16/10/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos alunos a:
- Entender conceitos como "migração", "emigração" e "imigração"
- Conhecer os principais fluxos migratórios ocorridos no território brasileiro durante o século XX;
- Refletir sobre problemas relacionados às migrações para os grandes centros urbanos.
Os estudantes deverão ter conhecimentos relativos à demografia: origem e formação do povo brasileiro, população absoluta e relativa, taxa de natalidade e mortalidade, crescimento natural e vegetativo, expectativa de vida, dentre outros.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a refletirem sobre a importância dos fluxos migratórios para a dinâmica da população brasileira, ressaltando alguns aspectos positivos e negativos. A ideia é proposta a partir do filme brasileiro "Central do Brasil", de autoria de Walter Salles, para discutir conceitos como "migração", "emigração" e "imigração", estudar os principais fluxos migratórios ocorridos no território brasileiro durante o século XX, e refletir sobre problemas relacionados à migrações internas para os centros urbanos.
Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01: Vídeo e debate
PASSO A PASSO
Professor (a), inicie a aula comentando com os estudantes sobre as produções cinematográficas no Brasil. Destaque o filme Central do Brasil. dirigido pelo diretor Walter Salles em 1998. Pergunte:
- Permita que os estudantes exponham seus conhecimentos prévios e, se não tiverem assistido, convide-os para assistirem sob uma perspectiva geográfica. Explique que a intenção é analisar criticamente a realidade social do Brasil mostrada através do filme Central do Brasil, como as migrações internas, o analfabetismo, as diferentes formas de violência urbana.
- A partir das cenas que mostram o cotidiano na estação de trem "Central do Brasil" que se localiza na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e da viagem pelo interior de parte da região Nordeste, propicie a compreensão, por parte dos estudantes, de diferentes aspectos sociais e espaciais presentes no território brasileiro.
Comentário: Antes de apresentar o filme, informe que o mesmo foi muito bem avaliado pela crítica, sendo classificado entre os melhores filmes brasileiros. "Central do Brasil" (Figura 01) teve duas indicações para concorrer ao Oscar, prêmio mundialmente reconhecido, e recebeu os prêmios Urso de Ouro, como melhor filme no 48º Festival de Berlim e melhor filme em Língua Estrangeira no festival Globo de Ouro. Para baixar o filme, acesse o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=NpZgPWTUrlE> (acesso em 28/09/2013).
Figura 01: Apresentação do filme "Central do Brasil"
Fonte: Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_do_Brasil_(filme)>. (acesso em 28/09/2013).
- Oriente os discentes a ficarem atentos e a fazerem anotações das cenas que mais lhes despertarem a atenção e, após assistirem ao filme, peça-lhes para formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos geográficos mostrados no decorrer do filme, como: nível de escolaridade e condições de vida das pessoas que circulam pela estação Central do Brasil, o roteiro da viagem que a personagem Dora fez pelo interior do Nordeste brasileiro, a diversidade cultural das pessoas que vivem na cidade do Rio de Janeiro e no Sertão Nordestino, as principais atividades econômicas mostradas em algumas cenas, os meios de transporte utilizados para circulação dos diferentes grupos sociais, as paisagens urbana e rural nos diferentes espaços geográficos.
- Auxilie-os a fazerem um quadro-síntese no caderno ou em um arquivo no computador, resumindo os principais aspectos apontados anteriormente. Evidencie a importância do uso de imagens, mapas e documentários como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 02: Pesquisa
PASSO A PASSO
- Peça aos estudantes para formarem grupos de 4 a 5 pessoas. Recorde com eles algumas cenas do filme na estação Central do Brasil e, em seguida, proponha uma atividade de pesquisa com vistas a entenderem as seguintes questões:
- Para responderem a estas outras questões que surgirem, oriente-os a irem até a biblioteca e pesquisarem em livros geográficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática. Sugira a leitura dos textos "Migrações internas no Brasil", disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm> e "Os fluxos migratórios no Brasil", disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml> (Acesso em 16/09/2013).
Comentário: Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online (Figura 02) disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
Figura 02: Página inicial da BRITANNICA ESCOLA ONLINE
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 23/09/2013.
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.
- Ressalte aos grupos que eles deverão entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
- Discuta previamente com os grupos para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.
- Acompanhe atentamente as apresentações, intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos com os quais os estudantes tenham se deparado e permita que cada um exponha seu ponto de vista a partir das fontes de informação que encontrou.
- Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes.
- Evidencie durante as exposições dos grupos, que:
Figura 03: Transporte de migrantes no Sertão Nordestino.
Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL159836-9658,00.html>. Acesso em 25/09/2013.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática e explorar também a literatura, gênero literário e outros; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais que migram de um espaço para outro, como modificam a paisagem; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais urbanos decorrentes dos principais fluxos migratórios; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.
Êxodo rural. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Axodo_rural>. Acesso em 15/08/2013.
Migração Interna no Brasil. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%A3o_interna_no_Brasil>. Acesso em 15/08/2013.
Migrações internas. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/migracoes-internas.htm>. Acesso em 15/08/2013.
Principais migrações inter-regionais no Brasil. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/principais-migracoes-inter-regionais-no-brasil.htm>. Acesso em 15/08/2013.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
COMENTÁRIO: Na Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolvemos uma atividade avaliativa multidisciplinar em que os estudantes tiveram seus conhecimentos avaliados por todas as áreas a partir do tema "família" na perspectiva do filme "Central do Brasil". Em Geografia, foi explorado as migrações internas no território brasileiro e as condições de vidas dessas famílias de migrantes nos grandes centros urbanos; Em História foi explorado o tema "Peste Negra" que assolou a Europa em meados do século XIV e influenciou significativamente as famílias do século XIV; Em Ciências foi abordado o tema "doenças" que contaminam as famílias que vivem em espaços urbanos com péssimas condições de saneamento básico; Em artes, trabalhou-se apresentações teatrais; Em Língua estrangeira, trabalhou-se a tradução de alguns trechos das falas dos personagens.
Cinco estrelas 2 classificações
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05/05/2014
Cinco estrelasProfessora, foi muito interessante a sua iniciativa. Obrigada por partilhar conosco. Vou utilizá-lo em minhas aulas sobre migrações. Sucesso.
29/10/2013
Cinco estrelasMuito boa a proposta! Completa e extremamente bem elaborada! Parabéns e obrigado!