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Fabricação de Moedas no Brasil

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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BRASILIA - DF SEED - Secretaria de Educação a Distância

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*** Como são fabricadas as moedas, e onde são confeccionadas

*** Essa moeda tem um período de validade quando entra em circulação

*** E fácil de forjar moedas dos tipos existentes em circulação em todo o Brasil

*** Seria difícil identificar uma moeda falsa, ou é praticamente impossível de falsificá-las

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

*** Química Geral: Tipos de Ligas Metálicas

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

Olá Professor !

Inicie a aula problematizando a seguinte questão com os alunos:

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*** Qual seria o material utilizado na fabricação das moedas?

*** Essas moedas ao serem expostas a sol e chuva elas podem enferrujar?

*** Uma vez fabricada elas podem ser derretidas para serem reutilizadas?

*** Os materiais químicos utilizados na sua fabricação são tóxicos ao manuseá-los?

*** Vocês já observaram as moedas em circulação, sua coloração, relevo....?

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Fonte: http://www.atarde.com.br/arquivos/2008/08/41165-teste.j pg acesso em 17/08/0 9

 

Fonte: http://images.quebarato.com.br/photos/big/4/1/9CA41_1.jpg acesso em 17/08/09

Fonte: http://www.doceshop.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/02/moedas_moedas_monte_diversas_real.jpg  acesso em 17/08/09

 

 

 

 

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Na verdade o processo de fabricação de moedas compõe-se das etapas de eletrodeposição de discos, preparação dos ferramentais de cunhagem, cunhagem das moedas propriamente ditas, e finalmente, a contagem e a embalagem das mesmas.

           Na eletrodeposição dos discos, a Casa da Moeda dispõe, desde 1988, de uma moderna planta de revestimento em ligas de cobre e bronze, atendendo a toda a demanda do nosso País, podendo até atender futuras demandas do exterior, que virem a surgir.

          As ferramentas de cunhagem são consideradas primordiais em termos de segurança na fabricação do produto, utiliza-se de modernos equipamentos como torno mecânico a comando numérico computadorizado, e sistema de eletroerosão a fio e por penetração.

          Na hora da cunhagem da moeda, encontra-se em operação prensas de cunhagem horizontais e verticais, sendo elas utilizadas também para a cunhagem das moedas bimetálicas (R$ 1,00), sendo que todas são dotadas de contadores eletrônicos que garantem a segurança e o controle do processo de fabricação.

         Ao final desse processo existem três linhas de contagem, totalmente automatizadas, com capacidade para contar/embalar até seis denominações (valor facial) de moedas, os números obtidos nesses contadores são comparados com aqueles registrados nas prensas, assegurando que a quantidade produzida será efetivamente entregue ao Banco Central do Brasil.

         Além de tudo isso, fabricam produtos na área de numismática como moedas comemorativas, moedas com acabamento especial, medalhas comemorativas e comendas, utilizando de metais nobres como ouro, prata e outras ligas, atuando também no mercado externo como ocorreu atualmente na República Popular de Angola.

 

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Observe os dados a seguir e proponha a sua turma que pesquisa quais as diferentes composições das moedas brasileiras no decorrer de sua história.

Como forma de garantir a segurança física e patrimonial do processo, o Departamento dispõe de sistema de circuito fechado de TV .

- Informações técnicas das moedas em circulação no Brasil:

Observe os dados a seguir e proponha a sua turma que pesquisa quais as diferentes composições das moedas brasileiras no decorrer de sua história.

Como forma de garantir a segurança física e patrimonial do processo, o Departamento dispõe de sistema de circuito fechado de TV.

- Informações técnicas das moedas em circulação no Brasil:

1) Real (Família Original)

Fonte: site do Banco Central do Brasil http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM1  acessado em 14/08/09

2) Real (Nova Família)

(*) Moedas antigas que ainda estão em circulação no Brasil.

Fonte: site do Banco Central do Brasil http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM2 acessado em 14/08/09

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1 – Quais os materiais utilizados nas moedas brasileiras?

2 – Existe relação entre estes materiais e a espessura e o peso das moedas?

3 – Por que no decorrer da história foi mudando o material utilizado nas moedas?

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A Casa da Moeda do Brasil é uma empresa pública, vinculad a ao Ministério da Fazend a. Fundada em oito de março de 1694, a Empresa acumula mais de 300 anos de existência. Foi criada no Brasil Colônia pelos governantes portugueses para fabricar moedas com o ouro proveniente das minerações. Na época a extração de ouro era muito expressiva no Brasil e o crescimento do comércio começava a causar um ca os monetário devido à falta de um suprimento local de moedas.

Um ano após a fundação, a cunhagem das primeiras moedas genuinamente brasileiras foi iniciada na cidade de Salvador, primeira sede da CMB, permitindo assim que fossem progressivamente substituídas as diversas moedas estrangeiras que aqui circulavam. Em 1695 foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata, que ficaram conhecidas como a “série das patacas”.

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Fonte: http://www.casadamoeda.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=1&Itemid=4  acessado em 14/08/09

 

  

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É muito importante que o professor neste momento, estimule o seu aluno a expressar o que aprendeu, demonstrando qual a compreensão sobre as moedas:

• o material utilizado na sua fabricação,
• ao serem expostas a sol e chuva elas podem danificar,
• podem ser derretidas para serem reutilizadas,
• os materiais químicos utilizados na sua fabricação são tóxicos ao manuseá-los,
• suas características , sua coloração, relevo....?
Esta atividade pode ser registrada em uma produção textual, em trabalhos em grupos e nos registros de avaliação formal.

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Casa da Moeda do Brasil: Diâmetro, Espessura, Peso e Material utilizado na fabricação
http://www.casadamoeda.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=10&Itemid=18  acessado em 14/08/09

Banco Central do Brasil: As instalações do Edifcío-Sede do Banco Central, em Brasília
http://www.bcb.gov.br/?MUSEUHIST  acessado em 14/08/09.

Ministério da Fazenda: Inovação na Fabricação de Moedas
http://200anos.fazenda.gov.br/curiosidades-fazendarias/inovacao-na-fabricacao-de-moedas  acessado em 14/08/09

Brasil Escola: Toda a História da Moeda

http://www.brasilescola.com/historia/historia-da-moeda.htm  acessado e m 14/08/09

Banco Central do Brasil: Conservação da Moeda, Relação de Moedas

http://www.bcb.gov.br/?MOEDACOM  acessado em 15/08/09

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Fonte: Casa da Moeda do Brasil: Moedas e Medalhas

http://www.casadamoeda.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=10&Itemid=18    acessado em 14/08/09

Fonte: História do Museu de Valores: O Nascimento
http://www.bcb.gov.br/?MUSEUHIST acessado em 14/08/09.

Fonte: 200 anos Ministério da Fazenda: Inovação na Fabricação de Moedas
http://200anos.fazenda.gov.br/curiosidades-fazendarias/inovacao-na-fabricacao-de-moedas  acessado em 15/08/09

Fonte: Brasil Escola: História da Moeda
http://www.brasilescola.com/historia/historia-da-moeda.htm  acessado em 15/08/09

Fonte: Banco Central do Brasil: Moedas Comemorativas
http://www.bcb.gov.br/?MOEDACOM  acessado em 15/08/09

Recursos Complementares

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Momento Ambiental Papel Moeda

Os produtos químicos usados para dar durabilidade ao papel moeda dificultam, e muito, a reciclagem de toneladas de cédulas velhas retiradas do mercado todos os meses.

Fonte: Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=eVH9OHVPI_Q acessado em 17/08/09

Avaliação


Divida os estudantes no laboratório de química em quatro grupos iguais, para cada grupo o professor deve disponibilizar uma moeda de valor diferente. Podendo utilizar moedas dos seguintes valores: 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 1 real.


Professor converse com os alunos sobre os cuidados no manuseio de ácidos corrosivos, passando o seguinte vídeo para fundamentar a discussão:

• Título: Segurança no Laboratório de Química
• Tipo do recurso: Vídeo
• Objetivo: Aprender sobre os cuidados ao manipular substâncias em um laboratório para evitar acidentes
• Descrição do recurso: Este vídeo mostra alguns cuidados que se deve ter em um laboratório de química
• Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10444 acesso em 14/08/09

E faça as seguintes análises a seus alunos.

*** Existe algum tipo de produto químico capaz de danificar uma moeda. Para isto disponibilize alguns tipos de ácidos corrosivos para serem testados na moeda.
*** As moedas expostas ao meio ambiente, ou seja, ao sol e a chuva passa pelo processo de ferrugem. Deixe algumas moedas por uma semana exposta ao meio ambiente.
*** Que tipo de liga é feitas as moedas que foram disponibilizadas a vocês, ou não são feitas de outro tipo de material.

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