Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As migrações internas no território brasileiro... Uma leitura através do filme Central do Brasil

 

16/10/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos alunos a:

- Entender conceitos como "migração", "emigração" e "imigração"

- Conhecer os principais fluxos migratórios ocorridos no território brasileiro durante o século XX;

- Refletir sobre problemas relacionados às migrações para os grandes centros urbanos.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes deverão ter conhecimentos relativos à demografia: origem e formação do povo brasileiro, população absoluta e relativa, taxa de natalidade e mortalidade, crescimento natural e vegetativo, expectativa de vida, dentre outros.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a refletirem sobre a importância dos fluxos migratórios para a dinâmica da população brasileira, ressaltando alguns aspectos positivos e negativos. A ideia é proposta a partir do filme brasileiro "Central do Brasil", de autoria de Walter Salles, para discutir  conceitos como "migração", "emigração" e "imigração", estudar os principais fluxos migratórios ocorridos no território brasileiro durante o século XX, e  refletir sobre problemas relacionados à migrações internas para os centros urbanos.

 hhh

Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

hh

Atividade 01: Vídeo e debate

 

Filme "Central do Brasil"... Uma leitura geográfica 

 PASSO A PASSO

Professor (a), inicie a aula comentando com os estudantes sobre as produções cinematográficas no Brasil. Destaque o filme Central do Brasil. dirigido pelo diretor Walter Salles em 1998. Pergunte:

  • Você já assistiu ao filme Central do Brasil?
  • Quem é o diretor deste filme?
  • Quem são os personagens principais que atuam neste filme?
  • Qual é a história apresentada? Onde e como tudo acontece?

 

- Permita que os estudantes exponham seus conhecimentos prévios e, se não tiverem assistido, convide-os para assistirem sob uma perspectiva geográfica. Explique que a intenção é analisar criticamente a realidade social do Brasil mostrada através do filme Central do Brasil, como as migrações internas, o analfabetismo, as diferentes formas de violência urbana.

- A partir das cenas que mostram o cotidiano na estação de trem "Central do Brasil" que se localiza na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e da viagem pelo interior de parte da região Nordeste, propicie a compreensão, por parte dos estudantes, de  diferentes aspectos sociais e espaciais presentes no território brasileiro.

Comentário: Antes de apresentar o filme, informe que o mesmo foi muito bem avaliado pela crítica, sendo classificado entre os melhores filmes brasileiros. "Central do Brasil" (Figura 01) teve duas indicações para concorrer ao Oscar, prêmio mundialmente reconhecido, e recebeu os prêmios Urso de Ouro, como melhor filme no 48º Festival de Berlim e melhor filme em Língua Estrangeira no festival Globo de Ouro. Para baixar o filme, acesse o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=NpZgPWTUrlE> (acesso em 28/09/2013).

Figura 01: Apresentação do filme "Central do Brasil"

 

Fonte: Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_do_Brasil_(filme)>. (acesso em 28/09/2013).

Oriente os discentes a ficarem atentos e a fazerem anotações das cenas que mais lhes despertarem a atenção e, após assistirem ao filme, peça-lhes para formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos geográficos mostrados no decorrer do filme, como: nível de escolaridade e condições de vida das pessoas que circulam pela estação Central do Brasil, o roteiro da viagem que a personagem Dora fez pelo interior do Nordeste brasileiro, a diversidade cultural das pessoas que vivem na cidade do Rio de Janeiro e no Sertão Nordestino, as principais atividades econômicas mostradas em algumas cenas, os meios de transporte utilizados para circulação dos diferentes grupos sociais, as paisagens urbana e rural nos diferentes espaços geográficos.

- Auxilie-os a fazerem um quadro-síntese no caderno ou em um arquivo no computador, resumindo os principais aspectos apontados anteriormente. Evidencie a importância do uso de imagens, mapas e documentários como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

Atividade 02: Pesquisa

Central do Brasil... Migrantes brasileiros no final do século XX?

PASSO A PASSO

hhh
 
 

 

 

 

 

 

 

 

Peça aos estudantes para formarem grupos de 4 a 5 pessoas. Recorde com eles algumas cenas do filme na estação Central do Brasil e, em seguida, proponha uma atividade de pesquisa com vistas a entenderem as seguintes questões:

  • Quem eram as pessoas que procuravam por Dora para escrever cartas?
  • Qual o nível de escolaridade dessas pessoas?
  • Você acredita que essas pessoas eram nascidas no Rio de Janeiro (cidade ou estado) ou vieram de outros lugares (de onde)?
  • No Brasil, quais motivos influenciaram essas pessoas migrarem de um lugar para outro, especialmente nas três últimas décadas do século XX?
  • Qual o significados dos termos "Migração", "Emigração" e "Imigração"?
  • De qual região do Brasil originou o maior número de migrantes nas últimas décadas do século XX? Por quê?
  • Qual região brasileira recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país?
  • Quais as condições de vida dos migrantes que foram morar nos grandes centros urbanos? Por quê?
  • Quais os principais postos de trabalho ocupados pelos migrantes, em especial daqueles que vieram da região Nordeste do Brasil, nas grandes cidades?
  • Que cenas do filme Central do Brasil expressam alguns aspectos da vida de migrantes que vivem na cidade do Rio de Janeiro?
  • Quais são os principais problemas relacionados às migrações internas que os grandes centros urbanos vêm enfrentando? Explique.

 

- Para responderem a estas outras questões que surgirem, oriente-os a irem até a biblioteca e pesquisarem em livros geográficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática. Sugira a leitura dos textos "Migrações internas no Brasil", disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm> e "Os fluxos migratórios no Brasil", disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml> (Acesso em 16/09/2013).

Comentário: Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online (Figura 02) disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

Figura 02: Página inicial da BRITANNICA ESCOLA ONLINE

 vv

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 23/09/2013.

 

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

- Ressalte aos grupos que eles deverão entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

- Discuta previamente com os grupos para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.

- Acompanhe atentamente as apresentações, intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos com os quais os estudantes tenham se deparado e permita que cada um exponha seu ponto de vista a partir das fontes de informação que encontrou.

- Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes.

- Evidencie durante as exposições dos grupos, que:

  • O filme Central do Brasil apresenta uma realidade brasileira no final do século XX, assinalando, especialmente, as condições de vida de milhares de migrantes que vivem nos subúrbios das grandes cidades em um país subdesenvolvido, como é o caso do Brasil;
  • A "Central do Brasil" representa a migração de milhares de brasileiros, nas últimas décadas do século XX, que vão para as grandes cidades em busca de uma vida melhor, onde se reúnem todas as crenças e esperanças, pessoas se encontram, chegam e partem para todos os lugares do país à procura de emprego, de moradia, de saúde, de educação, renda dentre outras buscas (Figura 03);

Figura 03: Transporte de migrantes no Sertão Nordestino. 

Foto: Divulgação

Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL159836-9658,00.html>. Acesso em 25/09/2013.

  • O filme evidencia a situação de marginalidade financeira e cultural de milhares de pessoas analfabetas, que ficam entregues aos critérios autoritários de indivíduos sem escrúpulos como, por exemplo, Dora, que mantém o poder de interferirem arbitrariamente em suas vidas, pelo simples fato dessas terem acesso à educação e aquelas não.
  • Quando chegam às cidades nas quais decidem morar, a maioria dos migrantes não encontra postos de trabalho que lhes garantem boas condições de vida, o que dificulta, na maioria das vezes, juntar dinheiro para voltar ao seu lugar de origem e comprar uma terra para plantar e viver melhor que antes.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática e explorar também a literatura, gênero literário e outros; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais que migram de um espaço para outro, como modificam a paisagem; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais urbanos decorrentes dos principais fluxos migratórios; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

Êxodo rural. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Axodo_rural>. Acesso em 15/08/2013.

Migração Interna no Brasil. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%A3o_interna_no_Brasil>. Acesso em 15/08/2013.

Migrações internas. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/migracoes-internas.htm>. Acesso em 15/08/2013.

Principais migrações inter-regionais no Brasil. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/principais-migracoes-inter-regionais-no-brasil.htm>. Acesso em 15/08/2013.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

 

COMENTÁRIO: Na Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolvemos uma atividade avaliativa multidisciplinar em que os estudantes tiveram seus conhecimentos avaliados por todas as áreas a partir do tema "família" na perspectiva do filme "Central do Brasil". Em Geografia, foi explorado as migrações internas no território brasileiro e as condições de vidas dessas famílias de migrantes nos grandes centros urbanos; Em História foi explorado o tema "Peste Negra" que assolou a Europa em meados do século XIV e influenciou significativamente as famílias do século XIV; Em Ciências foi abordado o tema "doenças" que contaminam as famílias que vivem em espaços urbanos com péssimas condições de saneamento básico; Em artes, trabalhou-se apresentações teatrais; Em Língua estrangeira, trabalhou-se a tradução de alguns trechos das falas dos personagens.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana adélia, Escola CEEBJA , Paraná - disse:
    anadegeonre@gmail.com

    05/05/2014

    Cinco estrelas

    Professora, foi muito interessante a sua iniciativa. Obrigada por partilhar conosco. Vou utilizá-lo em minhas aulas sobre migrações. Sucesso.


  • Newton, EMEF Maria Moraes de Oliveira , São Paulo - disse:
    profnewtonbrigatti@gmail.com

    29/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a proposta! Completa e extremamente bem elaborada! Parabéns e obrigado!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.