaxy.com & www.englishmedialab.com
 

Atividade 4

Peça para que os alunos acessem o site  http://personales.mundivia.es/emca/english4u/exercises/roots2.html (acesso em: 27.09.2013) e façam os exercícios. Acompanhe os alunos, tirando as dúvidas e observando a participação e o envolvimento deles com as atividades sugeridas na aula. Realize os primeiros exercícios juntamente com o grupo e, em seguida, solicite que façam os demais sem a sua ajuda. A correção deve permitir a participação de todo o grupo.
 

Atividade 5 

Para o último momento da aula, sugira atividades lúdicas. Peça para que os alunos acessem o site http://www.vocabulary.co.il/suffixes/high-school/divide-the-suffix/ (acesso em: 27.09.2013) que contém vários jogos e atividades lúdicas sobre o tema da aula. Os alunos podem continuar com os jogos em casa e poderão trazer dúvidas, caso as tenham.  

Recursos Complementares

Para uma lista de word formation:

http://www.bedavaingilizce.com/advanced/wf/wfa.htm (acesso em: 27.09.2013);

http://wa.amu.edu.pl/wa/files/WORDBUILDING%20LIST%201BA%202BA%203BA%201MA%20EFL%20EXAM%202011-12.pdf (acesso em: 27.09.2013);

http://www.tinyteflteacher.co.uk/learning-english/FCE/word-formation-verbs.html (acesso em: 27.09.2013);

http://busyteacher.org/10659-word-formation-list.html (acesso em: 27.09.2013);

http://timsenglishclasses.wikispaces.com/CAE+Word+Formation+List (acesso em: 27.09.2013);

http://www.victoria.ac.nz/lals/resources/academicwordlist/publications/awlsublists1.pdf (acesso em: 27.09.2013)

Para um apoio teórico sobre o tema, acesse:

http://wac.colostate.edu/books/sound/chapter5.pdf (acesso em: 27.09.2013);

http://www.inglesvip.com/grammar/word-formation-prefix-and-suffix.html (acesso em: 27.09.2013)

Para slides sobre a formação de palavras, acesse:

https://skydrive.live.com/view.aspx?resid=79CFF252BEEA0A7D!191&app=PowerPoint&authkey=!AMcd3PQqrTgRqos (acesso em: 27.09.2013);

http://ce.sharif.edu/courses/86-87/1/ce211/resources/root/Extra%20Notes/extra3.pdf (aceso em: 27.09.2013)

Para exercícios, acesse:

http://www.dcielts.com/ielts-vocabulary/awl-exercises/awl-list-1-exercises/ (acesso em: 27.09.2013);

http://www.esl-galaxy.com/prefixsuffix.html (acesso em: 27.09.2013)

Para uma lista de jogos sobre a formação de palavras, acesse:

http://www.vocabulary.co.il/suffixes/ (acesso em: 28.09.2013)

Para uma aula em vídeo, acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=EYZCXDEja0g (acesso em: 28.09.2013)

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos da aula, observando a participação, envolvimento e interesse nas atividades propostas pelo professor.

Em um segundo momento, os alunos deverão estudar as tabelas com prefixos e sufixos sugeridas no item 'Recursos Complementares' desta aula. Em seguida, com a ajuda de um dicionário, deverão procurar e anotar mais dez diferentes palavras com prefixos e sufixos. Um mural poderá ser montado na sala, com a exposição de todas as palavras. As palavras deverão ser lidas por cada aluno, verificando a pronúncia correta.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.