Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de tica I

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir possibilidades de ação para as atividades propostas;
  • Compreender e respeitar as regras e limites dos jogos;
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária;
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.
Duração das atividades
2 encontros de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo realizado uma aula introdutória (consulte “Introdução aos jogos pré-desportivos”), na qual as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.





Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO: O professor, sentado na quadra e reunido em círculo com os alunos, retomará a aula anterior, pedindo que os alunos descrevam o que foi realizado, como foi realizado e o que puderam aprender. Reforçar a importância de se ter regras, de cumpri-las e de aproveitar o espaço que se tem durante as brincadeiras.

2º MOMENTO: O professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (variações da brincadeira de tica, também conhecida como pega-pega ou pique-pega). Perguntar quem já conhece essa brincadeira e pedir que uma criança possa explicá-la. Após ouvir a criança, deverá discutir com o grupo as regras descritas, verificando se os passos estão corretos, se querem adicionar ou retirar alguma regra, etc.

3º MOMENTO: Após esse momento inicial de retomada da aula anterior e de construção das regras, será realizada a brincadeira de tica, nas duas variações (tica e cola). O professor deverá, durante a realização das atividades, estar atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem, se necessário for. É comum as crianças não atentarem para algumas regras nas primeiras vezes que se executa o jogo.

undefined

Foto: Brincando de Tica-cola. Fonte:Arquivo do 1º Ano/2009 - NEI -CAp/UFRN.

Tica-tica

  • A classe será disposta livremente na quadra.
  • Um aluno será escolhido para ser o “tica”.
  •  O professor dirá o critério que servirá de orientação para o tica saber qual colega deverá tocar. Por exemplo: os que usam óculos de grau, os que têm cabelos grandes, etc. Dizer uma característica por vez.
  • O colega ticado poderá ou não ser auxiliado por outro para sair da imobilidade causada pelo tica, voltando a participar da brincadeira.
  • Será permitida ou não, a utilização do pique.

Tica-cola

  • A classe será disposta livremente na quadra.
  • Um aluno será escolhido para ser o “tica”.
  • Ao ser tocada, a criança deverá ficar imóvel no local até que outra (que estiver livre) a salve.
  • Estipular um número máximo de vezes que a criança pode ser tocada.
Avaliação

Sentados novamente em círculo, o professor fará uma rodada de falas, na qual os alunos responderão, um a um, às seguintes perguntas:

a)    O que mais gostei na aula de hoje

b)    O que não gostei na aula de hoje

 

Por meio das colocações, o professor retomará as regras da atividade e a forma como as crianças participaram dela. É interessante tomar notas do que foi posto, para que seja retomado nas aulas seguintes.

MATERIAL:

- Caderno de planejamento;

- Caneta esferográfica.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.