18/09/2009
Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Tendo realizado uma aula introdutória (consulte “Introdução aos jogos pré-desportivos”), na qual as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.
1º MOMENTO: O professor, sentado na quadra e reunido em círculo com os alunos, retomará a aula anterior, pedindo que os alunos descrevam o que foi realizado, como foi realizado e o que puderam aprender. Reforçar a importância de se ter regras, de cumpri-las e de aproveitar o espaço que se tem durante as brincadeiras.
2º MOMENTO: O professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (variações da brincadeira de tica, também conhecida como pega-pega ou pique-pega). Perguntar quem já conhece essa brincadeira e pedir que uma criança possa explicá-la. Após ouvir a criança, deverá discutir com o grupo as regras descritas, verificando se os passos estão corretos, se querem adicionar ou retirar alguma regra, etc.
3º MOMENTO: Após esse momento inicial de retomada da aula anterior e de construção das regras, será realizada a brincadeira de tica, nas duas variações (tica e cola). O professor deverá, durante a realização das atividades, estar atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem, se necessário for. É comum as crianças não atentarem para algumas regras nas primeiras vezes que se executa o jogo.
Foto: Brincando de Tica-cola. Fonte:Arquivo do 1º Ano/2009 - NEI -CAp/UFRN.
Sentados novamente em círculo, o professor fará uma rodada de falas, na qual os alunos responderão, um a um, às seguintes perguntas:
a) O que mais gostei na aula de hoje
b) O que não gostei na aula de hoje
Por meio das colocações, o professor retomará as regras da atividade e a forma como as crianças participaram dela. É interessante tomar notas do que foi posto, para que seja retomado nas aulas seguintes.
MATERIAL:
- Caderno de planejamento;
- Caneta esferográfica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!